• Nenhum resultado encontrado

ESCLARECIDO PARA O SUJEITO DE PESQUISA QUE IRÁ AVALIAR OS CRITÉRIOS DE USABILIDADE DO SISTEMA

5 METODOLOGIA DO ESTUDO

5.5 VARIÁVEIS DO ESTUDO

As variáveis que integram o estudo se constituem em variáveis sócio demográficas, variável independente; variáveis dependentes e variáveis qualitativas.

Variáveis sócio demográficas

Para melhor classificar as variáveis quantitativas e qualitativas utilizamos as iniciais para assim classificá-las, VQLN – Variável Qualitativa Nominal, VQLO – Variável Qualitativa Ordinal, VQTC – Variável Quantitativa Contínua, VQTD – Variável Quantitativa Discreta.

Idade dos avaliadores (VQTC): representada pelo número de anos completos do enfermeiro no momento da avaliação do sistema.

Sexo (VQLN): Conjunto de caracteres, estruturais e funcionais, segundo os quais um ser vivo é classificado como macho ou fêmea (WEISZFLOG, 2009). Para este estudo será considerado para fins estatísticos sexo feminino ou sexo masculino.

Tempo de formado (VQTC): representado pelo número de anos completos desde o momento de sua finalização do Curso de Graduação até o momento da pesquisa.

Tempo de Trabalho em Unidade Pronto Atendimento e/ou Unidade de Urgência e Emergência Hospitalar (VQTC): representado pelo número de anos completos na soma dos períodos de trabalho em Unidades de Pronto Atendimento e/ou Unidades de Urgência e Emergência Hospitalar.

Turno de Trabalho (VQLN): período do dia o qual o profissional desenvolve suas atividades na Unidade de Pronto Atendimento – Matutino, Vespertino, Noturno e Matutino e Vespertino.

Carga horária semanal (QVTD): representada pela quantidade de horas trabalhadas no período de uma semana nas instituições as quais possui vínculo empregatício.

Número de vínculos empregatícios (VQTD): representado pelo número de vínculos empregatícios.

Nível de formação dos enfermeiros (VQLN): refere-se ao grau de formação do enfermeiro categorizando em curso graduação, especialização na área de Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, cursos de especialização em outra área de conhecimento da enfermagem, mestrado, doutorado e pós- doutorado.

Nível de formação dos especialistas em programação de sistemas (VQLN): refere-se ao grau de formação do especialista categorizando em curso de graduação, especialização na área de atuação (sistema de informação ou ciências da computação), mestrado e doutorado.

Variáveis Independentes

Processo de Enfermagem Informatizado utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE® Versão 2.0 – registro sistematizado, organizado e computadorizado dos diagnósticos, intervenções e resultados do cuidado de enfermagem de acordo com a CIPE® versão 2.0.  Sistema de Triagem de Manchester® – sistema informatizado

de avaliação e classificação de risco do paciente que procura atendimento aos serviços de urgência e emergência. Este tem como objetivos gerais identificar critérios de gravidade, indicar prioridade clínica e indicar tempo alvo recomendado até a observação médica. Para isso, esse modelo de sistema utiliza uma

escala de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul) que classifica a prioridade clínica até o primeiro atendimento médico. O cliente classificado com a cor vermelha entrará direto para atendimento, pois sua situação é emergente; os clientes com as cores laranja e amarela, muito urgente e urgente respectivamente, poderão esperar de 10 até 50 minutos para serem atendidos; os clientes com as cores verde e azul, com pouca urgência, poderão esperar de 120 a 240 minutos (FREITAS, 1997; FREITAS; SANTOS; MARTINS, 2013). A metodologia do sistema oferece ao triador fluxogramas e discriminadores para auxiliar na tomada de decisão. Salientamos que para este estudo não faremos a definição dos fluxogramas e discriminadores, uma vez que o próprio Sistema já traz os conceitos de cada um desses.

Variável Dependente

Segurança do Paciente: é a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável (WHO, 2011). Para este estudo a segurança do paciente foi avaliada pelos seguintes indicadores: tempo de preenchimento do Processo de Enfermagem Informatizado de acordo com a CIPE® versão 2.0, tempo da classificação de risco e a denominação da classificação de risco.

Variáveis Quantitativas

Tempo de Preenchimento do Processo de Enfermagem Informatizado (VQTC): período de tempo (medido em minutos e segundos, contado pelo próprio sistema) que o enfermeiro utilizou para avaliar o paciente e registrar no processo de enfermagem informatizado.

Tempo de Preenchimento do Processo de Enfermagem (VQTC): período de tempo (medido em minutos e segundos, contado pelo pesquisador com auxílio de um cronômetro) que o enfermeiro utilizou para avaliar o paciente e registrar o processo de enfermagem no papel.

Tempo de Classificação de Risco (VQTC): período de tempo (medido em minutos e segundos, contado pelo próprio sistema) que o enfermeiro utilizou para realizar a classificação clínica do paciente no sistema informatizado e, período de tempo (medido

em minutos e segundos, contado pelo pesquisador com auxílio de um cronômetro) que o enfermeiro utilizou para avaliar o paciente e registrar o processo de enfermagem no papel.

Variáveis Qualitativas

Classificação de Risco (classificação do fluxograma) Queixa Principal (VQLO): tipo de necessidade/queixa/problema referido pelo paciente ou identificado pelo profissional de saúde quando no momento do atendimento da situação de urgência/emergência. Foi avaliado a partir do Sistema de Triagem de Manchester o qual utiliza 52 fluxogramas de decisão que contém várias questões a serem colocadas pela ordem apresentada e constituem os chamados "discriminadores". Para este estudo optamos por não utilizar os dois fluxogramas de catástrofes conforme o Sistema de Triagem de Manchester preconiza por não se tratar de um estudo a ser realizado em unidades com catástrofes iminentes. O nível de priorização do risco utiliza a classificação de situação de Emergência, Muito Urgente, Urgente, Pouco Urgente, Não Urgente, cores para caracterizá-los, respectivamente, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul e tempo alvo para observação inicial, respectivamente, 0, 10, 60, 120 e 240 minutos (GPT, 2015).  Usabilidade (VQTD): critérios que avaliam a usabilidade de

sistemas interativos de acordo com características previamente estabelecidas (Anexo A). O padrão internacional mais comum é a norma NBR ISO 9241-11 que determina a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficiência, eficácia e satisfação em um contexto específico de uso.

A avaliação dos quesitos de usabilidade foi estruturada com base em uma escala de Likert de 5 pontos e classificada como Excelente (5), Muito Bom (4), Bom (3), Regular (2) e Ruim (1) com seus respectivos escores. Para o estabelecimento da significação estatística de usabilidade foi realizada a comparação entre a média pré-determinada - média alvo “3” (Bom) - e as médias obtidas em cada critério avaliado. Será considerado também um percentual de 60% das questões respondidas – mínimo de 11 questões do total de 19 – para avaliar a usabilidade do sistema informatizado.