• Nenhum resultado encontrado

4.3. Estabelecimento do Programa de Pré-Requisitos (PPR)

4.3.1. Verificação das características gerais dos edifícios e infraestruturas

A Queijaria do Azinhal está situada no edifício multiusos, mas nas suas imediações não existem indústrias ou outros agentes passiveis de contaminação. As instalações permitem o desenvolvimento de todas as operações em adequadas condições de higiene, bem como o acesso do pessoal, a instalação dos equipamentos, o armazenamento e o acesso dos materiais em condições apropriadas; contribuem para a redução das más práticas de higiene durante o processamento; facilitam a realização das operações nas condições adequadas de temperaturas; facilitam a realização das operações de higienização; minimizam a entrada e o desenvolvimento de pragas e a entrada de contaminantes ambientais (fumos, poeiras, odores, cinzas); asseguram que as operações que possam causar uma contaminação cruzada de um alimento por outro ou por um material sejam separadas fisicamente ou no tempo, conforme o Capitulo I do Regulamento n.º 852/2004.

A construção é sólida e mantida em bom estado de conservação, compreendendo as seguintes áreas, conforme o layout apresentado no ponto 4.2.2 (Figura 4.1):

 Zona de receção das matérias-primas e expedição do produto acabado (1);  Zona de armazenamento e lavagem (2, 3 e 4);

 Zona de produção, armazenamento do produto acabado e embalamento (5 e 6);  Despensa (7);

 Instalações sanitárias e vestiários (8 e 9);

 Receção e escritório (zona de venda ao publico) (10 e 11).

As instalações onde o queijo fresco e o iogurte de cabra são produzidos, permitem a aplicação de boas práticas de higiene (Manual de Boas Práticas, ponto 4.2.5), incluindo a proteção contra contaminação, entre e durante as operações de produção. As instalações, são mantidas limpas e em boas condições de higiene, cumprindo o disposto no Anexo II, Capitulo I, Ponto 1, do Regulamento (CE) n.º 852/2004 e consubstanciado no documento Plano de Higienização (ponto 4.2.6).

4.3.1.1. Pavimento

Os pavimentos da queijaria são de cerâmica, apresentando uma elevada resistência química e mecânica, resistência às manchas, aos ácidos e aos produtos alcalinos. São de fácil higienização e manutenção. Possuem um sistema de drenagem com uma dimensão, inclinação e posição adequadas para que os resíduos sólidos e líquidos sejam contidos rapidamente, removidos e controlados de modo a minimizar a probabilidade de estes se espalharem.

Os pavimentos da zona de armazenamento das matérias-primas e lavagem e a zona de produção, armazenamento do produto acabado e embalamento possuem uma inclinação que permite o bom escoamento dos fluidos de forma a evitar a formação de poças que possibilitem o crescimento microbiano ou possam ser a causa de problemas de segurança. Existem ralos e sistemas de recolha de líquidos no chão, com intervalos suficientemente próximos de modo a assegurar uma adequada drenagem. Ambos Cumprindo as condições do Anexo II, Capitulo II, Ponto 1, Alínea a), do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

4.3.1.2.Paredes

As paredes das zonas de receção das matérias-primas, armazenamento e lavagem, produção, armazenamento do produto acabado, embalamento, expedição do produto acabado, a despensa e as instalações sanitárias e vestiários, foram construídas em cimento revestido com tinta e azulejo cerâmico de superfície lisa, cor clara, impermeável, não absorvente, lavável e não tóxicos. Sendo estas facilmente limpas e desinfetadas. As junções entre as paredes e o chão e teto são convenientemente seladas e arredondadas para facilitar a limpeza. Cumprindo as condições do Anexo II, Capitulo II, Ponto 1, Alínea b), do Regulamento (CE) n.º 852/2004. 4.3.1.3.Teto

O Teto de todas as zonas é construído em cimento, e pintado com tinta plástica para interiores. É liso, de cor clara, lavável e desinfetável. A sua construção foi feita de modo a evitar

a acumulação de sujidade, reduzir a condensação de humidade, o desenvolvimento de bolores indesejáveis e evitar o desprendimento de partículas conforme o exigido pelo Anexo II, Capitulo II, Ponto 1, Alínea c), do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

4.3.1.4. Iluminação

A Queijaria tem luz natural e artificial adequadas. As lâmpadas estão protegidas cumprindo o disposto no Anexo II, Capitulo I, Ponto 7, do Regulamento (CE) n.º 852/2004. 4.3.1.5. Janelas

As janelas e outras aberturas são protegidas com redes mosquiteiras (para evitar a entrada de insetos e roedores) e com um vidro inquebrável. São facilmente removíveis para limpeza e encontram-se fechadas durante o processo de produção conforme o Anexo II, Capitulo II, Ponto 1, Alínea d), do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

4.3.1.6. Portas

As portas possuem superfícies lisas, não absorventes, de material lavável e desinfetável. A porta que divide a zona de receção da zona de produção possui uma mola vaivém e têm um óculo de acrílico transparente, a fim de evitar acidentes tal como o exigido pelo Anexo II, Capitulo II, Ponto 1, Alínea e), do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

4.3.1.7.Bancadas

As superfícies das bancadas são mantidas em boas condições, construídas em aço inoxidável que é um material liso, resistente a corrosão, não tóxico, lavável e desinfetável conforme o exigido pelo Anexo II, Capitulo II, Ponto 1, Alínea f), do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

4.3.1.8. Lava Mãos

Existe um lavatório, devidamente localizado, para a lavagem das mãos. Este está provido de água corrente quente e fria, de doseador de detergente/desinfetante e dispensador de toalhas de papel. O lava mãos não é utilizado para a lavagem de produtos alimentares ou utensílios utilizados na produção cumprindo as condições do Anexo II, Capitulo I, Ponto 4, do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

4.3.1.9.Instalações Sanitárias

Na Queijaria não existe comunicação direta entre as instalações sanitárias e os locais de produção. As retretes estão instaladas num local independente, numa cabine separada do vestiário. As torneiras dos lavatórios são de comando não manual e os lavatórios possuem água

quente e fria em quantidade e pressão suficientes. Existe sabonete líquido e/ou desinfetante para a higienização das mãos, e para a secagem utiliza-se papel descartável. Existe um caixote do lixo com tampa acionada por pedal para a recolha dos toalhetes utilizados cumprindo as condições do Anexo II, Capitulo I, Ponto 3 e 4, do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

4.3.1.10. Vestiários

Os vestiários encontram-se no interior do estabelecimento. São bem iluminados e ventilados, comunicando diretamente com a zona de chuveiros e lavatórios. Existem armários individuais, possíveis de fechar à chave. Os armários estão devidamente identificados e em boas condições de conservação e higiene, sendo construídos em aço inoxidável, com arejamento inferior e superior e com uma altura de cerca de 1,5 m. As paredes e o pavimento são iguais aos da zona de produção cumprindo o disposto no Anexo II, Capitulo I, Ponto 9, do Regulamento (CE) n.º 852/2004.

Documentos relacionados