• Nenhum resultado encontrado

O programa funciona até um certo limite da percentagem dos veículos elétricos no parque automóvel, devido às restrições da capacidade do parque produtivo. De facto, verificou-se que o programa não funciona corretamente para taxas de penetração de veículos elétricos superiores a 10%.

Este limite é muito superior ao valor das taxas de penetração de veículos elétricos utilizadas neste trabalho, pelo que se conclui que o programa funciona corretamente no decorrer do estudo realizado.

5.6 - Sugestões de Melhoramento

Qualquer programa desenvolvido pode ser melhorado e o programa desenvolvido para a realização deste estudo não é uma exceção a essa regra. Existem vários aspetos que podem vir a ser melhorados, especialmente se se pretender, no futuro, que o programa sirva para realizar simulações para outros anos que não o de 2020. Neste sentido, é de realçar que, apesar de não estar automaticamente adaptado a essas possíveis alterações, o programa foi construído de modo a ser fácil e intuitivo proceder a mudanças, caso seja necessário.

Uma mudança que poderia vir a ser implementada reside no facto de estender as funcionalidades deste programa a simulações para horizontes temporais mais longínquos que 2020, como por exemplo, o ano de 2030, visado em vários estudos consultados no decorrer deste estudo [27]. Para que essa mudança seja possível bastará:

 Alterar, no ficheiro “.xlsx” correspondente aos valores do aumento de carga para 2020, os valores atuais pelos valores previstos para o crescimento da carga em 2030, tendo apenas o cuidado de não alterar a estrutura dessa folha de cálculo;

 Proceder-se a ligeiras alterações no excerto de código referente à expansão do parque produtor de 2011 para 2020 (apresentado anteriormente), de tal forma que esse código passe a abranger as expansões da capacidade instalada prevista para 2030. Neste caso, será necessário proceder-se a alterações no valor da quantidade de energia das propostas existentes e nos preços das mesmas. Estas alterações serão de fácil aplicação;

88 Introdução

 Verificar-se a viabilidade do funcionamento do algoritmo de determinação das condições de mercado face a essas alterações, especialmente no que toca ao passo de pesquisa da interseção das curvas de oferta e procura.

Uma outra mudança que poderá vir a ser incluída reside na expansão da capacidade de o programa proceder à simulação de vários cenários para vários anos. Nesse caso, será necessário realizar as alterações anteriormente mencionadas, acrescentando um botão que permita ao utilizador escolher o ano de estudo. Para além disso, será necessário um cuidado extra na aplicação das alterações mencionadas para o caso de se pretender simular o ano de 2030. Nomeadamente, em vez de se proceder a substituições no ficheiro “.xlsx”, há que colocar nele os dados referentes aos novos anos, dotando o programa de capacidade de procura desses novos dados, através, por exemplo, de uma variável que, em função do ano pretendido, procure em colunas e linhas pré-definidas desse ficheiro. O mesmo se pode aplicar à expansão da capacidade instalada do parque produtor, escolhendo-se a capacidade necessária em função do ano escolhido pelo utilizador. À semelhança das alterações anteriores, estas, caso sejam necessárias no futuro, serão de aplicação relativamente simples, não implicando alterações estruturais no código do programa.

Um aspeto que poderá vir a ser melhorado no programa desenvolvido reside exatamente no problema da expansão da capacidade instalada do parque produtor. Atualmente, estes dados estão a ser implementados diretamente no código do programa, o que tem vantagens e desvantagens. Por um lado, torna mais simples e rápida a utilização do programa, não sendo necessário que o utilizador se preocupe com os dados relativos à expansão do sistema eletroprodutor. Por outro lado, o ambiente de simulação perde flexibilidade, uma vez que simula o mercado num determinado ano futuro, sem permitir que o utilizador “dite” as regras desse mercado. De facto, esta será a maior contrariedade do programa desenvolvido: a forma como se optou por simular condições futuras do mercado de eletricidade, através de rácios de produção disponível, em função de dados históricos, e através da determinação de possíveis valores dos preços das propostas, em função de previsões da evolução e algumas commodities e de um caráter de aleatoriedade. Para evitar este problema, uma proposta de melhoramento poderá passar pelo pedido ao utilizador, através de uma tabela editável, de todas as novas propostas de energia pretendidas para o ano de estudo. Essa tabela recolheria, não só, o valor da energia correspondente às propostas, mas também o valor do preço das mesmas. De modo a não tornar desgastante o uso deste programa, dever-se-ia exigir ao utilizador um, ou no máximo dois, cenários de propostas: um para o inverno e outro para o verão, por exemplo. Desta forma, tornar-se-ia possível a inserção de propostas de venda de energia tendo em conta a influência meteorológica na produção de energia elétrica, sem se ter que exigir ao utilizador o fornecimento de novas propostas de venda diárias ou horárias para todos os dias do ano de estudo.

Depois de se ter identificado o caso especial descrito no ponto 5.3.11, foi pensada a solução que foi implementada e descrita nesse mesmo ponto. Porém, dado o pouco rigor dessa mesma solução, procurou-se identificar uma outra solução. A mesma passaria por intervir no código do programa, assim que se identificasse uma “situação 0”. As alterações passariam por ler o ficheiro do OMIE e acrescentar, na última posição do vetor da carga, um ponto que intersetaria o eixo xx. Desta forma, garantia-se que existiria a interseção da curva de oferta com a curva da procura, permitindo assim que o algoritmo de base do programa aqui desenvolvido funcionasse corretamente.

89

Um outro aspeto que poderá vir a ser melhorado está associado à rapidez de execução do programa. Para tal, será necessário realizar um estudo mais aprofundado de técnicas computacionais, nomeadamente de alocação de memória e de estruturação do código. Neste último ponto, realça-se a possibilidade de vir a substituir excertos de código repetidos por funções que o realizem, poupando-se, dessa forma, espaço de memória e melhorando a performance do programa.

Por fim, destaca-se que, para futuras utilizações, convirá fazer uma revisão do algoritmo que está na base deste programa: o algoritmo de determinação dos resultados do mercado. De facto, esse algoritmo apresentou várias falhas no decorrer do desenvolvimento deste programa. Para além disso, ressalva-se que o algoritmo em causa não é o melhor para suportar tantas alterações como aquelas que foram necessárias realizar para um estudo de simulação deste tipo. Isto é, verificou-se e demonstrou-se que existiram várias dificuldades na construção do programa no que toca ao acrescento de informação para o ano de estudo (2020), quer ao nível da carga, quer ao nível da produção. Realça-se ainda a grande dificuldade em retirar propostas consideradas no ao base, mas que se poderá admitir não virem a estar presentes em 2020.

91

Capítulo 6

Impacto dos Veículos Elétricos nos

Preços da Eletricidade e nos Diagramas

de Carga em 2020