• Nenhum resultado encontrado

Valores e princípios que orientam a prática de enfermagem

CAPITULO I- ENQUATRAMENTO TEÓRIO

1.8 Valores e princípios que orientam a prática de enfermagem

Valores são padrões sociais aceites pelos indivíduos e dependem, geralmente, da cultura ou princípios de cada indivíduo. Cada um tem os valores que adquire ao longo da sua vida.

E de acordo com Ross (2001, p. 49) “valor é algo que possa ser observado, que tenha significado para um grupo social e com relação ao qual se possa tomar uma atitude e na mesma linha de pensamento Spranger (1928, p. 38) afirma que “os valores são um conjunto de gostos, pontos de vista, preferências internas, julgamentos racionais e irracionais, preconceitos e padrões da associação que determinam a visão de um mundo e de um individuo”.

41 Valores são crenças que os indivíduos levam para o resto da vida e afirma Rokeach (1973, p.56) que “valor é uma crença duradoura na qual do modo específico de conduta de estado final de existência é pessoal, ou ainda socialmente preferível a um modo de conduta”.

Os valores podem ser negativos ou positivos dependendo da forma como o individuo os usa e, segundo Hofstede (2001, p. 67) “são sentimentos orientados com lado positivo ou negativo, bom ou mau, limpo ou sujo, racional ou irracional. Havendo uma diferença entre o comportamento real e o desejado, as pessoas agem para alcançar o que desejam, ou seja os valores vinculam-se ao desejo”.

E desta forma afirma Rohan (2000, p. 255) que “os valores são a melhor forma de viver equilibrando o que as pessoas buscam pelo que é desejável pela sociedade e o que elas desejam para elas, os valores são a busca constante do equilíbrio entre o desejado e o desejável”.

E para Schwvartz in Ross (2001, p. 53) “os valores são como metas que podem motivar a acção.” O individuo não nasce com valores, ele os vai adquirindo durante a sua vida podendo ser elas positivas ou negativas.

Taylor (2007, p.s./p) “define valor como uma crença, sobre a importância de alguma coisa, sobre o que é relevante, como uma directriz para orientar o comportamento de alguém. Valores são tudo aquilo que merece ser desejado como a saúde, riqueza, educação, felicidade, entre outros”.

E de acordo com Taylor (2007, p/s) “os enfermeiros entendem como os valores dos doentes e os seus próprios dão forma às interações enfermeiro - doente e os que desenvolvem de forma continua a sensibilidade e as dimensões éticas da prática de enfermagem estão mais capacitados para prestar um cuidado e defender seus doentes”.

E na perpectiva de Costa (2007,s/p) “valores são características da organização que constituem virtudes qualidades e méritos considerados importantes para o cumprimento da missão e para perenizar os princípios”. Os valores devem ser preservados e estimulados, para que haja uma boa prática de enfermagem.

E acrescenta Tamayo (1998, p. 52) que (…) valor diz respeito à oposição que o ser humano estabelece entre o principal e o secundário, entre o essencial e o acidental, entre o

42 desejável e o indesejável, entre o significante e insignificante, ela expressa a ausência de igualdade entre as coisas, os fatos, os fenómenos ou ideias”.

1.9.1 Tipos de valores

Não se pode falar em valores sem se debruçar sobre os tipos de valores uma vez que é um dos conceito chave a aprofundar no enquadramento

Segundo Taylor (2007, p/s) “os tipos são: altruísmo, autonomia, dignidade humana, integridade, justiça social”. Já para Regina (2009, s/p) os tipos de valores são valores materiais, valores estéticos, valores morais e valores religiosos”.

Para essa mesma autora Regina (2009, s/p):

“valores matérias são aqueles que satisfazem directamente as necessidades do nosso corpo. Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos por exemplo ninguém vive. Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos. Valores estéticos referem ao nosso gosto em relação à beleza. São os valores de expressão. Exemplo: belo, feio, sublime, harmonia. Valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade. Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens. Deus é um valor supremo”.

Os valores e os princípios éticos orientam as práticas, pois levam a reflexões e desenvolvimento de ações que garantem uma boa pratica clínica Segundo Zoboli e Schveitzer (2013, p.2):

“ (…) a enfermagem é uma profissão dinâmica, sujeita a constantes transformações e à incorporação de reflexões e acções sobre novos temas e problemas, mas sempre se guiando pelo princípio ético de manter ou restaurar a dignidade em todos os âmbitos da vida, para isso, os enfermeiros necessitam desenvolver visão compreensiva e interativa das questões sociais e da saúde, em consonância com a complexidade dessas áreas e as pluridades da sociedade atual”.

Esses mesmos autores complementam que “para responder à finalidade social da prática e interligar os elementos técnico e ético do cuidado de enfermagem, é preciso que o enfermeiro conjugue, no quotidiano do trabalho, princípios e valores com competência técnica, numa atmosfera de corresponsabilização e acolhimento” (Ibidem).

43 Os enfermeiros tem de cuidar do doente oferecendo-os a ele respeito, compressão atenção e entre outros e de acordo Zoboli1e Schveitzer (2013,p.2) afirmam que:

“isso requer dos enfermeiros sensibilidade humana que se manifesta no interesse, respeito, atenção, compreensão, consideração e afeto pelo outro e pela comunidade. Também implica engajamento político na transformação do que é incompatível com a dignidade do ser humano, a fim de eliminar as desigualdades desnecessárias, evitáveis e fomentar o que faz viver bem e com qualidade. O compromisso é o âmago das práticas sociais. Nele, estão os valores balizadores da prática, como imagens-objetivo a serem concretizadas, em maior ou menor medida, nas atividades de cada prática (4). Na enfermagem, esse compromisso é de cuidado e cria o apelo ético de responsabilização radical na promoção da pessoa, respeitando e fomentando sua autonomia, cidadania, dignidade e saúde. Na prática profissional, os valores constituem eixos em torno dos quais giram suas atividades e espirala sua excelência. Por serem construções, os valores de uma prática social precisam ser compreendidos por meio de olhares interpretativos de sua história e abertos para a realidade atual e desafios futuros”.

Através de reflexões consegue-se ter a percepção de como são desenvolvidas as ações, consegue-se identificar os problemas e arranjar estratégias para evitar que tais acontecimentos voltem a acontecer e prevenir outras situaçoes que possam surgir.

1.9 Diagnósticos e intervenções de enfermagem (NANDA e NIC) para o

Documentos relacionados