• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS DA LEI DA FICHA LIMPA NAS ELEIÇÕES DE 2012

4.2 VARIÁVEIS

Para a coleta de informações dos processos de registros dos candidatos impugnados por motivos ligados à lei da ficha limpa foram selecionados cerca de 20

(vinte) variáveis10, sendo que as mais utilizadas na análise estão dispostas abaixo. As

variáveis selecionadas foram divididas em duas espécies. A primeira relacionada a fatores essencialmente pessoais que qualificam cada candidato, como, por exemplo, partido, profissão, cidade e escolaridade. Já a segunda está relacionada às informações constantes do processo de registro de candidatura, que qualificam a impugnação oposta

sobre o candidato, e a aplicação da lei em si.

10 As outras variáveis utilizadas e que não estão incluídas na análise são: Variáveis que qualificam o indivíduo: Idade/Disputou as últimas eleições? Quais?/ Já ocupou cargo público/ Declaração de bens; Variáveis que qualificam a aplicação da lei: Situação do registro de candidatura/Outro órgão público já havia denunciado? Qual?/Em caso de condenação criminal qual crime?/Condenação criminal transitou em julgado ou órgão colegiado?/ Recorreu aos tribunais eleitorais e superiores?/Recorreu aos tribunais eleitorais e superiores? Tamanho do Município.

Quadro 1- Disposição geral das variáveis utilizadas na análise

Fonte: Autor a partir de Tribunal Superior Eleitoral

Do quadro acima é possível perceber que das variáveis que qualificam o individuo candidato foi procurado extrair informações sobre o partido do candidato, além de dados gerais sobre o candidato como idade, sexo, escolaridade e profissão.

Por outro lado, em relação aos registros de candidatura e as impugnações o foco da análise se fixou em variáveis que explicassem o problema, como, por exemplo, qual o fundamento da impugnação, resultado eleitoral, além de informações decorrentes caso o candidato tivesse sido substituído ou não, como informações sobre o substituto.

Algumas das variáveis utilizadas na análise foram categorizadas e agrupadas, razão pela qual serão descritas, na sequência, cada uma delas e suas eventuais categorias, a fim de ilustrar melhor e apresentar quais foram as variáveis que importaram para a verificação dos dados.

Por exemplo, a variável “Escolaridade” foi categorizada em7 (sete) níveis de instrução diferentes entre os candidatos: Lê e Escreve; Fundamental Incompleto; Fundamental Completo; Médio Incompleto; Médio Completo; Superior Incompleto; Superior Completo.

Por outro lado, algumas destas variáveis precisaram ser agrupadas a fim de possibilitar uma análise mais clara, como, por exemplo, as “Profissões” dos candidatos.

Foram constatadas ao todo 67 profissões11 que foram agrupadas em 7 grupos:

11 Administrador; Advogado; Agente Administrativo; Agricultor ;Agrônomo; Aposentado; Arquiteto; Assistente Social; Bancário e Economiário; Cabeleireiro e Barbeiro; Comerciante; Comerciário; Contador; Corretor de Imóveis; Seguros; Títulos e Valores; Deputado; Diretor de Empresas; Dona de Casa; Economista; Eletricista e Assemelhados; Empresário; Enfermeiro; Engenheiro; Estudante; Farmacêutico; Fiscal; Geógrafo; Gerente; Historiador; Industrial; Jornalista e Redator; Locutor; Comentarista de Rádio e Televisão; Radialista; Médico; Militar Reformado; Motorista de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros; Motorista de Veículos de Transporte de Carga; Motorista Particular; Músico; Ocupante de Cargo em Comissão; Odontólogo; Operador de Implemento de Agricultura; Pecuária e Exploração Florestal; Outros; Pecuarista; Pedagogo; Policial Civil; Policial Militar; Prefeito; Produtor Agropecuário; Professor de Ensino Fundamental; Professor de Ensino Médio; Professor de Ensino Superior; Professora de Ensino Médio; Psicólogo; Serventuário da Justiça; Servidor Público; Servidor Público Estadual; Servidor Público Federal; Servidor Público Municipal; Tabelião; Técnico

Variáveis que qualificam o indivíduo

Variáveis que qualificam a aplicação da lei

Sexo / Escolaridade / Profissão Número de Eleitores do Município Número de Habitantes do Município Situação do Registro de Candidatura

Resultado eleitoral dos candidatos impugnados

Partido Fundamento da Impugnação Foi substituído? O substituto possui relação de parentesco?

Trabalhador Técnico; Professor; Servidor Público; Profissões de Nível Superior; Empresário Urbano ou Rural; Políticos Profissionais; Aposentados e Outros.

O mesmo procedimento foi realizado em relação à variável “Fundamento das

Impugnações”. Ao todo foram constatadas 10 hipóteses de inelegibilidade12 como base

para as impugnações opostas às candidaturas. No entanto, estas foram agrupadas em 5 categorias para facilitar a análise: Civil/Simulação/Parentesco, Empresarial, Criminal, Eleitoral e Político/Administrativo.

Em relação a variável “Partido”, foram constatados ao todo 26 partidos13 com

impugnação motivadas pela lei da ficha limpa.

No que tange as variáveis relacionadas ao tamanho dos municípios, a presente pesquisa utilizou dois modelos. A variável número de habitantes foi agrupada em 4 (quatro) categorias definidas de acordo com a categorização realizada pelo IBGE para possibilitar a comparação que se pretendia, uma vez que para fins de comparação entre os percentuais de candidatos no total e os candidatos impugnados era preciso modular as categorias para que ficassem em um único padrão, razão pela qual foram definidas as seguintes categorias: até 10 mil; de 10 a 50 mil; de 50 a 500 mil; acima de 500 mil. No entanto, um segundo modelo foi utilizado em relação ao número de eleitores utilizada exclusivamente para a correlação da variável tamanho do município com o fundamento da impugnação, sendo, para este fim, dividida em 5 (cinco) categorias: até 5 mil; de 5 a 10 mil; de 10 a 50 mil; de 50 a 200 mil e acima de 200mil.

A “Situação do Registro de Candidatura” foi organizada nas seguintes categorias: Cassado, Cassado com Recurso, Falecido, Indeferido, Indeferido com Recursou ou Renunciado.

Contabilidade; Estatística; Economia Doméstica e Administração; Técnico Contabilidade e Estatística; Economia Doméstica e Administração; Técnico de Eletricidade, Eletrônica e Telecomunicações; Técnico de Enfermagem; Técnico de Obras Civis, Estradas, Saneamento e Assemelhados; Técnico em Agronomia e em Agrimensura; Trabalhador de Fabricação e Preparação de Alimentos e Bebidas; Vereador; Veterinário.

12

Condenação Criminal; Condenação da Justiça Eleitoral (abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio, gastos ou captação ilícita de recursos, condutas vedadas a agentes públicos); Condenação por Ato de Improbidade Administrativa; Condenação por Simulação de Desfazimento de União Estável ou Vínculo Conjugal para evitar inelegibilidade em razão do parentesco; Contas Rejeitadas por Irregularidade Insanável que configure Ato Doloso de Improbidade Administrativa pelos Tribunais de Conta; Demissão de Cargo Público; Exerceu nos 6 meses antes do pleito função em empresa com contrato com o poder público; Perda de Mandato Eletivo por infringência a Constituição Estadual, Lei Orgânica do Distrito Federal ou Lei Orgânica Do Município; Renúncia a Mandato Eletivo desde o oferecimento de Representação ou Petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a Constituição Federal, Estadual ou Lei Orgânica do Município; e por ser Sócio Administrador de empresa em processo de falência.

13DEM; PC do B; PDT; PHS; PMDB; PMN; PP; PPL; PPS; PR; PRB; PRP; PRTB; PSB; PSC; PSD; PSDB; PSDC; PSL; PSOL; PT; PT do B; PTB; PTC; PTN; PV.

Por sua vez, a variável “Resultado Eleitoral do Candidato Impugnado” foi divida em 3 (três) categorias: Disputou normalmente o pleito; Não disputou o pleito; e Não teve seus votos computados.

Por fim, as variáveis “Foi substituído?” e “O substituto possui relação de parentesco?” apenas foram divididas em duas: Sim e Não. Da mesma forma, a variável “Resultado eleitoral do substituto” foi subdividida apenas em duas categorias: Vencedor e Derrotado.

Portanto, as variáveis utilizadas e suas distinções demonstram qual a profundidade da pesquisa e quais as informações se pretendiam captar através da análise de dados, uma vez que as informações obtidas possibilitaram uma descrição em diversos níveis, colaborando para a verificação do perfil dos impugnados, bem como dos resultados eleitorais decorrentes de sua aplicação.