• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - agosto - 2004

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - agosto - 2004"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Rua Pamplona, 227 – 2º andar. CEP 01405-902. São Paulo - SP

Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306.

www.edesp.edu.br

. e-mail:

edesp@fgvsp.br

1

P

Pe

es

sq

qu

ui

is

sa

a

e

e

M

Me

et

to

od

do

ol

lo

og

gi

ia

a

FG

F

GV

V-

-E

ED

DE

ES

SP

P

B

B

o

o

l

l

e

e

t

t

i

i

m

m

I

I

n

n

f

f

o

o

r

r

m

m

a

a

t

t

i

i

v

v

o

o

A

A

n

n

o

o

1

1

n

n

ú

ú

m

m

e

e

r

r

o

o

2

2

A

A

g

g

o

o

s

s

t

t

o

o

d

d

e

e

2

2

0

0

0

0

4

4

Horário: 10h30 a 12h15

17/08/04

-

Salem Hikmat

Nasser

: texto a definir

31/08/04

-

Carlos

Guilherme

Motta

e

equipe: texto a definir

21/09/04

– Confirmada a

presença

de

Rogério

Bastos

Arantes

e

Cláudio Couto

Neste espaço são divulgados os planos de pesquisa individuais dos professores e pesquisadores da EDESP, além de suas áreas de atuação e temas de interesse.

Professora Michelle Ratton Sanchez

Área de pesquisa: direito global, sociologia do direito internacional, direito internacional econômico.

Temas de interesse: Transformações na regulamentação internacional; Atuação e participação de atores não-estatais no sistema internacional/ transnacional; Reforma institucional de organismos internacionais: ONU, OMC e outros; Interação entre as ordens jurídicas nacionais, transnacionais e internacional.

Pesquisas e atividades em andamento:

• Mecanismos de controle e participação na formação política comercial externa. Exame

comparado entre Brasil e Canadá (maio de 2004 a outubro de 2005);

• Demandas por uma reforma institucional da Organização Mundial do Comércio (maio de 2004

a outubro de 2004).

• A apresentação do “amicus curiae” no mecanismo de solução de controvérsias da OMC (maio

de 2004 a outubro de 2005).

• Interpretação de acordos internacionais comerciais pelos tribunais brasileiros (outubro de

2004 a maio de 2005). Brazil and the WTO dispute settlement: the prospects and limits of the Brazilian model for developing countries (outubro de 2004 a maio de 2005).

Os professores Conrado Hubner e Luciana Gross Cunha, participarão do Grupo de Trabalho: Estudos Políticos

do Judiciário e do Ministério Público, no qual apresentarão seus respectivos trabalhos. O evento acontecerá entre os dais 16 e 20 de agosto na PUC-SP. A professora Luciana participará do GT do dia 17 e o professor Conrado do GT do

dia 18, ambos das 14 às 17h.

!

!

"

"

#

#

Neste semestre as reuniões de metodologia de ensino serão fundidas com a retomada do planejamento curricular da graduação. O conteúdo dos cursos e o repertório de técnicas de ensino serão apresentados pelos professores responsáveis e discutidos com toda a comunidade EDESP e convidados especiais.

As reuniões são sempre às quintas-feiras, das 9h30min às 12h30min, na sala grande de reunião.

05/08/04:Primeira parte

- Apresentação da versão atualizada do quadro de disciplinas e professores responsáveis do primeiro ano da graduação

- Apresentação da versão preliminar da grade horária e do calendário escolar

- Explicação do novo do papel das oficinas de disciplinas: o estudo dirigido e otimização do tempo do aluno para preparação das aulas

- Material didático e direitos autorais

- A relação entre as disciplinas e o Núcleo de Prática Jurídica - Tecnologia de ensino

- Dinâmica de trabalho dos professores responsáveis durante o atual semestre, com vistas a 2005

Segunda parte

- Diretrizes pedagógicas da graduação e auto-avaliação da experiência (i) dos últimos 12 meses de utilização do material didático finalizado em junho de 2003 e (ii) da utilização dos materiais desenvolvidos a partir das oficinas de metodologia de ensino dos últimos dois semestres

12/08/04: Discussão das aulas experimentais desenvolvidas nas oficinas do primeiro semestre: as diversas formas de uso da jurisprudência em sala de aula.

19/08/04 e 26/08/04 – Tema a ser definido

30/08/04 - PRAZO para envio à Escola dos programas de todas as disciplinas do primeiro ano, ainda que não estejam em sua versão definitiva.

"

" $$ %%&&''%%((

(2)

Rua Pamplona, 227 – 2º andar. CEP 01405-902. São Paulo - SP

Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306.

www.edesp.edu.br

. e-mail:

edesp@fgvsp.br

2

P

Pe

es

sq

qu

ui

is

sa

a

e

e

M

Me

et

to

od

do

ol

lo

og

gi

ia

a

FG

F

GV

V-

-E

ED

DE

ES

SP

P

B

B

o

o

l

l

e

e

t

t

i

i

m

m

I

I

n

n

f

f

o

o

r

r

m

m

a

a

t

t

i

i

v

v

o

o

A

A

n

n

o

o

1

1

n

n

ú

ú

m

m

e

e

r

r

o

o

2

2

A

A

g

g

o

o

s

s

t

t

o

o

d

d

e

e

2

2

0

0

0

0

4

4

)

)

*

*

#

#

%

%

+

+

#,

#

,

• No dia 18/08/04 acontecerá o quarto encontro do NET - Núcleo de Estudos Tributários, que tratará do tema Tributação Global -ALCA E MERCOSUL: Reconstruindo Laços com a América. Os convidados para a mesa serão divulgados em breve. O evento se realiza das 17h às 20h, no salão nobre da FGV, 4º andar.

• O grupo de direito tributário se reúne periodicamente às

sextas-feiras, das 8h30 às 10h, onde discute as idéias do livro "Juez e a Ley Penal", do Prof. Pablo Navarro, acerca da teoria analítica aplicada na interpretação da legislação penal verificando seus paralelos no direito tributário.

• Mensalmente o grupo de direito tributário tem realizado, na

EDESP, reuniões com julgadoras da Delegacia da Receita Federal de Campinas em que é discutida a aplicação das regras de decadência no direito tributário sobre os inúmeros problemas concretos que surgem na aplicação deste instituto ao Imposto de renda das pessoas jurídicas. Os casos discutidos são aqueles onde se instauram dúvidas no julgamento do processo administrativo.

Setembro 2004

$

$'')) (( $$-%-%&&..$$ .. $ $ // && .(.( $$**((** ((%$%$ 00 ..

Nos dias 13 a 17 de setembro de 2004, será realizado na FGV-EDESP o I Congresso Ítalo-Luso-Brasileiro de Direito Civil

Comparado, cujo tema será: “O Direito da Empresa e das Obrigações e o Novo Código Civil Brasileiro”. Além da presença de professores brasileiros e estrangeiros convidados, o Congresso contará com a apresentação de trabalhos de acadêmicos e pesquisadores de instituições brasileiras de ensino e pesquisa, selecionados por consultores ad hoc, sem

identificação de seus autores.

'

'

#

#

1

1

• No período de 12 a 15 de julho, os pesquisadores

Alexandre dos Santos Cunha e Conrado Hübner Mendes, participaram da Oficina de Práticas Pedagógicas da Faculdade de Direito da Universidad de los Andes, em Bogotá, Colômbia. Ambos viajaram a convite do Prof. Alfredo Fuentes, diretor da Faculdade de Direito, e da Profa. Maria Paula Durán, coordenadora do Programa Sócrates de qualificação docente.

O objetivo da Oficina era a troca de experiências pedagógicas, área na qual a Universidad de los Andes é pioneira, possuindo 37 anos de experiência na utilização de metodologias participativas de ensino-aprendizagem na área do Direito. Resultou da viagem, ainda, o início da negociação de um convênio de troca de professores, pesquisadores e alunos entre ambas as instituições.

• No último dia 12 de julho, a professora Viviane Muller,

Tiago Cortez, Prof. Flávio Rabelo da EAESP, e o Prof. Alkimar Moura da EESP, participaram de um encontro no salão nobre da EAESP com um grupo de fundos de investimentos americanos cujo tema foi o mercado de capitais brasileiro e corporate governance no Brasil.

• A Direito-GV lança, em parceria com o International

Centre for Trade and Sustainable Development, o periódico

Pontes. Essa é a versão em língua portuguesa e com conteúdo local dos periódicos Bridges, Passerelles, Brücken e Puentes. O objetivo deste periódico é apresentar diferentes pontos-de-vista sobre as negociações comerciais em curso e disseminá-las ao público brasileiro. Esta publicação poderá apresentar artigos dos professores e pesquisadores da escola, bem como de seus futuros alunos. Além disso, a parceria com o ICTSD poderá proporcionar projetos de pesquisa conjuntos e estágios para estudantes de graduação e pós-graduação, interessados na área do comércio internacional.

Para mais informações sobre o periódico, suas publicações irmãs e sobre o ICSTD, v. http://www.ictsd.org. O periódico já foi lançado no site da EDESP.

Prêmio IPEA 40 anos: O grupo PET da USP está

concorrendo ao prêmio IPEA 40 anos na categoria políticas públicas, com a monografia: O Judiciário e as políticas de

saúde no Brasil: o caso da AIDS.

A pesquisa tem o objetivo de analisar como se dá o tratamento de políticas públicas na área de saúde pelo Poder Judiciário, especificamente no âmbito do programa DST/AIDS. O foco se dá no modo como os juízes paulistas alocam recursos escassos por meio de medidas judiciais que determinam o fornecimento de tratamento e realização de exames médicos. Fazem parte da equipe os estagiários da EDESP Ana Mara Machado, Camila Duran e Marco Aurélio Braga.

'

'

2

2

*

*

#

#

#,

#

,

"

"

#

#

As reuniões são coordenadas pela Prof. Viviane Muller e ocorrem quinzenalmente. Este semestrea análise será sobre o tema

Corporate governance e a proteção dos investidores no Brasil.

As reuniões de agosto serão nos dias 10 e 24 das 8h30 às 10h.

'

Referências

Documentos relacionados

A informação fornecida na demonstração de fluxos de caixa, se utilizada com as divulgações e informações relacionadas nas outras demonstrações financeiras,

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

a- queles que não tiveram acesso ao conhecimento; a Teoria da Escola Dualista elaborada por C.. lh.os) à margem do próprio movimento proletário. Fica evidente