• Nenhum resultado encontrado

O HOMEM QUE VEM DE VIÇOSA: O Agrônomo (Oferta do Grupo Diming de Investimentos Promoção dos Agrônomos formandos de 1971).

ANEXO 3 – TEXTOS LAUDATÓRIOS ÀS PROFISSÕES AGRÍCOLAS:

C) O HOMEM QUE VEM DE VIÇOSA: O Agrônomo (Oferta do Grupo Diming de Investimentos Promoção dos Agrônomos formandos de 1971).

1971 Viçosa exporta para o Brasil

104 agrônomos.

104 agrônomos que estarão engajados nesse desafio nacional: o DESENVOLVIMENTO.

Na agricultura Faltam técnicas adequadas,

o espírito empresarial, capital, a educação,

Etc, etc, etc., Predominam a

Tradição, o empirismo, a ignorância.

O HOMEM QUE VEM DE VIÇOSA conhece esses problemas, estudou essas dificuldades,

Ele saberá ajudar a quebrar essas barreiras.

Para cada problema no setor agrícola

haverá um HOMEM DE VIÇOSA fazendo o futuro mais perto.

a UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA lhe oferece dentro da

homens que entendem de crédito rural, planejamento agrícola, comercialização e análise de preços,

política agrícola, técnicas de divulgação de inovações, macro e micro-economia...

da ENGENHARIA AGRÍCOLA

mecanização agrícola, irrigação e drenagem, foto-interpretação, armazenagem e conservação de grãos, construções rurais,

topografia, eletrotécnica...

da FITOTECNIA

química, fertilidade e classificação de solos, melhoramento de plantas, fruticultura, olericultura, pragas e doenças das plantas,

café, algodão, fumo, arroz, milho, feijão, fumo, mandioca, soja, batata, cana-de-açúcar...

da TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

lacticínios, óleos e gorduras, amidos, féculas e

farinhas, conservação de produtos alimentícios, fermentações industriais, engenharia aplicada à

tecnologia de alimentos...

da ZOOTECNIA

aves, suínos, bovinos, nutrição animal,

forragens, fisiologia e higiene veterinária dos animais, melhoramento animal, manejo de rebanhos...

Desde já, v. está convidado para o lançamento dessa nova linha e Produtos MADE IN VIÇOSA. (O RURALISTA, jan/1972, p.5)

ANEXO 4 – NOITE DO CONTRASTE – DESFILE DE VESTUÁRIO (Promovido pelos Clubes 4-S de Corinto com a colaboração e orientação dos supervisores da ACAR-MG: D. Wanda e Sr. José Ilto)

Apresentador:

Naturalmente estas jovens sabem vestir-se corretamente. Estão apenas representando.

DIVA traja um vestuário inadequado para fazer compras. - Descrição do traje:

Usa pulseiras, colares e está de salto alto.

Você está chique! Muito bonita mesmo! Mas não para fazer compras. Com este salto irá cansar-se e lembre-se que poderá caminhar muito até encontrar o que procura. Seus pés irão doer com este salto. Seu corpo se cansará e poderá até ficar nervosa. Acabará comprando algo que não lhe satisfaz só para chegar logo a casa. O excesso de pulseiras e colares, além de ser próprio para a ocasião, atrapalha para escolher a mercadoria e até para carregar os embrulhos. Você poderá trajar assim, mas para outra ocasião.

CONCEIÇÃO sabe como se vestir para fazer compras. - Descrição do traje:

Ela calça sapatos baixos, folgados, e este conforto fará com que ela escolha com calma tudo aquilo de que precisa. Veio preparada para se demorar, andar bastante, fazer muitas compras. Uma sacola para carregar os embrulhos torna o trabalho mais cômodo evitando assim que os embrulhos não caem no chão. Todas às vezes, quatroessistas, que forem à cidade para fazer compras, lembrem-se como Conceição se traja para isto.

- Sim, MARTA, pode usar saia e blusa para este passeio, mas não desta maneira. Você usa uma saia linda para a sua idade. Toda franzida, e que lindo estampado. Mas, Marta, e a blusa? Em qual vou prestar atenção? São ambas bonitas, mas não assim juntas. Saia estampada não combina com blusa xadrez, com blusa listrada, de bolsas e nem mesmo com outro estampado. Se a saia fosse xadrez, não combinaria com nenhum outro desenho. Sabe o que deve fazer? Trocar a blusa ou a saia antes de sair.

Pausa

Estamos apresentando um desfile educativo de vestuário promovido pela ACAR do escritório local de Corinto. Tendo como desfilantes os sócios do Clube 4-S – Saber, Sentir, Servir, Saúde. Essas crianças serão líderes que orientarão várias pessoas na moda de se trajarem corretamente de acordo com a ocasião. Muitas vezes orientarão também a confecção deste vestuário.

Isto, Marta! Agora sim! Você está vestindo blusa lisa e repare porque ficou tão bonitinha. A cor da blusa combina com a cor predominante da saia. Você poderia usar também a saia lisa com a blusa estampada, xadrez, de bolas, listrada, a seu gosto. Agora pode ir passear, Marta! Ninguém mais vai criticar você. Nem mesmo eu. Bom proveito no passeio. Aprecie o colorido da “fonte luminosa” ouvindo as belas músicas e vendo os brotos da nossa cidade.

APARECIDA, que ouve (sic) com sua roupa?

Estão (sic) parecendo bucha! Estava no fundo do guarda-roupa? Por que vestiu sem passar? O quê? Você está acordando agora? Dormiu com este vestido? Nem acredito!

Aparecida, você não sabe que é falta de higiene e falta de capricho dormir com a roupa que você usa durante o dia para brincar? Não, Aparecida, assim está muito feio! Não quero vê-la nunca mais assim. Vá trocar essa roupa.

TUTU, você também assim? Acordou agora? Sua roupa está amarrotada e suja. Você vai para a aula assim? Isto é o uniforme não é? Já sei, você é preguiçoso e quis dormir até mais tarde. Fazendo isto não teria tempo de trocar de roupa e chegar à hora certa na escola. Dê uma olhada, Tutu, na sua roupa Veja que triste aspecto! Você tirará zero em higiene. Roupa de trabalho não serve para dormir. Seus colegas criticarão de você. Dormir com a roupa de uso diário é incômodo e anti-higiênico.

DIVANILDE – Muito bem, Divanilde de camisola rosa, comprida, enfeitada com renda de nylon. É muito bonita, Divanilde. E ela lhe proporciona facilidade nos movimentos. É muito mais cômodo. É simples, folgada, fácil e lavar e não é necessário passar. E se o fizer, Divanilde, faça-o com o ferro quase frio. Boa noite, Divanilde. Sonhe com os anjinhos.

Isto, CARLINHOS, você está com um traje próprio para dormir. Pijaminha listrado, azul e branco, gola esporte, manga comprida. Sabe Carlinhos, você é mais caprichoso que Tutu. Assim sua mãe terá menos trabalho, pois não precisará passar seu uniforme amanhã. E a cama ficará limpa mais tempo. Você fica até muito elegante de pijama. Está um encanto.

Apresentamos assim dois trajes adequados para dormir.

MARIA ELIZA, ande um pouco... Mas para que isto? Você não vai ao piquenique? Ah! Vai? Mas assim de saia justa e saltos? Se aparecer uma vaca, Maria Eliza você não poderá correr. E os saltos dificultarão ainda mais. Pois... Elisa (sic), isto não é traje para piquenique. E depois, você é muito nova para usar saia justa e saltos. Nessa idade, todo artifício é desnecessário. Você quer ver como suas amigas irão vestidas?

CONCEIÇÃO também vai ao piquenique! Está de calça comprida em helanca verde, blusa, saltos baixos. Este vestuário lhe dará liberdade para brincar, correr e andar a cavalo, subir numa árvore e estar à vontade. Fará tudo isso com mais facilidade. E além de ser um traje esporte apropriado para a ocasião, é bonito desde que você saiba escolhê-lo e combinar as cores. Conceição vai gostar muito do piquenique. Ela vai com um traje adequado. Muito bem, Conceição. Eu gostaria de ir com você.

EDNA também vai ao piquenique. Ela não vai de calça comprida, mas sabe que está vestida corretamente para a ocasião. Ela se veste com saia rodada, calça, sapatos baixos, fechados. Isto mesmo, Edna, além de serem mais firmes, protegerão seus pés. Sendo baixos não cansarão e permitirão que você corra e brinque à vontade. O certo é isto, sapatos baixos, saia rodada também lhe dará mais liberdade de movimentar. Você está muito bonitinha e também vai gostar do piquenique. Espero que se divirtam.

GILDETE, você vai a alguma festa, não? Você está vestindo um vestido de cor viva, enfeitado com flores e bordado brilhante. Decotado e completamente sem manga. Gildete, isto está certo para ir à missa? Mesmo que o padre de sua paróquia não se incomode, não fica bem ir assim vestida. Para cada ocasião um vestido adequado. Lembre-se. E estas jóias todas!

Isto só servirá para distrair as pessoas que estiverem perto. E à igreja devemos ir para prestar atenção à cerimônia religiosa. A igreja é lugar de compenetração. Volte, Gildete, não vá assim, troque o vestido, tire um pouco destas jóias e bem depressa, porque, se não, perderá a missa.

PIEDADE, você também vai rezar? Mas você sabe vestir-se para ir à igreja? Está com um vestido de manga sem decote. Piedade, você é pequenina, mas vestindo-se assim desde cedo é se acostumará. Isto Pie, dê uma lição em Gildete. E continue sempre assim, usando roupas de mangas e sem decote para ir à igreja. Às vezes, você vê na igreja crianças como você, de vestido de alça, muito transparentes ou de calças compridas. E crescerão achando isto natural. Mas não é certo, não é, Piedade? Parabéns e reze por mim, ouviu?

A ELZIRA queria ir a uma festa e na última hora lavou seu vestido novo que sujara de café. Elzira! Que aconteceu! Seu vestido está praticamente perdido. Encolheu todo, depois que lavou. Você não molhou o pano antes de cortá-lo. Foi distração sua, pressa ou preguiça? Olhe como está repuxando a costuras. Olhe como virou para dentro a barra. Você não sabia que devia molhar o pano ao trazê-lo da loja? Quanto dinheiro e tempo desperdiçou. Quando fizer outro vestido molhe o tecido logo, antes de confeccioná-lo. Evitará desperdício e aborrecimentos. Terá que ir à festa com outro vestido. Não! Este não!

CLOTILDES, você já lavou seu vestido? Nem parece! Está como novo. Como conseguiu isso. Ah! Você fez a pré-escolha, aquela maneira de molhar que você aprendeu no Clube 4-S. Colocou o tecido dobrado em água morna e ali deixou durante meia hora. Retirou da água e o dependurou num varal à sombra, fio reto em sentido vertical. Quando quase seco, passou a ferro. Só então o cortou. Você foi prudente. Você sabia que ainda não encolheria mais quando o lavasse. Pode então fazê-lo com sua medida exata. Fez muito bem, Clotildes.