• Nenhum resultado encontrado

Validade social do curso de formação colaborativa

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.3 Validade social do curso de formação colaborativa

Para a avaliação do curso, dois instrumentos foram utilizados. O primeiro foi o questionário de validade social, aplicado on-line na última aula do curso de formação colaborativa. Esse questionário buscou compreender o grau de satisfação e de importância de aspectos relacionados ao curso. Utilizou-se para a sua elaboração uma escala likert, com afirmativas que variavam de um a cinco. Ele também contou com um espaço para sugestões e comentários. Quanto ao segundo instrumento, ele constituiu-se na aplicação de questões no último encontro presencial. Elas foram respondidas de forma oral e coletiva.

Do questionário de validade social, apenas nove participantes enviaram o material respondido. Pressupõe-se que poucos participantes enviaram o material, considerando que este questionário foi a última atividade que eles deveriam realizar no curso, ocorrendo na plataforma digital. Para analisar os dados de questionário de validade social, foram somadas as respostas dos participantes, que poderiam variar de um a cinco, e divididas por cinco em cada pergunta.

A avaliação do curso de formação, de modo geral, pode ser considerada positiva, pois, em uma escala de um a cinco, a média mais baixa foi 4,2.

Ao observar a estrutura do programa de formação, nota-se que todos os participantes apontaram muita satisfação e a importância da adequação do local e dos horários dos encontros. Acredita-se que tal fato ocorreu por conta de a Diretoria de Ensino ter fornecido um amplo espaço, com bons equipamentos. E pela pesquisadora, em conjunto com a Diretoria, antes do início do curso, ter pedido aos participantes que apontassem o melhor dia e horário para a realização dos encontros presenciais. Algo que pode ser verificado no gráfico a seguir.

Fonte: elaboração própria.

Nota-se que, para alguns participantes, a carga horária do curso e dos encontros presenciais poderia ser diferente do que foi executado. Acredita- se que um curso com uma carga horária maior e com mais encontros presenciais poderia ser mais benéfico para os participantes. No entanto, por conta de fatores organizacionais da própria rede estadual, não foi possível realizar um curso de formação com maior carga horária, principalmente no que diz respeito aos encontros presenciais.

Frente à estrutura dos encontros presenciais, percebe-se que o conteúdo apresentado durante o curso foi satisfatório e importante para todos os participantes. O que pode ser verificado no gráfico a seguir.

Gráfico 2- Estrutura dos encontros presenciais

Local dos

encontros Dia dos

encontros Horários dos

encontros Carga horária de duração do curso Carga horária dos encontros presenciais 5 4,8 5 4,6 4,6 5 4,8 5 4,6 4,6 Satisfação Importância

Fonte: elaboração própria.

A ordem da realização das atividades e a clareza do conteúdo em cada aula foram consideradas satisfatórias e importantes pela maioria dos professores, assim como a discussão dos temas em cada aula.

No que tange à estrutura das aulas na plataforma digital, percebe-se que o conteúdo do curso e a discussão dos temas em cada aula foram tidos como satisfatórios e importantes por todos os professores. Como pode ser visto no gráfico a seguir:

Gráfico 3 - Estrutura das aulas na plataforma digital

Ordem de realização das

atividades

Conteúdo do

curso Discussão dos

temas em cada aula Clareza do conteúdo em cada aula 4,7 5 4,8 4,8 4,7 5 5 4,8 Satisfação Importância

Fonte: elaboração própria.

A ordem de realização das atividades e a clareza do conteúdo em cada aula foram tidas como satisfatórias e importantes por quase todos os professores. Já no manuseio da plataforma digital, alguns professores demonstraram dificuldades. Tal fato pode ter ocorrido porque muitos participantes nunca tiveram acesso a esse tipo de instrumento para a realização de cursos. E também pelo fato de que a pesquisadora poderia ter realizado uma formação mais prolongada sobre o manuseio da plataforma digital.

Frente ao pesquisador/formador, nota-se que a didática, o domínio dos conteúdos e o compromisso com as atividades realizadas foram elencados como satisfatórios e importantes por todos os professores. Algo que pode ser conferido no gráfico a seguir:

Gráfico 4 - Pesquisador/Formador

Ordem de realização das

atividades

Conteúdo do

curso Discussão dos temas em cada aula Clareza do conteúdo em cada aula Manuseio da Plataforma online 4,8 5 5 4,8 4,3 4,8 5 5 4,8 4,3 Satisfação Importância

Fonte: elaboração própria.

Sobre a participação pessoal como aluno, nota-se que todos os professores apontaram que a contribuição do curso para a sua formação docente foi satisfatória e importante, como pode ser visto no gráfico a seguir:

Gráfico 5 - Participação pessoal como aluno

Fonte: elaboração própria.

Didática Domínio dos conteúdos Compromisso com as atividades realizadas 5 5 5 5 5 5 Satisfação Importância Participação pessoal nas discussões em aulas presencial Participação pessoal nas discussões na plataforma digital Realização das atividades práticas Colaboração entre os colegas do curso e a pesquisadora Contribuição para formação docente 4,2 4,6 4,8 4,7 5 4,5 4,7 5 4,7 5 Satisfação Importância

Percebe-se que alguns professores colocaram que poderiam ter participado mais nas discussões em sala e na plataforma digital.

Cinco participantes (P2, P7, P10, P13, P16) fizeram comentários e sugestões frente ao curso no campo “sugestões” e “comentários” do questionário de validade social. A maioria dos apontamentos foi de cunho positivo, de satisfação com o curso e de que foram adquiridos novos conhecimentos sobre a classe hospitalar, principalmente pela troca de experiências entre os professores de classe hospitalar e os demais profissionais. Confira nos comentários a seguir:

Foi de extrema importância o curso pois não tinha a noção de como era a Classe Hospitalar, tive a matéria na Faculdade mas nada como os relatos de experiência das amigas que trabalham no Classe Hospitalar. Amei o Curso e a Professora também (P7, questionário de validade social)

Tirou minhas dúvidas a respeito da classe hospitalar e mostrando a realidade de como é trabalhar na classe hospitalar (P10, questionário de validade social).

Este curso me trouxe significados construtivos para minha formação na área do conhecimento, me possibilitou trabalhar com conteúdo específicos e atividades diferenciadas, atraindo assim a participação do aluno (P16, questionário de validade social).

O curso por ser em pouco tempo foi suficiente para a professora transmitir conhecimentos e esclarecer dúvidas a respeito da Classe Hospitalar, com certeza contribuiu para a minha formação docente (P2, questionário de validade social).

Outra questão apontada refere-se à questão do manuseio da plataforma digital. Alguns participantes alegaram que o manuseio da plataforma foi complexo, dificultando o acesso aos materiais. O que pode visto no comentário a seguir:

Fazer uma pequena formação sobre a plataforma virtual no primeiro encontro e disponibilizar os conteúdos em alguma outra parte da plataforma para que fique mais fácil de ‘achar’ (P13, questionário de validade social).

Das questões aplicadas no último encontro presencial, e que foram respondidas de forma oral e coletiva, percebeu-se que a maioria dos professores citou que o curso contribuiu para sua formação e trouxe conhecimentos para sua prática pedagógica.

Foi posto por uma participante que a formação oferecida na plataforma não foi satisfatória devido à falta de interação entre os participantes e à falta de tempo para realizar as atividades. Em contrapartida, quatro professores discordaram desse apontamento, como verificado nas falas abaixo:

Eu vou falar por mim, eu acho assim, uma parte foi muito boa, mas a digital, a on-line, eu acho que ficou a desejar, porque não há uma troca entendeu, todos aqui não têm tempo no computador, igual ao meu caso lá quando eu respondi, quando eu tinha um tempinho dentro da escola, eu vou lá e respondo (P20, encontro presencial). [...] nós temos que tirar pra cumprir on-line, ou no sábado ou no domingo ou no feriado, eu acho que nessa parte não foi falha, na minha opinião, foi completo ‘tá’, porque, outra coisa a [...] da espaço, quem não consegue em uma semana, faz na outra, então (P21, encontro presencial).

Mas eu percebi isso, as meninas discutindo as coisas que eu comentei, eu acho que teve sim essa troca (P17, encontro presencial).

Ferreira, Corrêa e Behrens (2018), ao realizarem uma formação on- line com professores de classes hospitalares, também constataram algumas dificuldades apontadas pelos participantes, principalmente no que se refere à falta de tempo e de motivação para a realização das atividades propostas. Contudo, os autores afirmam que a Educação a Distância tem se mostrado eficaz, principalmente no que tange à formação continuada. Ademais, é preciso traçar um curso de acordo com o perfil dos participantes, sendo de extrema importância que eles tenham familiaridade com o ambiente virtual.

Outro ponto que pode ser destacado na fala das professoras, foi a dificuldade em manusear a plataforma on-line do Google Classroom, como pode ser conferido no excerto a seguir.

Eu acho que esse aplicativo era novo ‘pra’ todo mundo, a forma da organização do aplicativo era um pouco difícil, mas eu acho que é uma questão da gente se adaptar, foi uma novidade pra todo mundo (P12).

De forma geral, a partir dos questionários respondidos pelos professores e pelas falas no último encontro presencial, o curso de formação colaborativa atingiu os objetivos propostos. Foi visto de forma positiva pelos participantes, apesar da indicação de alguns ajustes para futuros cursos de

formação colaborativa, principalmente no que se refere ao uso da plataforma digital.

Documentos relacionados