• Nenhum resultado encontrado

Visita à Accademia dei Lincei em roma

No documento Relatório de Atividades (páginas 44-47)

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi visitou a Accademia Nazionale Dei Lincei, em Roma, onde foi recebido pelo vice-presidente Roberto Antonelli.

89

Academia Brasileira de Letras

88

Academia Brasileira de Letras

MAiO

MARCO LUCCHESi

Bucareste, Romênia

Recebeu o Prêmio George Bacovia no Festival Internacional de Poesia em Bucareste. Durante o evento, lançou antologia da obra poética intitulada Meridian Ceresc, em edição bilíngue, da Editora Tracus Arte e traduzida por Dinu Flamand.

Assunção, Paraguai

Eleito Sócio Correspondente da Academia

Paraguaya de la Lengua Española por unanimidade.

ANTONiO CARLOS SECCHiN

Porto e Lisboa, Portugal

Proferiu conferências nas Universidades do Porto e de Lisboa.

Lançamento da edição portuguesa de Desdizer, com a poesia reunida de Antonio Carlos Secchin, na Biblioteca da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Estiveram presentes o Ministro da Cultura de Portugal, Sr. Luís Felipe Castro Mendes e o Embaixador do Brasil junto à CPLP, Sr. Gonçalo Mourão.

Tomou posse como Sócio Lusófono Estrangeiro, na Sessão Especial da Classe de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa.

CARLOS NEJAR

São Martinho de Anta, Portugal

Participou da conferência sobre Miguel Torga e sua poesia no Festival Literário do Douro.

DOMiCiO pROENÇA FiLHO

Nova Iorque, EUA

Participou do I Encontro das Academias da CPLP, no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa na ONU, pela Missão Permanente do Brasil na ONU, como integrante da Comissão Organizadora e com a conferência sobre “A importância da Língua Portuguesa e da Cultura dos países lusófonos”.

pAULO COELHO

Genebra, Suiça

Assinou um contrato com produtores dos Estados Unidos para realização de uma série baseada em três livros do autor. Inspirado nas obras Brida (1990), O demônio e a Srta. Prym (2000) e A bruxa de Portobello (2006), o seriado televisivo, ainda sem título, será um thriller.

Atividades no Plano Internacional

JANeiRO

MARCO LUCCHESi

Bucareste, Romênia

Recebeu a Distinctie de Onoare, Institutul Cultural Român, 2018.

MARçO

ANA MARiA MACHADO

Paris, França

Participou a convite da Embaixada do Brasil na França do Salon du Livre de Paris cumprindo agenda de palestras.

Lançamento da tradução francesa do romance Um Mapa Todo Seu, Cap vers la liberté.

Mesa-redonda “L’écriture au féminin”, participação com Conceição Evaristo e Guiomar de Grammont, com mediação de Christine Villeneuve, da editora Éditions des femmes, na Embaixada do Brasil em Paris.

Londres, Inglaterra

Com a presença da autora, os alunos de

português da UCL, University College London, participaram de um seminário debatendo a tradução de seus contos, dando seguimento a um projeto que se desenvolve desde 2017.

Bolonha, Itália

Cumpriu agenda de compromissos profissionais na Fiera dei Libri per Ragazzi.

NéLiDA piñON

Lisboa, Portugal

Participou na Capela do Rato do encontro

“Celebrar a mulher em poesia e prosas várias vozes”.

Barcelona, Espanha

As brasileiras foram homenageadas pela Associação de Cooperação Internacional e Codesenvolvimento Coletivo Brasil-Catalunha com o Prêmio Nélida Piñon, em sua oitava edição. A homenagem foi realizada no Espaço cultural Maloca, em Barcelona. Este é o segundo prêmio na Espanha que leva o nome da Acadêmica Nélida Piñon.

ABRil

NéLiDA piñON

Lisboa, Portugal

Participou junto com a escritora Leonor Xavier, na Livraria Menina e Moça, de um diálogo literário com a participação do público.

91

Academia Brasileira de Letras

90

Academia Brasileira de Letras

Atividades no Plano Internacional

JuNhO

ANA MARiA MACHADO

Santiago, Valdívia, Chile

Proferiu Aula Magna na Pontifícia Universidade Católica de Santiago.

Participou da conferência e programação em Valdívia, no VI Encontro de Mediadores de Leitura da Região de los Rios, organizado pela Universidad Austral de Chile.

JulhO

MARCO LUCCHESi

Cidade da Praia, Cabo Verde

Participou no II Festival de Literatura do Mundo do Sal. O convite para o evento foi feito pela Desembargadora Dra. Vera Duarte Lobo de Pina. Após o Festival, proferiu palestra na Cidade da Praia, a convite da Embaixada do Brasil. Encontrou-se, também, com o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca. Esteve em visita à Academia Cabo-Verdiana de Letras, na companhia do Presidente David Hopfer Almada e da Diretoria da Instituição.

CELSO LAFER

Coimbra, Portugal

Integrou o júri de Agregação em Direito, especialidade de Ciências Jurídico-Filosóficas da Faculdade de Direito de Coimbra, que teve como foco Direitos Humanos.

DOMiCiO pROENÇA FiLHO

Auvergne, França

Foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Clermont-Auvergne.

AGOstO NéLiDA piñON

Galiza, Espanha

Recebeu do Presidente da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, o título de Dama Sereníssima del Albariño. Ela já recebera o título de Embaixadora do Albariño e fora condecorada com a Medalha de Ordem do Capítulo Sereníssimo pelo Secretário daquela instituição, Pedro Piñeiro, a pedido do Gran Mestre Alberto Núñez Feijóo.

seteMBRO

ANA MARiA MACHADO

Cidade do México, Coahuila, México

Participou a convite dos organizadores da VII Feira do Livro de Coahuila. Fez parte de uma mesa-redonda sobre literatura brasileira, organizada em parceria com a Embaixada do Brasil.

Cidade do México, México

Participou de encontros com professores, palestra e debate sobre a sua obra.

Atividades no Plano Internacional

NéLiDA piñON

Galiza, Espanha

No dia 11 de setembro foi entregue, no Salón de Plenos, da Casa do Concello de Cerdedo-Cotobade, o II Premio de Relato Breve Nélida Piñon a Daniel Asorey Vidal.

OutuBRO

ANA MARiA MACHADO

Lisboa, Portugal

Palestrou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa abordando sua obra de ficcionista. Participou do ciclo de conferências “Literatura Brasileira: patrimônio revisitado e criação

contemporânea”, na Fundação Calouste Gulbenkian com a palestra “Literatura infantojuvenil brasileira: panorama geral”.

Madrid, Espanha

Viajou para a Espanha a convite da Fundação Cultural Hispano-Brasileira onde participou de mesas-redondas sobre literatura infantil e encontros com leitores.

As universidades de Zaragoza e de Bordeaux promoveram um colóquio sobre Gêneros na Literatura Infantil e Juvenil Internacional. Fez em Zaragoza a conferência inaugural do encontro, que teve uma exposição em torno da sua obra.

MARCO LUCCHESi

Lisboa, Portugal

Tomou posse como Sócio Lusófono Estrangeiro, na Sessão Especial da Classe de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa, e participou da mesa-redonda “O diálogo cultural Brasil-Portugal”.

Inaugurou o ciclo de conferências Literatura Brasileira: patrimônio revisitado e criação

contemporânea, na Fundação Calouste Gulbenkian com a palestra “A Poesia Brasileira e algumas derivas”.

DOMiCiO pROENÇA FiLHO

Lisboa, Portugal

Tomou posse como Sócio Lusófono Estrangeiro, na Sessão Especial da Classe de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa.

Proferiu conferência, a convite do presidente Artur Anselmo, sobre “A presença africana no português brasileiro”.

Participou do ciclo de conferências “Literatura Brasileira: patrimônio revisitado e criação

contemporânea”, na Fundação Calouste Gulbenkian com a palestra “O lugar de Machado de Assis na Literatura Brasileira”.

Participou do lançamento, na coleção Biblioteca da Academia, dos livros Língua Portuguesa: política e cultura do idioma, de Celso Cunha, que prefaciou, e do volume de textos de João do Rio, no âmbito do Protocolo firmado entre a ABL e a Editora Glaciar.

ROSiSkA DARCy DE OLiVEiRA

Lisboa, Portugal

Participou do ciclo de conferências “Literatura Brasileira: patrimônio revisitado e criação

contemporânea”, na Fundação Calouste Gulbenkian com a palestra “Perto de Clarice Lispector: veredas atrás do pensamento”.

Paris, França

Cumpriu compromissos profissionais no Maison des Sciences de l’Homme.

93

Academia Brasileira de Letras

92

Academia Brasileira de Letras

Acadêmico Marco Lucchesi e o Presidente da Classe de Letras Eugen Simion.

Protocolo de Intenções com a Academia Romena

Firmou-se convênio sem obrigações diretas e custos, apenas no plano cultural, entre a ABL e a Academia Romena, com a presença do Presidente Geral daquela instituição, Cristian Hera, o Presidente da Classe de Letras, Eugen Simion, e representantes de ou- tras entidades que prestigiaram o empreendimento, como o Instituto Cultural Romeno, o Museu Nacional de Literatura Romena e o Instituto Romeno do Livro. Houve presença maciça dos órgãos de imprensa daquele país, repercutindo a posição da Academia Brasi- leira de Letras.

r o M Ê N I a

No documento Relatório de Atividades (páginas 44-47)

Documentos relacionados