• Nenhum resultado encontrado

Os resultados estatísticos obtidos na turma 1 indicaram uma evolução no sentido positivo nas perceções dos alunos em relação aos itens: “Os meus professores de ciências estimulam-me a apresentar as minhas opiniões”, “Os meus professores de ciências respeitam as minhas opiniões”, “Sinto-me livre para apresentar as minhas opiniões, mesmo quando são diferentes da maioria dos meus colegas.” e “Sou encorajado a fazer perguntas”, uma vez que, a significância do teste-U de Mann-Whitney foi de 0,006, 0,004, 0,010 e 0,017, respetivamente, todos eles menores do que 0,05.

Na turma 2, os resultados estatísticos, indicaram terem ocorrido mudanças significativas, no item “Os meus professores de ciências respeitam as minhas opiniões”, uma vez que, a significância foi de 0,037 e, portanto, menor do que 0,05. Nos restantes itens anteriormente referidos não se verificaram evoluções significativas.

106

Apresenta-se no Quadro 5.10, os itens em análise e os valores de significância obtidos para as duas turmas.

Quadro 5.10 – Itens do questionário e significância nas turmas 1 e 2, na categoria, Valorização das intervenções.

Item do questionário Turma 1 Turma 2 Os meus professores de ciências estimulam-

me a apresentar as minhas opiniões  = 0,006  = 0,465 Os meus professores de ciências respeitam

as minhas opiniões.  = 0,004  = 0,037 Sinto-me livre para apresentar as minhas

opiniões, mesmo quando são diferentes da maioria dos meus colegas.

 = 0,010  = 0,245 Sou encorajado a fazer perguntas  = 0,017  = 0,505

Como já foi referido, em torno da problemática da poluição das águas na localidade onde se situa a escola e sobre a eventual liberalização da comercialização de sementes transgénicas, na Europa, ocorreram discussões e situações em que os alunos apresentaram as suas ideias e defenderam os seus pontos de vista, revelando o que cada um pretendia para a região onde vive. Nestas situações, é fundamental que o professor incentive e valorize as intervenções dos alunos e os convide a participarem ativamente na discussão destes assuntos, apresentando as suas ideias, e encorajando-os a fazerem perguntas.

As notas de campo demonstram que durante as aulas se criaram situações em que os alunos se sentiram à vontade para emitirem as suas opiniões:

A Liliana disse na turma que a aldeia onde vive tem uma ETAR que não funciona. Os alunos discutem uns com os outros a qualidade das águas (ribeiras, riachos) dos sítios onde vivem. O Nuno quis saber, porque existem águas engarrafadas se existe uma ETA? Perguntou quem trata a água que vem de Monchique em garrafões?

(Notas de campo, turma 1, tarefa de investigação 1)

A realização de debates ocasionou situações de discussão de ideias. Nas notas de campo comparece que os alunos se sentiram à vontade para as exporem. Apresenta-se um exemplo que o reitera:

107

Um debate muito giro, muito animado e com argumentos acertados (na T1 não consegui fazer passar a ideia em que consistiam estes debates…e acabei por não o fazer com esta turma!). O Sérgio que defendia a posição, Procidadão, argumentou que, ”se as sementes transgénicas são assim tão boas porque precisam de contratos de exclusividade?” outro argumento pertinente, “A doença sai cara. […]. Noto uma evolução ao nível da realização das tarefas e na comunicação oral e cooperação

(Notas de campo, turma 2, tarefa de investigação 6)

As respostas às entrevistas permitiram corroborar que os alunos são incentivados a defender as suas opiniões nas aulas de ciências. Apresentam-se as respostas dos alunos, quando se lhes perguntou, quais as atividades onde foram incentivados a defender opiniões sobre situações problema.

Aluno 17 – da ETAR … (localização da ETAR)

Aluno 18 – na da água … de um jardim ao pé da ribeira de Cobres e as pessoas queriam lá passear e não podiam porque depois cheirava mal (localização da ETAR ao pé da Ribeira de Cobres).

Aluna 20 – esta aqui do, Vamos semear, (aponta para a tarefa das sementes transgénicas).

Aluno 17 –a última (refere-se aos cuidados de segurança na cozinha),

Aluna 19 – a última,

Aluna 15 – do fogo, como a Liliana disse. (Entrevista em grupo focado, turma 1)

As entrevistas que os alunos realizaram durante as visitas de estudo incentivaram-nos a fazer perguntas. Apresentam-se os resultados que comprovam essas situações.

108

Figura 5.2 - Entrevista ao técnico da rádio durante a visita de estudo à rádio local

A elaboração de um guião de uma entrevista para realizarem na visita de estudo à estação de tratamento de águas, corrobora que os alunos foram encorajados a fazerem questões.

(RE, T1, Q3 e Q4) Assim, é de inferir que as situações vividas pelos alunos nas aulas de ciências se encontram na base dos resultados obtidos nos questionários

109

Raciocínio

Os resultados estatísticos obtidos na turma 1 indicaram uma evolução no sentido positivo nas perceções do alunos em relação aos itens “Realizo atividades interessantes”, e “Realizo atividades que me fazem pensar bastante”, uma vez que, a significância do teste-U de Mann-Whitney foi de 0,017 e 0,020, respetivamente, e portanto, menores do que 0,05.

Na turma 2, os resultados estatísticos, indicaram terem ocorrido mudanças significativas, no item “Realizo atividades interessantes”, uma vez que, a significância foi de 0,047, e portanto, menor do que 0,05. No outro item não se verificaram evoluções significativas, visto que a significância foi superior a 0,05.

Apresenta-se no Quadro 5.11, os itens em análise e os valores de significância obtidos para as duas turmas.

Quadro 5.11 – Itens do questionário e significância nas turmas 1 e 2, na categoria, Raciocínio.

Item do questionário Turma 1 Turma 2 Realizo atividades interessantes  = 0,017  = 0,047 Realizo atividades que me fazem pensar

bastante  = 0,020  = 0,625 As tarefas de investigação baseiam-se na resolução de problemas, apelando ao raciocínio. Estas tarefas desafiam os alunos e motivam-nos para a aprendizagem, uma vez que, são os próprios a terem que procurar as soluções, envolvendo-os ativamente no processo de aprendizagem.

As respostas à entrevista em grupo focado, quando se perguntou aos alunos, que situações problema abordaram nas aulas de ciências, relacionadas com as questões CTSA, corroboram que os alunos se envolverem na resolução de problemas.

[…]

Sofia – poluir o ambiente,

Nuno – aquilo que vai para a água (refere-se aos adubos agroquímicos).

Professora investigadora […] A Mafalda não tinha uma grande questão a resolver? […]

110

Rúben – do adubo,

Milene – da água, de transportar a água, Rúben – das sementes,

Nuno – e do fogo também …, Fábio – a do fogo,

Liliana – das terras. Sérgio – de lavrar a terra.

Professora investigadora - E qual era o problema? Simone – As cunhas …

Milene – as sementes, era por causa das transgénicas e das normais, como era … se rendia mais semear com sementes normais ou com transgénicas.

Rúben – as transgénicas crescem mais depressa (risos). (Entrevista em grupo focado, turma 1)

Os resultados dos alunos nas tarefas de investigação, também corroboram que foram colocados em situações de aprendizagem que apelam ao raciocínio.

(RE, T1, Q1) A questão colocada desafia os alunos a procurarem as soluções, colocando-os em situações de aprendizagem mais interessantes e motivadoras.

111

O resultado apresentado reitera que as tarefas de investigação se baseiam num ensino centrado na resolução de problemas, envolvendo os alunos nas suas aprendizagens e contribuindo para o desenvolvimento de competências de raciocínio.

112

Iniciativas que os alunos consideraram que podem

Documentos relacionados