• Nenhum resultado encontrado

Valores do sistema do IBM i

No documento IBM i Access for Windows: Administração (páginas 67-70)

Conheça os valores de sistema que são importantes em ambientes de cliente/servidor.

Um valor de sistema contém informações de controlo que fazem funcionar determinadas partes do sistema. O utilizador pode alterar os valores de sistema de modo a definir o ambiente de trabalho. Exemplos de valores de sistema são a data do sistema e a lista de bibliotecas.

Existem muitos valores de sistema. Os valores que se seguem revestem-se de particular interesse num ambiente de cliente/servidor.

QAUDCTL

Controlo de auditoria. Este valor de sistema contém os parâmetros de ligar (on) e desligar (off) para a auditoria de nível de objectos e utilizadores. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito imediato.

executa se ocorrerem erros quando uma entrada do diário de auditoria estiver a ser enviada pelo diário de auditoria de segurança do sistema operativo. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito imediato.

QAUDFRCLVL

Forçar diário de auditoria. Este valor de sistema especifica o número de entradas do diário de auditoria que podem ser escritas no diário de auditoria de segurança antes de os dados da entrada de diário serem forçados para a memória auxiliar. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito imediato.

QAUDLVL

Nível da auditoria de segurança. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito imediato para todos os trabalhos que estiverem em execução no sistema.

QAUTOVRT

Determina se o sistema deverá criar automaticamente dispositivos virtuais. É utilizado com a passagem de estação de visualização e sessões de Telnet.

QCCSID

O identificador do conjunto de caracteres codificados, que identifica: v Um conjunto específico de identificadores do esquema de codificação v Identificadores do conjunto de caracteres

v Identificadores da página de códigos

v Informações adicionais relacionadas com códigos que identificam de forma exclusiva a representação de caracteres gráficos codificados necessária ao sistema

Este valor baseia-se no idioma que está instalado no sistema. Determina se os dados deverão ser convertidos para um formato diferente antes de serem apresentados ao utilizador. O valor assumido é 65535, o que significa que estes dados não são convertidos.

QCTLSBSD

A descrição do subsistema de controlo

QDSPSGNINF

Determina se o ecrã de informações de início de sessão é apresentado após o início de sessão, com a utilização das funções da emulação 5250 (função de estação de trabalho, PC5250).

QLANGID

O identificador de idioma assumido para o sistema. Determina o CCSID assumido para um trabalho de utilizador, se o CCSID do trabalho for 65535. Os clientes e servidores utilizam este valor de CCSID de trabalho assumido para determinar a conversão correcta para os dados que são trocados entre o cliente e o servidor.

QLMTSECOFR

Controla se um utilizador com autoridade especial sobre todos os objectos (*ALLOBJ) ou de serviço (*SERVICE) pode utilizar algum dispositivo. Se este valor for definido como 1, todos os utilizadores com as autoridades especiais *ALLOBJ ou *SERVICE terão de ter autoridade *CHANGE específica para utilizar o dispositivo.

Este facto afecta os dispositivos virtuais para a emulação 5250. O valor fornecido é 1. Se pretender que os utilizadores autorizados iniciem sessão nos PCs, terá de lhes conceder

autoridade específica para o dispositivo e controlador que o PC utiliza ou alterar este valor para 0.

QMAXSIGN

Controla o número de tentativas de início de sessão sem êxito consecutivas executadas pelos utilizadores locais e remotos. Assim que for atingido o valor QMAXSIGN, o sistema determina a acção com o valor de sistema QMAXSGNACN.

Se o valor QMAXSGNACN for 1 (desactivar dispositivo), o valor QMAXSIGN não afecta um utilizador que introduza uma palavra-passe incorrecta no PC quando iniciar a ligação.

Este é um risco de segurança potencial para os utilizadores de PCs. O QMAXSGNACN deveria ser definido como 2 ou 3.

QMAXSGNACN

Determina o que o sistema faz quando é atingido o número máximo de tentativas de início de sessão em qualquer dispositivo. Pode especificar 1 (desactivar dispositivo), 2 (desactivar o perfil do utilizador) ou 3 (desactivar dispositivo e o perfil do utilizador). O valor fornecido é 3.

QPWDEXPITV

O número de dias durante os quais uma palavra-passe é válida. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito imediato.

QPWDLMTAJC

Limita a utilização de números adjacentes numa palavra-passe. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma palavra-passe for alterada.

QPWDLMTCHR

Limita a utilização de certos caracteres numa palavra-passe. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma palavra-passe for alterada.

QPWDLMTREP

Limita a utilização de caracteres repetidos numa palavra-passe. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma palavra-passe for alterada.

QPWDLVL

Determina o nível do suporte de palavras-passe para o sistema, o qual inclui o comprimento de palavra-passe suportado, o tipo de codificação utilizada para palavras-chave e se as

palavras-passe do IBM i NetServer para os clientes do Windows são removidas do sistema. As alterações a este valor de sistema têm efeito no próximo IPL.

QPWDMAXLEN

O número máximo de caracteres numa palavra-passe. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma palavra-passe for alterada.

QPWDMINLEN

O número mínimo de caracteres numa palavra-passe. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma palavra-passe for alterada.

QPWDPOSDIF

Controla a posição dos caracteres numa nova palavra-passe. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma palavra-passe for alterada.

QPWDRQDDGT

Requer um número numa nova palavra-passe. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma palavra-passe for alterada.

QPWDRQDDIF

Controla se a palavra-passe tem de ser diferente das anteriores.

QPWDVLDPGM

O nome e a biblioteca do programa de validação de palavras-passe que são fornecidos pelo sistema de computador. Podem ser especificados um nome de objecto e um nome de biblioteca. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito da próxima vez que uma

palavra-passe for alterada.

QRMTSIGN

Especifica como o sistema trata pedidos de início de sessão remotos. Uma sessão de TELNET é, na realidade, um pedido de início de sessão remoto. Este valor determina várias acções, que são as seguintes:

v '*FRCSIGNON': Todas as sessões de início de sessão remoto têm de executar o procedimento de início de sessão normal.

v '*SAMEPRF': Para a passagem de estação de visualização ou função de estação de trabalho 5250, quando os nomes dos perfis de utilizador origem e destino são iguais, o início de sessão pode ser ignorado para tentativas de início de sessão remotas. Ao utilizar a TELNET, o início de sessão pode ser ignorado.

v '*VERIFY': Após verificar se o utilizador tem acesso ao sistema, o sistema permite que o utilizador ignore o início de sessão.

v '*REJECT': Não permite início de sessão remoto para a passagem de estação de visualização ou função de estação de trabalho 5250. Quando QRMTSIGN é definido como *REJECT, o

utilizador ainda pode iniciar sessão no sistema utilizando TELNET. Estas sessões executarão o processamento normal. Se pretender rejeitar todos os pedidos de TELNET para o sistema, termine os servidores de TELNET.

v 'biblioteca de programa': O utilizador pode especificar um programa e biblioteca (ou *LIBL) para decidir quais as sessões remotas permitidas e que perfis de utilizador podem iniciar sessão automaticamente a partir de que localizações. Esta opção só é válida para passagem. Este valor também especifica um nome de programa a executar que determina que sessões remotas deverão ser permitidas.

O valor fornecido é *FRCSIGNON. Se pretender que os utilizadores possam usar a função ignorar início de sessão do emulador 5250, altere este valor para *VERIFY.

QSECURITY

Nível de segurança do sistema. As alterações efectuadas a este valor de sistema têm efeito no próximo IPL.

v 20 significa que o sistema requer uma palavra-passe para início de sessão.

v 30 significa que o sistema requer segurança de palavras-passe no início de sessão e segurança de objectos em cada acesso. Tem de ter autoridade para aceder a todos os recursos do sistema. v 40 significa que o sistema requer segurança de palavras-passe no início de sessão e segurança

de objectos em cada acesso. Os programas que tentarem aceder a objectos através de interfaces não suportadas falharão.

v 50 significa que o sistema requer segurança de palavras-passe no início de sessão e os utilizadores terão autoridade para aceder aos objectos e recursos do sistema. A segurança e integridade da biblioteca QTEMP e dos objectos do domínio do utilizador são impostas. Os programas que tentarem aceder a objectos através de interfaces não suportadas ou que tentarem passar valores de parâmetros não suportados para interfaces suportadas falharão.

QSTRUPPGM

O programa que é executado quando o subsistema de controlo ou o sistema é iniciado. Este programa executa funções de configuração como, por exemplo, iniciar subsistemas.

QSYSLIBL

A parte da lista de bibliotecas relativa ao sistema. Esta parte da lista de bibliotecas é pesquisada antes de qualquer outra parte. Algumas funções de cliente utilizam esta lista para procurar objectos.

No documento IBM i Access for Windows: Administração (páginas 67-70)