• Nenhum resultado encontrado

Você sabe o que é um vírus de computador? Ao contrário do que muita gente pensa, vírus de computador não é um organismo vivo que invade o computa- dor ocasionando danos em seus circuitos.

Um vírus de computador nada mais é do que um programa. Um programa que se comporta como um vírus, “infecta” um arquivo e depois outro e vai se multiplicando até tomar conta do computador. Mas como um programa pode fazer isso?

Funciona mais ou menos da seguinte forma: alguém que conhece muito bem programação faz um programa que ocasiona algum dano ao computador, como apagar arquivos, excluir a partição do HD, deixar o computador lento, travar o computador e assim por diante. Daí esse programador mal intencio- nado “infecta” um arquivo bom com seu vírus, ou seja, abre esse arquivo e inclui as linhas de código maliciosas do seu vírus no meio das linhas de código do arquivo. Esse arquivo infectado pode ser qualquer arquivo, um documento, um programa aplicativo, um jogo, etc., mas geralmente são arquivos execu- táveis, ou seja, arquivos cuja extensão é EXE ou COM dentre outros.

Ilustração exemplo de como um vírus infecta um programa alterando suas linhas de execução.

Programa

01 Begin

02 if ok goto line 03 03 print “Hello User” 04 print “press any key tocontinue’

05 if ok goto line 08 06 print “error” 07 goto line 01 08 print “this is the end of the program”

Programa Infectado

01 Begin

02 if ok goto line 03 03 print “Hello ser” 04 print “press any key to continue’ 05 if ok goto line 08 03 04 05 06 print “error” 07 goto line 01 08 print “this is the end of the program” 09 end Vírus 01 02 03 04 05

Depois de infectar o arquivo o criador do vírus espalha esse arquivo geral- mente pela Internet. Então outras pessoas pegam esse arquivo sem saber que está infectado e executam em seus computadores. Ao ser executado, o código malicioso que estava dentro do arquivo vai para a memória RAM

esperando que o usuário abra outros arquivos. Cada arquivo aberto pelo usuário é infectado também pelo vírus. Uma vez na memória o vírus começa a agir ocasionando os danos para os quais foi programado.

Ainda existem algumas variações de vírus chamados de cavalos de tróia

os dados que são digitados pelo usuário e manda esses dados pela Internet para seu criador que pode então ter acesso a senhas de banco e outras informações sigilosas.

Os vírus são responsáveis pelas maiores dores de cabeça no mundo da informática, causando prejuízos de milhões de dólares todos os anos. Muitos acreditam que se não existissem os vírus a informática estaria muito mais avançada, pois o tempo e o dinheiro gastos para combater os vírus poderiam ser aplicados para realizar mais pesquisas na área.

Por isso, como um bom aluno técnico, também é sua missão manter os computadores livres destas pragas. E a melhor maneira de fazer isso é através da utilização de programas chamados de antivírus. Esses programas conhecem os códigos maliciosos dos vírus, ou seja, a assinatura dos vírus. Dessa forma, eles agem no computador assim como as vacinas agem no corpo humano, reconhecendo os arquivos que estão infectados e impedindo que esses arquivos cheguem até a memória RAM e espalhem o vírus pelo computador.

Os antivírus possuem uma biblioteca de dados de todos os vírus que são criados. Porém, novos vírus são criados a cada dia e, portanto, você precisa atualizar essa biblioteca pelo menos uma vez por semana, para garantir que seu antivírus vá reconhecer os novos vírus. A maioria dos programas anti- vírus disponibiliza atualizações automáticas pela Internet. Tudo o que você tem que fazer é conectar o computador na Internet e executar uma opção no antivírus para que ele seja atualizado. Se o computador não possuir conexão com a Internet, então você terá que baixar (fazer o download) dos arquivos de atualização em um segundo computador com acesso a Internet, copiar es- ses arquivos para um disquete ou para um CD e passar esses arquivos para o primeiro computador.

Mãos à Obra

1. No CD que acompanha o curso existe um arquivo infectado com um vírus. Nesse caso, é um vírus inofensivo que não irá causar nenhum dano ao seu computador.

2. Ligue seu computador e uma vez que o Windows tenha sido completa- mente carregado coloque o CD do curso no drive de CD-ROM.

3. O CD-ROM irá ser executado automaticamente. Caso um menu com várias opções aparecer, ignore-o.

4. Execute o programa Windows Explorer.

5. Localize seu drive de CD-ROM e clique sobre ele. O conteúdo do CD-ROM irá aparecer na parte direita da tela.

6. Abra a pasta “Antivírus” clicando duas vezes sobre ela.

7. Dois arquivos irão aparecer dentro desta pasta: “Jogo da palavra secreta.exe” e “vacina.exe”.

8. O arquivo “Jogo da palavra secreta.exe” é um arquivo executável de um jogo que está infectado com o vírus. Clique duas vezes sobre ele para executá-lo.

9. Ao executar o programa, um jogo irá aparecer e o vírus que está dentro do aplicativo irá ser carregado na memória depois de alguns segundos e começará a agir em seu computador.

10. Depois que o vírus aparecer, execute o programa “vacina.exe” na mesma pasta do CD-ROM que você acessou para executar o programa com vírus.

11. Execute as instruções do programa vacina e observe que ele irá detectar e remover o vírus da memória “limpando” seu computador.

servem para demonstrar como um vírus entra em seu computador e como é possível removê-lo.

Na vida real, os vírus não são bonzinhos como este e você precisará utilizar um antivírus de verdade. Existem vários antivírus gratuitos que você pode baixar diretamente da Internet. Portanto, não há desculpas para não utilizar um deles.

Se no seu computador existir um programa antivírus, siga estes procedimentos:

Mãos à Obra

1. Com a ajuda de seu professor, localize o programa antivírus instalado em seu computador.

2. vírus.

3. Execute a opção para fazer uma varredura em seu computador em busca de vírus.

4. Deixe o antivírus fazer a varredura por cinco minutos. Caso não termine nesse tempo, cancele a varredura, mas saiba que numa situação real, para

Nem sempre o antivírus consegue remover o código malicioso de dentro do arquivo infectado. Quando isso acontece o antivírus geralmente lhe avisa que a única maneira de se livrar do tal vírus é apagando o arquivo. Tente remover o vírus utilizando outros programas antivírus antes de tomar a decisão de apagar o arquivo.

Resumindo, para manter os computadores longe de vírus:

Tenha sempre um antivírus instalado. Atualize a biblioteca de vírus semanalmente.

Nunca abra arquivos que não tem certeza do conteúdo, principalmente se vierem por email, mesmo que seja de um colega.

Sempre execute o antivírus sobre um arquivo que você recebeu caso realmente precise abri-lo.

Nunca se sabe o que um vírus pode causar em um computador, e você não vai querer pagar para ver, não é mesmo?

Os vírus de computador são responsáveis por prejuízos incalculáveis a empresas e pessoas. É impossível prever os estragos que podem causar nos dados os usuários. Um computador com vírus pode apre-

Documentos relacionados