• Nenhum resultado encontrado

VIGÊNCIA E PRAZOS DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

DOCUMENTO Nº 05 DO PROJETO BÁSICO/PROJETO EXECUTIVO ORÇAMENTO ESTIMADO

VIGÊNCIA E PRAZOS DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

CLÁUSULA QUINTA – A vigência deste contrato é de 300 (trezentos) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior à assinatura do contrato, podendo haver prorrogação, na forma do art. 57, I e §1º da Lei nº 8.666/93.

Parágrafo Primeiro - Toda prorrogação de prazo será justificada por escrito e previamente autorizada pela CONTRATANTE, passando tal documento a integrar o contrato.

Parágrafo Segundo – A execução das obras e serviços será solicitada mediante Ordem de Serviço específica (Documento nº 07), cuja emissão ficará a cargo do Banco do Brasil S.A., por sua Unidade Programa Serviços em Infraestrutura, representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR..

Parágrafo Terceiro - O prazo global para execução de todas as etapas da obra e serviços é de 210 (duzentos e dez) dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.

Parágrafo Quarto - A CONTRATADA executará todas as obras e serviços convencionados dentro do prazo global fixado, obrigando-se a entregar, ao término desse prazo, ditos serviços e obras inteiramente concluídos e com as licenças porventura exigidas pelas autoridades competentes. Parágrafo Quinto – Compete à CONTRATADA apresentar à CONTRATANTE, em até 07 (sete) dias úteis da data de inicio dos serviços, o recolhimento junto ao CREA que jurisdicione a área abrangida por este contrato, da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), em nome do(s) profissional(is) detentor(es) da(s) C.A.T. mencionada(s) no item 1.13 do Anexo 02 do Edital, relativamente ao período de vigência do contrato.

Parágrafo Sexto - Para efeito de contagem do prazo global, as obras e serviços serão considerados concluídos na data do Recebimento Provisório previsto na Cláusula Quadragésima Primeira deste Contrato.

Parágrafo Sétimo – A prorrogação dos prazos previstos no Caput e no Parágrafo Terceiro desta Cláusula somente será admitida nas condições estabelecidas no artigo 57 da Lei 8.666/93.

CLÁUSULA SEXTA - O CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO, apresentado pela CONTRATADA e aprovado pela CONTRATANTE, constitui-se parte integrante deste instrumento. Parágrafo Primeiro - O CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO, além de expressar a programação das atividades e o correspondente desembolso periódico do presente instrumento, deverá, obrigatoriamente:

a) Identificar o Plano de Gerenciamento de Tempo necessário à execução do objeto contratado no prazo pactuado;

www.bb.com.br

54

====================================================================

b) Apresentar informações suficientes e necessárias para o monitoramento e controle das etapas da obra, sobretudo do caminho crítico.

Parágrafo Segundo - O CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO deverá representar todo o caminho crítico do empreendimento, os quais não poderão ser alterados sem motivação circunstanciada e sem o correspondente aditamento do Contrato, independentemente da não alteração do prazo final.

Parágrafo Terceiro - O cronograma deverá identificar, previamente, as etapas mais relevantes para o cumprimento dos prazos pactuados, de modo a permitir o acompanhamento da execução parcial do objeto contratado e aplicação das sanções descritas nas cláusulas das penalidades deste instrumento.

Parágrafo Quarto - O cronograma deverá representar o integral planejamento do empreendimento, inclusive das suas etapas/serviços, de modo a permitir o fiel acompanhamento dos prazos avençados, bem como a aplicação das sanções previstas nas cláusulas de penalidades deste instrumento, em caso de seu inadimplemento.

Parágrafo Quinto - A CONTRATADA deverá manter as entregas de cada etapa da obra, estabelecidas no CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO, sujeitando-se, em caso de atraso, à multa prevista na Cláusula Quadragésima Quinta deste Contrato.

Parágrafo Sexto - O CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO deverá representar todas as ATIVIDADES da planilha orçamentária, com grau de detalhamento compatível com o planejamento de execução da CONTRATADA.

Parágrafo Sétimo - A CONTRATADA deverá efetuar seu próprio planejamento, levando em conta a produtividade de suas máquinas, equipamentos e mão-de-obra, sem, contudo, exceder o prazo estabelecido na Cláusula Quinta.

Parágrafo Oitavo - Compete à CONTRATADA cumprir fielmente os prazos de término de cada etapa, de acordo com o seu CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO.

PAGAMENTO

CLÁUSULA SÉTIMA – O pagamento de cada período de etapa, constante do CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO, somente será efetuado após os serviços terem sido efetivamente executados, medidos e aprovados pela CONTRATANTE no Relatório de Medição, desde que cumpridas todas as exigências contratuais.

Parágrafo Primeiro - Concluído cada período de etapa, a CONTRATANTE terá 10 (dez) dias corridos para a conferência do Relatório de Medição.

Parágrafo Segundo - Após a conferência e aprovação do Relatório de Medição pela CONTRATANTE, a CONTRATADA deverá compatibilizá-lo com os dados da(s) planilha(s) das obras/serviços e preços constantes de sua proposta, devendo encaminhar documentação hábil de cobrança para providências de pagamento.

Parágrafo Terceiro – Na hipótese de haver obras ou serviços rejeitados no Relatório de Medição, o valor integral referente a um período de etapa do CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO somente será pago após a CONTRATADA refazer as obras ou serviços rejeitados e a CONTRATANTE recebê-los.

Parágrafo Quarto - Juntamente com a documentação de cobrança (Nota Fiscal), a CONTRATADA deverá apresentar, sob pena de haver sustação da análise e do prosseguimento do pagamento, a seguinte documentação (complementada e modificada pela legislação em vigor):

www.bb.com.br

55

====================================================================

a) Cópia autenticada da GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social completa e quitada, referente a este Contrato e seu respectivo comprovante de entrega, nos termos da legislação vigente; b) Cópia autenticada da GPS – Guia da Previdência Social quitada, com o valor indicado

no relatório da GFIP e indicação da matrícula CEI da obra;

c) Declaração de periodicidade mensal, firmada pelo representante legal da CONTRATADA e por seu contador, de que a CONTRATADA possui escrituração contábil regular;

d) Anualmente, cópia autenticada dos seguintes documentos, devidamente protocolados nos órgãos competentes: (i) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), (ii) Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), (iii) Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT), e (iv) Programa de Controle Médico e da Saúde Ocupacional (PCMSO).

Parágrafo Quinto – Em caso de paralisação da obra, a CONTRATADA deverá apresentar, em até 5 (cinco) dias úteis, cópia da GFIP com o código de paralisação e o respectivo comprovante de entrega.

Parágrafo Sexto - O pagamento referente à última medição ficará condicionado à entrega do documento comprobatório de solicitação de encerramento da matrícula CEI.

Parágrafo Sétimo - Não será necessária a apresentação dos documentos mencionados nas alíneas “a” e “b” do Parágrafo Quarto, quando da emissão do Primeiro Relatório de Medição do Contrato.

Parágrafo Oitavo - O pagamento será creditado em conta-corrente mantida preferencialmente pela CONTRATADA no Banco do Brasil S.A., no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da aferição do adimplemento das obrigações contratuais e mediante apresentação formal dos respectivos documentos de cobrança previstos nesta cláusula.

Parágrafo Nono - As despesas estão previstas no orçamento da CONTRATANTE, no item 14.422.2016.14XS.0001 – Programa Construção da Casa da Mulher Brasileira.

Parágrafo Décimo - Por ocasião do pagamento das parcelas estabelecidas no Cronograma deste Contrato, a CONTRATADA deverá anexar à nota fiscal/fatura o comprovante dos recolhimentos ao INSS relativos à retenção de 11% incidente sobre os valores dos serviços subcontratados (GPS, GFIP e nota fiscal/fatura ou recibo da prestação dos serviços da subempreiteira), na forma das instruções do INSS e/ou da Receita Federal, exigíveis até a data de apresentação da cobrança. Parágrafo Décimo Primeiro - Os documentos comprobatórios da matrícula da obra no INSS, dos recolhimentos ao INSS relativos aos serviços subcontratados e do FGTS serão emitidos única e exclusivamente para esta obra, não se admitindo, em hipótese alguma, a inclusão de outras contratações, mesmo que pactuadas com a própria CONTRATANTE.

Parágrafo Décimo Segundo – A CONTRATADA deverá apresentar à CONTRATANTE, mensalmente e até o dia 10 de cada mês, cópia da GFIP – Guia de Recolhimento de FGTS e Informações à Previdência Social – específica para a obra, identificada pela matrícula CEI, com comprovante de entrega na rede bancária autorizada e correspondente à competência de recolhimento vencida imediatamente anterior. A GFIP deverá estar acompanhada do RE (Relatório dos Empregados), que relaciona todos os empregados da CONTRATADA encarregados da execução dos serviços.

Parágrafo Décimo Terceiro – Exceto a GFIP, os documentos exigidos neste Contrato deverão ser apresentados no original, em cópia autenticada por cartório ou por publicação em órgão da

www.bb.com.br

56

====================================================================

imprensa oficial. A autenticação poderá ser feita, ainda, mediante cotejo da cópia com o original, por representante da CONTRATANTE devidamente identificado.

Parágrafo Décimo Quarto – A CONTRATANTE efetuará a retenção e o recolhimento de tributos, quando a legislação assim exigir.

Parágrafo Décimo Quinto – A CONTRATANTE se reserva o direito de rescindir administrativamente o contrato quando a CONTRATADA não apresentar os documentos relacionados nesta cláusula.

Parágrafo Décimo Sexto - A primeira parcela só será paga após a quitação e entrega da(s) ART, referente(s) a esta contratação e em nome do(s) profissional(is) responsável(is) pela execução da obra.

Parágrafo Décimo Sétimo – A(s) ART citada(s) no Parágrafo Quinto da Cláusula Quinta somente será(ão) aceita(s) mediante assinatura do responsável pela Área Técnica da CONTRATANTE.

CLÁUSULA OITAVA - Para efeito de cobrança de valores contratuais, a CONTRATADA deverá encaminhar correspondência, anexando o documento de cobrança adequado (nota fiscal, fatura), discriminando todas as importâncias devidas. Deverão ser emitidos documentos de cobrança distintos para as parcelas deste Contrato. Eventuais deduções relativas às Apropriações (SUPRESSÕES) serão registradas/deduzidas no documento de cobrança relativo à parcela onde o serviço suprimido deveria ser originalmente cobrado.

Parágrafo Primeiro – A nota fiscal/fatura deverá conter:

a) informação do banco, agência e número da conta corrente da CONTRATADA, para depósito;

b) o número do Contrato, o objeto contratual, a etapa da construção e o período em que foi realizada;

c) matrícula no CADASTRO ESPECÍFICO DO INSS – CEI e o endereço da obra, na forma das instruções do INSS.

Parágrafo Segundo - Os documentos de cobrança deverão ser emitidos em nome da CONTRATANTE e apresentados para pagamento na ...(ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA

FISCALIZAÇÃO E ENDEREÇO), acompanhados dos documentos relacionados na Cláusula

Sétima deste Contrato.

Parágrafo Terceiro - Constatando a CONTRATANTE qualquer divergência ou irregularidade no documento de cobrança (nota fiscal, fatura), este será devolvido à CONTRATADA em, no máximo, 2 (dois) dias úteis, a contar da apresentação, para as devidas correções. Neste caso, a CONTRATANTE terá o prazo mínimo de 3 (três) dias úteis, a contar da data da reapresentação do documento, para efetuar o pagamento.

Documentos relacionados