• Nenhum resultado encontrado

O uso do solo foi mapeado na escala de 1:100.000, a partir da interpretação de imagens do satélite ALOS, para subsidiar os trabalhos do Zoneamento Ecológico- Econômico do Distrito Federal (ZEE-DF). Neste trabalho foi necessário o agrupamento das classes, de uso do solo e da vegetação visando a diminuição da quantidade de classes para a análise, o agrupamento das classes pode ser observado no Quadro 4.

57

Quadro 4 – Agrupamento das classes de uso do solo e vegetação

Uso do Solo (*) Subclasse

Agricultura

Agricultura intensiva

Agricultura intensiva - Pivô-de-irrigação Chacaras de uso misto

Hortifruticultura

Uso Rural diversificado Área degradada

Área degradada: mineração abandonada e erosões Solo exposto

Área Urbana e Urbanizada

Aglomerado Agro-Urbano Área Urbana e Urbanizada

Área Urbana e com Influência Urbana Cemitério

Edificações

Lagoas de Estabilização Parcelamento Urbano Urbano com esgoto Área verde intra urbana Área verde intra urbana

Áreas úmidas Áreas úmidas: Parque Cerrado (ou Murundum), Palmeirais e Veredas

Formação Campestre

Campo Limpo Campo Sujo

Espécies Invasoras: Plantas Invasoras Formação Campestre

degradada

Campo Limpo degradado Campo Sujo degradado

Formação Florestal

Cerradão

Mata Ciliar e Mata de Galeria Mata seca

Mata Seca degradada

Formação Savânica

Cerrado Denso Cerrado Ralo Cerrado Típico

Formação Savânica degradada

Cerrado Denso degradado Cerrado Ralo degradado Cerrado Típico degradado Formação Savânica degradada

Malha de transporte Estradas não-pavimentadas Estradas pavimentadas Ferrovia Metrô Mineração Mineração

58 Pecuária

Avicultura

Campo de origem antrópica Granjas

Pecuária

Pecuária em área natural alterada Pecuária extensiva

Psicultura Reflorestamento Reflorestamento

Represas, Lagos, Lagoas e Rios

Lagos e Lagoas artificiais Lagos e Lagoas Naturais * Fonte: Adaptado do ZEE-DF (2011).

A Figura 14 mostra a distribuição espacial das classes de uso do solo e vegetação dentro do Distrito Federal.

Figura 14 – Mapa de uso do solo e vegetação, com base na interpretação de imagens do satélite ALOS do ano 2009.

59

As classes de uso do solo e vegetação são apresentadas a seguir de acordo com o ZEE-DF (2011).

Agricultura – Caracteriza-se por apresentar áreas de produção de alimentos de origem vegetal, em diversos tamanhos de propriedades. Contem as seguintes subclasses: Agricultura intensiva, Agricultura intensiva - Pivô-de-irrigação, Chácaras de uso misto, Hortifruticultura, Uso Rural diversificado.

Área degradada - Caracteriza-se por apresentar áreas onde houve remoção da vegetação original, áreas de exploração mineral abandonada e solo exposto. Contem as seguintes subclasses: Área degradada: mineração abandonada, erosões e Solo exposto.

Área Urbana e Urbanizada – representa feições com algum tipo de influência urbana consolidada, construções, pavimentação do solo, mudança da cobertura original da vegetação, regiões rurais que estão se transformando em urbanas, equipamentos urbanos. Contem as seguintes subclasses: Aglomerado Agro-Urbano, Área Urbana e Urbanizada, Área Urbana e com Influência Urbana, Cemitério, Edificações, Lagoas de Estabilização, Parcelamento Urbano e Urbano com esgoto.

Área verde intra-urbana – são as áreas verdes que se encontram dentro das áreas urbanas ou fazendo algum tipo de contato com estas. Normalmente apresentam vegetação exótica, como gramíneas e espécies arbóreas e arbustivas utilizadas no paisagismo urbano. Contem somente a subclasse Área verde intra-urbana.

Áreas úmidas – são áreas que apresentam o solo úmido durante grande parte de ano, normalmente são áreas inadequadas para habitação e de difícil uso para a agricultura e pecuária. Contem somente a subclasse Áreas úmidas: Parque Cerrado (ou Murundum), Palmeirais e Veredas.

Formação Campestre – São áreas que apresentam grande parte do solo coberto por gramíneas e com baixo percentual de cobertura por árvores, foi adicionada também a classe de plantas invasoras, que na sua maioria são gramíneas e arbustos. Contem as seguintes subclasses: Campo Limpo, Campo Sujo e Espécies Invasoras: Plantas Invasoras.

Formação Campestre degradada – contempla as classe de formação campestre, só que com algum tipo de degradação, ainda possuem remanescentes de vegetação, o solo não

60

está completamente exposto. Contem as seguintes subclasses: Campo Limpo degradado e Campo Sujo degradado.

Formação Florestal – contempla as classes de formações florestais do cerrado, são fitofisionomias que apresentam características de mata ou floresta, com grande parte da cobertura do dossel feita por árvores. Contem as seguintes subclasses: Cerradão, Mata Ciliar e Mata de Galeria, Mata seca e Mata Seca degradada.

Formação Savânica – agrupa as classes das fitofisionomias do cerrado strictu sensu, caracterizando–se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores em diferentes quantidades de cobertura do solo. Contem as seguintes subclasses: Cerrado Denso, Cerrado Ralo e Cerrado Típico.

Formação Savânica degradada – possui as características das formações savânicas, com algum tipo de alteração da cobertura vegetal inicial. Contem as seguintes subclasses: Cerrado Denso degradado, Cerrado Ralo degradado e Cerrado Típico degradado.

Malha de transporte – são áreas por onde são realizadas a circulação de pessoas e de cargas, são áreas com alteração da cobertura vegetal, como pavimentação do solo e presença de trilhos. Contem as seguintes subclasses: Estradas não-pavimentadas, Estradas pavimentadas, Ferrovia e Metrô.

Mineração – contempla as áreas de exploração mineral ativas. Contem apenas a subclasse Mineração.

Pecuária – contempla as classe onde é realizada algum tipo de produção de origem animal. Contem as seguintes subclasses: Avicultura, Campo de origem antrópica, Granjas, Pecuária, Pecuária em área natural alterada, Pecuária extensiva e Psicultura.

Reflorestamento – contempla as áreas de reflorestamento de pinnus e eucaliptus de diversos gêneros e espécies. Contem apenas a subclasse Reflorestamento.

Represas, Lagos, Lagoas e Rios – são áreas que possuem massa d‟água na superfície, podem ser de origem natural ou artificial. Contem as seguintes subclasses: Lagos e Lagoas artificiais e Lagos e Lagoas Naturais.

61

Documentos relacionados