• Nenhum resultado encontrado

6. CONCLUSÃO

6.1. Validação do modelo metabólico de Streptomyces olindensis

Para verificar se o modelo era preditivo foram realizadas simulações em diferentes condições de otimização (maximização do crescimento celular e maximização da produção de cosmomicina) e de restrições (com e sem restrição das velocidades específicas de consumo de aminoácidos, carboidrato, fosfato e nitrogênio excedente). Os resultados das simulações foram comparados com os dados da literatura e a condição na qual restringe as velocidades específicas de consumo dos componentes do meio complexo (extrato de levedura e casaminoácidos) mostrou habilidade em predizer os dados experimentais da literatura em diferentes condições de otimização.

As restrições impostas para as velocidades específicas de consumo de aminoácidos, carboidrato, fosfato e nitrogênio excedente se basearam na composição do meio complexo (R5Mod). A descrição desse meio foi de extrema importância para obtenção de um modelo preditivo.

Com a simulação da condição sem restrição das velocidades específicas de consumo de aminoácidos, carboidrato, fosfato e nitrogênio excedente foram obtidos valores de fluxos muito distantes dos valores experimentais podendo ser um indicativo da máxima capacidade do micro-organismo em obter esses rendimentos. Levando a acreditar que a composição de aminoácidos no meio de cultivo é uma variável importante tanto para o crescimento celular quanto para a produção de cosmomicina por Streptomyces olindensis ICB20.

6.2. Aplicação da modelagem metabólica

Ao aplicar a modelagem metabólica para obter a distribuição dos fluxos foram obtidas interessantes conclusões em relação ao metabolismo de Streptomyces olindensis ICB20 e a produção de cosmomicina.

Ao analisar a distribuição dos fluxos, otimizando o crescimento celular, em diferentes vazões específicas de alimentação (0,03, 0,05, 0,1 h-1) foi verificado que o incremento nessa taxa induziu a uma maior disponibilidade de acetil-CoA, precursor da biossíntese de ácidos graxos. Essa variação gerou mudanças na produção de oxoglutarato, na via do glioxilato, na produção de energia, no balanço redox como também no consumo de oxigênio e na produção de CO2.

Ao analisar a distribuição dos fluxos, otimizando a produção de cosmomicina, em diferentes vazões específicas de alimentação (0,03, 0,05, 0,1 h-1) foi verificado que o consumo de glutamina, o metabolismo de piruvato e a produção de malato são variáveis importantes para a produção de cosmomicina.

Baseado no trabalho de Pamboukian (2003) foi identificado que a condição de maior produtividade em cosmomicina foi a uma vazão específica de alimentação igual a 0,05 h-1. Essa condição foi utilizada para fazer um estudo mais detalhado da distribuição dos fluxos metabólicos obtidos pelo modelo em duas condições de otimização, otimização do crescimento celular e otimização da produção de cosmomicina. Ao comparar os dois mapas de distribuição de fluxos foi verificado que houve importantes mudanças com relação a produção de energia, ao balanço redox, ao consumo de oxigênio, geração de dióxido de carbono, aos fluxos no ciclo de Krebs incluindo a via do glioxilato. A produção de acetil-CoA foi maior ao maximizar a produção de cosmomicina e o direcionamento do acetil-CoA para biossíntese de ácidos graxos foi maior ao otimizar o crescimento celular. Com esse estudo foi verificado a importância de incluir no meio de cultivo precursores do antibiótico (como o acetil-CoA) e/ou do crescimento celular (como os ácidos graxos) como objetivo de diminuir a competição por precursores em comum e assim aumentar o rendimento no processo.

Com a análise de sensibilidade das funções objetivo pode ser concluído que a biossíntese de materiais de estocagem (fosfatidato) e de alguns aminoácidos (tirosina, fenilalanina e glutamato) foram identificados como fluxos mais sensíveis para provocar mudanças tanto no crescimento celular quanto na produção de cosmomicina.

Ao identificar os precursores em comum nas vias de produção de cosmomicina e de produção de ácidos graxos foi realizado um estudo avaliando o efeito da repressão da via biossintética de ácidos graxos na produção de cosmomicina. Foi realizado uma simulação propondo uma modificação genética, regulação da expressão gênica do gene FabH. Essa regulação foi obtida através da manipulação in silico do fluxo da reação catalisada pela enzima 3-oxoacil- (ACP) sintase III. Ao reduzir a velocidade específica de conversão de acetil-CoA a AcACP em 50 % foi obtido um incremento em 60% na produção de cosmomicina.

A limitação de substrato mostrou ser um fator importante quando se quer otimizar a produção de cosmomicina. A limitação de oxigênio induziu a uma redução na produção de cosmomicina a partir de 68%. A limitação de sulfato induziu a uma redução de 50% entretanto a de fosfato não interferiu na produção de cosmomicina.

A concentração de extrato de levedura também mostrou ser uma variável importante quando o objetivo é otimizar a produção de cosmomicina. Ao utilizar o modelo metabólico proposto para simular diferentes concentrações do extrato de levedura (0,5, 5, 10, 15 e 20 g/L) foi verificado uma interferência na produção de cosmomicina. A limitação da concentração de extrato de levedura no meio de cultivo, reduzindo sua concentração de 5 g/L a 0,5 g/L, levou a uma redução da velocidade específica de produção de cosmomicina em torno de 28 %. Entretando, o aumento da concentração de extrato de levedura de 5 g/L para 10, 15 e 20 g/L levou a um incremento nas velocidades específicas de produção de cosmomicina em torno de 20, 37 e 53 %, respectivamente. Esse incremento foi induzido pela inibição da via biossintética de ácidos graxos, disponibilizando uma maior quantidade de malonil-CoA para a biossíntese de cosmomicina. A produção de ATP também foi influenciada por essa mudança no meio de cultivo, sendo maior representada pela conversão de FADH2 a FAD+. Disponibilizando uma maior quantidade de NADH para ser utilizado no metabolismo secundário de Streptomyces olindensis ICB20.

Isso leva a uma indicação que o extrato de levedura é um componente importante no meio de cultivo quando se pretende estudar a produção de cosmomicina e que o aumento de sua disponibilidade no meio é uma proposta de otimização desse processo.

Baseado nessa conclusão, obtida pela simulação do modelo metabólico em estudo, foi realizada uma parte experimental para verificar in vitro o que foi obtido in silico. Para isso foram realizados dois ensaios experimentais, em incubador rotativo, para verificar a hipótese de aumento da produção de cosmomicina ao aumentar a concentração de extrato de levedura

no meio de cultivo. O ensaio 1 foi realizado com o meio R5Mod, onde a concentração de extrato de levedura era de 5 g/L. E o ensaio 2 foi realizado com o meio R5Mod mudando apenas a concentração de extrato de levedura para 20 g/L. Ao comparar os dois ensaios foi verificado que uma mudança na composição do meio em termos de concentração de extrato de levedura induziu a um incremento em torno de 100% na velocidade específica de produção de retamicina. Isso reproduz experimentalmente, de uma forma qualitativa, o que o foi simulado pelo modelo metabolólico proposto o qual obteve um incremento em 53%. A realização de experimentos em biorreator em condições contínua de processo poderá fornecer dados quantitativos para essas comparações.

O modelo metabólico construído permitiu integrar vários tipos de informações do metabolismo de Streptomyces olindensis, tanto experimentais quanto teóricas, num único quadro, fornecendo uma representação estruturada dos dados disponíveis sobre a cepa estudada. A metodologia utilizada nesse trabalho pode servir para compilação de muitos dados disponíveis na literatura com intuito de propor rotas metabólicas e assim poder fazer um estudo mais aprofundado no metabolismo a ser estudado. A utilização de modelos metabólicos é de extrema importância quando se pretende apontar estratégias e propor modificações no metabolismo minimizando as medidas experimentais e reduzindo tempo e custo de operação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AIBA, S.; MATSUOKA, M. Identification of metabolic model: citrate production from glucose by Candida lipolytica. Biotechnology and Bioengineering, v.21, p. 1373-1386, 1979.

ALVES, A.M.C.R. et al. Identification of ATP-dependant phosphofructokinase as regulatory step in the glycolytic pathway of the actinomycetes Streptomyces coelicolor A3(2). Applied

and Environmental Microbiology, v.63, p. 956-961, 1997.

ARABOLAZA, A. et al. Multiple Pathways for Triacylglycerol Biosynthesis in Streptomyces

coelicolor. Applied Environmental Microbiology, v. 74, n. 9, p. 2573-2582, 2008.

ARCAMONE, F. M. From pigmentsof the actinomycetes to third generation of antitumor anthracyclines. Biochemie, v.80, n. 3, p. 201-206, 1998.

ASFORA, J. J.; SANTANA, C. F.; LIMA, O. G. Primeiras observações com o uso da retamicina em pacientes portadores de leucemias agudas. Revista do Instituto de Antibióticos, v.12, n. 1/2, p. 89-90, 1972.

ATKINSON, B.; MAVITUNA, F. Biochemical engineering and biotechnology handbook. New York: Stockton, 1991.

BAILEY, J. E. Toward a science of metabolic engineering. Science, v. 252, p. 1668-1675, 1991.

BAZARAA, M. S.; JARVIS, J. J.; SHERALI, H. D. Linear Programming and Network

Flows. 2. ed. New York: John Wiley, 1990.

BEHAL, V.; CUDLIN, J.; VANEK, Z. Regulation of biosynthesis of secondary metabolites. III: Incorporation of I-14C-acetic acid into fatty acids and chlortetracycline in Streptomyces

aureofaciens. Folia Microbiologica, v. 14, p. 117-120, 1969.

BIBB, M. J. Regulation of secondary metabolism in Streptomycetes. Current Opinion in

Microbiology, v. 8, p. 208-215, 2005.

BIEBER, L. W. et al. F. The anthracyclinic complex retamycin, 1. Structure, determination of the major constituents. Journal of Natural Products, v. 52, n. 2, p. 385-388, 1989.

BOGDAWA, H. M. Análise do polímero PHA em Sacharomyces cerevisiae recombinante: superexpressão phaG, e a contribuição in vivo das enzimas auxiliares envolvidas na β- oxidação de ácidos graxos insaturados em peroxissomos. 2005. Tese (Doutorado) – Instituto de Ciências básicas da saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BORODINA, I. et al. Antibiotic Overproduction in Streptomyces coelicolor A3(2) Mediated by Phosphofructokinase Deletion. The Journal of biological chemistry, v. 283, n. 37, p. 25186-25199, 2008.

BRAMWELL, H. et al. Phosphoenolpiruvate carboxylase from Streptomyces coelicolor A3(2): cloning of the gene encoding the biotin-containing subunit. Microbiology, v. 142, p. 649-655, 1993.

BRANA, A.F.; MANZANAL, M.B.; HARDISSON, C. Characterization of intracellular polysaccharides of Streptomyces. Canadian Journal of Microbiology, v. 28, p. 1320-1323, 1982.

BRANA, A.F.; MANZANAL, M.B.; HARDISSON, C. Ocurrence of polysaccharide granules in sporulating hyphae of Streptomyces vidochromogenes. Journal of Bacteriology, v. 144, p. 1139-1142, 1980.

BREGALDA, P. F.; OLIVEIRA, A. A. F.; BORNSTEIN, C.T. Introdução à programação

Linear. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

BROOKE, A.; KENDRICK, D.; MEERAUS, A.A. GAMS-A User Guide. Redwood City: Scientific Press, 1992.

CAMERON, D. C.; TONG, I. T. Cellular metabolic engineering (an overview). Applied

Biochemistry and Biotechnology, v. 38, p. 105-140, 1993.

CHATER, K. F.; BIBB, M. J. Regulation of bacterial antibiotic production. In: REHM, H. J.; REED, G. Biotechnology . 2th ed. Weinheim, Germany: VCH, 1997, p. 57-105.

CHOUAYEKH, H.; VIROLLE, M. J. The polyphosphate kinase plays a negative role in the control of antibiotic production in Streptomyces lividans. Molecular Microbiology, v. 43, n. 4, p. 919-930, 2002.

COCHRANE, V. W. Physiology of actinomycetes. Annual Review of Microbiology, v. 15, p. 1-26, 1961.

COSTA, J. P. C. L.; TAQUEDA, M. E. S.; FACCIOTTI, M. C. R. Continuous production of

retamycin by Streptomyces olindensis ICB20 under controlled dissolved oxygen concentration using full factorial design. In: 13th European Congress on Biotechnology, 2007, Barcelona. Journal of Biotechnology. Barcelona: Elsevier, 2007. v. 131. p. S168-S169.

COTIAS, C.T.; SANTANA, C.F.; PINTO, K.V. Prevenção das arritmias produzidas pela intoxicação crônica com a retamicina (complexo) pela utilização dos bloqueadores adrenérgicos. Revista do Instituto de Antibióticos, v.11, n. 1, p. 3-13, 1971.

DAAE, E. B.; ISON, A. P. Classification and sensitivity analysis of a proposed primary metabolic reaction network for Streptomyces lividans. Metabolic Engineering, v. 1, p. 153- 165, 1999.

DANTZIG, G. B. Linear programming and Extensions. Princeton: Princeton University Press, 1963.

DEKLEVA, M. L.; STROHL, W. R. Activity of phosphoenolpyruvate carboxylase of an anthracycline production streptomycete. Canadian Journal of Microbiology, v. 34, p. 1241- 1246, 1988.

ENGEL, P.P.; WATKINS, C.A. Genetic mapping and complementation of aromatic mutants in Streptomyces coelicolor A3(2). Canadian Journal of Microbiology, v. 20, p. 1695-1700, 1974.

ESMANHOTO, E.; KILIKIAN, B. V. ATPS applied to extraction of small molecules – polycetides –and simultaneous clarification of culture media with filamentous

microorganisms. Journal of Chromatography B, v. 807, p. 139–144, 2004.

FISHER, S. H. Glutamate synthesis in Streptomyces coelicolor. Journal of Bacteriology, v. 171, p. 2372-2377, 1989.

FURLAN, R. L. A. Obtenção e estudo de mutantes com produção alterada do antibiótico

retamicina sintetizado por Streptomyces olindensis DAUFPE 5622. 1997. Dissertação

(Mestrado) – Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FURLAN, R. L. A. et al. DNA-Binding Properties of Cosmomycin D, an Anthracycline with Two Trisaccharide Chains. The journal of Antibiotics, v. 57, p. 647-654, 2004.

GARRIDO, L. M. et al. Insights in the glycosylation steps during biosynthesis of the antitumor anthracycline cosmomycin: characterization of two glycosyltransferase genes.

Applied Microbiology Biotechnology, v. 73, p. 122-131, 2006.

GHORBEL S. et al. Regulation of ppk expression and in vivo function of Ppk in

Streptomyces lividans TK24. Journal of Bacteriology, v. 188, n. 17, p. 6269-6276, 2006.

GILL, P. E.; MURRAY, W.; SAUNDERS, M.A.; TOMLIN, J. A.; WRIGHT, M. George B. Dantzig and Systems Optimization. Disccrete optimization. v.5 (2), p.151-158, 2008.

GIUDICI, R.; PAMBOUKIAN, C.R.D.; FACCIOTTI, M.C. Morphologically Structured Model for Antitumoral Retamycin Production During Batch and Fed-Batch Cultivations of

Streptomyces olindensis. Biotechnology and Bioengineering. v.86, p. 414-424, 2003.

GOMBERT, A.; NIELSON, J. Mathematical modelling of metabolism. Current Opinion in

Biotechnology, v. 11, p. 180-186, 2000.

GOMBERT, A. K. Análise de redes metabólicas em Saccharomyces cerevisiae. 2001. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GUIMARÃES, L. M. Influência do preparo do inóculo e do pH na produção do antitumoral

retamicina por Streptomyces olindensis So20. 2000. Dissertação (Mestrado) –Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GUIMARÃES, L. M. et al. Produção do Antibiótico Retamicina em Biorreatores por

Streptomyces olindensis ICB20: Influência das Fontes de Carbono e Nitrogênio. In: XIV

Simpósio Nacional de Fermentações, 2003, Florianópolis - SC.

GUIMARÃES, L.M. et al. Effect of pH on the production of the antitumor antibiotic

retamycin by Streptomyces olindensis. Biotechnology Applied Biochemistry.v. 40, p. 107-111, 2004.

GUIMARÃES, L. M. Influência de diferentes fontes de carbono e nitrogênio na produção do

antitumoral retamicina por Streptomyces olindensis ICB20. 2005. Tese (Doutorado) –Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.

HAHN-HÄGERDAL, B. et al. Role of cultivation media in the development of yeast strains for large scale industrial use. Microbial Cell Factories, v. 4, p. 1-16, 2005.

HAN, L.; LOBO, S.; REYNOLDS, K. A. Characterization of β-ketoacyl-acyl carrier protein synthase III from Streptomyces glaucescens and its role in initiation of fatty acid biosynthesis.

Journal of Bacteriology, v. 180, p. 4481-4486, 1998.

HE, X., REYNOLDS, K. A. Purification, Characterization, and identification of Novel Inhibitors of the β-Ketoacyl-Acyl Carrier Protein Synthase III (FabH) from Staphylococcus

aureus. Antimicrobial Agents and Chemotherapy, v. 46, n. 5 p. 1310–1318, 2002.

HIRSCH, C.F.; McCANN-McCORMICK, P.A. Biology of Streptomyces. In: DEMAIN, A. L. and SOLOMON, N. A. (Eds.), Biology of Industrial Microorganisms. Menlo Park, California: Benjamin/Cummings, 1985.

HODGSON, D.A. Primary metabolism and its control in Streptomycetes: a most unusual group of bacteria. Advances in Microbial Physiology. v. 42, p. 47-238, 2000.

HOLMS, W.H. The central metabolic pathways of Escherichia coli: relationship between flux and control at a branch point, efficiency of conversion to biomass, and excretion of acetate.

Current Topics in Cellular Regulation, v.28, p.69-105, 1986.

HOOD, D.W. et al. Molecular genetic analysis of proline and tryptophan biosynthesis in

Streptomyces coelicolor A3 (2): interaction between primaryand secondary metabolism: a review. Gene, v. 115, p. 5-12, 1992.

HOPWOOD, D.A. Forty years of genetics with Streptomyces: from in vivo through in vitro to

in silico. Microbiology. v.145, p. 2183-2202, 1999.

HOPWOOD. D. A. et al. Advances in Streptomyces coelicolor A3(2) genetics.

Bacteriological Reviews, v. 37, p. 373-403, 1973.

HUA, Q.; YANG, C.; SHIMIZU, K. Metabolic flux analysis for efficient pyruvate fermentation using vitamin auxotrophic yeast of Torulopsis glabrata. Journal of Bioscience

and Bioengineering, v. 87, p. 206-213, 1999.

HUTTNER, S.; MECKE, D.; FROHLICH, K. U. Gene cloning and sequencing, and enzyme purification of the malate synthase of Streptomyces arenae. Gene, v. 188, p. 239-246, 1997.

INGRAHAM, J.L.; MAALOE, O.; NEIDHARDT, F.C. Growth of the Bacterial Cell. Sunderland: Sinauer Associates, 1983.

INOUE, O. O. Influência de diferentes limitações nutricionais sobre a produção de retamicina por Streptomyces olindensis ICB20.2006. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica,

Universidade de São Paulo, São Paulo.

INOUE, O. O. et al. Carbon catabolite repression of retamycin production by Streptomyces

olindensis ICB20. Brazilian Journal of Microbiology. v. 38, p. 58-61, 2007.

KELLER, B.; KELLER, E.; LINGENS, E. Arogenate dehydrogenase from Streptomyces

phaeochromogenes: purification and properties. Biological Chemistry Hoppe-Seyler, v. 366,

p. 1063-1066, 1985.

KHOSLA, C. Harnessing the biosynthetic potencial of modular polyketide synhase. Chemical

Reviews, v. 97, p. 2577-2590, 1997.

KHULLER, G. K.; VERMA, J. N.; GROVER, A. Further studies on the metabolism of phospholipids in Streptomyces griseus: turnover of phospholipid moieties. Current

Microbiology, v. 5, p. 273-277, 1981.

KIM, H.B. et al. Metabolic flux analysis for calcium dependent antibiotic (CDA) production in Streptomyces coelicolor. Metabolic Engineering, v. 6, p. 313,325, 2004.

KJELLEBERG, S. Starvation in Bacteria. New York: Plenum Press, 1993.

KLEINKAUF, H.; VON DOHREN, H. Biotechnology, Products of Secundary Metabolism. 2nded. Weinheim, Germany: VCH, 1997. V. 7.

LI, R.; TOWNSEND, C. A. Rational strain improvement for enhanced clavulanic acid production by genetic engineering of the glycolytic pathway in Streptomyces clavuligerus.

Metabolic Engennering, v. 8, p. 240-252, 2006.

LIMA, O. G. et al. Primeiras observações sobre o complexo antibiótico e antitumoral retamicina produzido por Streptomyces olindensis nov. sp. IAUPE. Revista do Instituto de

Antibiótico, v. 9, p.27–38, 1969.

LIMA, R. M. O. et al. Ação citotóxica e antitumoral do complexo antitumoral retamicina.

LOMBÓ, F. et al. Cloning and insertional inactivation of Streptomyces argillaceus genes involved in the earliest steps of biosynthesis of the sugar moieties of the antitumor polyketide mithramycin. Journal of Bacteriology, v. 179, p. 3354–3357, 1997.

LOWE, D. A.; WESTLAKE, D. W. S. Regulation of chloramphenicol synthesis in

Streptomyces sp. 3022a: branch-point enzymes of the shikimic acid pathway. Canadian Journal of Biochemistry, v. 50, p.1064-1073, 1972.

MANDELSTAM, J.; McQUILLEN, K.; DAWES, I. Biochemistry of Bacterial Growth. 3. ed. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1982.

MARTINS, R. A. Transferência de oxigênio e respiração microbianaem cultivos de

Streptomyces olindensis So20, visando a produção do antibiótico retamicina. 2001.

Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MARTINS, R. A. et al. The effect of dissolved oxygen concentration control on cell growth and antibiotic retamycin production in Streptomyces olindensis so20 fermentations. Brazilian

Journal of Chemical Engineering. v. 21, n. 2, p. 185-192, 2004.

MAVITUNA, F.; MUNOZ-HERNADEZ, R.; LIMA LOBATO, A. K. C. Applications of

Metabolic Flux Balancing in Medicine. In: Andriani Daskalaki. (Org.). Handbook of

Research on Systems Biology Applications in Medicine. Hershey, PA: IGI Global, 2008.

MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica Básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MATHEWS, C.K.; VAN HOLDE K.E. Biochemistry, Second Edition, 1996.

McDANIEL, R. et al. Engineering biosynthesis of novel polyketides: influence of a

downstream enzyme on the catalytic specificity of a minimal aromatic polyketide synthase.

Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America,

Biochemistry, v.91, p. 11542-11546, 1994.

McKINLAY, J. B.; VIEILLE, C. 13C-metabolic flux analysis of Actinobacillus succinogenes fermentative metabolism at different NaHCO3 and H2 concentrations. Metabolic Engineering, v. 10, n. 1, p. 55-68, 2007.

MENDELOVITZ, S.; AHARONOWITZ, Y. Regulation of cephamycin C synthesis,

aspartokinase, dihydrodipicolinic acid synthetase and homoserine dehydrogenase by aspartic acid family amino acids in Streptomyces ¢lavuligerus. Antimicrobial Agents and

Chemotherapy, v. 21, p. 74-84, 1982.

MENDES, E. Uso racional de ferramentas de engenharia metabólica: Produção bacteriana

de hidrogênio e de violaceína. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) –

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MILLER, G. L. Use of DinitrosaIicyIic Acid Reagent for Determination of Reducing Sugar.

Analytical Chemistry, v. 31 (3), p. 426-428, 1959.

MIYAMOTO, Y. et al. Cloning and characterization of a glycosyltransferase gene involved in the biosynthesis of anthracycline antibiotic beta-rhodomycin from Streptomyces violaceus.

FEMS Microbiology Letters, v. 206, p. 163–168, 2002.

MORITA, R. Y. Bioavailability of energy and the starvation state. In: KJELLEBERG, S. (ed), Starvation in Bacteria. New York: Plenum Press, 1993, p. 1-23.

MONOD, J. The growth of bacterial culture. Annual Review of Microbiology, v. 3, p. 371- 394, 1949.

NAEIMPOOR, F. Metabolic flux analysis in Streptomyces coelicolor. 2001. Tese

(Doutorado) – Department of Chemical Engineering, University of Manchester Institute of Science and Technology, Manchester, UK.

NAGASAWA, T.; KANZAKI, H.; YAMADA, H. Cystathionine γ-lyase of Streptomyces

phaeochromogenes: the occurrence of cystathionine γ-lyase in filamentous bacteria and its

purification and characterization. Journal of Biological Chemistry, v. 259, p. 10393-10403, 1984.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger Principles of Biochemistry. 4. ed. New York: W. H. Freeman, 2004.

NIELSEN, J. Metabolic engineering: techniques for analysis of targets for genetic manipulations. Biotechnology and Bioengineering, v. 58, p. 125-132, 1998.

NISSEN, T. L. et al. Flux distributions in anaerobic, glucose limited continuous cultures of

NOORMAN, H. J.; HEIJNEN, J. J.; LUYBEN, K. C. A. M. Linear relations in microbial reaction systems: A general overview of their origin, form, and use. Biotechnology and

Bioengineering, v. 38, p. 603-618, 1991.

NOORMAN, H. J. et al. Classification, error detection, and reconciliation of process information in complex biochemical systems. Biotechnology and Bioengineering, v. 49, p. 364-376, 1996.

OBANYE, A. I. C. et al. Correlation between carbon flux through the pentose phosphate pathway and production of antibiotic methylenomycin in Streptomyces coelicolor A3(2).

Microbiology, v. 142, p. 133-137, 1996.

OGATA, S. et al. Inhibition of spore formation and thiostrepton production by accumulated intermediates of purine biosynthesis and the suppression by AICA (5-amino-4-imidazole carboxamide) in purine auxotrophic mutants of Streptomyces azureus ATCC 14921. Journal

of the Faculty of Agriculture Kyushu University, v.35, p. 161-167, 1991.

OH, Y.K. et al. Metabolic-flux analysis of hydrogen production pathway in Citrobacter

amalonaticus Y19. International Journal of Hydrogen Energy, v. 33, p. 1471–1482, 2008.

OLUKOSHI, E.R.; PACKTER, N.M. Importance of stored triacylglycerols in Streptomyces: possible carbon source for antibiotics. Microbiology, v. 140, p. 931-943, 1994.

OSTERGAARD, S.; OLSSON, L.; NIELSEN, J. Metabolic engineering of Saccharomyces

cerevisiae. Microbiology and Molecular Biology Reviews, v.64, p. 34-50, 2000.

PACKTER, N. M.; FLATMAN, S.; LUCOCK, A. J. Formation of storage lipids and actinorhodin, a phenolic antibiotic in Streptomyces coelicolor. Biochemical Society

Transactions, 609th Meeting, Leeds, v. 13, p. 251-252, 1985.

PAMBOUKIAN, C.R.D. Produção do antitumoral retamicina por Streptomyces olindensis

em processos descontínuos alimentados e contínuos. 2003.Tese (Doutorado em Engenharia

Química) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PAMBOUKIAN, C.R.D.; FACCIOTTI, M.C. Production of the antitumoral retamycin during continuos fermentations of Streptomyces olindensis. Process Biochemistry.v. 39, p.2249- 2255, 2004.

PAMBOUKIAN, C.R.D.; GUIMARÃES, L.M.; FACCIOTTI, M.C. Applications of image analysis in the characterization of Streptomyces olindensis in submerged culture. Brazilian

Journal of Microbiology. v. 33, p. 17-21, 2002.

PAPOUTSAKIS, E.T.; MEYER, C.L. Equations and calculations of product yields and preferred pathways for butanediol and mixed-acid fermentations. Biotechnology and

Bioengineering, v. 27, p. 50-66, 1985.

PARADA, J. L. Growth inhibition of Streptomyces species by L-serine and its effect on tetracycline biosynthesis. Applied and Environmental Microbiology, v. 41, p. 366-370, 1981.

PIEPERSBERG, W. Streptomycetes and Corynebacteria, In: Biotechnology, Biological Fundamentals, Series Eds: H.J. Rehm and G. Reed, 1993. V. 1, p. 433-468

PINHEIRO, I. R. Estudo da influência das condições de cultivo de streptomyces olindensis

DAUFPE 5622 na produção do antibiótico retamicina. 2003. Dissertação (Mestrado) –

Documentos relacionados