• Nenhum resultado encontrado

UTILIZAÇÃO DE SINALIZAÇÕES DE ADVERTÊNCIA E DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO FÍSICO

No documento 01000DGT1A (páginas 41-45)

OPERADOS PELA CEMIG

17 UTILIZAÇÃO DE SINALIZAÇÕES DE ADVERTÊNCIA E DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO FÍSICO

17.1 Critérios Gerais

17.1.1 Para complementar as medidas de segurança necessárias ao processo de liberação de equipamentos, foi prevista a utilização de diversos tipos de sinalizações de advertências, confeccionadas nas cores padronizadas para cada uso (placas, etiquetas e indicações eletrônicas) nos sistemas de supervisão e controle, nos dispositivos e equipamentos de manobra, em locais abrigados e desabrigados. Tais sinalizações de advertência destinam-se a transmitir uma mensagem clara a respeito de condições que devem ser observadas durante o tempo em que permanecerem em vigência.

17.1.2 As sinalizações de advertências somente poderão ser utilizadas com a finalidade específica para a qual se destinam. Juntamente com as sinalizações de advertência, poderão ser utilizados dispositivos de bloqueio físico para impedir que posições de chaves e equipamentos de manobra sejam alteradas indevidamente. Os dispositivos de bloqueio físico devem ser colocados preferencialmente nos pontos de operação dos equipamentos.

17.1.3 As etiquetas deverão ser preenchidas a tinta, sem rasuras, e colocadas em locais abrigados.

17.1.4 Deverão ser utilizadas sinalizações eletrônicas, equivalentes às etiquetas, nos sistemas de supervisão e controle dos centros de operação e estações que efetuem manobras para liberação de equipamentos por telecontrole.

17.1.5 Para um mesmo equipamento, dependendo da natureza das intervenções, poderá haver tantas sinalizações quantos forem os executantes de serviços diferentes envolvidos.

17.2 Sinalização Vermelha

17.2.1 É a sinalização usada durante as intervenções em equipamentos na condição “fora de serviço”, tendo como finalidade sinalizar e identificar  os equipamentos impedidos de serem manobrados, conforme as condições requeridas para a execução dos trabalhos, enquanto estiverem em vigor os respectivos documentos de liberação. Deverá ser  colocada, conforme a seqüência de manobras, pelo supervisor de operação.

17.2.2 Nenhuma manobra poderá ser executada em equipamentos ou dispositivos com sinalização vermelha.

17.2.3 A presença de uma sinalização vermelha não significa que o equipamento esteja isolado, podendo estar com tensão em uma de suas extremidades.

17.2.4 A sinalização vermelha somente poderá ser retirada após a dispensa do documento de liberação.

17.3 Sinalização Verde

17.3.1 É a sinalização utilizada durante as intervenções em equipamentos na condição “em serviço”, tendo como finalidade sinalizar  e identificar os equipamentos impedidos de serem manobrados, conforme as condições requeridas para execução dos trabalhos, enquanto estiverem em vigor os respectivos documentos de liberação. Deverá ser colocada, conforme a seqüência de manobras, pelo supervisor de operação.

17.3.2 Deverá ser colocada em todos os dispositivos de comando manual e/ou automático (relés de religamento), com objetivo de evitar  que os equipamentos sejam religados, caso venham a desarmar durante a execução da intervenção.

17.3.3 Após a colocação de sinalização verde, os equipamentos etiquetados somente poderão ser manobrados, após contato com o supervisor de serviço envolvido.

17.3.4 Em emergência, equipamentos etiquetados sob a condição “em serviço” poderão ser desligados sem comunicação prévia com o supervisor de serviço, que, entretanto, deverá ser informado logo que possível.

17.3.5 Se o equipamento com sinalização verde desarmar ou for  desligado manualmente, durante a execução das intervenções, ele somente poderá ser religado após contato com o supervisor de serviço. 17.3.6 A sinalização verde somente poderá ser retirada após a dispensa do documento de liberação.

17.4 Sinalização Amarela

17.4.1 É a sinalização destinada aos casos em que houver necessidade de impedir a modificação de estado por meio de dispositivos, para que não haja interferência na execução das intervenções em andamento. 17.4.2 Deve ser preenchida e colocada pelos executantes das intervenções e controladas pelo supervisor de serviço, com o conhecimento prévio do supervisor de operação.

17.4.3 A quantidade e os locais onde as etiquetas amarelas serão colocadas deverão constar na permissão para trabalho, no campo de observações do supervisor de serviço.

17.4.4 A retirada da sinalização amarela é de responsabilidade da pessoa que a colocar ou do supervisor de serviço, no momento da dispensa da permissão para trabalho, devendo o dispositivo ser deixado na posição original.

17.4.5 Durante a execução de uma intervenção, se a posição de um dispositivo com sinalização amarela tiver que ser alterada por  conveniência operativa, o supervisor de operação deverá fazer contato com todas as pessoas que colocaram sinalizações naqueles dispositivos. Nesse caso, todas as sinalizações deverão ser retiradas por quem as colocou e só poderão ser recolocadas depois que o dispositivo for  novamente liberado.

17.4.6 Caso já exista uma sinalização amarela em um dispositivo, as demais pessoas que precisarem colocar outras sinalizações da mesma cor deverão anotar a posição original do dispositivo, de maneira a possibilitar que o último executante, ao retirar sua sinalização, deixe-o na posição original.

17.5 Sinalização Branca

17.5.1 É a sinalização destinada a indicar e sinalizar equipamentos que se encontram com alguma limitação/restrição operativa ou indisponíveis após falha, podendo ser utilizada para sinalizar manobras por  conveniência operativa, sendo de uso exclusivo da operação.

17.5.2 As sinalizações brancas deverão ser colocadas nos dispositivos ou em partes convenientes dos equipamentos afetados, em posição visível, informando-se, em seguida, o fato ao centro de operação. O controle da sinalização branca é de responsabilidade da operação da estação.

17.5.3 Nessas sinalizações, deverão estar contidas instruções especiais de operação e controle, bem como informações sobre as condições do equipamento.

17.5.4 Tais sinalizações não estão associadas a nenhuma intervenção, não sendo, portanto, utilizadas para proteção de pessoal.

17.5.5 Logo após a normalização do equipamento, o supervisor de operação deverá retirar a sinalização branca, fazer os devidos registros de dados para controle da estação e informar a normalização do equipamento ao centro de operação.

17.6 Placas de Advertências

17.6.1 São confeccionadas em material resistente à intempérie e apropriadas para uso em locais desabrigados.

17.6.2 As placas vermelhas, verdes, amarelas e brancas deverão ser  utilizadas quando o uso de etiqueta para a mesma finalidade não for  possível.

No documento 01000DGT1A (páginas 41-45)

Documentos relacionados