• Nenhum resultado encontrado

Para validação deste trabalho foram feitos testes utilizando aAPI do google Maps, onde na primeira etapa foram imputados coordenadas de forma manual referente ao ponto de partida e de destino. Logo após, na segunda etapa, as mesmas coordenadas para ponto de partida e destino foram inseridas na aplicação para que fossem geradas rotas, desta vez baseado na lógica do Caixeiro Viajante.

A figura 28 representa a rota antes da aplicação da lógica do PCV, partindo do ponto da localização atual do indivíduo. Neste mapa pode-se notar que as linhas se cruzam por alguma vezes e o percurso é visivelmente maior, o que representa um desperdício de tempo, combustível e custo de transporte.

Figura 28 – Rota gerada antes da aplicação da lógica Caixeiro Viajante

Fonte: A Autora.

A figura 29 representa a rota depois da aplicação da lógica do PCV, partindo do ponto

58

da localização atual do indivíduo. Neste mapa pode-se notar o melhoramento do percurso é visivelmente menor, o que representa um ganho de tempo, economia de combustível e um custo menor de transporte.

Figura 29 – Rota gerada depois da aplicação da lógica Caixeiro Viajante

Fonte: A Autora.

A figura 30 demonstra o teste de possibilidades, onde inicialmente é exposto a legenda com identificação dos nomes dado aos pontos e os endereços. As possibilidades gerada com quatro pontos envolvidos resultou em 24 possibilidades de rota, e o trajeto destacado é o caminho que o sistema escolheu, com a aplicação do melhoramento.

• Escritório = 29308-155, Av. Bolívar de Abreu, Aquidaban, 30;

• Entrega A = 29301-040, R. Dirceu Alves de Medeiros, Vl Rica, 49;

59

• Entrega B = 29300-120, R. 25 de Março, Centro, 28;

• Entrega C = 29300-500, Av. Jones dos Santos Neves, Santo Antônio, 306;

• Entrega D = 29300-345, Av. Pinheiro Júnior, Aquidaban, 24.

Figura 30 – Teste de Possibilidades

Fonte: A Autora.

A figura 30 apresenta a rota gerada pelo Google Maps, o trajeto foi exposto, para exemplificar o funcionamento de umas das rotas que estão na tabela de testes de possibilidades.

• Rota: Escritório - Entrega C - Entrega D - Entrega A - Entrega B - Escritório;

• Resultado: A distância percorrida é de 14,2 Km em 33 min;

60

Figura 31 – Rota Google Maps

Fonte: A Autora.

61

5 CONCLUSÃO

A empresa prestadora de serviço contábil atualmente vem sofrendo grandes mudanças, antes era opcional se adequar ao sistema de inovação, porem hoje precisamos entender a tecnologia e a suas aplicações em qualquer situação, pois o mundo está cada vez mais interessado na praticidade que a tecnologia oferece. Segundo Lovelock e Wirtz (2006), os clientes atribuem a qualidade do serviço fazendo a comparação do serviço que foi prestado com as suas expectativas. Os tempos atuais a utilização de tecnologia de forma correta é vista como positivo para as empresas.

O trabalho teve o objetivo de utilizar da lógica do caixeiro viajante para desenvolver o aplicativo de entrega/coleta do escritório de contabilidade, assim o problema caixeiro viajante mostrou eficiência na implantação em vários projetos com demanda de ro-teirização, onde se fez necessário o estudo do tema em questão para aplicação no trabalho desenvolvido.

O estudo de caso teve como objetivo analisar o atual roteiro de entregas de um escritório de contabilidade chamado ECJT, no qual durante o trajeto o veículo passava pelo mesmo ponto mais de uma vez, fazendo com que aumentasse o tempo de entrega do produto, impactando no consumo de combustível e, consequentemente, na manutenção do veículo, uma vez que o caminho percorrido é maior. A otimização da rota por meio da utilização da metodologia do PCV, juntamente com a heurística de Saving e o mapeamento das coordenadas dos clientes e o uso do sistema Java, trouxe como resultado uma rota ótima para o caminho percorrido.

Dentro do cenário proposto, os objetivos deste trabalho foram atingidos de acordo com as expectativas iniciais. Conclui-se então que esse tipo de abordagem, otimização de rotas para redução de tempo e custo, vem crescendo e se tornando cada vez mais frequente. Quando utilizado de maneira correta e constante apresenta ótimos benefícios, como economia com combustível, tempo e manutenção de frota, para as organizações. Dito isso, faz-se necessário ressaltar que limitações também apareceram, faltando avaliar como o sistema se comportaria quando exposto a um maior número

62

de solicitações de entregas, bem como saber se os usuários confiariam nas respostas fornecidas pela aplicação.

Como trabalhos futuros, sugere-se trabalhar sobre as limitações citadas. Adicional-mente, analisar a criação de uma interface que viabilize o rastreamento da frota no sistema.

63

REFERÊNCIAS

AGUIAR, F. N. de et al. Metaheurística busca tabu para o problema de coloração de grafos.Anais do XXXVII SBPO, p. 2497–2504, 2005.

ARAúJO, R. de A. Palhares; Rodolfo de A. Palhares; Maria C. B. de. RoteirizaÇÃo de veÍculos: AplicaÇÃo do problema do caixeiro viajante em uma distribuidora de laticÍnios.

In: . [s.n.], 2019. Disponível em: <https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/

article/view/583>.

BISPO, R. C. Planejador de roteiros turísticos: uma aplicação do problema do Caixeiro viajante na cidade do Recife. Dissertação (B.S. thesis) — Brasil, 2018.

BRASIL, C.; PANSONATO, R.Logistica dos Canais de Distribuição. [S.l.]: Intersaberes, 2018.

BUENO, L. R. Ciclos Hamiltonianos em Grafos Kneser. Tese (Doutorado) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

BURGUETTI, R. Alguns tipos de grafos e aplicações. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), 2022.

CARRETERO, M. M.; RANGEL, S. Grafos hamiltonianos. 2007.

CHAUHAN, C.; GUPTA, R.; PATHAK, K. Survey of methods of solving tsp along with its implementation using dynamic programming approach. International journal of computer applications, Foundation of Computer Science, v. 52, n. 4, 2012.

CHAVES, A. A. et al. Modelagens exata e heurística para resolução do problema do caixeiro viajante com coleta de prêmios. Relatório Técnico–DECOM, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. Disponível em http://www. decom. ufop.

br/prof/marcone/Orientacoes/OrientacoesConcluidas. htm, 2003.

CONTE, N. M. C. V. W. S. . T. Avaliando a experiência do usuário e a usabilidade de um aplicativo web móvel: um relato de experiência. In: . [S.l.]: XVIII Congresso Ibero-Americano em Engenharia de, 2015.

COSTA, P. P. da. Teoria de grafos e suas aplicações. In: . [S.l.: s.n.], 2011.

CUBAS, M. G.; TAVEIRA, B. D. de A.Geoprocessamento Fundamentos e Técnicas.

[S.l.]: Intersaberes, 2020.

DARÚ, G. H.; LACERDA, V. C. Utilização de programação dinâmica multirotulada para balanceamento do uso de ferramenta. In: SENAC. CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL. [S.l.], 2005. v. 28, p. 2005.

DEVELOPER, G. Google Directions API. 2022. [Online; acessado em 10 de Dezembro de 2022]. Disponível em: <<https://developers.google.com/maps/documentation/

directions/overview>>.

64

DEVELOPER, G. Google Distance Matrix API. 2022. [Online; acessado em 10 de Dezembro de 2022]. Disponível em: <<https://developers.google.com/maps/

documentation/distance-matrix/overview>>.

DEVELOPER, G. Google Maps JavaScript API. 2022. [Online; acessado em 10 de Dezembro de 2022]. Disponível em: <<https://developers.google.com/maps/

documentation/javascript/overview#maps\_map\_simple\discretionary{-}{}{}typescript>

>.

DORIGO, M.; BIRATTARI, M.; STUTZLE, T. Otimização de colônia de formigas. revista de inteligência computacional IEEE, IEEE, v. 1, n. 4, p. 28–39, 2006.

DUMITRESCU, I.; STÜTZLE, T. Combinations of local search and exact algorithms. In:

SPRINGER.Workshops on Applications of Evolutionary Computation. [S.l.], 2003. p.

211–223.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. [S.l.]: Oficina de Textos, 2008.

FRITSCHER, E. Propriedades espectrais de um grafo. 2011.

GOLDBARG, M. Otimização combinatória e programação linear-2a ediç. [S.l.]: Elsevier Brasil, 2005. v. 2.

GOMES, L. L. M. Roteirizaç ao de serviços de manutenç ao banc’aria atrav’es de um estudo comparativo de bibliotecas para o problema do caixeiro viajante. Serra, 2022.

GRAEFF, C. A. Solução paralela para um sistema de roteirização utilizando o problema do caixeiro viajante. 2020.

JUNIOR, G. M. de M. ImplementaÇÃo de um protÓtipo de aplicativo mÓvel com a integraÇÃo com a ferramenta google maps e o componente gps dos smartphones voltado ao auxÍlio no transporte pÚblico da cidade de criciÚma. In: . [S.l.: s.n.], 2018.

KAWAMURA, M. S. Aplicação do método branch-and-bound na programação de tarefas em uma única máquina com data de entrega comum sob penalidades de adiantamento e atraso.Tese (Doutorado) — Universidade de São Paulo, 2006.

LAPORTE, G. The vehicle routing problem: An overview of exact and approximate algorithms.European journal of operational research, Elsevier, v. 59, n. 3, p. 345–358, 1992.

LEONARDI, I. R. Geoprocessamento e sensoriamento Remotos para Recursos Hídricos. [S.l.]: Curitiba Contentus, 2020, 2020.

LINTZMAYER, C. N.; MULATI, M. H.; SILVA, A. F. da. Rt-colorant: Um algoritmo heurıstico baseado em colônia de formigas artificiais com busca local para colorir grafos.XLIII SBPO-Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional 2011, 2011.

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados.

[S.l.]: Pearson Prentice Hall, 2006.

MIRANDA, A. L.; SOLIANI, R. D.; FREITAS, C. G. de. Roteirização de Veículos:

Uma Aplicação do Problema do Caixeiro Viajante no Setor de Alimentos. [S.l.]: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2021.

65

MOURA, A. C. M. Geoprocessamento na Gestão e Planejamento Urbano. [S.l.]: 3ª Ed-Rio de Janeiro: Interciencia, 2014, 2014.

NETO, V. M. F. N. de Assis Carneiro; Bruno Campelo Medeiros; Miler Franco Danjour;

Manoel Veras de S. Fatores favoráveis à aceitação de aplicativos móveis: um estudo com alunos de uma instituição pública de ensino. In: . [s.n.], 2016. Disponível em:

<https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/1045>.

OLIVEIRA, A. F. M. de A. Extensões do problema do caixeiro viajante. In: . [S.l.: s.n.], 2015.

OLIVEIRA, M. A. C. J. F. Otimização Combinatória:Modelos e Algoritmos. [S.l.: s.n.], 2001.

PARMEGGIANI, B. O que é Ionic e por que utilizar para aplicativos. 2021.

[Online; acessado em 11 de Dezembro de 2022]. Disponível em: <<https:

//be220.com/o-que-e-ionic-e-por-que-utilizar-para-aplicativos-moveis/>>.

PINHEIRO, C. C. et al. Abordagens heurísticas para roteirização em uma empresa de outsourcing de impressão. Joinville, SC, 2017.

PRESTES Álvaro N. Uma análise experimental de abordagens heurísticas aplicadas ao problema do caixeiro viajante. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.

ROCA, R.; SZABO, V. Gestão do Relacionamento com o Cliente. [S.l.]: Pearson Education do BrasilPrentice Hall, 2015.

ROCHA, A.; DORINI, L. B. Algoritmos gulosos: definições e aplicações.Campinas, SP, v. 53, 2004.

RODRIGUES, S. B.Metaheurística Colônia de Formigas aplicada a um Problema de Roteamento de Veículos: caso da Itaipu Binacional. [S.l.]: Dissertação de mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia, área de . . . , 2007.

ROSENHOUSE, J.; TAALMAN, L. Taking sudoku seriously: The math behind the world’s most popular pencil puzzle. [S.l.]: OUP USA, 2011.

SBROGLIA, J. V. Um estudo sobre a adoÇÃo de aplicativos mÓveis para a gestÃo da informaÇÃo. In: . [S.l.]: Florianópolis, SC, 2016.

SHMITT, P. R. M. AplicaÇÃo web utilizando api google maps. In: . [S.l.: s.n.], 2013.

SILVA, A. L. S. Daiana Fernandes da. Teoria de grafos e suas aplicações. In: . [S.l.:

s.n.], 2009.

SILVA, D. F. da; SANCHES, A. L. Aplicação conjunta do método de dijkstra e otimização combinatória para solução do problema do caixeiro viajante.Anais do XIV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia-SEGET, 2009.

SILVINO, B. F. B. J. C. Problema do caixeiro viajante aplicado a um supermercado. In: . [S.l.: s.n.], 2019.

Documentos relacionados