• Nenhum resultado encontrado

Variáveis relativas ao cuidador no dia da alta

Capítulo 2 Metodologia

2.4. Instrumentos de colheita de dados

2.4.2. Variáveis relativas ao cuidador no dia da alta

a) Caracterização sociodemográfica e familiar: inclui as variáveis a idade, sexo, estado civil, formação literária, situação ocupacional, relação de parentesco, distância entre familiares.

Idade – esta variável corresponde ao tempo decorrido desde o nascimento até à data de aplicação do formulário, em número de anos e foi operacionalizada através de uma pergunta de resposta aberta.

Sexo – a operacionalização desta variável foi realizada através de uma pergunta de resposta fechada dicotómica, com duas opções de resposta: masculino e feminino.

Estado Civil – variável operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada, onde os inquiridos respondem qual o seu estado civil na data de aplicação do formulário. As opções de resposta incluem as seguintes categorias: solteira (o); casada(a); união de facto; divorciada(o) e viúva(o).

63

Formação literária - a variável formação literária foi operacionalizada com seis possibilidades de resposta fechada: Não sabe ler e escrever; 1º Ciclo escolar; 2º Ciclo escolar; 3º Ciclo escolar; 12º Ano; Curso Superior e uma pergunta aberta: outro.

Situação Ocupacional – a variável Situação Ocupacional foi operacionalizada com seis possibilidades de resposta fechada: Empregado (a) a tempo inteiro; Empregado (a) a tempo parcial; aposentado (a)/ Reformado (a); Desempregado (a); Estudante a tempo inteiro; Doméstica e uma pergunta aberta: outra.

Relação de parentesco ou afinidade do doente/cuidador – variável operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada: cônjuge/companheiro; filho(a); irmão/irmã; genro/nora; amigo/vizinho; outro membro da família.

Distância entre familiares – operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada com quatro opções de resposta: vivem na mesma casa; vivem em casa diferentes, mas no mesmo edifício (ou geminadas); a uma distância possível de ir a pé e a mais de uma hora de carro/autocarro ou comboio.

b) Auto-percepção do estado actual de saúde – esta variável foi operacionalizada com uma questão de escolha múltipla, com 5 hipóteses de resposta: muito boa; boa; razoável, fraca e muito fraca.

c) Participação do cuidador nos cuidados - inclui as variáveis “cuidou do seu familiar anteriormente” e “participou nos cuidados ao seu familiar no internamento”.

Cuidou do familiar anteriormente – esta variável foi operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada, sim ou não.

Participou nos cuidados ao seu familiar no internamento - operacionalizada através de uma pergunta de resposta mista com duas opções de resposta: sim e não. No caso da opção se sim, os cuidadores são convidados a indicarem que cuidados prestaram (através de uma pergunta de resposta aberta).

d) Ensinos recebidos pelo cuidador no internamento – incluem as variáveis “Realizados ensinos sobre como cuidar do familiar em casa”, “Momento da realização dos ensinos”, “Tipos de ensinos realizados pelos enfermeiros” e “Ensino que gostaria ter sido esclarecido mas não foi efectuado”.

Realizados ensinos sobre como cuidar do familiar em casa - esta variável foi operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada, sim ou não.

Momento da realização dos ensinos - operacionalizada com quatro possibilidades de resposta fechada: no acolhimento; no momento da alta; sempre que solicitou; durante todo o internamento e uma pergunta aberta: outros.

64

Tipos de ensinos realizados pelos enfermeiros - a variável tipos de ensinos realizados no internamento foi operacionalizada com oito possibilidades de resposta múltipla: Higiene e conforto; higiene; alimentação; mobilização; Adesão ao regímen terapêutico; prevenção de úlceras de pressão; medicação e nenhum.

Ensino que gostaria ter sido esclarecido mas não foi efectuado - variável operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada, sim ou não, e duas perguntas de resposta aberta, se sim, qual ou quais e porque não pediu esclarecimentos.

e) Qualidade da Informação transmitida nos ensinos por parte dos profissionais de saúde - variável operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada com cinco possibilidades de resposta: Totalmente completa; muito completa; completa, pouco completa e incompleta.

f) Satisfação do cuidador sobre a preparação para a alta dada pela equipa de enfermagem - variável operacionalizada através de uma pergunta de resposta fechada, com cinco opções de resposta: completamente satisfeito; muito satisfeito; satisfeito; pouco satisfeito; nada satisfeito.

g) Percepção do cuidador acerca da sua preparação para o cuidar (EPCPC)

Esta escala é constituída por 14 itens de respostas tipo Likert e pretende avaliar a percepção que o cuidador tem acerca da sua preparação para o cuidar. Cada item apresenta quatro classes de respostas: Muito bem preparado; Preparado; Pouco preparado e nada preparado.

As respostas estão quantificadas, de maneira que um resultado elevado é revelador de uma auto-percepção de melhor preparação.

De salientar que o autor Frutuoso (2009) ao realizar a analise factorial definiu três factores que se descriminam no quadro seguinte.

O autor denominou os factores de acordo com o conteúdo de cada um:

Preparação para lidar com a situação de cuidador (Factor 1); Preparação na gestão dos cuidados a prestar (Factor 2) e Preparação para identificar os problemas decorrentes da doença (Factor 3).

65

Tabela nº2: Constituição dos três factores da EPCPC.

ITENS Factor 1 Factor 2 Factor 3

1.De que forma se sente preparado para cuidar da incapacidade física do seu familiar

5.De que forma se sente preparado para satisfazer as necessidades do seu familiar

7.De que forma se sente preparado para lidar com a instabilidade da condição do seu familiar

8.De que forma se sente preparado para a execução de técnicas (dar alimentação por SNG, mobilizar o doente, levanta-lo da cama, etc)

12.De que forma se sente preparado emocionalmente para cuidar do seu familiar

2.De que forma se sente preparado para procurar na comunidade os apoios (cuidados domiciliários, centro de saúde, etc) de que precisa para cuidador do seu familiar

3.De que forma se sente preparado quanto à forma como administra a medicação

4.De que forma se sente preparado para responder aos efeitos secundários da medicação

6.De que forma se sente preparado para procurar a informação que poderá necessitar

9.De que forma se sente preparado para identificar os sinais e sintomas de alerta associados a doença

10.De que forma se sente preparado para vigiar o estado de saúde do seu familiar

11.De que forma se sente preparado sobre a quem recorrer se tiver algum problema na transição dos cuidados para casa

13.De que forma se sente preparado economicamente para cuidar do seu familiar

14.De que forma se sente preparado para identificar as necessidades do seu familiar

Para possibilitar uma comparação entre os valores das três dimensões (preparação para lidar com a situação, preparação na gestão dos cuidados a prestar e preparação para identificar os problemas decorrentes da doença) e porque nem todos têm o mesmo número de itens na sua composição, neste estudo decidimos utilizar o

66

h) Nível de conhecimentos dos cuidadores no dia da alta - Para avaliar os conhecimentos dos cuidadores no dia da alta foi construído um instrumento semelhante ao realizado para avaliar os conhecimentos dos doentes, sendo que a única distinção, encontra-se relacionada com a ordem das afirmações e com o a pessoa a quem se dirige. Neste caso é referente ao seu familiar.