• Nenhum resultado encontrado

Nome da camada no Atlas Digital: Sedes municipais

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_sedes_municipais Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84 Escala: 1:1.000.000 Fonte: Geominas, 2000. Informações:

Planimetria de sedes municipais em escala 1:1.000.000. Elaborado pelo Geominas. A representação dos limites municipais utilizada no presente estudo corresponde à divisão político-administrativa municipal do Brasil de acordo com a estrutura político- administrativa vigente em 01/07/2014 - data de referência das Estimativas Populacionais de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2014). Maiores informações sobre o arquivo original dos limites municipais encontram-se disponíveis para download no endereço:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/municipio_2014/Leia-me_Malha_2014.pdf (acesso em fevereiro de 2016)

69

57. SUMÁRIO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE MINAS GERAIS POR

MUNICÍPIOS

Nome da camada no Atlas Digital: Sumário de sítios arqueológicos por municípios de Minas Gerais

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_sitios_municipios Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84 Escala: 1:1

Fonte: Divisão Técnica IPHAN,2015; Fichas do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos. Informações:

A partir do ano 2010 (DELFORGE, 2010), a Superintendência do IPHAN de Minas Gerais passou a registrar e georreferenciar as coordenadas de sítios históricos e pré-históricos por meio de banco de dados. Em 2015, o banco de dados atualizado foi enviado ao Instituto Prístino pelo órgão para disponibilização no Atlas Digital Geoambiental. Os dados fornecidos pelo IPHAN continham sítios arqueológicos inscritos no CNSA, com ou sem coordenadas de referência, e parte dos sítios com coordenadas cujo registro ainda não havia sido homologado pelo órgão até dezembro de 2014.

Para gerar o arquivo final, foram sintetizadas as informações da base de dados utilizando como atributos a categoria de Sítio Arqueológico e o Município indicado pelo IPHAN no CNSA. Quando o sítio não estava homologado e não foi possível caracterizar o município onde se localiza, utilizaram-se suas coordenadas para completar essa informação. O formato apresentado congrega as somas totais de sítios arqueológicos históricos e pré-coloniais, uni e multicomponenciais, estes últimos tratados como mistos, contando todos os sítios registrados no CNSA e os demais não homologados. Contém também, a listagem contendo os nomes dos sítios arqueológicos localizados em cada Município. Data da incorporação dos dados: 11/03/2016

Descrição de dados:

Coordenadas de origem de sítios arqueológicos e demais informações fornecidas pelo IPHAN, são resultado de:

• Pesquisas relacionadas a licenciamentos ambientais;

• Pesquisas acadêmicas;

• Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos/CNSA/IPHAN

70

Para obtenção do arquivo com a localização precisa dos sítios arqueológicos e demais informações relacionadas, sugere-se solicitar diretamente ao IPHAN, responsável por esses dados.

Em suma, contam-se os seguintes totais por categoria de sítio arqueológico no arquivo gerado:

Tabela 4 - Quantidades de sítios arqueológicos registrados ou em homologação no IPHAN por Categoria (Municípios de MG).

Categoria Quantidade de sítios arqueológicos Historico 354

Misto 48

Pre-Colonial 2080

Total Geral 2482

Abreviaturas constantes na tabela de atributos: NM_MUNICIP: nome do município.

HISTÓRICO: quantidade de sítios arqueológicos históricos registrados no município. MISTO: quantidade de sítios arqueológicos mistos registrados no município.

PRE_COLON: quantidade de sítios arqueológicos pré-coloniais registrados no município. TOT_SITIOS: contagem total de sítios arqueológicos, somando os históricos, mistos e pré-coloniais registrados no município.

NOMES_1 a NOMES 12: nome dos sítios registrados no município.

(disponível em http://portal.iphan.gov.br/sgpa/?consulta=cnsa, acesso em 11/11/2015)

71

58. SUMÁRIO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICO DE MINAS GERAIS POR

QUADRÍCULAS

Nome da camada no Atlas Digital: Sumário de sítios arqueológicos por quadrículas de Minas Gerais

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_sitios_quadriculas

Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84

Escala: 1:1

Fonte: Divisão Técnica IPHAN,2015; Fichas do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (disponível em http://portal.iphan.gov.br/sgpa/?consulta=cnsa, acesso em 11/11/2015)

Informações:

A partir do ano 2007, a Superintendência do IPHAN de Minas Gerais passou a registrar e georreferenciar as coordenadas de sítios históricos e pré-históricos por meio de banco de dados. Em 2015, o banco de dados atualizado foi enviado ao Prístino pelo órgão para disponibilização no Atlas Digital Geoambiental. Os dados fornecidos pelo IPHAN continham sítios arqueológicos inscritos no CNSA, com ou sem coordenadas de referência, e parte dos sítios com coordenadas cujo registro ainda não havia sido homologado pelo órgão até dezembro de 2014.

O formato que sumariza esses dados foi desenvolvido pelo Instituto Prístino com base nos atributos das tabelas originais fornecidas pelo IPHAN. Sua concepção se fundamenta no fato de que, contornando a questão da publicação de coordenadas de sítios arqueológicos, uma síntese com maior precisão seja fornecida que atue como instrumento auxiliar nas atividades de pesquisa e gestão do Patrimônio Arqueológico.

Foi então definida uma malha composta por quadrículas com 10km de lado dispostas sobre todo o estado de Minas Gerais. A cada uma dessas unidades atribuiu-se um rótulo, com base na linha (letras) e coluna (números) em que se inserem, resultando em, por ex. BK-37 ou AH-71. As quantificações totais apresentadas por categoria de sítio arqueológico foram calculadas a partir dos sítios com coordenadas de referência somente, ignorando aqueles cuja referência espacial mínima era o município.

O formato apresentado congrega as somas totais de sítios arqueológicos históricos e pré- coloniais, uni e multicomponenciais, estes últimos tratados como mistos, contando todos na tabela fornecida pelo IPHAN que tenham coordenadas. Contém também, a listagem contendo os nomes dos sítios arqueológicos localizados em cada Quadrícula.

72

Data da incorporação dos dados: 11/03/2016

Descrição de dados:

Coordenadas de origem de sítios arqueológicos e demais informações fornecidas pelo IPHAN são resultado de:

• Pesquisas relacionadas a licenciamentos ambientais;

• Pesquisas acadêmicas;

• Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos/CNSA/IPHAN

• Vistorias técnicas e denúncias aos Ministérios Públicos ou IPHAN.

Para obtenção do arquivo com a localização precisa dos sítios arqueológicos e demais informações relacionadas, sugere-se solicitar diretamente ao IPHAN, responsável por esses dados.

Em suma, contam-se os seguintes totais por categoria de sítio arqueológico no arquivo gerado:

Tabela 5 - Quantidades de sítios arqueológicos registrados ou em homologação no IPHAN por Categoria (Quadrículas).

Categoria Quantidade de sítios arqueológicos Historico 199

Misto 26

Pre-Colonial 1229

Total Geral 1454

Abreviaturas constantes na tabela de atributos:

ROTUL_NUM: rótulo das colunas da malha de quadrículas disposta no estado de Minas Gerais. ROTUL_ALFA: rótulo das linhas da malha de quadrículas disposta no estado de Minas Gerais. QUADRICULA: nome da quadrícula da malha disposta no estado de Minas Gerais.

MUNICIPIOS: listagem de municípios que intersectam a quadrícula.

HISTÓRICO: quantidade de sítios arqueológicos históricos registrados na quadrícula. MISTO: quantidade de sítios arqueológicos mistos registrados na quadrícula.

PRE_COLON: quantidade de sítios arqueológicos pré-coloniais registrados na quadrícula. TOT_SITIOS: contagem total de sítios arqueológicos, somando os históricos, mistos e pré- coloniais registrados na quadrícula.

73

59. SUBESTAÇÕES

Nome da camada no Atlas Digital: Subestações

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_subestacoes Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84 Escala: 1:6.000.000

Fonte: Serviço Geológico do Brasil - CPRM, 2010 (Datum original WGS84). Informações:

Adaptado do projeto "Geodiversidade do Estado de Minas Gerais. Programa Geologia do Brasil - Levantamentos da geodiversidade".

"O Mapa Geodiversidade foi concebido para oferecer aos diversos segmentos produtivos, sociais e ambientais, uma tradução do conhecimento geológico-científico estadual, com vistas a sua aplicação ao uso adequado do território."

Arquivos originais e informações disponíveis para download em:

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1339&sid=9 (acesso em 09 de abril de 2015).

75

60. TERRA INDÍGENA

Nome da camada no Atlas Digital: Terras Indígenas

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_terras_indigenas Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84 Escala: não informada

Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) (Datum original SIRGAS 2000)

Informações:

"Nos termos da legislação vigente (CF/88, Lei 6001/73 – Estatuto do Índio, Decreto n.º1775/96), as terras indígenas podem ser classificadas nas seguintes modalidades: Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas: São as terras indígenas de que trata o art. 231 da Constituição Federal de 1988, direito originário dos povos indígenas, cujo processo de demarcação é disciplinado pelo Decreto n.º 1775/96.

Reservas Indígenas: São terras doadas por terceiros, adquiridas ou desapropriadas pela União, que se destinam à posse permanente dos povos indígenas. São terras que também pertencem ao patrimônio da União, mas não se confundem com as terras de ocupação tradicional. Existem terras indígenas, no entanto, que foram reservadas pelos estados-membros, principalmente durante a primeira metade do século XX, que são reconhecidas como de ocupação tradicional.

Terras Dominiais: São as terras de propriedade das comunidades indígenas, havidas, por qualquer das formas de aquisição do domínio, nos termos da legislação civil.

Interditadas: São áreas interditadas pela Funai para proteção dos povos e grupos indígenas isolados, com o estabelecimento de restrição de ingresso e trânsito de terceiros na área. A interdição da área pode ser realizada concomitantemente ou não com o processo de demarcação, disciplinado pelo Decreto n.º 1775/96." (FUNAI - http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas)

Arquivo original e informações disponíveis para download em:

http://acervofundiario.incra.gov.br/i3geo/interface/incra.html?c7gmdarhfadtr4iiep0i4 lqhe7 (Acesso, 07/07/2015).

76

61. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E ÁREAS PROTEGIDAS

Nome da camada no Atlas Digital: Unidades de Conservação e Áreas Protegidas Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital:

MG_unidades_conservacao_2016

Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas Datum: WGS84

Escala: não informada

Fonte: Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais 2014 e 2017, Instituo Chico Mendes-ICMBIO2015, IBAMA 2012, IBAMA 2014, MMA 2012, MMA 2015.

Informações:

Compilação feita pelo Instituto Prístino para o Estado de Minas Gerais do mapeamento das Unidades de Conservação Federais disponibilizadas pelas seguintes fontes:

- Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais 2014

- Instituo Chico Mendes, ICMBIO 2015 (fevereiro, 2015 ; janeiro de 2016. Datum original SAD 69);

- IBAMA: base digital de dados geoespacializados das áreas protegidas do Brasil, compilados pelo IBAMA, com dados do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação e órgãos estaduais e municipais de meio ambiente (atualizado até 21/05/2015. Datum original Sirgas 2000). Arquivo cedido pelo IBAMA maio de 2015;

- Ministério do Meio Ambiente. Dados georreferenciados obtidos a partir do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, no ano de 2015;

- Mapeamento das Unidades de Conservação disponibilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente no ano de 2012 (Datum original WGS 84);

- Decreto 5.319 de 5 de junho de 2013; - Decreto 5.320 de 5 de junho de 2013; - Decreto 5.321 de 5 de junho de 2013; - Decreto 5.322 de 5 de junho de 2013.

Arquivos originais e informações disponíveis para download em:

DIAP/IEF - Não Disponível - Contactar IEF/DIAP http://www.ief.mg.gov.br/areas- protegidas/banco-de-dados-de-unidades-de-conservacao-estaduais (acesso em junho de 2017).

77

Os limites de UCs inseridos em junho de 2017 referem-se a atualização disponibilizada pelo IEF/DIAP em Agosto de 2016. Foram inseridas apenas as unidades cujos os limites foram alterados ou novas unidades. Lembramos, ainda, que nossa base é um compilado de diversas fontes, por isso, há mais UCs em nossa base que naquela disponibilizada no site do IEF.

78

62. TÍTULOS MINERÁRIOS

Nome da camada no Atlas Digital: Títulos Minerários

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_titulos_minerarios Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84 Escala: não informada

Fonte: Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, 2017

Sistema de Informações Geográficas da Mineração – SIGMINE, Coordenação de Geoprocessamento – CGEO/CGTIG (Datum original: SIRGAS 2000).

Informações:

Processos minerários em tramitação no DNPM.

Sistema de referência com informações atualizadas relativas às áreas dos processos minerários cadastrados no DNPM, associadas a outras informações geográficas de interesse ao setor produzidas por órgãos públicos, proporcionando ao usuário uma consulta aos dados e análises relacionais de caráter espacial.

Arquivos originais e informações disponíveis para download em:

http://www.dnpm.gov.br/assuntos/ao-minerador/sigmine (acesso em 17 de Maio de 2017).

79

63. USINAS DE BIOENERGIA

Nome da camada no Atlas Digital: Usinas de Bioenergia

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_usinas_bionergia Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84 Escala: 1:6.000.000

Fonte: Serviço Geológico do Brasil - CPRM, 2010 (Datum original WGS84). Informações:

Adaptado do projeto "Geodiversidade do Estado de Minas Gerais. Programa Geologia do Brasil - Levantamentos da geodiversidade".

"O Mapa Geodiversidade foi concebido para oferecer aos diversos segmentos produtivos, sociais e ambientais, uma tradução do conhecimento geológico-científico estadual, com vistas a sua aplicação ao uso adequado do território."

Arquivos originais e informações disponíveis para download em:

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1339&sid=9 (acesso em 09 de abril de 2015).

80

64. USINAS HIDROELÉTRICAS

Nome da camada no Atlas Digital: Usinas Hidroelétricas

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_usina_hidroeletrica Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84

Fonte: Sistema de Informação Geográficas do Setor Elétrico - SIGEL (Datum original Sirgas 2000) Última Modificação: 2 de fevereiro de 2016.

Informações:

O Portal de Geoprocessamento da ANEEL reúne os dados geográficos do Setor Elétrico que constam nas bases de dados da agência e tem como objetivo dar publicidade a essas informações conforme preconizam os princípios da administração pública. Órgãos públicos, investidores, estudantes, consumidores e o público em geral terão fácil acesso às informações sobre as áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de energia, podendo fazer uso desses dados para planejamento e monitoramento do setor, pesquisas acadêmicas ou apenas para conhecer o panorama do Setor Elétrico do país. Estão disponíveis funcionalidades para visualizações, pesquisas e medições através dos Mapas Geográficos do Setor Elétrico e da Catálogo de Aplicações contendo o SIGEL, consulta aos Metadados, além de aplicação web para realização do download dos dados nos formatos shapefile e kmz (Google Earth).

Arquivos originais e informações disponíveis para download em:

81

65. USINAS TERMOELÉTRICAS

Nome da camada no Atlas Digital: Usinas Termoelétricas Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_usina_termoeletrica

Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas Datum: WGS84

Fonte: Sistema de Informação Geográficas do Setor Elétrico - SIGEL (Datum original Sirgas 2000) Última Modificação: 2 de fevereiro de 2016.

Informações:

O Portal de Geoprocessamento da ANEEL reúne os dados geográficos do Setor Elétrico que constam nas bases de dados da agência e tem como objetivo dar publicidade a essas informações conforme preconizam os princípios da administração pública. Órgãos públicos, investidores, estudantes, consumidores e o público em geral terão fácil acesso às informações sobre as áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de energia, podendo fazer uso desses dados para planejamento e monitoramento do setor, pesquisas acadêmicas ou apenas para conhecer o panorama do Setor Elétrico do país. Estão disponíveis funcionalidades para visualizações, pesquisas e medições através dos Mapas Geográficos do Setor Elétrico e da Catálogo de Aplicações contendo o SIGEL, consulta aos Metadados, além de aplicação web para realização do download dos dados nos formatos shapefile e kmz (Google Earth).

Arquivos originais e informações disponíveis para download em:

82

66. VEGETAÇÃO - ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO - ZEE

Nome da camada no Atlas Digital: Vegetação Escala 1:60.000

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital:MG_vegetacao_zee

Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas Datum: WGS84

Escala: Aproximadamente 1:60.000

Fonte: SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DE MINAS GERAIS - SISEMA - Zoneamento Ecológico Econômico, 2009. (Datum original SAD 69 SCG).

Informações:

Adaptado do Mapa de Vegetação do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Minas Gerais, 2009.

A base de vegetação foi retirada do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do estado de Minas Gerais publicado originalmente em 2008 com resolução espacial de 30 m (Pereira, 2011). Posteriormente a base de vegetação foi atualizada, em 2009, convertida e disponibilizada no formato vetorial no sítio

http://geosisemanet.meioambiente.mg.gov.br/zee/

Órgão Responsável: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais Arquivo original e informações disponíveis para download em:

83

67. VEREDAS

Nome da camada no Atlas Digital: Veredas

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_veredas

Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas Datum: WGS84

Escala: não informado

Fonte: Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC/IGAM, 1981-1983 Informações:

O levantamento de veredas do estado MG foi realizado para a publicação Biodiversidade de Minas Gerais: um Atlas para sua Conservação, pela pesquisadora Ceres Virgínia Renó Moreira - Centro Tecnológico de Minas Gerais – Cetec. O mapa de Veredas de Minas Gerais mostra a distribuição espacial das veredas em Minas Gerais. A informação foi obtida a partir dos mapeamentos executados pelo CETEC, em 1981 e 1983, para a bacia do rio São Francisco, e complementada em 2000 para o restante do Estado. Essa última etapa foi realizada por solicitação do IGAM, órgão estadual responsável pela gestão dos recursos hídricos, com o objetivo de fornecer subsídios para a análise dos processos de cessão do direito de uso da água.

Material bibliográfico/Ficha catalográfica:

Biodiversidade em Minas Gerais: um atlas para sua conservacão/ B615 / Gláucia Moreira Drummond, ... [et al.]. 2. ed

- Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas, 2005. 222 p.: il color., fots., maps., grafs., tabs. Inclui bibliografia e anexo. ISBN: 85-85401-21-4

1. Diversidade Biológica – Minas Gerais – Atlas. 2. Meio

Ambiente – Minas Gerais – Atlas. Drummond, Gláucia Moreira. CDU: 502.74

84

68. VILAS

Nome da camada no Atlas Digital: Vilas

Nome dos arquivos .shp e .kml para download no Atlas Digital: MG_vila Sistema de Coordenadas: Sistema de Coordenadas Geográficas

Datum: WGS84 Escala: 1:2.500.000

Fonte: Serviço Geológico do Brasil - CPRM, 2010 (Datum original WGS84). Informações:

Adaptado do projeto "Geodiversidade do Estado de Minas Gerais. Programa Geologia do Brasil - Levantamentos da geodiversidade".

"O Mapa Geodiversidade foi concebido para oferecer aos diversos segmentos produtivos, sociais e ambientais, uma tradução do conhecimento geológico-científico estadual, com vistas a sua aplicação ao uso adequado do território."

Arquivos originais e informações disponíveis para download em:

http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1339&sid=9 (acesso em 09 de abril de 2015).

Documentos relacionados