• Nenhum resultado encontrado

Varredura/Monitorar, Gravar e Dados

Título Página

Introdução ... 4-3 Varredura ... 4-3 Sobre o tempo de varredura e a amostragem ... 4-5 Configurar uma varredura ... 4-7 Tipo de acionamento ... 4-8 Gravação Automático ... 4-9 Destino do arquivo ... 4-9 Taxa de amostragem ... 4-9 Segurança dos dados ... 4-10 Unidade de temperatura ... 4-11 Alinhar canais... 4-11 Retomada automática da varredura após uma queda da energia ... 4-12 Procedimentos básicos de varredura ... 4-12 Iniciar uma varredura. ... 4-12 Exibir dados e estatísticas de varredura ... 4-13 Elaborar gráfico das medições ... 4-14 Monitorar ... 4-15 Gravar ... 4-16 Gravar dados de medição ... 4-16 Consumo de memória para dados gravados ... 4-17 Abrir e exibir dados de medição em um PC ... 4-17 Como ler o arquivo CSV de configuração ... 4-19 Como ler o arquivo CSV de dados ... 4-21

Varredura/Monitorar, Gravar e Dados

Introdução

4

4-3

Introdução

Este capítulo fornece informações sobre as funções Varredura, Monitorar e Gravar, bem como procedimentos e instruções.

Varredura

Varredura é uma função do Produto que mede sequencialmente cada canal e mostra os dados temporariamente no visor ou os grava em um arquivo, se o recurso de gravação estiver ativado (consulte “Gravar”, na página 4-16). As varreduras são iniciadas

manualmente pelo usuário ou por um acionador interno ou externo. Para fazer a varredura de um canal, o Produto percorre sequencialmente os canais que estão ativos e faz as medições, conforme instruído pelo arquivo Testar config. (consulte “Configurar uma varredura”, na página 4-7).

Nota

Monitorar é uma função para ver os dados de medição de um único canal enquanto uma varredura está em andamento (consulte “Monitorar”, na página 4-15). O uso da função de monitoramento não interrompe a varredura ativa e mostra somente os dados de medição do último ciclo de varredura concluído.

Para que o Produto faça a varredura, os canais aplicáveis precisam estar ativos e a unidade que está sendo testada (UUT) precisa estar conectada e pronta. Depois que essas etapas forem concluídas, uma varredura poderá ser iniciada no menu

Varredura/Monitorar. Se “Gravação Automático” estiver definida como LIGADO no menu Testar config., o Produto gravará automaticamente os dados de varredura quando a varredura for iniciada. Se estiver definida como DESLIGADO, o usuário deverá

pressionar manualmente a tecla Gravar () para gravar os dados da medição no arquivo. Os dados de varredura são armazenados na memória, de onde podem ser transferidos para um PC para serem exibidos com o Microsoft Excel (consulte “Abrir e exibir dados de medição em um PC”, na página 4-17).

Enquanto uma varredura está em andamento, as medições e estatísticas de todos os canais podem ser exibidas em um diagrama ou em um gráfico, sem a interrupção da varredura (consulte a Figura 4-4). Depois que uma varredura é parada, os dados dessa varredura ficam na memória temporária e permanecem disponíveis até que uma nova varredura seja iniciada.

hjv038.eps

Figura 4-1. Dados de varredura

O menu Varredura permite ao usuário controlar a varredura e exibir os dados da varredura. O menu Varredura também mostra importantes indicadores de status para informar rapidamente ao usuário sobre o status e o andamento da varredura. A Tabela 4-1 mostra o menu Varredura e descreve os indicadores de status e as funções que podem ser executadas a partir desse menu. Para abrir o menu Varredura, pressione  no painel frontal.

Tabela 4-1. Menu Varredura

1 5 4 3 6 7 8 9 10 11 2 hjv055.eps Item Função

Varredura/Monitorar, Gravar e Dados

Varredura

4

4-5 Tabela 4-1. Menu Varredura (cont.)

Item Função

O indicador de alarme mestre exibido quando qualquer alarme de canal configurado dispara enquanto uma varredura está em andamento. Para ver qual alarme foi disparado, pressione  no menu Varredura para abrir os dados de canal. Se um alarme disparar, um ícone [1] ou [2] será exibido ao lado do canal para indicar qual alarme disparou.

Mostra quando a varredura foi iniciada. Este campo fica em branco até que a primeira varredura seja iniciada.

Mostra o status da varredura. Este campo mostra “Varredura” quando uma varredura está em andamento, "Pausado" quando a varredura está pausada, "Aguardando" quando o Instrumento está aguardando o acionador e “Inativo” quando a varredura está parada.

Mostra o número de passagens de varredura concluídas desde o início da varredura.

Timer de contagem regressiva exibido somente quando a fonte de acionamento for Timer, Alarme ou Externo.

Abre a função Monitorar para fazer medições de um único canal entre passagens de varredura. Consulte “Monitorar”, na página 4-15.

Abre o recurso Gráfico, que permite ao usuário fazer a plotagem dos dados de medição em um gráfico dimensionável. Consulte “Elaborar gráfico das medições”, na página 4-14.

Abre uma exibição de planilha de todas as amostras mais recentes de cada canal, juntamente com estatísticas úteis. Consulte “Exibir dados de varredura e estatísticas”, na página 4-13.

Pausar uma varredura depois de iniciada. A tecla programável não fica visível quando a varredura está inativa.

Iniciar ou parar uma varredura. Consulte “Iniciar uma varredura”, na página 4-12.

Sobre o tempo de varredura e a amostragem

Quando uma varredura é iniciada, o Produto varre sequencialmente e mede (cria uma amostra) cada canal ativo em ordem crescente dos canais. O tempo que demora para amostrar um canal depende da função de medição, do atraso de canal programado pelo usuário e da taxa de amostragem da varredura ou da configuração de NPLC do canal. Coletivamente, a soma dos tempos de amostragem dos canais determina quanto demora para concluir um ciclo de varredura completo, o que é conhecido como tempo de passagem de varredura. Consulte a Figura 4-2 para obter uma ilustração de como o processo de varredura funciona.

Os tempos de amostragem de canal e os tempos de passagem de varredura variam com base nas configurações de canal e de teste. Os itens a seguir fornecem informações sobre como esses tempos podem ser afetados:

• O tempo mínimo de amostragem do canal depende da taxa de amostragem ou da configuração de NPLC e da função de medição (consulte a Tabela 4-3).

• O tempo de amostragem de canal inclui qualquer atraso de assentamento necessário antes da amostra de ADC para atender às especificações de exatidão em condições normais. A Tabela 4-4 relaciona os atrasos de assentamento fixos internos de cada tipo de parâmetro e intervalo.

• Em algumas condições, pode ser necessário adicionar um atraso de canal para permitir tempos de assentamento mais longos. Consulte “Atraso de canal” no Capítulo 3 para obter mais informações.

• O tempo de amostragem total do canal é o tempo de amostragem mínimo, mais o atraso de canal programado pelo usuário. Quanto maior o atraso de canal, mais tempo demora para amostrar o canal.

• O tempo total de passagem da varredura é a soma dos tempos de amostragem de canal de todos os canais varridos. Uma passagem de varredura terá início quando a fonte de acionamento selecionada for declarada, se uma passagem anterior ainda não estiver em andamento (consulte "Tipo de acionamento" na página 4-8).

• O intervalo com que as passagens da varreduras ocorrem pode ser fixado pela programação do tipo de acionamento como Timer e a configuração de um tempo de intervalo. Lista de canais INÍCIO DA VARREDURA Canal 102 Canal 104 Canal 115

Definição de atraso de canal

Canal 121

- Tempo da amostragem*

Tecla:

*Consiste no tempo NPLC, tempo de assentamento e amostras de ADC. - Atraso de canal

Tempo da varredura

TÉRMINO DA VARREDURA

Tempo da varredura

Ciclo de varredura 1 Ciclo de varredura 2

Intervalo de varredura Intervalo de varredura Intervalo remanescente Remaining Interval Canal 117

Definição de atraso de canal

Intervalo remanescente

hjv050.eps

Figura 4-2. Ilustração de uma passagem de varredura Tabela 4-2. Valores de atraso do tempo de assentamento

Tipo e intervalo Atraso

100 mV CC 0 ms

1 V CC 0 ms

10 V CC 0 ms

100 V CC 100 ms

300 V CC 100 ms

Varredura/Monitorar, Gravar e Dados

Varredura

4

4-7 Figura 4-2. Valores de atraso do tempo de assentamento (cont.)

Tipo e intervalo Atraso

Filtro de 20 Hz para todos os intervalos de ACI 400 ms Filtro de 200 Hz para todos os intervalos de ACI 100 ms

100 Ω 0 ms 1 kΩ 0 ms 10 kΩ 100 ms 100 kΩ 100 ms 1 MΩ 500 ms 10 MΩ 1 s 100 MΩ 1 s

Todos os tipos de termopar 0 ms

PRT 400 Ω 0 ms

PRT 4 kΩ 100 ms

Termistor 2 kΩ 500 ms

Termistor 90 kΩ 500 ms

Termistor 1 MΩ 1 s

Configurar uma varredura

As varreduras são configuradas no menu Testar config., que é aberto no menu Configuração de canal (pressione

e, em seguida, pressione ). Esta seção contém informações sobre cada parâmetro no menu Testar config. para ajudar a configurar a varredura. A Figura 4-3 mostra o menu Testar config.

hjv0032.eps

Figura 4-3. Exemplo de menu Testar config.

Tipo de acionamento

O Tipo de acionamento informa o Produto quando e como iniciar e parar uma varredura. Há quatro tipos de acionamento:

Nota

Se uma Contagem de varredura de 0 estiver definida ou se o intervalo de varredura for mais curto do que o tempo de passagem da varredura, a varredura será repetida continuamente até que seja parada ou que o Produto fique sem memória.

• O tipo de acionamento Intervalo define a varredura de modo a ocorrer em um intervalo numérico definido pelo usuário que é iniciado por uma tecla programável no painel frontal no menu Varredura/Monitorar. O usuário define o número de vezes que a varredura deve ser feita (Contagem de varredura) e a frequência da varredura (Intervalo).

• O tipo de acionamento Externo define a varredura para ter início quando uma entrada TRIG definida na porta E/S digital detectar uma condição alta. Como no caso do Intervalo, o usuário define manualmente o número de vezes que a varredura deve ser feita (Contagem de varredura) e o tempo entre as varreduras (Intervalo).

• O tipo de acionamento Alarme define a varredura para ter início quando um alarme de canal Alto ou Baixo for disparado em um canal monitorado. Como no caso do Intervalo, o usuário define manualmente o número de vezes que a varredura deve ser feita (Contagem de varredura) e o tempo entre as varreduras (Intervalo).

Varredura/Monitorar, Gravar e Dados

Varredura

4

4-9

Gravação Automático

O recurso Gravação Automático automatiza o processo de gravação. Se a Gravação Automático estiver definida como LIGADO, o Produto gravará automaticamente os dados da varredura no arquivo quando a varredura for iniciada. Se estiver definida como DESLIGADO, o usuário deverá pressionar

manualmente para iniciar a gravação.

Destino do arquivo

Os dados de varredura podem ser armazenados na memória interna ou em uma unidade USB. Se definido como Interno, os dados de varredura são salvos na memória interna não volátil. Se definido como USB, os dados de varredura são salvos na unidade USB

conectada à porta USB do painel frontal.

Nota

Os dados de varredura armazenados diretamente na unidade USB não ficam visíveis para o usuário no menu Memória. No entanto, o menu Memória mostra ao usuário quanta memória está disponível na unidade USB. Para gerenciar os arquivos de dados de varredura na unidade USB, conecte a unidade USB a um PC e abra a pasta chamada “Dados de varredura”. Consulte “Abrir e exibir dados de medição em um PC”, na página 4-17.

Taxa de amostragem

A Taxa de amostragem define a velocidade com que os canais são varridos. Quando definido como Rápido, o Produto faz a varredura de cada canal muito rapidamente, o que permite ao usuário monitorar os canais quanto a rápidas alterações nas medições. Como resultado da velocidade de varredura mais rápida, o Produto não tem tempo de fazer o ajuste fino da medição, o que resulta na perda de um dígito de resolução da medição. Por exemplo, uma medição de temperatura apresentaria a leitura 22,41ºC com Lento e 22,4ºC com Rápido.

Nota

A Taxa de amostragem não deve ser confundida com o Atraso de canal nem com a Taxa de mudança nas opções avançadas de canal. Consulte

“Passagem de varredura” para obter mais informações.

As quatro Taxas de amostragem são: Rápido, Médio, Lento e Personalizado. A Tabela 4-3 mostra as velocidades de amostragem de cada tipo de entrada e intervalo diferente.

Tabela 4-3. Taxas de amostragem da varredura

Funções Tempo de amostragem (s)

Rápido [1] Médio Lento

Corrente CC Tensão CC Resistência 0,2 PLC 1 PLC 10 PLC Corrente CA Tensão CA Fixo em 10 PLC Frequência Fixo em 1 PLC PRT Termopar Termistor 1 PLC 2 PLC 10 PLC

Segurança dos dados

A Segurança dos dados é usada para proteger arquivos de dados que podem ser rastreados de volta até o usuário que conduziu o teste (comumente conhecido como rastreabilidade de testes). Isso é necessário para ambientes de teste e aplicativos que exijam um método para garantir que os dados do teste não sejam forjados, alterados ou adulterados, tendo sido produzido por pessoal treinado e autorizado.

Se a configuração de segurança dos dados no menu Testar config. estiver definida como LIGADO, o usuário deverá selecionar um perfil de usuário e inserir a senha associada a fim de iniciar e gravar uma varredura. As informações do usuário são gravadas no arquivo de dados de varredura que contém o número de perfil de usuário e as informações de teste. Para obter mais informações sobre os arquivos de dados de varredura, consulte “Gravar”, na página 4-16. Para obter instruções de como alterar as senhas dos perfis Admin ou Usuário, consulte “Alterar as senhas de Admin e Usuário”, no Capítulo 2.

Quando a Segurança dos dados está ligada, os Arquivos de Configuração também ficam protegidos. Um arquivo de configuração criado com a Segurança dos dados ligada não pode ser alterado ou excluído senão por um usuário autorizado.

Nota

Se a opção de convidado for usado para iniciar uma varredura, o usuário será gravado como "Convidado" e o arquivo de dados não será

Varredura/Monitorar, Gravar e Dados

Varredura

4

4-11

Unidade de temperatura

Essa é uma configuração geral do Produto que define as unidades de temperatura para exibição em Celsius ou Fahrenheit.

Notas

• A capacidade de alterar esta configuração para Fahrenheit não está

disponível em algumas regiões.

• As configurações Mx+B e Alarme dos canais de temperatura são

redefinidas quando a unidade de temperatura é alterada. Alinhar canais

A função Alinhar canais permite ao usuário designar um canal de referência com o qual alinhar outros canais, de modo que todas as medições exibidas sejam a mesma. Isso é feito com um deslocamento de Mx+B que é aplicado automaticamente aos canais selecionados para fazê-los corresponder ao canal de referência.

Uma aplicação em que isso é usado com frequência é nas medições de temperatura. Por exemplo, uma sonda de referência que esteja totalmente calibrada é colocada em uma câmara com outras sondas cuja leitura é 250,52°C. Com a função de alinhamento, o usuário define o canal da sonda de referência calibrada como canal de referência. O usuário define então quatro canais de sonda a serem alinhados com essa referência, que no momento apresentam as leituras 250,52°C, 250,68°C, 250,71°C, 250,33°C. Quando o usuário alinha as sondas, o Produto calcula e aplica um deslocamento Mx+B às sondas, de modo que o valor de medição exibido seja o mesmo que o da sonda de referência. O resultado é que todas as quatro sondas agora medem 250,52°C.

Para alinhar com um canal de referência: 1. Pressione

.

2. Pressione . 3. Pressione .

4. Use  e  para selecionar um canal como referência e, em seguida, pressione . 5. Use  e  para realçar um canal e, então, pressione  para definir. Vários canais

podem ser selecionados para serem alinhados.

6. Pressione  para alinhar os canais. O Produto fará medições no canal de

referência e nos canais selecionados e, então, usará a função Mx+B para alinhar esses canais com a referência.

Retomada automática da varredura após uma queda da energia

Caso o Produto sofra uma perda de energia da rede elétrica enquanto uma varredura estiver em andamento, poderá ser configurado de modo a retomar a varredura quando a energia da rede elétrica for restabelecida. Este recurso é denominado “Retomada de estado em caso de queda de energia”.

Nota

Esta configuração está localizada no menu Configuração do instrumento e não no menu Testar config..

Diferentemente de quando uma nova varredura é iniciada, o Produto retomará a gravação do arquivo que estava gravando quando a energia da rede elétrica foi perdida.

Para ativar esse recurso: 1. Pressione

.

2. Pressione  ou  para realçar Retomar varredura e . 3. Defina como LIGADO e, em seguida, pressione .

Procedimentos básicos de varredura

Iniciar uma varredura.

Para iniciar uma varredura:

Nota

Depois que uma varredura é iniciada, a varredura deve ser pausada ou parada para que o menu Configuração de canal ou Configuração do instrumento possa ser acessado.

1. Defina a Testar config. Consulte “Configurar uma varredura”, na página 4-7. 2. Defina todos os canais a serem varridos como LIGADO. Consulte “Definir canais

como LIGADO ou DESLIGADO”, no Capítulo 3. 3. Pressione .

4. Inicie a varredura, como segue:

• Para o tipo de acionamento Intervalo: pressione  para iniciar a varredura. A varredura completa o número de ciclos de varredura definido e para

automaticamente. A qualquer momento, pressione  novamente para parar o teste ou pressione  para pausá-lo. Se a gravação automática estiver definida como DESLIGADO, pressione  para gravar dados.

• Para o tipo de acionamento Externo: pressione  para iniciar a varredura. A varredura é acionada por uma condição baixa na entrada Trig no painel posterior. Quando a condição baixa é detectada, a passagem de varredura tem início e é executada conforme instruído pela configuração de intervalo. Quando a condição baixa que acionou a varredura é removida, o Produto finaliza a varredura em andamento e, em seguida, para e aguarda o próximo acionamento externo.

Varredura/Monitorar, Gravar e Dados

Varredura

4

4-13 • Para o tipo de acionamento Alarme: a passagem de varredura é acionada por um

alarme que é disparado. Para isso, selecione o tipo de acionamento Alarme na configuração do teste e atribua um canal como acionador. Quando a varredura é iniciada, o Produto começa automaticamente a monitorar o canal definido como acionador de um alarme acionado. Quando um alarme disparar, a passagem de varredura tem início e é executada conforme instruído pela configuração de teste. As passagens da varredura continuarão enquanto o alarme for disparado. Se o alarme não for mais acionado, o Produto finalizará a varredura em andamento e aguardará o próximo disparo do alarme.

a. Configure o alarme de canal aplicável como descrito anteriormente. b. Pressione

e, então, pressione  para iniciar a varredura.

• Para o tipo de acionamento Manual: pressione  para iniciar a varredura. A varredura executa um ciclo de varredura e para. Pressione  novamente para acionar outro ciclo de varredura. A qualquer momento, pressione 

novamente para parar o teste ou pressione  para pausá-lo. Se a gravação automática estiver definida como DESLIGADO, pressione  para gravar dados.

Exibir dados e estatísticas de varredura

O recurso Dados de varredura permite que o usuário veja os dados de varredura da última passagem da varredura (consulte a Figura 4-4). Este recurso está localizado no menu Varredura (pressione

e, em seguida, pressione ). Os dados neste menu são atualizados em tempo real. No menu Dados de varredura, o usuário pode abrir um menu Estatística para exibir estatísticas de mínimo, máximo, média e desvio padrão de cada canal (consulte a Tabela 4-4).

Se Mx+B for aplicado ao canal, um ícone [Mx+B] será exibido ao lado do número de canal. Se um alarme for disparado, o número do alarme será mostrado ao lado do canal como um ícone vermelho. Além disso, o valor da medição também ficará vermelho. Veja a figura 4-4.

hjv055.eps

Tabela 4-4. Estatísticas de varredura

Estatística Descrição

Máximo Medição máxima.

Mínimo Medição mínima.

Média Média de todas as medições feitas.

Desvio padrão Uma medida da distribuição de um conjunto de dados a partir de sua média. Quanto mais espalhados forem os dados, maior o desvio.

Pico a pico A diferença entre o Máximo e o Mínimo.

Taxa de mudança Uma medida de quanto as leituras mudam com o passar do tempo.

Para exibir os dados de varredura:

1. Inicie uma varredura. Consulte “Iniciar uma varredura”, na página 4-12.

2. Pressione  para abrir o menu Dados de varredura. Depois que o menu é aberto, pressione  para percorrer as páginas do menu e exibir mais canais.

3. Para exibir estatísticas dos canais, pressione .

Elaborar gráfico das medições

A função Varredura tem um recurso de gráfico que permite ao usuário exibir os dados das medições em um gráfico. Este recurso está localizado no menu Varredura (pressione

e, então, pressione ). O gráfico é dimensionado automaticamente para conter todas as informações no visor quando aberto. Para refinar os dados, o gráfico pode ser manipulado com as teclas de seta do painel frontal, conforme mostrado na Figura 4-5.

Documentos relacionados