• Nenhum resultado encontrado

A seguir apresentam-se as variáveis da pesquisa no que diz respeito à adequação dos objetivos específicos. Em sua essência, uma variável “pode ser considerada como uma classificação ou medida [...] discernível em um objeto de estudo e passível de mensuração” (MARCONI; LAKATOS, 2009, p. 139). Neste sentido, para a operacionalização e mensuração dos conceitos abordados nesta pesquisa, têm-se as variáveis da pesquisa referente a cada objetivo específico proposto, conforme segregado em quadros.

Optou-se por apresentar as variáveis a partir de suas

definições constitutiva e operacional. Martins e Pelissaro (2005, p.

82) inferem que “

uma definição constitutiva ou conceitual define

palavras com outras palavras. Estas são definições de dicionário, utilizadas por todos, inclusive pelos cientistas”. Por outro lado, apenas essas tipificações de definição “são insuficientes para propósitos

científicos, pois trazem imprecisões que podem comprometer o entendimento dos achados da pesquisa” (

MARTINS; PELISSARO,

2005, p. 82). Nesse contexto, sugere-se o estabelecimento de

definições operacionais, pois este tipo de definição se caracteriza

como um caminho inverso do percorrido pela conceituação.

Martins e Pelissaro (2005, p. 62) inferem ainda que

uma

definição operacional pode ser compreendida como uma conexão entre “os conceitos ou os constructos e as observações, comportamentos e atividades reais. Uma definição operacional atribui significado concreto ou empírico a um conceito ou variável, especificando as atividades ou 'operações' necessárias para medi-lo ou manipulá-lo”.

No Quadro 9, apresenta-se o primeiro objetivo da pesquisa, sendo que para a constituição fez-se uso de conceitos chaves da ANT. Assim, por meio das definições operacionais elencadas, busca-se aproximação com as incubadoras de empresas, pois as mesmas apresentam contribuições econômicas, financeiras e sociais relevantes para o fomento à inovação tecnológica das empresas incubadas.

Na sequência, com base na fundamentação teórica-empírica desta dissertação, no Quadro 10 apresenta as variáveis da pesquisa referente ao objetivo “b”. O segundo objetivo específico visa examinar o SCG, em incubadoras de empresas. Nesse sentido, com base nos principais teóricos da área buscou-se trazer os conceitos referentes ao SCG para o campo das incubadoras de empresas. Buscar esta conversão de conceitos para a realidade das incubadoras de empresas é uma etapa essencial da pesquisa, uma vez que no objeto de análise desta dissertação o SCG pode apresentar-se de forma distinta e com especificidades que demandam atenção do pesquisador.

As definições constitutivas e operacionais referentes ao objetivo “c” são elencadas no Quadro 11. Além de servir de parâmetro para o desenvolvimento desta pesquisa, tais definições apresentam-se como argumentos nas discussões dos achados da pesquisa de modo a não ocorrer impedimentos na compreensão dos resultados da mesma. As definições operacionais e constitutivas elencadas no Quadro 11 buscam identificar as pressões ambientais do escopo organizacional. São considerados elementos chaves para o desenvolvimento das contribuições teóricas e práticas que se deseja alcançar na dissertação. Com este fim, busca-se verificar a configuração das redes de atores humanos e não humanos que se formam no ambiente organizacional, o SCG na dimensão uso, e as pressões ambientais envolvidas no escopo organizacional.

Quadro 9 – Variáveis da pesquisa referente ao objetivo “a”

Objetivo

específico Constructo Variáveis Definições constitutivas Definições operacionais

a) Averiguar a configuração das redes de atores humanos e não humanos que se formam no ambiente organizacional F o rm aç ão d e Re d es Atores Humanos e Não Humanos

Os atores humanos podem ser representados por quaisquer agentes humanos existentes em uma realidade, capazes de gerar impactos e influenciar outros actantes de uma rede (LATOUR, 1988; LAW, 2007).

Os actantes não humanos referem-se aos objetos e à materialidade existente em um dado contexto, como máquinas, objetos, animais, dinheiro e coisas, que agem e geram efeitos na realidade (LATOUR, 2001).

Os empreendedores e os profissionais atuantes na

incubadora são os principais atores no campo das incubadoras de empresas.

Os editais e atuações de

instituições caracterizam-se como objetos não humanos no processo de formação de redes.

Problematização (Problematization)

Refere-se à determinação dos atores das redes e suas identidades, estabelecendo um ponto de passagem obrigatória na construção das redes (CALLON, 1986).

O processo de problematização no campo das incubadoras ocorre a partir da necessidade. Há necessidade de clareza do que a incubadora demanda junto às suas parcerias e às orientações emitidas para as incubadas.

... continuação. Objetivo

específico Constructo Variáveis Definições constitutivas Definições operacionais

a) Averiguar a configuração das redes de atores humanos e não humanos que se formam no ambiente organizacional F o rm aç ão d e Re d es Atores Humanos e Não Humanos

Busca atrair os interesses dos agentes para que se possam criar alianças robustas, por meio de uma série de artefatos e mecanismos de atratividade (CALLON, 1986).

O processo de atração de interesses ocorre a partir da oportunidade junto às instituições. Assume-se duas vertentes, ou criar uma demanda ou atender uma necessidade interna da incubada.

Recrutamento (Enrollment)

Refere-se à atribuição e

coordenação de potenciais papéis aos atores elencados na

problematização (CALLON, 1986).

Para formação de redes, assume-se nesta pesquisa que o processo de recrutamento atribui-se a partir de editais ou chamadas públicas das instituições parceiras e orientações emitidas pela incubadora aos empreendedores para

desenvolverem suas atividades.

Mobilização dos Aliados (Mobilisation)

Alguns métodos são utilizados para que os principais interesses dos atores focais não se

desvinculem do propósito inicial e não busquem novas possibilidades para a solução de uma

determinada questão (CALLON, 1986).

No campo das incubadoras, os propósitos iniciais das parcerias estabelecidas estão vinculados ao desempenho das atividades das incubadas, uma vez que a incubadora é um dos componentes principais na formação de redes. Fonte: Elaboração própria.

Quadro 10 – Variáveis da pesquisa referente ao objetivo “b”

Objetivo específico Constructo Variáveis Definições constitutivas Definições operacionais

b) Examinar o sistema de controle gerencial, em incubadoras de empresas SC G Sistema de Crenças Os Sistemas de Crenças representam o conjunto explícito dos princípios da cultura corporativa para todos os

funcionários da empresa (SIMONS, 1995).

No campo das incubadoras, os Sistemas de Crenças se caracterizam em declaração de missão e comunicação dos valores fundamentais da incubadora junto aos gestores no que tange ao desenvolvimento de relacionamentos internos e interorganizacionais. Sistemas de Restrições O sistema de restrições comunica as ações indesejáveis pela empresa. Tem como propósito conceder liberdade ao funcionário para que possa inovar e alcançar os resultados desejados pela empresa (WIDENER, 2007).

Nesta pesquisa, assume-se que os sistemas de restrições caracterizam-se por um código de conduta empresarial e um sistema que comunica a força de trabalho dos comportamentos e riscos que devem ser evitados nos relacionamentos internos e interorganizacionais.

... continuação.

Objetivo específico Constructo Variáveis Definições constitutivas Definições operacionais

b) Examinar o sistema de controle gerencial, em incubadoras de empresas SC G Sistemas Diagnósticos de Controle

Sistema orientado para assegurar a realização das metas previstas, a partir da implementação de estratégias planejadas e para orientar a alta direção quando os resultados não estão alinhados ao que foi preconizado (SIMONS, 1995).

No campo das incubadoras, os Sistemas Diagnósticos de Controles caracterizam por sistemas que acompanham o progresso das metas, monitoram os resultados, comparam os resultados com as expectativas e revisam as medidas chave de desempenho.

Sistemas Interativos de Controle

Sistema com o propósito controlar as incertezas do escopo organizacional, estimulando o aprendizado e criando um ambiente que potencialize a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias emergentes (SIMONS, 1995).

Assume-se nesta pesquisa que os Sistemas Interativos de Controle utilizados por incubadoras promovem a discussão em reuniões entre superiores, subordinados e pares, proporcionam o contínuo desafio e discutem os dados subjacentes, os pressupostos e os planos de ação, fornecem uma visão comum da organização, alinham a organização à visão, oportunizam à organização concentrar-se em questões comuns, possibilitam à organização focalizar-se nos fatores críticos de sucesso e desenvolver um vocabulário comum. Fonte: Elaboração própria.

Quadro 11 – Variáveis da pesquisa referente ao objetivo “c”

Objetivo específico Constructo Variáveis Definições constitutivas Definições operacionais

c) Identificar as pressões ambientais envolvidas no escopo organizacional P re ssõ es A mb ie n ta is Condições Tecnológicas

As condições tecnológicas apresentam capacidade para influenciar de forma distinta na estrutura interna da empresa, embasando-se no escopo da sua incerteza e dinamicidade, ratificando a ligação entre ambiente e organização MENDONÇA; COSTA, 2007).

Assume-se nesta pesquisa que as condições tecnológicas referem-se a complexidade tecnológica disponível para inovação de novos processos de produção e dinamicidade e variação tecnológica com que os produtos se tornam obsoletos.

Condições Política-Legais

Sendo as leis aprovadas antes de serem promulgadas, as condições políticas são as responsáveis em muitos casos pelo surgimento de leis e assim agem sobre as organizações (MENDONÇA; COSTA, 2007).

Aspectos legais constituídos nas esferas municipais, estaduais e federais. Reconhece-se, dessa forma, que os dispositivos legais fixam as condições operacionais das organizações (HALL, 2004).

No campo das incubadoras, as condições políticas se caracterizam em atitude do governo em relação ao investimento estrangeiro e tipo de alianças com outros países.

As condições legais operacionalmente nesta pesquisa referem-se às estratégias governamentais para proteger as atividades industriais e estratégias governamentais no que diz respeito aos seus investimentos.

Condições Econômicas

Condições econômicas caracterizam-se em mudanças econômicas que cercam as organizações e que apresentam capacidade de melhorar ou piorar a produção industrial e de serviços de um País (HALL, 2004).

As condições econômicas são definidas nessa pesquisa em períodos inflacionários e o aumento no nível de pressões, integração global do comércio e da livre concorrência e diminuição da demanda no mercado (interno e externo).

Além dos objetivos “a”, “b” e “c”, foi constituído um de natureza analítica. A natureza analítica desse objetivo caracteriza-se como parte crítica da dissertação, que envolve uma avaliação aprofundada de informações disponíveis na tentativa de explicar a influência das pressões ambientais na formação de redes mediada pelo SCG. A partir desse ponto da pesquisa, pretende-se encontrar informações relevantes para a compreensão dessa problemática no campo das incubadoras de empresas. Dessa forma, o objetivo “d” possui natureza sintética, conforme destacado no Quadro 12.

Quadro 12 – Construto da pesquisa referentes ao objetivo “d”

Objetivos Específicos Operacionalização das subvariáveis

d) Caracterizar a influência das pressões ambientais na formação de redes em incubadoras de empresas

A partir dos dados coletados via survey, referentes aos objetivos “a” e “c”, os mesmos serão submetidos à análise fatorial. E, na sequência, após atendidos os pressupostos de tal teste, será aplicada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais.

Fonte: Elaboração própria.

Assim busca-se cumprir o último objetivo, de natureza analítica, proposto para esta dissertação. O objetivo “d” busca caracterizar se há influência entre as pressões ambientais e a formação de redes. Este objetivo é referência para a identificação da existência de mediação entre as pressões ambientais e formação de redes pelo SCG.

Documentos relacionados