• Nenhum resultado encontrado

3.4 PROJETO FÍSICO

3.4.3 UTILIZAÇÃO DA API DO TELEGRAM

O Telegram oferece dois tipos de APIs para desenvolvedores, sendo elas, a API Bot, que permite criar facilmente programas que usam mensagens de telegrama para uma interface e a API do Telegram e o TDLib que permite construir os próprios clientes personalizados do Telegram. As duas APIs são disponibilizadas gratuitamente. Neste sistema será utilizada a API do Telegram, pois é a que atende melhor as necessidades do software.

O TDLib é responsável por todos os detalhes de implementação de rede, criptografia e armazenamento de dados locais, para que o desenvolvedor possa dedicar mais tempo ao design, interfaces responsivas e belas animações. Também suporta todos os recursos do Telegram e facilita o desenvolvimento de aplicativos para o Telegram em qualquer plataforma. Pode ser usado no Android, iOS, Windows, macOS, Linux e praticamente qualquer outro sistema. A biblioteca é de código aberto e compatível com praticamente qualquer linguagem de programação.

Na API do Telegram, é possível criar os próprios clientes personalizados em conjunto com a TDLib. É 100% aberto a todos os desenvolvedores que desejam criar aplicativos utilizando plataforma do Telegram.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Se analisar os meios de comunicação de tempos passados, nos deparamos com um profundo avanço da tecnologia na atualidade, pois deixa-se de utilizar as cartas para utilizar e-mails, redes sociais, meios de comunicação instantânea com pessoas de outro lado do mundo. Essa nova tecnologia proporciona uma certa aproximação das pessoas, ao poderem conversar através de uma chamada de vídeo, poder acompanhar o crescimento de uma criança, as conquistas de um amigo, entre outros, sem a necessidade da presença física. Com o intuito de melhorar a comunicação das pessoas, aplicativos de mensagens trabalham para melhorarem essas e outras funcionalidades.

Considerando a questão da comunicação em empresas, percebe-se que aos poucos vem ganhando mais espaço em questão de auto atendimentos virtuais, mas na questão de divulgação de promoções, avisos de cobrança, notificação de uso do cartão, entre outras, essas mensagens ainda são enviadas via SMS por muitas empresas, devido as novas plataformas de envio de mensagens não serem muito eficazes nesse quesito, dificultando o envio de mensagem em massa e por não possuir um modo de envio automatizado.

Com o intuito de melhorar a comunicação das empresas com os seus clientes, este trabalho tem o objetivo realizar o estudo do desenvolvimento de uma ferramenta que realize o intermédio entre a empresa e a plataforma de envio de mensagens, facilitando o envio de mensagens a fins de notificação, promoções, entre outros.

Após o estudo da bibliografia e o desenvolvimento do projeto do sistema, inicia-se o desenvolvimento do sistema em questão. Neste capítulo será abordado tópicos referentes ao desenvolvimento do sistema, funcionamento do sistema com a apresentação de algumas telas simulando um tutorial e por fim uma discussão sobre os desafios encontrados durante o desenvolvimento.

4.1 DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA

Após o desenvolvimento da fase do projeto do software proposto, passando por etapas de projeto como análise e modelagem do sistema, bem como, a

representação das funcionalidades do sistema com a utilização de diagramas para um melhor entendimento na fase do desenvolvimento. Nesta fase, inicia-se a parte prática do trabalho, onde todos os conceitos estudados e delineados são aplicados no desenvolvimento do projeto do software proposto.

No desenvolvimento do sistema, o programador realiza a construção do software, sendo programas para computadores e/ou outros dispositivos computacionais como, por exemplo, aparelhos celulares e tablets, visando a automação de todos os processos relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ou seja, o trabalho do desenvolvedor envolve a produção de software e sua integração com processos da atualidade.

Para tanto, este tópico tem por objetivo explanar de forma sucinta a elaboração da aplicação previamente apresentada até o momento. O intuito deste conteúdo, porém, não é a criação de um tutorial passo a passo de como se elaborar uma aplicação, e sim demonstrar a estrutura de elaboração do serviço proposto e explanar quais os resultados da codificação para este projeto.

Quando se inicia o processo de desenvolvimento após o projeto de software, percebe-se a diferença que o mesmo proporciona, pois quando se tem algo projetado, basta saber interpretar o projeto e implementar as funcionalidades, compara-se a construção de uma casa, onde primeiramente ela é projetada e analisada toda a sua estrutura para depois ser construída.

A facilidade de acesso à internet e a evolução dos serviços computacionais em nuvem fazem com que o mercado deixe cada vez mais de aceitar produtos computacionais instaláveis localmente, para adquirir serviços individualmente baratos e que cumprem sua função da mesma forma, pensando nisso o sistema foi projetado e desenvolvido na web.

O diagrama de classes auxilia muito no desenvolvimento das classes do sistema, pois no momento em que desenvolvedor entender o diagrama, o mesmo não precisa se preocupar em ter que pensar em novas funcionalidades do sistema. O diagrama de classes previne que o código fique sobrecarregado, e isso está diretamente ligado a performance do sistema. Como pode-se ver na figura 9, a classe Pessoa do sistema é bem estruturada conforme seu diagrama.

Figura 9 - Classe Pessoa

Fonte: Autor

A classe pessoa é uma das principais do sistema, pois é a partir do cadastro da pessoa que a mesma poderá se relacionar com as demais classes. Outra classe muito importante para o sistema, é a classe mensagem, que através da sua função “enviarMensagem” recebe a mensagem e o número do telefone para qual realizará o envio desta mensagem. A função, através de um link da API Telegram envia as informações para o servidor do Telegram onde irá realizar o envio da mensagem. Na figura 10, representa o código desta função.

Figura 10 - Função de envio de mensagem

É possível perceber que primeiro é buscada a lista de contatos destinatários e a mensagem que deverá ser enviada, e então o sistema faz a comunicação com a API e envia os dados através do link de acesso a API disponibilizado pela plataforma de envio de mensagens instantâneas.

4.2 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

Percebe-se, que serviços executados exclusivamente na web necessitam de um grande esforço nas áreas de design de interfaces, já que estamos em um momento onde a chamada “experiência do usuário” muitas vezes conta mais do que as funcionalidades que o sistema oferece, fazendo com que os clientes optem por aplicações amigáveis do que softwares robustos e mais complicados.

Devido a isso o sistema foi pensado em atingir a atratividade do usuário, com um design responsivo e de fácil manuseio. Neste tópico, encontram-se as telas do sistema, da inicial, até o envio da mensagem.

A tela inicial do sistema apresenta ao usuário duas opções, realizar o cadastro e enviar uma mensagem ou fazer login no sistema, conforme a figura 11. Na opção de cadastro, figura 12, o usuário irá inserir suas informações de cadastro e avançar para a próxima tela, já na de login, figura 13, o usuário irá inserir seu e-mail e senha, conforme cadastrados no sistema e confirmar o acesso.

Figura 11 - Tela Inicial

Figura 12 - Tela de cadastro de pessoa

Fonte: Autor

Figura 13 - Tela de login

Após o usuário realizar o seu cadastro e avançar, se depara com uma nova escolha, apenas enviar mensagem inserindo os números dos destinatários e a mensagem, figuras 14 e 15, ou criar um grupo de contatos, figura 16, e então adicionar a lista de destinatários a este grupo para então enviar a mensagem, figuras 14 e 15.

Figura 14 - Tela de cadastro de telefones

Figura 15 - Tela de envio de mensagem

Fonte: Autor

Figura 16 - Tela de cadastro de grupo

A vantagem de se criar um grupo é que quando o usuário quiser mandar uma nova mensagem a esse grupo, basta fazer login no sistema, selecionar o grupo e enviar a mensagem. Após o usuário realizar o login no sistema, como primeira tela, figura 17, encontrará uma lista de grupos cadastrados e também opções como cadastrar novo grupo de contatos, figura 16, enviar mensagens apenas inserindo o número dos destinatários e a mensagem, conforme as figuras 14 e 15.

Figura 17 - Tela inicial do usuário logado no sistema

Fonte: Autor

Além das funcionalidades apresentadas, o usuário também poderá atualizar suas informações de cadastro, alterar informações de grupos, deletar grupos, alterar contatos, deletar contatos de um grupo ou adicionar mais contatos a um grupo.

Após a apresentação das funcionalidades do sistema, principais códigos para o desenvolvimento e todo o projeto do sistema, no próximo tópico será explicado um pouco referente aos desafios encontrados durante o desenvolvimento deste trabalho.

4.3 DESAFIOS ENCONTRADOS

Um grande desafio encontrado durante o desenvolvimento deste trabalho foi encontrar a API da plataforma de envio de mensagens, que atenderia a necessidade do software a ser desenvolvido.

Inicialmente este sistema tinha como finalidade a utilização do WhatsApp como plataforma de envio de mensagens, mas devido ao bloqueio da API do mesmo, não foi possível sua utilização. Pois para conseguir acesso a esta API era necessário realizar um cadastro e aguardar na fila de espera para que a empresa em questão entrasse em contato para uma entrevista, para apresentar valores, firmar um contrato de utilização e então realizar a devida liberação do uso da API, o que não aconteceu durante todo esse ano.

Devido a isso, juntamente com o professor orientador, foi definida a troca da plataforma de envio de mensagens, para utilização do Telegram, o qual apresenta dois tipos de APIs e totalmente gratuitas. Após algumas buscas, estudos e testes de implementação, foi possível entender o funcionamento das APIs do Telegram, onde uma delas, a API bot é direcionada somente a criação de bots e chatbots, onde os mesmos podem ser programados via API para desempenharem uma funcionalidade desejada, como exemplo, o usuário solicita ao bot através do Telegram os números da loteria, o bot realiza a busca e responde ao usuário, esses bots são criados por cada usuário e adicionados como contatos.

A outra API, mais complexa e com vários métodos, é destinada a criação de um novo Telegram, ferramentas novas, interfaces novas através da utilização desta API. Então a que mais se identificou com o projeto foi a API Telegram juntamente com a TDLib.

Foram realizadas as devidas implementações utilizando alguns métodos da API Telegram, mas, sem sucesso. Após conseguir um link que destinava o acesso direto à API, encaminhando através do link o contato e a mensagem que o usuário deseja enviar, novamente testes foram realizados, mas devido à falta de envio de uma autenticação a API do Telegram acabou retornando uma mensagem de diagnóstico do acesso à sua API, constando que não foi encontrado o chat ao qual o sistema estava tentando enviar. O retorno da API do Telegram é representado pela figura 18.

Figura 18 - Retorno da API do Telegram ao enviar a mensagem

Fonte: Autor

Todos os testes realizados com a API do Telegram apresentaram resultados satisfatórios, pois todos retornavam alguma mensagem que sempre ajudava a melhorar o sistema e encontrar novos meios de conseguir a liberação. Os testes mostravam que a sintaxe que estava sendo utilizada era correta e que o acesso com a API estava sendo realizado, mas que algo estava faltando.

Após algumas pesquisas, foi possível entender melhor a mensagem de diagnóstico que a API estava retornando. Para que o chat seja ativo e liberado, é necessário que o usuário do número que irá receber a mensagem permita o recebimento da mesma, pois caso contrário o Telegram identifica como spam e acaba bloqueando o envio da mensagem. Devido a isso seria necessária uma chave de autenticação com a liberação do destinatário para que fosse possível realizar o envio.

O sistema não pode ser colocado em prática devido ao problema da autenticação que estava faltando na hora de enviar as informações para a API, mas, para conseguir essa autenticação o Telegram não disponibiliza nenhuma ferramenta que possa auxiliar nesta tarefa. Também não foram encontradas outras formas de implementação ou de obtenção da autenticação por parte do destinatário. Por ser um projeto novo, nenhum artigo acadêmico pode auxiliar para a obtenção de informações relevantes ao tema deste trabalho.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a conclusão do trabalho, encerra-se o ciclo, que passou por bases teóricas sólidas, elaboração de projeto e desenvolvimento de software. Resta agora, a conclusão geral do trabalho, onde o mesmo é efetivamente finalizado, retomando as ideias iniciais do projeto, a fim de responder a problematização instigada durante sua elaboração e sugerir trabalhos futuros para acadêmicos que se interessem pelo tema.

A comunicação em sua grande evolução juntamente com a tecnologia, trouxeram uma nova forma das pessoas se comunicarem. A Internet apresenta uma união de mídias. Em um computador já é possível assistir televisão, ouvir rádio ou ler um jornal, ou seja, hoje, todas as mídias tradicionais podem ser encontradas no universo virtual. O usuário dessa rede pode espalhar mensagens e ideias através de e-mail, chats ou até mesmo em websites.

Após a Internet e a grande utilização de computação em nuvem, surgiram novas plataformas de comunicação instantânea, com novas funcionalidades e muitos recursos. Alguns recursos disponibilizados por essas plataformas são as APIs, que são uma forma de integrar sistemas com a facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação, as APIs são um tipo de ponte que conectam aplicações.

Pôde-se observar no decorrer deste trabalho, que o desenvolvimento do projeto de um software é de grande importância na fase primordial do projeto, visto que impacta diretamente no modo ao qual o serviço será implementado, norteando o desenvolvedor do software a quais os caminhos que deve seguir e quais as funcionalidades que ele precisa desenvolver.

A escolha do software a ser desenvolvido possibilitou a aplicação de todos os conceitos estudados neste trabalho e preencheu um nicho de mercado pouco explorado até então: uma solução para envio de mensagens em massa utilizando um aplicativo de envio de mensagens instantâneas. Além disso, oportunizou também empregar conhecimentos das mais diversas áreas aprendidas durante o curso, sendo de grande valia para a capacitação profissional do autor.

Apesar do sistema não ter sido colocado em prática, o mesmo possui as funcionalidades essenciais do e em pleno funcionamento, usável e com potencial de

melhorar e então gerar retorno financeiro às empresas em pouco tempo. Estamos vivendo a chamada “era das startups”, onde pequenas empresas com um rápido ciclo de desenvolvimento desbancam grandes concorrentes oferecendo um produto simples, eficaz e barato, este projeto pode futuramente ser um desses produtos.

Como resultado deste trabalho teórico e prático, proveu-se esclarecimentos referentes aos meios de comunicação e a grande utilização dos mesmos, bem como a aplicação de conhecimentos durante a criação do projeto do software. O desenvolvimento e a utilização de APIs de plataformas de envio de mensagens instantâneas. Que este projeto de sistema sirva de referência à desenvolvedores e empreendedores da área da tecnologia da informação que desejam adentrar neste competitivo mercado de trabalho e possam perceber as vantagens deste tipo de sistema, ressaltando assim, a importância desta pesquisa.

Para os futuros acadêmicos interessados em continuar esse projeto, melhorá-lo com novas ideias, tanto do projeto do software como do desenvolvimento do sistema, a indicação é que busquem a liberação da API de alguma plataforma de envio de mensagens instantâneas que deseja.

A ideia é de conseguir a autenticação do destinatário para poder ter total acesso às APIs das plataformas de envio de mensagens instantâneas, tanto como a do Telegram e a do WhatsApp, pois o sistema projetado e desenvolvido possui estrutura para controlar ambas plataformas. Também podem ser adicionados mais atributos, referente aos dados de pessoa, para ter um cadastro mais completo de informações sobre quem está utilizando o sistema.

Mas o principal foco para um trabalho futuro e continuação do desenvolvimento dessa ferramenta, é que se inicie o desenvolvimento de uma API desse projeto, para que seja disponibilizada para qualquer sistema, de qualquer empresa e para qualquer linguagem de programação, incluindo uma funcionalidade ainda mais atrativa para as empresas dentro de seus próprios softwares.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Gabriel. MAS, O QUE É DESENVOLVIMENTO WEB MESMO? 2017. Disponível em: <http://www.kinglystudio.com.br/descomplica/mas-o-que-e-

desenvolvimento-web-mesmo/>. Acesso em: 02 jun. 2019. CIRIACO, Douglas. O que é API? 2009. Disponível em:

<https://www.tecmundo.com.br/programacao/1807-o-que-e-api-.htm>. Acesso em: 01 jun. 2019.

EIS, Diego. EVOLUÇÃO WEB: PERSONAGENS PRINCIPAIS NO

DESENVOLVIMENTO. 2014. Disponível em: <https://digitalks.com.br/artigos/cliclo- desenvolvimento-web/>. Acesso em: 02 jun. 2019.

FENGLER, Lílian. A comunicação digital e virtual no contexto interno das organizações. 2013. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-

comunicacao-digital-e-virtual-no-contexto-interno-das-organizacoes>. Acesso em: 31 maio. 2019.

FERNANDES, André. O que é API? Entenda de uma maneira simples. 2018. Disponível em: <https://vertigo.com.br/o-que-e-api-entenda-de-uma-maneira- simples/>. Acesso em: 01 jun. 2019.

GONÇALVES, Giuliano. Estudo mostra a evolução dos aplicativos de mensageria entre usuários. 2019. Disponível em:

<https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/estudo-aponta-evolucao-dos- aplicativos-de-mensageria-entre-

usuarios/#:~:targetText=Hoje%2C%20ele%20sobe%20para%2079,de%2013%25%2 0para%2019%25>. Acesso em: 11 nov. 2019.

KLEVERTON. O que é PHP? – Guia Básico de Programação PHP. 2019.

Disponível em: <https://www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-e-php-guia-basico/>. Acesso em: 03 jun. 2019.

MADUREIRA, Daniel. DESENVOLVIMENTO WEB: ENTENDA TODO O

PROCESSO. 2017. Disponível em: <https://usemobile.com.br/desenvolvimento-web- processo/>. Acesso em: 02 jun. 2019.

MILLER, Victor. SMS é o meio mais utilizado pelas empresas para se comunicar com os clientes, diz pesquisa. 2018. Disponível em:

<https://www.tudocelular.com/android/noticias/n121146/sms-meio-de- comunicacao.html>. Acesso em: 09 abr. 2019.

POYARES, Walter. Comunicação Social e Relações Públicas. Rio de Janeiro: Agir, 1970.

RECUERO, Raquel da Cunha. A INTERNET E A NOVA REVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO MUNDIAL. 2000. Disponível em:

<http://www.raquelrecuero.com/revolucao.htm>. Acesso em: 28 maio. 2019.

REDAÇÃO E-COMMERCE BRASIL. Pesquisa revela que o SMS é o meio mais utilizado para comunicação com os clientes. 2018. Disponível em:

<https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-revela-que-o-sms-e-o-meio- mais-utilizado-para-comunicacao-com-os-clientes/>. Acesso em: 8 abr. 2019.

REDAÇÃO. Tudo Sobre Hospedagem de Sites (Org.). Hospedagem Cloud. 2017. Disponível em: <https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/hospedagem-cloud/>. Acesso em: 02 jun. 2019.

ROPERO, Caroline. Qual foi a primeira rede social? 2013. Diário do Grande ABC. Disponível em: <https://www.dgabc.com.br/Noticia/462216/qual-foi-a-primeira-rede- social>. Acesso em: 30 maio. 2019.

ROSA, Alana. Saiba quais os principais meios de comunicação e suas finalidades. 2016. Disponível em: <https://www.oxigenweb.com.br/artigos/saiba- quais-os-principais-meios-de-comunicacao-e-suas-finalidades/>. Acesso em: 27 maio. 2019.

SOMMERVILLE, Ian, Engenharia de Software, Ed. Pearson Addison Wesley, 2005. TEIXEIRA, Marcelo Mendonça. Da comunicação humana a comunicação em rede: uma pluralidade de convergências. Braga, Portugal: Revista Temática, 2012.

TELEGRAM, APIs de telegrama. 2019. Disponível em: <https://core.telegram.org/api>. Acesso em: 11 nov. 2019. WIKIPEDIA, Telegram (Aplicativo). 2019. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Telegram_(aplicativo)>. Acesso em: 12 nov. 2019. WIKIPEDIA, Diagrama de sequência. 2019. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_sequ%C3%AAncia#:~:targetText=Em%2 0s%C3%ADntese%3A%20o%20Diagrama%20de,Diagrama%20de%20Casos%20de %20Usos>. Acesso em: 12 nov. 2019

Documentos relacionados