• Nenhum resultado encontrado

EXPLICAÇÃO DOS SÍMBOLOS

VANTAGENS DA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS NUM CONGELADOR NO FROST

A vantagem mais importante do sistema de circulação forçada de ar é a ausência total de formação de gelo nas paredes do congelador.

O ar frio proveniente do evaporador é distribuído no interior do congelador por uma ven- toinha.

O evaporador recolhe a humidade do ar, a qual, em seguida, é automaticamente evacua- da do aparelho. A tecnologia Frost Free reduz a humidade existente no congelador o que traz várias vantagens importantes:

a) Não é necessário descongelar o compartimento.

b) A temperatura no interior do congelador é distribuída de modo uniforme; além disso, graças ao arrefecimento mais rápido dos alimentos, estes são conservados nas melhores condições possíveis.

c) Devido à ausência de gelo, as embalagens que contêm os alimentos não se colam umas às outras, pelo que se torna mais fácil retirar a embalagem pretendida do con- gelador.

d) É muito fácil tirar os cubos de gelo dos respectivos tabuleiros; além disso, poderá igualmente guardar uma maior quantidade de cubos de gelo, para o que lhe bastará retirar os cubos do respectivo tabuleiro e guardá-los numa caixa. Desta forma, poderá voltar a encher o tabuleiro de água para formar novos cubos de gelo.

No interior do frigorífico, a conservação dos alimentos é assegurada pela tecnologia tra-

dicional; na verdade, nesta zona do frigorífico a humidade é mantida num nível mais ele-

vado para que as frutas e os legumes possam ser conservados em perfeitas condições.

COMPARTIMENTO CONGELADOR

O compartimento com o símbolo permite o congelamento de uma dada quantida-

39

de de alimentos frescos perante uma temperatura ambiente não superior a +32°C. A quantidade de alimentos que podem ser congelados em 24 horas à temperatura ambien- te de +25°C está indicada na placa de características do aparelho. Além do congelamen- to de alimentos frescos e da conservação de alimentos congelador, o compartimento congelados permite ainda produzir cubos de gelo.

Os alimentos podem ser livremente dispostos no interior do congelador, pois a distri- buição do ar frio processa-se de forma uniforme. Nos modelos dos combinados, no com- partimento da zona inferior do congeador está presente uma secção de duas estrelas.

Modelos com dispositivo de produção de gelo

O dispositivo de produção de gelo é colocado na parte superior, do lado esquerdo sendo acessível quando a porta escamoteável do compartimento fica toralmente escondida. Os cubos de gelo são colocados numa caixa situada por baxio deste dispositivo. Esta pode ser removida para se retirarem os cubos de gelo. Quando a caixa está cheia o dispositivo de produção de gelo pára automaticamente. O manual de instruções do dispositivo de produção de gelo contém informações mais detalhadas sobre o seu funcionamento.

Conselhos para um congelamento correcto:

Execute as operações que passamos a descrever 6 horas antes de introduzir os alimen- tos a congelar no congelador:

- Modelo equipado com compartimento congelador na parte de cima: coloque os alimen- tos já congelados na parte inferior do compartimento de congelamento ou nos dois com- partimentos laterais com porta; a parte superior do compartimento servirá para colocar os alimentos a congelar.

Combinação de compartimento frigorífico e de congelamento: o compartimento de con- gelamento encontra-se na parte inferior. A zona de congelamento encontra-se marcada pelo símbolo . Coloque os alimentos, depois de congelados, nos compartimentos de armazenamento, de modo a criar espaço para novos alimentos a congelar.

Como activar a função de congelação rápida:

- Modelo equipado com painel de comandos externo (vide a fig. 2): prima a tecla Super "3" do painel de comandos externo durante cerca de 4 segundos para activar a função de congelação rápida; o indicador luminoso amarelo "2" acende-se para indicar que foi iniciada a fase de congelação. Depois de decorridas 26 horas, a fase de congelação rápi- da interrompe-se automaticamente, sendo retomadas as condições iniciais de funciona- mento (o indicador luminoso amarelo "2" apaga-se).

- Modelo equipado com porta alta (vide a fig. 2a): rode o botão de comando do termóstato para a posição "Super" para activar a função de congelação rápida; no painel de comandos, o indicador luminoso amarelo "2" acende-se para indicar o início da fase de congelação. Depois de decorridas 26 horas, a fase de congelação rápida interrompe-se automaticamente, sendo retomadas as condições iniciais de funcionamento (o indicador luminoso amarelo "2" apaga-se); rode então o botão de comando do termóstato para a posição correspondente a um funcionamento normal (ou seja, uma posição diversa da posição "Super").

COMPARTIMENTO FRIGORIFICO

O espaço disponivel é amplo, e foi concebido de modo a poder ser utilizado da melhor maneira.

DESCONGELAÇÃO

O congelador descongela-se automaticamente sempre que o compressor não estiver a trabalhar. As gotas de água resultantes da descongelação do gelo são recolhidas num

40

recipiente próprio, localizado por cima do compressor, cujo calor gerado provoca a eva- poração da água; é conveniente não colocar alimentos ou recipientes contra o painel de trás.

Modelo com dispensador de liquidos

Alguns modelos estão equipados com dispensadores de líquidos incluindo recipiente, garrafa e grelha de recolha de gotas instalados na parte interior da porta.

Instruções de instalação e utilização do dispensador de líquidos:

1) Fig. 6A - Puxe a pequena grelha "K" para fora até prender e retire o recipiente ''H" da parte interior da porta, erguendo-o.

2) Fig. 6B - Tire o dispensador "Z" do recipiente "H" , aparafuse-o à garrafa e volte a introduzi-lo no recipiente.

3) Fig. 6A - Monte o recipiente "H" na parte de dentro da porta, introduzindo-o nos respectivos dispositivos de fixação com um movimento vertical de cima para baixo e fixe- o à parte interior da porta empurrando a pequena grelha "K" até prender.

4) Fig. 6A - O dispensador está pronto a ser utilizado. Quando se quiser servir da bebida terá de apoiar a borda do copo nas três patilhas e empurrá-lo para cima.

5) Fig. 6A - Limpeza do vão de recolha de líquidos: puxe a pequena grelha "K" até sair, limpe a base do depósito do líquido e volte a colocar a grelha depois de devidamente limpa.

NOTA:Sempre que utilizar prolongadamente o dispensador de líquidos para bebidas

açucaradas, lave-o com água

LIMPEZA

A fim de evitar a formação de cheiros desagradáveis no interior do frigorífico, é acon- selhável limpar o seu interior e as guarnições magnéticas da porta pelo menos duas ou três vezes por ano.

a) Antes de efectuar quaisquer operações de limpeza ou de manutenção desligue sempre o aparelho da rede de alimentação eléctrica retirando a ficha do cabo de ali- mentação da tomada( não basta colocar o botão de comando do termóstato na posição "0"!).

b) Retire do frigorífico todos os alimentos e cubos de gelo.

c) Limpe o interior do frigorífico com água morna na qual tenham sido diluídas uma ou duas colheres de bicarbonato de sódio, enxague e limpe. ATENÇÃO: Nunca utilize detergentes, produtos abrasivos ou solventes para limpar o seu frigorífico.

d) Antes de voltar a introduzir os alimentos no frigorífico ligue-o e deixe-o em funciona- mento durante uma hora, completamente vazio.

e) Limpe o orifício de despejo de água de tempos a tempos servindo-se do acessório apropriado (Fig. 5), deixando-o inclusive dentro do orifício de despejo.

Sempre que o frigorífico tenha de estar grandes períodos de tempo sem funcionar, desli- gue-o da corrente (retirando a ficha da tomada), limpe-o cuidadosamente e deixe-o com as portas entreabertas.

Documentos relacionados