• Nenhum resultado encontrado

Need 4 Speed Leverage new metrics to boost your velocity without compromising

4.6 Utilização do guia

O uso da ferramenta que contém o guia se dará por meio da navegação livre do usuário, podendo, como descrito na seção anterior, fazer uso dos filtros pré-definidos de acordo com as características mais marcantes identificadas ao longo da pesquisa, mas também aplicar filtros à sua escolha a partir do momento que estará visualizando a opção escolhida.

No acesso aos filtros das métricas, inicialmente o usuário terá acesso a informações mais genéricas, mas que já podem trazer indícios de sua relevância ao visitante, podendo ver então o nome da métrica e a categoria na qual foi classificada. Ao acessar a opção de ver detalhes, o visitante poderá ver as seguintes informações complementares para cada métrica:

• Nome original • Necessidade de informação • Conceito mensurável • Objetivo da medição • Tipo de medida • Entidades e atributos • Medidas base • Método de medição • Escala • Tipo de Escala • Unidade de medição • Medida derivada • Função de medição • Instruções

• Fonte dos dados • Quem realiza a coleta • A quem interessa a métrica • Metodologia de Origem • Metodologias aplicáveis

• Fonte

Antes ao descrito no decorrer desse capítulo e indo ao encontro dos wireframes propostos na seção 4.1.4, ao acessar a plataforma o usuário encontrará na página inicial um breve material informativo sobre o TCC, orientações sobre o que o usuário encontrará na ferramenta, bem como os itens presentes no detalhamento das métricas, conforme apresentado na figura abaixo.

Figura 13 - Tela inicial da ferramenta MAT

Fonte: elaborado pelo autor (2020)

Conforme pode ser observado na figura 12, no lado direito do website encontra-se o menu de navegação, subdividido nas seções sobre a ferramenta (página inicial), métricas (listagem com todas as métricas), categorias as quais cada métrica pertence - conforme a utilização deste trabalho em concordância com a proposta de Pegoraro (2014) -, fontes bibliográficas, das quais as métricas foram retiradas e guia direcionado, onde o visitante poderá responder perguntas que indicarão um conjunto de métricas que poderão responder as suas necessidades de medição.

Ao acessar a página de métricas, o visitante encontrará uma listagem com 51 métricas, exibidas paginadas, de modo a melhorar a capacidade de leitura. A quantidade padrão de métricas exibidas por página é de 10, contudo o visitante tem liberdade para selecionar o

número que gostaria que fosse exibido dentre opções pré-determinadas, conforme exposto na figura abaixo.

Figura 14 - Tela de métricas da ferramenta MAT

Fonte: elaborado pelo autor (2020)

A listagem das métricas trará apenas o seu nome traduzido e, caso seja de interesse do visitante, ele poderá expandir a seleção ao clicar sobre a métrica, que possui um efeito de dropdown expansor. Ao expandir a métrica, conforme demonstrado na figura a seguir, o visitante poderá ler toda a descrição, conforme proposto no modelo conceitual das métricas, na seção 4.1.3. Por se tratar de uma grande quantidade de informações, exibidas de acordo com a proposta extraída da ISO/IEC/IEEE 15939:2017(E) (2017), a mesma informação a respeito do modelo conceitual foi disponibilizada na página inicial do website, conforme apresentado na figura 15.

Figura 15 - Tela de detalhamento de métricas da ferramenta MAT

Fonte: elaborado pelo autor (2020)

Ao acessar a página de categorias (figura 16) o visitante encontrará uma tabela simples, contendo as quatro categorias constantes nesse trabalho e propostas por Pegoraro (2014). Ao selecionar uma das categorias exibidas o usuário será redirecionado para a tela de métricas, com um filtro aplicado em que será possível visualizar apenas as métricas da categoria selecionada.

Figura 16 - Tela de categorias da ferramenta MAT

Na seção de fontes bibliográficas (figura 17) o visitante encontrará o mesmo conjunto de componentes disponibilizado na tela de categorias (figura 16), onde o mesmo comportamento é adotado, ou seja, ao selecionar uma das fontes bibliográficas então apenas as métricas constantes no livro ou artigo serão apresentadas.

Figura 17 - Tela de fontes bibliográficas da ferramenta MAT

Fonte: elaborado pelo autor (2020)

Por fim, na tela do guia direcionado (figura 18), o visitante deverá responder com sim ou não a doze perguntas, propostas na seção 4.5 deste trabalho. Ao finalizar e submeter sua resposta o visitante será direcionado para a página de métricas, onde serão exibidas apenas as métricas que podem fornecer informações relevantes frente as situações respondidas na tela do guia direcionado.

Figura 18 - Tela do guia direcionado da ferramenta MAT

Fonte: elaborado pelo autor (2020)

Durante todo o processo de navegação e aplicação de filtros o usuário será redirecionado para outras páginas, contudo os critérios de filtragem permanecerão como parâmetros na URL, possibilitando que o resultado obtido seja guardado para consulta posterior ou compartilhado com outras pessoas as quais possam ter interesse em navegar na ferramenta ou consumir as mesmas informações as quais o visitante teve acesso.

Embora não seja correlato ao tema deste trabalho, durante o desenvolvimento dessa ferramenta houve ainda preocupação com o SEO (Search Engine Optimization), definido pelas guidelines do Google como (2020) o processo de tornar um site melhor para os mecanismos de busca. Ao fim do desenvolvimento, após a publicação, foi realizado o benchmarking com a ferramenta Lighthouse 11do Google, conforme pode ser visto na figura 19:

11 Ferramenta de auditoria de páginas web que leva em conta diversos fatores, como performance,

Figura 19 - Avaliação Lighthouse

Fonte: elaborado pelo autor (2020)

O guia apresentado acima está disponível para uso no seguinte endereço:

5 AVALIAÇÃO

Neste capítulo é apresentada a avaliação do conteúdo do guia e da ferramenta Metrics Assessment Tool, desenvolvidos no presente trabalho. A avaliação é realizada a partir de um painel de especialistas no gerenciamento de projetos de software.

Documentos relacionados