• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DA ARTE

4.1 VISUAL SCHEDULES

O Visual Schedules, uma aplicação que ajuda crianças com autismo a entender o que está a acontecer e o que se seguirá, para que se sintam mais confortáveis. Esta aplicação permite criar programação visual utilizando texto, voz e imagem. (Good Karma applications)

Figura 10 - Software - Visual Schedules

Tem três opções de utilização:

Full Mode Visual Schedule – Exibe uma imagem com texto e as atividades

podem ser vistas horizontalmente. Tem um problema: não pára na atividade que está a ser realizada, podendo o autista visualizar as tarefas seguintes, podendo falhar alguma tarefa (obriga a uma supervisão por parte de um

adulto);

Split Mode Visual Schedule – Consideravelmente melhor do que a opção

anterior porque mostra duas imagens com uma seta entre elas para que o autista não salte acidentalmente entre tarefas. O problema persiste nesta opção não parando na atividade que está a ser realizada;

List Mode Visual Schedule – Neste modo são exibidas cinco atividades numa

lista vertical. Mostra uma imagem grande e faz com que seja fácil entender o que vai ser realizado durante o dia.

4.2 IPROMPTS

O iPrompts tem como funcionalidades criar e apresentar programações visuais, temporizadores e opções para pessoas autistas. Este software contém um conjunto de ferramentas de apoio visual para melhorar a atenção à tarefa, aumentar a compreensão nos próximos eventos, transições suaves para novos ambientes e capacitar os utilizadores para se manterem organizados. (HandHold Adaptive)

Figura 11 - Software – iPrompts

 

Principais características:

• Eliminação da criação de cartões de imagens através de impressão, corte e laminação;

• Eliminação de pastas volumosas ou estigmatizantes; • Armazena milhares de imagens no dispositivo; • Adiciona as próprias fotos;

• Ambiente amigável.

4.3 WONKIDO

O Wonkido ajuda autistas a aprender responsabilidade e independência, capacitando- os para gerir e organizar as suas atividades diárias, tarefas e agenda através de uma interface personalizada. (Wonkido Visual Organizer)

Figura 12 - Software - Wonkido

4.4 AUTIPLAN

O Autiplan consiste em planear atividades utilizando pictogramas com uma descrição para uma mais fácil compreensão. Com esta ferramenta, a criação de tarefas torna-se mais rápida, fácil e eficiente, pois torna possível a sua realização através de uma estruturação visual atrativa e de fácil manuseamento. Este software está disponível para computador, tablets e smartphones. (Autiplan)

Figura 13 - Software - Autiplan - Como funciona (Autiplan)

Como funciona:

• Cria planos de atividades para o dia-a-dia, utilizando pictogramas e texto seguindo uma metodologia de drag & drop;

• Cria listagens de planos de pictogramas com notificações para telefone, tablet ou computador;

• Utiliza alarmes e text-to-speech para ajudar a manter o foco nas atividades.

Figura 14 - Software - Autiplan - Plataforma de gestão de tarefas (Autiplan)

Após o estudo das funcionalidades e testes de utilização sobre os programas referidos anteriormente, constatei que o software Autiplan foi o que melhor respondia às necessidades que me foram solicitadas.

Principais características:

• Manter o controlo de tarefas, verificando os itens que foram concluídos; • Notificações de tarefas por alarmes, som e vibração;

• Fornecer cronómetros visuais de contagem regressiva de forma a conduzir o utilizador para a tarefa a realizar;

• Fornecer instruções através de voz para pessoas que têm dificuldade de leitura;

• Ajuda a manter o foco da tarefa na mão;

• Criação de esquemas visuais e possibilidade de repetição com a criação de templates;

• Aplicação disponível para organizações, para gestão de vários utilizadores; • Mais de onze mil imagens para ajudar na criação das tarefas;

• Aplicação tablet nativa para Android com possibilidade de ser utilizada por outros sistemas operativos através do browser;

Potencialidades:

• Ajuda a reduzir o stress e ansiedade para uma pessoa portadora de PEA, nas suas rotinas diárias, sendo que, ajuda a garantir previsibilidade quando ocorrem alterações;

• Cria uma programação de atividades e tarefas diárias recorrendo a imagens elucidativas com auxílio de alarmes;

• Funciona com uma programação visual (combina texto, imagens, fotos, voz e alarmes) de todas as atividades e tarefas;

CAPÍTULO 5

O PROBLEMA

Numa fase inicial a proposta de trabalho a realizar visava o desenvolvimento de uma aplicação tablet para Android de registo de atividades realizadas por um utilizador, assim como, uma plataforma web de gestão destas atividades, inserida no projeto HomeTech.

Após um estudo ao estado da arte em que se encontra o desenvolvimento de aplicações de registo de atividades para autistas descobri uma aplicação que respondia às necessidades que me foram solicitadas – o Autiplan.

A partir deste ponto foram realizadas uma série de reuniões com a finalidade de chegar a um entendimento entre o IBILI e o Autiplan, assim como, tentar perceber como integrar a plataforma do Autipan com a plataforma existente – NeuroHab. Foi elaborada pela equipa do IBILI, uma lista de necessidades que foi apresentada à equipa do Autiplan em formato de proposta, onde se destacava:

- possibilidade de extrair dados estatísticos úteis para o cuidador (por exemplo, número de tarefas perdidas semanalmente);

- possibilidade de estender uma tarefa numa lista de pequenas tarefas;

- possibilidade de voltar atrás no tempo de forma a marcar uma tarefa como realizada;

- necessidade de comunicar a lista de tarefas a realizar com aplicações do sistema existente;

- criar uma tradução para português dos textos e falas;

Estas necessidades seriam desenvolvidas pela equipa do IBILI e ficariam disponíveis para serem utilizadas também pelo Autiplan.

Do estudo ao sistema Autiplan, tendo em atenção o sistema que já se encontra em desenvolvimento, chegou-se à conclusão que seria importante perceber como ambos os sistemas poderiam ser integrados, aproveitando as potencialidades e adaptando-os ao modelo já existente.

Surgiu o seguinte esquema:

Figura 15 - Integração entre as plataformas NeuroHab e Autiplan

Pelo esquema verificamos que já existe uma série de aplicações que estão associadas ao portal NeuroHab, sendo que, a partir deste ponto, também vai ser integrado a gestão de tarefas por parte do portal Autiplan.

Mas a integração de ambas as plataformas e a criação de novas funcionalidades saía do âmbito HCI pelo que existiu a necessidade de reformular a proposta inicial e elaborar uma nova proposta.

Esta nova proposta focou a atenção numa avaliação de usabilidade a aplicar sobre a plataforma web e a aplicação tablet a fim de perceber a interação dos futuros utilizadores.

CAPÍTULO 6

Documentos relacionados