• Nenhum resultado encontrado

z Após o disparo de qualquer airbag.

No documento 10:39 am, Feb 15, (páginas 91-96)

zVeículos com airbags laterais: Danos ou deformação parcial das portas, ou envolvimento em acidente não suficien- temente severo para causar disparo dos airbags laterais.

zDanos ou deformação da extremidade dianteira do veículo, ou envolvimento em acidente não suficientemente severo para causar disparo do airbag.

zRiscos, trincas ou outros danos na almofada do volante de direção, painel de instrumentos próximo do airbag do passageiro.

1-7-13 Antes de dirigir

1

ATENÇÃO

„ „ „ „

„Precauções quanto aos airbags

Observe as precauções abaixo sobre os airbags.

A negligência poderá resultar em ferimentos graves ou fatais.

zO motorista e todos os passageiros do veículo deverão usar os cintos de segurança corretamente.

Os airbags são dispositivos complementares para serem usados com os cintos de segurança.

zO airbag do motorista irá disparar com força considerável e causar ferimentos graves ou fatais especialmente se o motorista estiver mui- to próximo do airbag.

Uma vez que a área de risco do airbag do motorista são os primeiros 5,0 - 7,5 cm da inflagem, posicionar-se a 25 cm distante do airbag do motorista irá resultar em margem de segurança suficiente. Esta distância é medida desde o centro do volante de direção até o osso esterno. Se estiver a me- nos de 25 cm, você poderá alterar a sua postura para dirigir conforme se- gue:

• Mova o seu banco para trás o máximo possível, o que ainda lhe permita alcançar os pedais confortavelmente.

• Recline levemente o encosto do banco. Embora variem os projetos de veículos, muitos motoristas podem alcançar a distância de 25 cm mesmo que o banco do motorista esteja puxado totalmente para frente, bastando reclinar um pouco o encosto do banco. Se reclinar o encosto do banco dificultar a visibilidade da pista, eleve-se usan- do uma almofada firme e não escorregadia, ou levante o banco se o veículo for equipado com este dispositivo.

• Se o volante de direção for ajustável, incline-o para baixo. Isto fará o airbag apontar para o seu tórax e não para sua cabeça ou pescoço. O banco deverá ser ajustado conforme recomendado acima, e ao mesmo tempo permitindo o controle dos pedais, volante de direção e a sua visualização dos controles do painel de instrumentos.

ATENÇÃO

„ „ „ „

„Precauções quanto aos airbags dianteiros

zO airbag do passageiro dianteiro irá disparar com força considerável e causar ferimentos graves ou fatais especialmente se o passageiro dian- teiro estiver muito próximo do airbag. O banco do passageiro dianteiro deverá estar o mais distante possível do airbag, com o encosto do banco ajustado, de modo que o passageiro dianteiro esteja sentado ereto.

zBebês ou crianças inadequadamente acomodados e/ou protegidos podem ser mortos ou gravemente feridos pela força de acionamento do airbag.

Bebês ou crianças muito pequenas para usar o cinto de segurança devem ser adequadamente protegidos com um sistema de segurança para crianças. A Toyota recomenda que eles sejam colocados no banco traseiro devidamente protegidos. O banco traseiro é mais seguro para bebês e crianças. Para mais instruções sobre como instalar o siste- ma de segurança para crianças, consulte “Sistema de segurança para crianças” (¤P. 1-7-23).

zNunca coloque o sistema de segurança para crianças no banco do passageiro, pois a força de acionamento do airbag pode provocar ferimentos graves ou fatais. O painel no lado do passageiro apresenta uma etiqueta de advertência, para lembrá-lo de que nunca se deve colocar o sistema de segurança no banco do passageiro.

zTransportar crianças menores de 10 anos no banco dianteiro é proibi- do por lei.

zPara instruções sobre a instalação de sistemas de segurança para crian- ças, consulte “Sistema de segurança para crianças” (¤P. 1-7-23).

1-7-15

Antes de dirigir

1

zNão se sente na extremidade do ban- co nem se apóie no painel enquanto o veículo estiver em movimento. Os airbags dianteiros inflam com muita rapidez e com uma força considerável. Você poderá sofrer ferimentos graves ou até mesmo fatais. Sente-se na po- sição vertical e bem encostado no ban- co. Use sempre o cinto de segurança.

zNão permita que as crianças fiquem em pé ou ajoelhadas no banco do passa- geiro dianteiro. O airbag infla com mui- ta rapidez e com uma força considerá- vel. Caso contrário, a criança poderá sofrer ferimentos graves ou até mesmo fatais.

Não carregue crianças no colo. Use o sistema de segurança para crianças no banco traseiro. Para mais instruções sobre a instalação do sistema de se- gurança, consulte “Sistema de segu- rança para crianças” (¤P. 1-7-23).

zNão dirija o veículo quando houver objetos sobre os joelhos do motorista ou passageiro.

ATENÇÃO

zNão modifique ou remova a fiação. Não modifique, remova, bata ou abra quaisquer componentes, como por exemplo, almofada e volante, cobertura da coluna de direção, painel próximo ao airbag do passa- geiro, airbag do passageiro dianteiro e conjunto dos sensores dos airbags. Caso contrário, poderá ocorrer o acionamento súbito do airbag ou desativação do sistema, o que poderia resultar em ferimentos gra- ves ou até mesmo fatais.

A não-observância destas instruções pode resultar em ferimentos graves ou até mesmo fatais. Consulte uma Concessionária Autorizada Toyota para quaisquer reparos e modificações.

NOTA

Não faça nenhuma das seguintes modificações sem antes consultar uma Concessionária Autorizada Toyota. Tais modificações, em alguns casos, podem interferir no funcionamento adequado do sistema de airbag.

zInstalação de dispositivos eletrônicos, como equipamentos de radiocomunicação, toca-fitas ou CD player.

zModificação do sistema de suspensão.

zModificação na estrutura dianteira do compartimento de passageiros

zFixação de grades de proteção (quebra-mato, etc.), guinchos ou qual- quer outro equipamento na extremidade dianteira do veículo.

zReparos nos para-lamas dianteiros, estrutura dianteira, console, co- luna de direção, volante, painel próximo ao airbag do passageiro, ou áreas próximas.

1-7-17

Antes de dirigir

1

No documento 10:39 am, Feb 15, (páginas 91-96)

Documentos relacionados