• Nenhum resultado encontrado

VEÍCULOS DERMATOLÓGICOS

No documento PATOLOGIAS+A-Z+REVISÃO+I (páginas 111-113)

Índice PATOLOGIAS VETERINÁRIAS:

C). SÍNDROME DOS TRÊS AQUECEDORES AQUECEDOR SUPERIOR

25. VEÍCULOS DERMATOLÓGICOS

Loção hidratante não iônica com óleo de amêndoas e óleo de uva:

Indicado para peles secas. O uso contínuo restabelece o equilíbrio hídrico da pele, tornando-a mais macia e sedosa.

Creme hidratante não iônico com óleo de amêndoas e óleo de uva:

Indicado para peles secas. É leve e espalha facilmente. O uso contínuo restabelece o equilíbrio hídrico da pele, tornando-a mais macia e sedosa.

Loção hidratante hidrossolúvel:

Caráter aniônico (Janette). Indicado para peles mistas. É leve e espalha facilmente, indicada para hidratar a pele do rosto e pescoço.

Creme hidratante não iônico:

Indicado para peles secas e normais. Amacia a pele enquanto hidrata suavemente. Gel hidratante com Carbomer:

Gel hidratante com base de Carbômero (Carbopol) e umectantes como Glicerina e Aloe Vera. Gel ideal para aplicações diversas, principalmente nos casos de pele oleosa e acnéica.

Loção hidratante oil free:

Loção não iônica, oil free e de baixa comedogenieidade. Indicado para peles oleosas e mistas. Apresenta características de hidratação e proporciona um toque suave a pele.

Sabonete liquido Perolado:

Possui tensoativos suaves de caráter aniônico e anfótero e glicerina. Possui uma formula balanceada que limpa, hidrata e proporciona a pele um toque sedoso e aveludado. É indicado para todos os tipos de pele. Mascara Facial:

Melhora a textura, a elasticidade e a firmeza da pele, combate o envelhecimento progressivo através da sua formulação. Indicado para todos os tipos de peles.

Fitoterápicos Chineses para o (uso externo)

26. VERRUGAS

Verrugas são tumores cutâneos comuns e benignos decorrentes da infecção de células epidérmicas com o papiloma vírus humano (HPV). O vírus infecta pela inoculação direta e é transmitido pelo toque, pelo contato sexual ou em piscinas.

Verrugas comuns se apresentam como pápulas em forma de cúpulas ou nódulos, normalmente nas mãos ou nos pés.

Verrugas planas são pápulas lisas e achatadas na parte de cima, amiúde ligeiramente castanhas, mais comumente na face e nas mãos

Verrugas plantares são observadas em crianças e adolescentes nas plantas dos pés.

Verrugas genitais afetam o pênis, nos homens, a vulva e a vagina nas mulheres. As verrugas se apresentam como pequenas pápulas.

Medicina Tradicional Chinesa:

As Verrugas - comuns, planas e plantares - são decorrem de padrões complexos de deficiência de Sangue e Secura (pálidas e secas), Calor no Sangue (vermelhas) e Estase do Sangue (castanho-escuras). As Verrugas genitais decorrem da Umidade-Calor no canal do Fígado, não raro complica-se com Calor Tóxico (piogenicas e dolorosas).

• Deficiência do Sangue e Secura: Pálidas e secas • Calor no Sangue: Vermelhas

• Estase de Sangue: Castanho-Escutas • Umidade-Calor no canal do Fígado: Genitais Calor Tóxico: Dolorosas e piogenicas

27. XIAO CHAI HU TANG

(Decocção menor da Bupleurum) Composição:

Componente Pin Yin Quantidade

Radix Bupleuri Chai Hu 25,9 %

Radix Scutellarie Huang Qin 11,11%

Radix Ginseng Ren Shen 11,1%

Rhizoma Pinellae Preparata Ban Xia 18,5%

Rhizoma Zenziberis Recens Sheng Jiang 14,8%

Radix Glycyrrhizae Gan Cao 07,4%

Fructus Zizyphi Spinosae Da Zao 11,1%

Ações:

Harmonizar Shao Yang

Indicações:

Síndrome Shao Yang

Retenção de Calor Shao Yang Síndromes Superficiais Recidivantes Síndromes Superficiais Renitentes

a)Síndrome Shao Yang: Conceito:

Síndrome do meio Exterior e meio Interior marcada por calafrios e febre alternados (a alternância de febre e calafrios não necessariamente em intervalos regulares - ainda que isso possa ocorrer - e pode repetir várias vezes em um único dia), sudorese noturna, plenitude torácica, anorexia, náusea, vômito, sabor

amargo na boca, secura na garganta, tontura, saburra branca e fina e pulso em forte e rápido. Etiologias do clássico padrão Shao Yang:

Patógenos exógenos

a. Atacam o Tai Yang e em seguida penetram o Shao Yang (o mais usual). b. Atacam diretamente o Shao Yang.

c. Níveis (camadas) de energia mais profundos, quando evoluem para melhora pode-se ter a superficialização do agente que passa para o nível Shao Yang.

d. Vento – exposição ao vento exógeno quando há previamente retenção de patógeno no Shao Yang ou desarmonias (estagnação do Qi) do Fígado. Podem desenvolver o padrão Shao Yang (por ativar o patógeno retido).

Fisiopatologia Shao Yang:

Calafrios alternados com febre - patógeno localizado meio no exterior e meio no interior. Quando tende a

superficializar, temos os calafrios. Quando tende a interiorizar, temos febre.

Sudorese noturna - Wei Qi está reduzido na sua função de proteção superficial devido a sua ênfase normal

sobre o movimento interior durante o sono. Esta luta com o patógeno causa sudorese noturna por forçar os fluidos a saírem através dos poros precariamente controlados.

Plenitude e desconforto torácico e hipocôndrio - estagnação do Qi.

Amargor, garganta seca, irritabilidade - calor no Shao Yang, canal Vesícula Biliar que ascende. Perda apetite, náuseas, vômitos – Vesícula-Biliar -> calor invadindo o estômago.

Análise da fórmula Xiao Chai Hu Tang:

A diaforese dispersa o patógeno exterior e a purificação e a purgação eliminam o patógeno no interior, mas nenhum deles é apropriado se o patógeno estiver entre o exterior e o interior (Shao Yang).

O Chai Hu (Radix Bupleuri) circula Qi Fígado e dispersa o patógeno do meio exterior e o Huang Qi (Radix Scutellariae) elimina o calor patogênico do meio interior. Combinadas, estas duas ervas, harmonizam o Shao Yang, aliviam a síndrome do meio exterior e meio interior.

O Ban Xia (Rhizoma Pinelliae Preparata) harmoniza o estômago e o Sheng Jiang (Rhizoma Zinziberis Recens) harmoniza o aquecedor médio. Ambas aliviam a náusea e o vômito.

Ren Shen (Radix Ginseng), Da zao (Fructus Ziziphi) e Gan Cao (Radix Glycyrrhizae) são usadas para fortalecer o Qi do estômago, nutrir o Jin Ye, harmonizar níveis do Ying e do Wei QI.

O Xiao Chai Hu Tang é uma fórmula harmonizadora libera o calor esfriando suavemente e libera o frio aquecendo discretamente

Outra indicação importante do Xiao Chai Hu Tang é na retenção de calor no Shao Yang. As retenções de patógenos no Shao Yang têm etiologia de quadros prévios de:

1- agressão de patógenos exógenos (geralmente calor);

2- calor do Fígado - uma das funções da vesícula (Fu) é drenar os patógenos do Fígado (Zang);

ambas situações são decorrências de patógenos que não tenham sido plenamente resolvidos.

A retenção de calor no Shao Yang predispõe à estagnação QI do Fígado e com a evolução para calor no Fígado, por conta disto, têm-se as inúmeras indicações do Xiao Chai Hu Tang – sem os sintomas clássicos de calor e aversão ao frio alternados.

São patologias com características cíclicas de piora e melhora, sempre tendo um fundo de estagnação do Qi do Fígado com calor na Vesícula Biliar.

São quadros facilmente desencadeados pelas emoções, alimentos, inalantes, alérgenos tópicos, inalantes, que exacerbam o calor pré-existente que estagna o fígado gerando rapidamente calor e/ou vice-versa. Sintomas e sinais de calor no Fígado e/ou Vesícula-Biliar e/ou estômago tais como:

Gerais: Vômitos, náuseas, dor abdominal, desconforto no hipocôndrio, anorexia, cefaléia lateral (Shao Yang), amargor, tonturas, zumbidos, cefaléia lateral.

Área ginecológica: TPM, dismenorréia, cistites, herpes genital, cândidas, leucorréia. Dermatologia: urticárias, dermatoses por calor.

Emoções (estagnação com retenção de calor): depressão, ansiedade, anorexia, bipolar, manias. Xiao Chai Hu Tang age:

1- Elimina a retenção de calor no Shao Yang.

2- Ajuda a drenar o calor do Fígado (não substitui o Long Dan). 3- Auxilia a circulação do Qi do Fígado.

c)Síndromes Superficiais Recidivantes: d)Síndromes Superficiais Renitentes:

Outras indicações imprescindíveis do Xiao Chai Hu Tang é na prevenção e tratamento de c)Síndromes Superficiais Recidivantes e/ ouo Síndromes Superficiais Renitentes - frio; calor (amidalites, otites, sinusites), quadros respiratórios infecciosos e alérgicos (rinites e asma).

Os quadros de recidivas e renitentes podem ser devidos:

a- A debilidade do Wei Qi (frio)

b- A não eliminação total do agente agressor

(recidivantes = agressões anteriores; renitentes = agressão atual)

c- Ataques repetitivos de patogenos exógenos com Zhen Qi deficiente (Wei Qi) levando a retenção de patógenos

d- Uso de medicamentos (antibióticos, corticóides...) que levam à formação de patógenos. Nessas situações temos o que se denomina Patógenos Residuais.

Prescreve-se o Xiao Chai Hu Tang concomitantemente às fórmulas indicadas para os quadros das Síndromes Superficiais e na fase remissão juntamente com Yu Ping Feng San e com o Ganoderma/Reishi. Quando a retenção de calor leva à obstipação, indica-se o Da Chai Hu Tang (tem efeito mais purgativo e drena calor com mais eficácia).

Nos quadros de patógenos exógenos frio/calor (viroses/ bacterianos) intensos mesmo não recidivantes, indica-se associar o Xiao Chai Hu Tang tanto na fase aguda como na remissão

Nestes casos citados quando a retenção de calor leva à obstipação, indica-se o Da Chai Hu Tang (tem efeito mais purgativo e drena calor com mais eficácia).

ENDEMIA, EPIDEMIA, PANDEMIA

Em períodos de endemia, epidemia, pandemia, indica-se o

Xiao Chai Hu Tang, Yu Ping Feng San e Ganoderma / Reichi, preventivamente para fortalecer Wei Qi, Meio Exterior, Meio Interior e Zhen Qi.

Patologias que podem ocorrer com padrões energéticos indicativos do Xiao Chai Hu Tang:

Hepatite viral, hepatite crônica, fibrose hepática e carcinoma, carcinoma hepatocelular, icterícia, colecistite, colelitíase, pancreatite, febre, febre no câncer, nefrite, insuficiência renal crônica, amigdalite aguda, parotidite infecciosa, estomatite, resfriado comum, gripe, influenza, sarampo, bronquite, pneumonia, tuberculose pulmonar, tosse, rinite alérgica, asma brônquica, esofagite de refluxo, gastrite antral, gastrite, dor gástrica, prolapso gástrico, constipação, síndrome de Ménière, vertigem, convulsões, enxaqueca, angina, depressão, síndrome de fadiga crônica, vômitos matinais de manhã, febre puerperal, dismenorréia, síndrome pré- menstrual, cistites, leucorréia, fungos genitais, herpes genital, hipercolesterolemia, triglicérides elevados e malária.

No documento PATOLOGIAS+A-Z+REVISÃO+I (páginas 111-113)