• Nenhum resultado encontrado

Vantagens e desvantagens do biodiesel

Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica

2.1. Biodiesel

2.1.2. Vantagens e desvantagens do biodiesel

O biodiesel, como combustível alternativo em relação ao diesel, apresenta várias vantagens. É derivado de recursos renováveis, existe disponibilidade da matéria-prima necessária à sua produção, reduz a emissão de poluentes para a atmosfera, é biodegradável, sustentável, não tóxico, não requer modificações nos motores para a sua utilização, apresenta boa eficiência de combustão e reduzido teor de enxofre e compostos aromáticos [12,17,25,26].

 Com a produção do biodiesel, matérias-primas como óleos alimentares usados, gorduras animais, etc., podem ser valorizados, sendo uma solução para o tratamento da acumulação deste tipo de resíduos.

 O biodiesel possui cerca de 10% de oxigénio (O2) em peso. O O2 vai melhorar o processo

de biodegradação (degrada-se mais rapidamente do que os combustíveis tradicionais, cerca de quatro vezes mais rápido do que diesel) e aumentar a eficiência da combustão contribuindo para uma queima mais limpa [26,27].

 Em todo mundo circulam milhões veículos que utilizam combustíveis derivados de petróleo, a sua queima contribui muito para a geração de emissões de gasosas, poluindo o meio ambiente (efeito de estufa). O CO2, o CO, o NOx, o SOx, material particulado (PM), e compostos

orgânicos voláteis (COV) são os gases de efeito de estufa atribuídos à causa do aquecimento global [13,17,26]. A utilização do biodiesel num motor de diesel reduz essas emissões em comparação com o diesel mineral, expecto as emissões de NOx aumentam com a concentração

de biodiesel no combustível. Na figura 7 pode observar-se de que forma é que evolui essas emissões com o aumento da percentagem de biodiesel incorporado no combustível [13,17,26].

 O dióxido de carbono é considerado neutro relativamente às emissões, uma vez que o biodiesel é fabricado a partir de matéria vegetal, ou seja biomassa. A biomassa utilizada tem sido focada com fonte de energia alternativa, uma vez que é um recurso renovável e utiliza o CO2

da atmosfera para realização da fotossíntese. Se a biomassa é cultivada de forma sustentada, a sua combustão não tem impacto sobre o balanço de CO2 na atmosfera, porque o CO2 emitido

pela queima da biomassa é compensado pela fixação do CO2 na fotossíntese [1,28]. As plantas

capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em C e O2,

neutralizando suas emissões. Não é o que acontece com os combustíveis fósseis, onde CO2

emitido corresponde a CO2 que foi absorvido e armazenado há milhares de anos [28].

 A diminuição das emissões, especialmente partículas e agentes mutagénicos, permitirá, a longo prazo, minimizar as doenças respiratórias e de foro oncológico, especialmente nas cidades, podendo promover uma melhoria na saúde pública, reduzindo assim as despesas no plano de saúde.

 O biodiesel é um combustível alternativo para substituir o diesel mineral em motores de combustão interna com ignição por compressão (diesel) sem necessidade de alteração do mesmo. O biodiesel pode ser substituído de forma total ou parcialmente no diesel mineral (camiões, tratores, camionetas, automóveis, etc.), sendo o desempenho do motor semelhante [26,27].

 O biodiesel tem melhores características de lubrificação. Esta propriedade pode ajudar a melhorar os injetores, diminuindo o desgaste do motor e aumentando a sua vida útil a longo prazo. Através da realização de distintos ensaios foi possível comprovar que existe uma melhoria

Figura 7 - Resumo da avaliação realizada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos sobre os efeitos do biodiesel na emissão de poluentes em motores de carga pesada. NOX – óxidos de

significativa na capacidade de lubrificação quando o biodiesel é adicionado ao diesel convencional [26].

 Possui baixo risco de explosão, pois necessita de uma fonte de calor superior a 150ºC, sendo menos volátil, tornando-o mais seguro para transportar e para o seu armazenamento [29].  Durante a produção do biodiesel, existe formação de um subproduto, a glicerina, que pode ser valorizada materialmente no mercado dos sabões, ou energeticamente, por intermédio da sua queima em caldeira.

 Os processos de obtenção deste combustível são menos dispendiosos do que os processos utilizados para extrair o petróleo, uma vez que este está a ser encontrado em poços mais fundos, e outros combustíveis fósseis.

 Como é uma indústria em expansão, pode contribuir para a criação de novos postos de

trabalho.

No entanto, o biodiesel apresenta algumas desvantagens em relação aos combustíveis fósseis, nomeadamente poder calorífico mais baixo, um aumento nas emissões de NOx, uma

maior viscosidade, a possibilidade de solidificação a baixas temperaturas, entre outras.

 O biodiesel possui um poder calorífico menor que o diesel de petróleo, logo, o consumo deste combustível será ligeiramente superior ao normal. Esta contrapartida é compensada pelo facto do biodiesel possuir um maior número de cetano, o que significa que tem uma maior eficiência/qualidade de combustão, sendo maior o aproveitamento do seu conteúdo energético [26,27].

 Como é possível verificar-se, por análise da figura 7, existe um pequeno aumento dos níveis de NOx sendo um elemento importante para o efeito de estufa [27].

 A oxidação do biodiesel durante de combustão e o seu armazenamento constitui uma das preocupações em relação à qualidade de biodiesel. Este fenómeno pode danificar o motor, sendo influenciado por vários fatores, incluindo, a luz, a temperatura, os materiais estranhos, os peróxidos, o tamanho da área de superfície entre o biodiesel e o ar [26].

 Há possibilidade de solidificação a temperaturas baixas, podendo provocar entupimentos nas linhas de abastecimento do combustível e filtros, sendo necessária a utilização de anticongelantes em climas frios [17].