• Nenhum resultado encontrado

Partindo da questão central deste estudo – Qual a relação entre as atitudes dos jovens face à leitura e a si próprios (autoconceito)?, e no que respeita a alguma preocupação com a classificação das variáveis a considerar, poder-se-á dizer que qualquer uma das duas, autoconceito ou atitudes face à leitura, pode ser entendida como variável dependente ou como variável independente, dado que, conceptualmente, é possível admitir que o autoconceito influencia as atitudes de leitura e vice-versa, pelo que, o que se fez foi comparar estas duas variáveis, procurando detetar como se relaciona uma com a outra.

65 As outras vaiáveis são as atitudes/hábitos dos alunos face à leitura, à qual se podem juntar outras mais específicas: interesse pela leitura e perceção de si como leitor. Uma variável parasita, possível de considerar, será o nível sociocultural dos alunos.

Em síntese, este capítulo debruçou-se sobre os procedimentos metodológicos optados ao longo da investigação e respetiva justificação. Nele foi, ainda feita a apresentação e descrição da amostra, bem como os instrumentos e os procedimentos utilizados.

66 Capítulo IV – Resultados

Neste capítulo, apresentam-se os dados recolhidos e o seu tratamento estatístico. A leitura inicia-se por uma descrição dos dados, facilitada pela apresentação de tabelas e gráficos, passando-se, depois, ao seu tratamento estatístico que permitirá infirmar as hipóteses colocadas inicialmente.

A análise dos resultados está feita de acordo com as questões do estudo (Cf. Capítulo1). Apresentam-se concretamente os resultados da distribuição dos alunos pelos comportamentos de leitura, no que diz respeitos ao seu interesse (Tabela 4.1.) e no que diz respeito à perceção de si como leitor (Tabela 4.2.).

Em seguida, analisa-se a relação que existe entre as dimensões do autoconceito e o interesse pela leitura (Tabela 4.3.) e a perceção de si como leitor (Tabela 4.4.). A fim de avaliar o grau e direção da correlação entre essas variáveis, utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson, cuja medida de associação linear varia entre -1 e 1.

O mesmo procedimento estatístico correlacional foi aplicado na deteção de relação entre o interesse pela leitura e a perceção de si como leitor e as variáveis retenção, idade, ano de estudo desejado e as habilitações dos pais (Tabelas 4.5 e 4.6.).

Finalmente, tentou-se perceber se existiam diferenças significativas no interesse pela leitura e na perceção de si como leitor em função do género e do ano, mediante análises diferenciais (Tabelas 4.7., 4.8., 4.9 e 4.10.). Para avaliar a existência ou não dessas diferenças, utilizou-se o teste pragmático t, testando, assim, hipóteses sobre as médias das variáveis quantitativas, em função de variáveis dicotómicas (Masculino/Feminino e 7.ºano/9.ºano).

Para responder às duas primeiras questões de estudo, foi utilizada, nos questionários de leitura (Q2 A e B), uma escala de tipo Likert, de 1 (Discordo totalmente) a 6 (Concordo totalmente), conforme já referido. Todavia, na apresentação dos resultados, optou-se por enquadrar as respostas em dois grupos apenas: 1 – Discordo totalmente/ bastante/mais que concordo; 2 – Concordo mais que discordo/ bastante/ totalmente.

67 4.1. Resultados acerca da distribuição dos alunos pelos comportamentos de leitura, no que diz respeito ao seu interesse e à perceção de si como leitores

Para responder à questão número um (Q1: “Como se distribuem os alunos pelos comportamentos de leitura, no que diz respeito ao seu interesse?”), e tomando como ponto de partida a observação da tabela 4.1., verifica-se que 55,1% dos alunos afirma que gosta de ler, no item 1 (“Gosto de ler”). A leitura acontece nomeadamente nos tempos livres, em casa, como mostra a percentagem de 42%, no item 6 (“Leio nos meus tempos livres em casa”). Dentro do contexto casa, a leitura acontece, essencialmente, antes de dormir, como se observa no valor de 43%, no item 7 (“Gosto de ler antes de dormir”); nas férias, como se pode observar no item 18 (“Costumo ler livros nas férias”) com concordâncias de 56,5%.

Confirma-se, ainda, que 78% dos alunos considera que os livros que lê têm interesse, no item 9 (“ Os livros que tenho lido têm interesse”) e 55,1% gosta do que o professor lhes lê, no item 11 (“Gosto do que o/a professor/a nos lê”).

Uma percentagem de 77,3% não considera leitura como sendo a atividade favorita do espaço escolar, como se verifica a partir da leitura do item 2 (“ A leitura é a minha atividade preferida na escola”). No entanto, 41,7% dos alunos manifesta a vontade de adquirir mais livros, no item 14 (“ Gostava de comprar mais livros”) e 80,9% manifesta um elevado gosto pela leitura, quando encontra o tipo de livro que gosta (item 15 – “Gosto de ler quando encontro o tipo de livro que me agrada”).

Uma percentagem de 33,9% manifesta tédio pelos livros, no item 3 (“Os livros são aborrecidos”) e apenas 29,1% gosta que lhes leiam livros (item 4- “Gosto que me leiam livros”). No item 5 (“Leio nos tempos livres na escola”), 82% dos inquiridos afirma discordância sobre ler nos tempos livres na escola. No item 8 (“Gosto de consultar livros na biblioteca”), 18,7% afirma que gosta de o fazer e 14,5% requisita livros para ler em casa (item 13 - “Gosto de requisitar livros para ler em casa”).

Cerca de 27,6% dos alunos afirma preferir ver TV, no item 19 (“Prefiro ver televisão”), e 71,4% concorda ler de livre vontade, no item 17 (“A maioria das vezes leio porque sou obrigado/a”).

As leituras favoritas dos alunos são os E-mails e páginas de internet, com uma percentagem de 58,7% (item 24), seguidas de revistas, com 46,3% (item 20), e da banda desenhada, com 31,4% (item 21).

68 Tabela 4.1. – Distribuição dos alunos pelos itens dos comportamentos de leitura, no

que no diz respeito ao interesse.

Interesse pela leitura 1 (%) 2 (%)

1 Gosto de ler. 44,9 55,1

2 A leitura é a minha actividade preferida na escola. 77,3 22,7

3 Os livros são aborrecidos. 66,1 33,9

4 Gosto que me leiam livros. 70,9 29,1

5 Leio nos tempos livres na escola. 82 18

6 Leio nos meus tempos livres em casa. 58 42

7 Gosto de ler antes de dormir. 56,2 43,8

8 Gosto de consultar livros na biblioteca. 81,3 18,7

9 Os livros que tenho lido têm interesse. 21,9 78,1

10 Gosto do que leio na escola. 61,2 38,8