• Nenhum resultado encontrado

VERIFICAÇÕES E MANUTENÇÃO

No documento Manual Do Motor FTP N-Series (páginas 35-48)

PESSOAL DE MANUTENÇÃO

 As operações de verificação e manutenção do motor descritas no seguinte capítulo requerem formação, experiência e con formidade com as normas de segurança vigentes. Por esta razão, devem ser efetuadas por técnicos especializados, tal como indicado a baixo.

- Controles: funcionários da ocina ou, quando da ocorrência, pelo utilizador do veículo.

- Manutenção periódica: pessoal qualicado equipado com equipamento adequado e meios adequados de proteção. Operações marcadas pelo símbolo da chave.

- Manutenção especial: pessoal qualicado do Centro de Serviço com informações técnicas e equipamento especícos. Operações marcadas pelo símbolo da chave.

Os Centros de Assistência qualicados que compõem a Rede da Assistência Técnica FPT. PREVENÇÃO DE ACIDENTES

- Use sempre botas e roupas para trabalhos pesados.

- Nunca use roupas soltas e largas, anéis, pulseiras e/ou colares perto de motores ou peças móveis. - Use sempre luvas e óculos de proteção quando:

.encher baterias com uma solução ácida

.abastecimento com inibidores ou anti-congelante

.substituir ou completar lubricante (o óleo de motor quente poderá provocar queimaduras e escald ões. Apenas efetue estas operações .quando o óleo tiver baixado para uma temperatura inferior a 50°C).

.utilizar jatos de ar de alta pressão para limpeza (a pressão máxima utilizada para limpar é de 200 kPa - 2 bar, 30 psi, 2 kg/cm2) - Quando trabalhar no compartimento do motor, tome especial atenção, para evitar o contato com peças móveis ou

componentes com temperaturas elevadas..

- Use capacete de proteção quando trabalhar numa área onde existam cargas suspensas ou sistemas instalados à altura da cabeça. - Utilize cremes de proteção para as mãos

CUIDADO!

Não efetue operações de manutenção quando a fonte de alimentação elétrica estiver ligada: verique sempre se os acessórios estão corretamente aterrados. Durante as operações de diagnóstico e manutenção, certique-se de que as suas mãos e pés estejam secos e, sempre que possível, utilize suportes de isolamento.

CUIDADO!

 As condições que provocam a partida de um conjunto gerador de emergência podem ocorrer sem aviso prévio, dada a sua aplicação. Durante as intervenções de controle e manutenção, observar rigorosamente as prescrições indicadas pelo fabricante do grupo e pelo operador do sistema de geração elétrica, para garantir a máxima se gurança, sem ris cos operacionais .

ABASTECIMENTO

Capacidades litros (kg)N45 litros (kg)N67

Circuito de refrigeração (1) (*)motor 8,5 10,5 (**) conjunto gerador 10,5 25,5 Circuito de lubricação (2) capacidade total (3) 12,8 (11,8) 17,2 (15,8) Substituição periódica:

cárter óleo no nível mínimo cárter óleo no nível máximo

7 (6,5) 11,5 (10,5)

8,7 (8) 15,2 (14) Reservatóriodecombustível(4) - -

(*)As quantidades indicadas referem-se apenas à conguração padrão do motor. (**)Capacidade total

Utilize uma mistura de água e 50% PARAFLU 11, mesmo durante os meses de verão. Como uma alternativa ao PARAFLU 11, utilize outro produto que obedeça às especicações internacionais SAE J 1034.

Utilize lubricantes que obedeçam às especicações internacionais ACEA E3 - E5 (motores de alta potência), API CF - CH4 (associados a combustíveis com uma percentagem de enxofre de < 0,5%), MIL - L - 2104 F.

O nível de viscosidade do óleo utilizado conforme as temperaturas ambientes é indicado na tabela fornecida no apêndice. O consumo de óleo é consid- erado aceitável quando atinge um máximo de 0,5% de consumo de combustível.

 As quantidades indicadas referem-se ao abastecimento inicial e incluem abastecer o motor, cárter e ltro. Vide página 9 - Tópico “Combustível - Atenção”

(1) (2)

(3) (4)

AVISO

O abastecimento a partir de tambores ou reservatórios poderá resultar em contaminação do combustível diesel, com o risco de danos no sistema de injeção. Se necessário, ltre o combustível de uma forma adequada para permitir a sedimentação das impurezas antes de abastecer. Baixa temperatura do diesel

 As especicações das normas a presentadas no tópico “Combustível - Atenção” distinguem diferentes classes de co mbustível diesel, identi - cando as características dos mais indicados para baixas temperaturas.

Cabe totalmente às companhias petrolíferas obedecer a estas normas, que regul am a distribuição adequada de combustíveis de acordo com as condições climáticas e geográcas dos vários países.

FREQUÊNCIA

Vericações (quando em utilização) Frequência

Vericar o nível de óleo no motor  Diária Vericar o nível do líquido de refrigeração Diária Vericação e limpeza dos radiador  Diária Vericação e limpeza do ltro de ar  Diária Drenar água do pré-ltro de combustível 150 horas (1) Vericar/atestar o nível de eletrólito nas baterias e limpar terminais Semestral

Os intervalos de manutenção indicados abaixo consideram os fatores de trabalho típicos para os vários tipos de utilização do motor. O intervalo mais adequado das operações de manutenção para as várias aplicações será indicado pelo pessoal de manutenção, de acordo com a forma e condições de trabalho em que o motor é utilizado.

Manutenção programada Frequência

Vericar o estado e tensão da correia 300 horas (2) Trocaroóleo 600horas(3)(4) Trocar o(s) ltro(s) de óleo 600 horas (3) (4) (5) Trocar o(s) ltro(s) de combustível 600 horas (3) (1) (5) Trocar o pré-ltro de combustível 600 horas (3) (1)

Manutençãoespecial Frequência Limparoturbocompressor 1200horas(7) Vericar a eciência do sistema de pré-pós aquecimento (se existir) 1200 horas Calibragemdoinjetor 1800horas Inspeçãodabombainjetora 3000horas  Ajustar a folga nos braços do ba lancim 3000 horas

Período máximo quando utilizar combustível de boa qualidade (normas apresentada no tópico “Combustível - Atenção). Isto será reduzido se o combustível estiver contaminado e os alarmes forem acionados devido ao bloqueio dos ltros e à presença de água no pré-ltro. Quando for indicado um bloqueio do ltro, este deverá ser substituído. Se a luz sinalizadora de água no pré-ltro não se apagar após a drenagem, o pré-ltro deve ser substituído.

Refere-se a motores com dispositivos de tensionamento automático e tradicional

Deve ser efetuado anualmente, mesmo que não seja atingido o número necessário de horas de trabalho. Substitua os lubricantes de acordo com a frequência indicada na tabela ABASTECIMENTO.

 Apenas utiliz e ltros com as seguintes característi cas: - nível de ltragem < 12 μm

- eciência de ltragem ß > 200.

 A frequência com que as operações são efetuadas dependerá das condições de trabalho e a eciência/desgaste do produto. Necessário pela recirculação do vapor de óleo.

AVISO

 As operações de manutenção extraordinária descrita na respectiva tabela são da exclusiva competência de pessoal qualicado, de posse de informações adequadas e dotados de instrumentos de trabalho e meios de proteção apropriados. Os métodos para a sua realização não são relatados neste documento, mas são parte integrante do conteúdo dos manuais técnicos e de reparação FPT, nos centros de serviços.

REQUISITOS

Não desligue as baterias com o motor funcionando.

Não efetue operações de soldagem em arco na proximidade do motor sem primeiro remover os cabos elétricos.

 Após cada operação de manutenção que envolva desligar a(s) bateria(s), certique-se de que os terminais foram corretamente conectados aos polos quando ligados.

Não utilize carregadores das baterias para ligar o motor. Desligue a(s) bateria(as) da rede a bordo quando recarregar.

Não pinte os aparelhos, componentes e conectores elétricos que equipam o motor. Desligue a(s) bateria(s) antes de quaisquer operações elétricas.

Contate o fabricante antes de instalar o equipamento eletrônico a bordo (rádios bidirecionais e semelhantes). AVISO

 A regulagem da bomba foi estabelecida considerando os critérios de desempenho, conabilidade e homolog ação. Fi ca terminan- temente proibida qualquer alteração em sua regulagem, sem a prévia autorização do fabricante.

(1) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. (2) (3) (4) (5) (6) (7)

COMO PROCEDER

Vericar o nível de óleo no motor 

Realize esta operação somente com o motor desl igado e a baixa tem- peratura, para evitar riscos de queimaduras.

Realize todas as ações necessárias para garantir que a máquina esteja “nivelada”.

Utilizando a vareta do óleo (1), verique se o nível do óleo está en - tre os níveis “Min” e “Max”.

Se o nível for demasiado baixo, complete através do bocal de enchi- mento, após primeiro remover a respectiva tampa (2).

AVISO

 Após completar o nível, certique-se de que este não exceda o limite “Max” marcado na vareta.

Certique-se de que a vareta esteja corretamente introduzi da, e que a tampa de abastecimento é girada para a direita até que trave.

• • •

Vericar o nível do líquido de refrigeração

Realize esta operação somente com o motor desligado e a baixa temperatura, para evitar riscos de queimaduras. - Com o motor frio, certique-se de que o nível do líquido de refrigeração no reservatório de expansão está

acima do nível mínimo.

- Verique se o nível de uido não é superior a 2/3 do reservatório, para permitir que o aumento da temperatura aumente o volume de uido.

- Encher o reservatório de água, se necessário. Utilizar sempre água sem impurezas. Evitar a utilização de água destilada. Ver tab ela de ABASTECIMENTO.

Nota:  A necessidade de completar frequentemente o nível do líquido de refrigeração indica a necessidade de diagnóstico do circuito de refrigeração.

No caso em que a preparação contenha somente o radiador, proceder à eventual recarga, tendo cuidado para que o líquido não sature o volume interno do radiador. Isto pode ocorrer em virtude do aumento da temperatura com consequente aumento do volume do líquido existente.

CUIDADO!

 Apenas abra a tampa do reservatório do líquido de refrigeração se for estritamente necessário, e apenas quando o motor estiver frio.

Limpar o radiador 

Verique se as entradas de ar do radiador estão livres de sujeira (pó, lama, palha, etc.). Limpe-os, se necessário, utilizando ar-comprimido ou vapor.

CUIDADO!

 A utilização de ar-comprimido faz com que seja necessário utilizar equipamento de proteção adequado para as mãos, rosto e olhos. Consulte as indicações no item PREVENÇÃO DE ACIDENTES.

Limpar o ltro de ar 

(refere-se aos componentes da FPT)

Realize esta operação somente com o motor desligado.

Retire a tampa do ltro (1) após primeiro desapertar a alavanca de bloqueio.

Retire o cartucho externo (2), após desapertar a segunda alavanca de bloqueio. Durante esta operação, tenha cuidado para que não entre pó no ange.

Verique se não existe sujeira. Se existir, limpe o elemento do ltro, tal como indicado abaixo.

Sopre ar-comprimido seco através do elemento do ltro, de dentro para fora (pressão máxima de 200 kPa). Não utilize detergentes, nem utilize diesel.

Nunca utilize ferramentas para sacudir o elemento do ltro e verique sua condição antes de o substituir. Substitua o ltro caso existam quaisquer quebras ou rasgões.

Verique se a junta na respectiva base está em bom estado. Alguns sistemas de ltragem estão equipados com um segundo elemento de ltro (3) que não necessita de ser limpo. Deve ser substituído pelo menos uma vez a cada 3 mudanças do elemento principal.

 A remontagem é efetuada repetindo as operações indic adas na ordem inversa.

Congurar a luz sinalizadora de bloqueio mecânico para funcionar pressionando o botão que se encontra na parte superior do indicador. Esta operação não é necessária se existir um sensor elétrico.

AVISO • • • • • • • • •

Drenar água do pré-ltro de combustível

Devido ao elevado risco de abastecimento com combustível contaminado por corpos estranhos e água, recomenda-se que seja efetuada esta vericação a cada vez que se abastece. Realize esta operação somente com o motor desligado.

Coloque um coletor debaixo do ltro ou pré-ltro para recolher o uido.

Desaperte o bujão (1) na parte inferior do ltro. Em algumas congurações, o bujão inclui um sensor para detectar a presença de água no diesel.

Drene líquido até que apenas possa ser visto “diesel”.

Feche novamente o bujão, apertando-o totalmente com a mão. Elimine os uidos drenados de acordo com os requisitos ambientais aplicáveis.

Vericar/atestar o nível de eletrólito nas baterias Coloque as baterias numa superfície estável, e em seguida:

Verique visualmente se o nível de uido se encontra entre os limites “Min” e “Max”. Na ausência de referências, verique se o uido cobre as chapas de chumbo que se encontram no interior da bateria.

Complete com água destilada apenas os elementos em que o nível esteja abaixo do mínimo. Contate pessoal técnico especializado caso seja necessário recarregar a bateria.

Mande vericar a eciência do sistema de recarga da bateria, se for detectada uma tensão inferior a 11 V (para sistemas com capacidade nominal de 12 V) ou 22 V (para sistemas com capacidade nominal de 24 V) com o motor funcionando.

Nesta ocasião, certique-se de que os terminais e garras estão li mpos, bloqueados corretamente e protegidos com vaselina. • • • • • • • • • •

CUIDADO!

 As baterias contêm ácido sulfúrico, que é extremamente cáustico e corrosivo. Use sempre luvas de proteção e óculos quando as completar. Sempre que possível, recomenda-se que esta vericação seja efetuada por pessoal especializado.

Não fume ou use chamas perto das baterias durante a vericação e certique-se de que a sala esteja corretamente ventilada.

 Alguns tipos de bateria possuem uma ún ica tampa para todos os buj ões de i nspeção. Para acesso aos elementos, utilize uma alavanca, tal como ilustrado.

Para os motores sem tensor por parafuso, solte os parafusos de xação (1) e o parafuso de ancoragem, empurrando o alternador no sentido indicado no desenho até que seja atingida a tensão necessária, apertando depois rmemente os parafusos de xação e o pino de ancoragem.

AVISO

Substitua a correia caso verique qualquer abrasão, ssura ou rasgão e se tiver sido entornado óleo ou combustível na correia. •

• • •

Restabelecer a tensão correta na correia de acionamento dos componentes auxiliares

(refere-se aos motores com dispositivos de tensionamento tradicionais) Solte o parafuso que xa o alternador ao suporte (1).

Solte o parafuso que xa o alternador ao suporte inferior. Proceda para apertar o tensor (2), bloqueando a contra-porca.

Trocar o óleo

Realize esta operação somente com o motor desligado e a baixa temperatura, para evitar riscos de queimaduras.

Coloque um coletor debaixo do bujão para recolher o óleo usado (veja as ilustrações no capítulo DADOS TÉCNICOS DO MOTOR). Desaperte o bujão e aguarde até que o cárter tenha esvaziado totalmente, em seguida volte a apertar o bujão.

Verique, através do orifício de alimentação (1) na tampa do distribuidor ou noutro local (opc.), e complete o nível utilizando os tipos e quantidades de óleo indicados na tabela ABASTECIMENTO. Utilizando a vareta do óleo (2), verique se o nível do óleo está entre os níveis “Min” e “Max”.

Elimine o óleo usado de acordo com os requisitos ambientais aplicáveis.

Substituir o ltro do óleo

Realize esta operação somente com o motor desligado e a baixa temperatura, para evitar riscos de queimaduras.

 Apenas utilize ltros com um nível de ltragem equivalente aos substituídos (consulte a seção FREQUÊNCIA).

Coloque um coletor debaixo do suporte do ltro (1), para recolher o óleo usado.

Desaperte o ltro e remova-o (2).

Limpe cuidadosamente as superfícies do suporte que estão em contato com a junta de vedação.

Molhe a junta de vedação nova com uma na camada de óleo.  Aperte à mão o novo ltro até que a junta de vedação toque no

suporte, em seguida bloqueie com mais 3/4 de volta.

Elimine o ltro antigo de acordo com os requisitos ambientais aplicáveis. • • • • • • • • • •

Trocar o(s) ltro(s) de combustível

Realize esta operação somente com o motor desligado e a baixa temperatura, para evitar riscos de queimaduras.

 Apenas utilize ltros com um nível de ltragem equivalente aos substituídos (consulte a seção FREQUÊNCIA).

Remova o(s) ltro(s) desapertando-o(s).

Verique se o ltro novo possui níveis de desempenho que satisfaçam as necessidades do motor.

Molhe a nova vedação do ltro com uma na camada de óleo.

 Aperte à mão o novo ltro até que a junta de vedação toque no suporte, em seguida bloqueie com mais 3/4 de volta.

Tenha especial atenção ao pré-aquecedor elétrico de combustível e quaisquer ligações elétricas relevantes (1).

Procedimento de drenagem:

Solte o tubo de retorno do combustível, que se encontra na parte superior do ltro (2).

Certique-se de que qualquer diesel que saia não suje a correia de acionamento dos componentes auxiliares ou seja eliminado para o local.

Utilize a bomba manual de combustível do pré-ltro até que o diesel que saia esteja livre de qualquer ar residual ou efetue a mesma operação utilizando a bomba de alimentação mecânica (3).

 Aperte o coletor solto, como acima, com o torque adequado. Elimine qualquer diesel expelido durante a operação indicada acima, de acordo com a legislação ambiental em vigor.

AVISO

Não encha o novo ltro antes que seja instalado no suporte, para evitar introduzir impurezas nocivas no sistema de injeção e circuito. • • • • • • • • • •

Trocar o pré-ltro de combustível

Realize esta operação somente com o motor desligado.

Se o ltro tiver um sensor para detectar a presença de água (3), retire o sensor do respectivo alojamento.

Remova o pré-ltro, desapertando-o.

Verique se o ltro novo possui níveis de desempenho que satisfaçam as necessidades do motor. Molhe a nova vedação do ltro com uma na camada de óleo.

 Aperte à mão o novo ltro até que a junta de vedação toque no suporte, em seguida bloqueie com mais 3/4 de volta.

Coloque o sensor de presença de água no respectivo alojamento, tendo cuidado de unir corretamente as roscas. Solte o parafuso de dreno (2) no suporte do pré-ltro e ative a bomba manual de combustível (1) até que o circuito de alimentação esteja cheio.

Certique-se de que qualquer combustível que saia não seja projetado para o meio ambiente.  Aperte bem o parafuso de dreno.

Inicie o motor e coloque-o em marcha lenta durante alguns minutos para eliminar qualquer ar residual. Verique a eciência do aterramento do suporte do ltro (4).

Nota: caso necessário, para acelerar a fase de dreno, pode ser utilizada a bomba manual de combustível durante a partida.

Vericar existência de danos no(s) tubo(s) de descarga

Verique visualmente se o sistema de descarga não está bloqueado ou danicado.

Certique-se de que não existe o risco de formação de gases perigosos na máquina. Contate o fabricante, se necessário. Não utilizar em ambientes fechados ou sem sistema de exaustão adequado ao local

Drenagem ou aspiração das impurezas do reservatório do combustível

Proceder de acordo com as necessidades ditadas pela estrutura e pela colocação do reservatório.

Os motores que operam em ambientes e condições adversas e/ou abastecidos por meio de galões ou vasilhames requerem um maior cuidado na limpeza do reservatório.

Trocar a Correia de acionamento dos componentes auxiliares Consulte as informações fornecidas para vericar a tensão da correia. Substituição do ltro de ar 

• • • • • • • • • • • •

Trocar o líquido de refrigeração

Realize esta operação somente com o motor desligado e a baixa temperatura, para evitar riscos de queimaduras. Utilize coletores adequados para garantir que o líquido de refrigeração não seja disperso no meio ambiente.

Solte os elementos de vedação, retire as anges que ligam o circuito do motor ao radiador e aguarde até que tenha esvaziado totalmente.  Após o esvaziamento, reapertar os el ementos de xação e respectivas conexões d o circuito, certicando-se da i ntegridade do circuito.

Complete o circuito tal como indicado na tabela ABASTECIMENTO. Verique o nível de uido, tal como indicado.

Com a tampa de abastecimento do reservató rio do líquido de regeraç ão aberta, dê a partida no motor e mantendo-o em regime de marcha lenta por aproximadamente 1 minuto. Esta operação favorece a expulsão completa do ar presente no interior do circuito de refrigeração. Parar o motor e, caso necessário, completar o nível até o limite indicado

MOVER O MOTOR

 As operações necessárias para d esligar e ligar posteri ormente o motor apenas devem ser efetuadas por técnicos d e Centros de Serviço. Quando elevar o motor, utilize os olhais indicados neste manual, na seção DADOS TÉCNICOS DO MOTOR e marcados no motor com autocolantes especiais.

 A elevação deve ser efetuada utilizando um guindaste que mantenha paralelos os cabos metálicos que suportam o motor, utilizando simultaneamente todos os olhais. A utilização de um único olhal não é permitida, e coloca em risco a operação e o motor.

O sistema de elevação do motor deve ter capacidade e tamanho adequado ao peso e dimensões do motor. Verique se não existe qualquer interferência entre o sistema de elevação e os componentes do sistema.

Não eleve o motor antes de retirar os elementos da transmissão que estejam acoplados. ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS

O motor é composto por peças e elementos que, se eliminados, poderão causar danos ao meio ambiente.

Os materiais indicados abaixo devem ser enviados para centros de recolhimento especializados. A legislação em vigor nos vários países estipula multas graves para os transgressores:

Baterias do motor de partida. Lubricantes usados. • • • • • • •

No documento Manual Do Motor FTP N-Series (páginas 35-48)

Documentos relacionados