• Nenhum resultado encontrado

2º Ciclo em Psicologia Relatório Final

2. Conceito de Demência

3.5 Variáveis e Hipóteses

No sentido de comparar e estudar as diferenças nas várias amostras foram consideradas as seguintes variáveis:

- Variáveis independentes: doentes com demência do tipo Alzheimer com e sem depressão e doentes com Déficit Cognitivo Ligeiro com e sem depressão;

- Variáveis dependentes: Sinais relacionados com o humor, Perturbações comportamentais, Sinais físicos, Funções cíclicas e Perturbações do pensamento.

Sendo um estudo de carácter exploratório, foram definidas as seguintes hipóteses em relação ás cinco sub-escalas da ECDD:

Hipótese Geral 1  Existem diferenças significativas entre doentes com DCL e doentes com  DCL com depressão.

− Hipótese Especifica 1: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DCL e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Relacionados com Humor.

− Hipótese Especifica 2: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DCL e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Comportamento.

− Hipótese Especifica 3: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DCL e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Físicos.

Página | 74

− Hipótese Especifica 4: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DCL e com Depressão, para os itens da sub-escala Funções Cíclicas.

− Hipótese Especifica 5: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DCL e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Pensamento.

Hipótese Geral 2  Existem diferenças significativas entre doentes com DA e doentes com DA com depressão.

− Hipótese Especifica 1: Existem diferenças entre doentes com DA e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Relacionados com Humor.

− Hipótese Especifica 2: Existem diferenças entre doentes com DA e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Comportamento.

− Hipótese Especifica 3: Existem diferenças entre doentes com DA e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Físicos.

− Hipótese Especifica 4: Existem diferenças entre doentes com DA e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Funções Cíclicas.

− Hipótese Especifica 5: Existem diferenças entre doentes com DA e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Pensamento.

Hipótese Geral 3  Existem diferenças significativas entre doentes com DCL e doentes com  DA com depressão.

− Hipótese Especifica 1: Existem diferenças entre doentes com DCL e com depressão e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Relacionados com Humor.

− Hipótese Especifica 2: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Comportamento.

− Hipótese Especifica 3: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Físicos.

− Hipótese Especifica 4: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Funções Cíclicas.

− Hipótese Especifica 5: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Pensamento.

Hipótese Geral 4  Existem diferenças significativas entre doentes com DCL e doentes com  DA.

− Hipótese Especifica 1: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA, para os itens da sub-escala Sinais Relacionados com Humor.

Página | 75

− Hipótese Especifica 2: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA, para os itens da sub-escala Perturbações do Comportamento.

− Hipótese Especifica 3: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA, para os itens da sub-escala Sinais Físicos.

− Hipótese Especifica 4: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA, para os itens da sub-escala Funções Cíclicas.

− Hipótese Especifica 5: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA, para os itens da sub-escala Perturbações do Pensamento.

Hipótese Geral 5  Existem diferenças significativas entre doentes com DA e doentes com DCL com depressão.

− Hipótese Especifica 1: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Relacionados com Humor.

− Hipótese Especifica 2: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Comportamento.

− Hipótese Especifica 3: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Sinais Físicos.

− Hipótese Especifica 4: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Funções Cíclicas.

− Hipótese Especifica 5: Existem diferenças entre doentes com DCL e doentes com DA e com Depressão, para os itens da sub-escala Perturbações do Pensamento.

Hipótese Geral 6  Existem diferenças significativas entre doentes com DCL e com  Depressão e doentes com DA.

− Hipótese Especifica 1: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA, para os itens da sub-escala Sinais Relacionados com Humor.

− Hipótese Especifica 2: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA, para os itens da sub-escala Perturbações do Comportamento.

− Hipótese Especifica 3: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA, para os itens da sub-escala Sinais Físicos.

− Hipótese Especifica 4: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA, para os itens da sub-escala Funções Cíclicas.

− Hipótese Especifica 5: Existem diferenças entre doentes com DCL e com Depressão e doentes com DA, para os itens da sub-escala Perturbações do Pensamento.

Página | 76

Documentos relacionados