• Nenhum resultado encontrado

Variáveis e suas categorias dos programas de pós-graduação

3. Metodologia

3.3. Variáveis e suas categorias dos programas de pós-graduação

Discorremos sobre as propriedades dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Explicaremos as características sociais dos cursos Stricto Sensu. Assim nove variáveis foram elaboradas em torno dos agentes.

Assim, apresento o nome da variável em negrito e em seguida a sigla que a identifica, entre parênteses. Depois, em itálico, será apresentado o nome da categoria variável, com a sigla que a identifica em seguida entre parentes. E após o nome de cada categoria apresento sua significação ou ao que ela corresponde, o que ela representa.

Programas de pós com MS DR (INSTIT PROG DE PÓS), com duas categorias (ilustrativa): Programa de Pós com MS DR (PROG PÓS COM MS DR): quando o programa de pós tem mestrado e doutorado; Programa de pós com MS (PROG PÓS MS): quando o programa de pós tem somente mestrado.

Instituição do programa de pós-graduação (PROG DE PÓS), com quinze categorias (ativas): Universidade Salvador (UNIFACS): Universidade Salvador. Faculdades integradas de Taquara (FACCAT): Faculdades Integradas de Taquara. Universidade Regional de Blumenau (FURB): Universidade Regional de Blumenau. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): Universidade Estadual do Maranhão. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS): Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): Universidade Estadual da Paraíba. Universidade Federal de Roraima (UFRR): Universidade Federal de Roraima. Universidade Federal do Tocantins (UFT): Universidade Federal do Tocantins. Universidade do Contestado (UNC): Universidade do Contestado. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): Universidade Federal do Amapá. Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE): Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Universidade de Santa Cruz do Sul. Universidade de Taubaté (UNITAU): Universidade de Taubaté. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Nota do programa de pós (NOTA PROG DE PÓS), com quatro categorias (ilustrativa): Nota 2 da CAPES para o Programa em 2016 (NOTA CAPES 2): Nota da CAPES para o Programa em 2016, na instituição: na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no curso de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia, com 6,2%. Nota 3 da CAPES para o Programa em 2016 (NOTA CAPES 3): Nota da CAPES para o Programa em 2016, nas instituições: Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), no curso de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional; Universidade Estadual do Moto Grasso do Sul (UEMS), no curso de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no curso de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional; Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), no curso de pós-graduação Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no curso de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, com 24,3%. Nota 4 da CAPES para o Programa em 2016 (NOTA CAPES 4): Nota da CAPES para o Programa em 2016, nas instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Universidade do Contestado (UNC), no curso de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional; Universidade de Taubaté (UNITAU), no curso de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional; Universidade Salvador (UNICAFS), no curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no programa de pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional; Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), no Programa de pós- graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, com 45,3%.

Nota 5 da CAPES para o Programa em 2016 (NOTA CAPES 5): Nota da CAPES para o Programa em 2016, nas instituições: Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), no programa de pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional; Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no Programa de pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Fundação Regional de Blumenau (FURB), no Programa de pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, com 24,3%.

Ano de início do mestrado (ANO INÍCIO DO MS), com doze categorias (ativa): Ano que iniciou o curso de mestrado 1994 (1994 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de

mestrado 1994. Ano que iniciou o curso de mestrado 1999 (1999 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 1999. Ano que iniciou o curso de mestrado 2000 (2000 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2000. Ano que iniciou o curso de mestrado 2002 (2002 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2002. Ano que iniciou o curso de mestrado 2003 (2003 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2003. Ano que iniciou o curso de mestrado 2006 (2006 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2006. Ano que iniciou o curso de mestrado 2007 (2007 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2007. Ano que iniciou o curso de mestrado 2009 (2009 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2009. Ano que iniciou o curso de mestrado 2010 (2010 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2010. Ano que iniciou o curso de mestrado 2012 (2012 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2012. Ano que iniciou o curso de mestrado 2013 (2013 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2013. Ano que iniciou o curso de mestrado 2014 (2014 ANOS INÍCIO MS): ano que iniciou o curso de mestrado 2014.

Região do País em que fica o Programa (REGIÃO DO PAÍS), com cinco categorias (ilustrativa): Região Norte (REG NORTE): Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO). Região Nordeste (REG NORDESTE): Campina Grande (PB), Salvador (BA), São Luís (MA). Região Sul (REG SUL): Blumenau, Canoinhas (SC), Ijuí (SC), Pato Branco (PR), Santa cruz do Sul (RS), Taquara (RS), Toledo (PR). Região Centro Oeste (REG CENTRO OESTE): Ponta Porã (MS). Região Sudeste (REG SUDESTE): Taubaté.

Ano de início do doutorado (ANO INÍCIO DO DR), com seis categorias (ativas): Ano que iniciou o curso de doutorado 2005 (2005 ANOS INÍCIO DR): iniciou o curso de doutorado em 2005. Ano que iniciou o curso de doutorado, 2006 (2006 ANOS INÍCIO DR): iniciou o curso de doutorado em 2006. Ano que iniciou o curso de doutorado 2010 (2010 ANOS INÍCIO DR): iniciou o curso de doutorado em 2010. Ano que iniciou o curso de doutorado 2012 (2012 ANOS INÍCIO DR): iniciou o curso de doutorado em 2012. Ano que iniciou o curso de doutorado 2016 (2016 ANOS INÍCIO DR): iniciou o curso de doutorado em 2016. Ainda não tem curso de doutorado (2016 ANOS NÃO TEM DR): ano 2016 ainda não têm curso de doutorado.

Cidade campus do programa (CID CAMPUS PROGRAMA), com quinze categorias (ativas): Cidade do Campus do Programa Blumenau, SC (CID BLUMENAU, SC): cidade

do campus do programa Blumenau (SC). Cidade do Campus do Programa Boa Vista, RR (CID BOA VISTA, RR): cidade do campus do programa Boa Vista (RR). Cidade do campus do programa Campina Grande, PB (CID CAMP GDE, PB): cidade do campus do programa Campina Grande (PB). Cidade do Campus do Programa Canoinhas, SC (CID CANOINHAS, SC): cidade do campus do programa Canoinhas (SC). Cidade do Campus do Programa Ijuí, RS (CID IJUÍ, RS): cidade do campus do programa Ijuí (RS). Cidade do Campus do Programa Macapá, AP (CID MACAPÁ, AP): cidade do campus do programa Macapá (AP). Cidade do Campus do Programa Palmas, TO (CID PALMAS, TO): cidade do campus do programa Palmas (TO). Cidade do Campus do Programa Pato Branco, PR (CID PATO BRA, PR): cidade do campus do programa Pato Branco (PR). Cidade do Campus do Programa Ponta Porã, MS (CID PONTA PO): cidade do campus do programa Ponta Porã (MS). Cidade do Campus do Programa Salvador, BA (CID SALVADOR, BA): cidade do campus do programa Salvador (BA). Cidade do Campus do Programa Santa Cruz do Sul, RS (CID SANTA C S, RS): cidade do campus do programa Santa Cruz do Sul (RS). Cidade do Campus do Programa São Luís, MA (CID SÃO LUÍS, MA): cidade do campus do programa São Luís (MA). Cidade do Campus do Programa Taquara, RS (CID TAQUARA): cidade do campus do programa Taquara (RS). Cidade do Campus do Programa Taubaté, SP (CID TAUBATÉ, SP): cidade do campus do programa Taubaté (SP). Cidade do Campus do Programa Toledo, PR (CID TOLEDO, PR): cidade do campus do programa Toledo (PR).

Região da cidade do campus (REGIÃO CID CAMPUS), com duas categorias (ativas): (REG CAPITAL): Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Salvador (BA), São Luís (MA). (REG INTERIOR): Blumenau (SC), Campina Grande (PB), Canoinhas (SC), Ijuí (RS), Pato Branco (PR), Ponta Porã (MS), Santa Cruz do Sul (RS), Taquara (RS), Taubaté (SP), Toledo (PR).

Instituições categoria administrativa (INSTIT CAT ADM), com cinco categorias (ativas): UNIFACS (INST PRIV C F LUCR): universidade de Salvador. FACCAT (INST PRIV S F LUCR): Faculdade Integrada de Taquara. UNC (INST PRIV S F LUCR): Universidade do Contestado. UNIJUÍ (INST PRIV S F LUCR): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. UNISC (INST PRIV S F LUCR): Universidade de Santa Cruz do Sul. UEMA (INST PUB EST): Universidade Estadual do Maranhão. UEMS (INST PUB EST): Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. UEPB (INST

PUB EST): Universidade Estadual da Paraíba. UNIOESTE (INST PUB EST): Universidade Estadual do Oeste do Paraná. UFRR (INST PUB EST): Universidade Federal de Roraima. UFT (INST PUB FED): Universidade Federal do Tocantins. UNIFAP (INST PUB FED): Universidade Federal do Amapá. UTFPR (INST PUB FED): Universidade Tecnológica Federal do Paraná. FURB (INST PUB MUN): Universidade Regional de Blumenau. UNITAU (INST PUB MUN): Universidade de Taubaté.

Documentos relacionados