• Nenhum resultado encontrado

Vantagens e desvantagens do e-Recruitment

6. Análise e discussão de resultados da avaliação da aplicação

6.1. Aplicação web para recrutadores

6.1.1. Validação qualitativa

6.1.1.2. Vantagens e desvantagens do e-Recruitment

Em relação às vantagens e desvantagens foram encontrados pontos em comum nas vari- adas entrevistas. Ricardo Casaca e Patrícia Maia revelam uma posição muito próxima afirmando Patrícia Maia que as vantagens que identificam são o facto de “ser mais fácil, menos caro e o público alvo é muito superior do que se compararmos, por exemplo, com a publicação de um anúncio no jornal”. Ricardo Casaca confirma adiantando que “hoje em dia, e principalmente na nossa área, as vantagens do recrutamento online são tantas que quase que só compensa colocar online”. No entanto, Patrícia Maia afirma que “de- pende muito da área de negócio” e Rui Afeiteira completa afirmando que “na área das TI é difícil encontrarmos desvantagens, no entanto noutras áreas isso poderá acontecer” e afirma ainda que “para outras áreas devem existir sempre alternativas ao recrutamento online, como os jornais por exemplo”. No entanto, o entrevistado, alerta que uma “des- vantagem do e-Recruitment, é a quantidade enorme de perfis desadequados que recebe- mos, e se não tivermos uma equipa bem formada para a triagem e seleção torna-se com- plicado”. Sandra Delgado concorda afirmando que recebem “uma quantidade enorme de currículos e poucos se enquadram nos requisitos da oferta”.

Também Miguel Silvestre afirma que “a possibilidade de qualquer pessoa se candidatar é trabalho acrescido para os departamentos de recursos humanos que antes de darem seguimento ao processo de recrutamento têm de fazer uma seleção dos perfis que se en- quadram minimamente nos requisitos”. Sara Martins, especifica que “por exemplo no LinkedIn as pessoas, no seu perfil, têm competências que na realidade não as têm” e

67 Patrícia Silva continua, afirmando que “não só no LinkedIn, mas nas outras plataformas, em que as pessoas não têm um perfil, recebemos currículos que não se enquadram mini- mamente”. Ricardo Casaca vai mais longe e afirma que “não atingimos os resultados pretendidos através do recrutamento online devido à enorme quantidade de perfis desa- dequados que recebemos”. Também Miguel Silvestre partilha da opinião que os perfis recebidos que não se adequam às ofertas é uma desvantagem, no entanto, afirma que “depende do anúncio, da área de negócio e da altura do ano”.

Contudo, as pesquisas de potenciais candidatos no LinkedIn revela-se uma vantagem para alguns dos entrevistados. Patrícia Silva afirma que “hoje em dia, através do LinkedIn temos uma grande vantagem que é a pesquisa por competências” com Sara Martins a confirmar que é prática habitual, na Caixa Mágica, a utilização desta plataforma porque “permite uma pesquisa mais detalhada”.

Patrícia Maia, aponta ainda outra vantagem desta rede social no e-Recruitment, que é o facto de “o retorno ser muito mais selecionado, porque à partida as nossas ligações são da nossa área o que torna a pesquisa e o contacto mais fácil”.

Ivânia Capelo também utiliza a rede social para contacto aos potenciais candidatos, no entanto afirma que “não é fácil angariar candidatos através do LinkedIn porque o mer- cado está um pouco saturado. As pessoas estão constantemente a receber mensagens de empresas a convidarem para ir a entrevistas o que leva a que a maior parte das respostas sejam negativas” concluindo que “neste momento sinto que o LinkedIn já não é a melhor plataforma, mas é a forma mais fácil de conseguirmos chegar aos candidatos, porque através do perfil é fácil entrar em contacto. O problema é as pessoas estarem já satura- das”. A opinião é partilhada por Márcia Teixeira que afirma que “a facilidade de con- tactar as pessoas existe em todas as empresas que têm conta na plataforma, por isso os candidatos, da área das TI, hoje em dia recebem mensagens diariamente” e continua afirmando que “muitas vezes não conseguimos as entrevistas com os candidatos porque ou já receberam inúmeros contactos ou já estão inseridos noutros processos de recruta- mento” e finaliza afirmando que “a concorrência é uma desvantagem”. No mesmo se- guimento, Sara Martins afirma que “a grande quantidade de anúncios online faz com que o nosso não se destaque, fique diluído” e completa ao dizer que “num dia publico o anúncio e no dia seguinte este já não aparece nas páginas principais dos portais”.

68 Na opinião de Márcia Teixeira, “a grande vantagem do recrutamento online é o facto de ser imediato e fácil, o que permite maior agilidade em todo o processo de recrutamento” inclusivamente afirma que “se precisarmos de contratar uma pessoa urgentemente po- demos consegui-la no próprio dia”. Miguel Silvestre partilha da mesma opinião afir- mando que “a agilidade e rapidez do processo permite-nos colocar o anúncio e ir avali- ando as candidaturas imediatamente ao recebê-las, fazendo logo uma triagem do que se enquadra e o que não”. No entanto, Miguel Silvestre aponta as falhas técnicas dos portais como desvantagem afirmando “que por vezes necessitamos de publicar anúncios e os portais estão em baixo, quando acontece é uma situação que atrasa todo o nosso pro- cesso, porque não estamos a receber as candidaturas”.

Para finalizar, Rui Afeiteira adianta que “com a evolução das TI, e com a crescente uti- lização da Internet, estamos a providenciar às pessoas as nossas ofertas num ambiente em que as pessoas estão presentes, a web” e vai mais longe, afirmando que “futuramente, penso que o recrutamento poderá estar apenas presente as tecnologias mobile e web, mobile principalmente uma vez que as pessoas hoje em dia quase que utilizam mais o telemóvel do que o computador”.

Documentos relacionados