• Nenhum resultado encontrado

Variação do tamanho dos grãos de pólen pelo método de acetólise.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Variação do tamanho dos grãos de pólen pelo método de acetólise."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

V a r i a ç ã o d o t a m a n h o d o s g r ã o s d e p ó l e n p e l o m é t o d o d e a c e t ó l i s e (1) (2)

CLÓVIS FERRAZ de OLIVEIRA SANTOS

E. S. A . " L u i z d e Q u e i r o z "

(1) Um resumo dêste trabalho foi apresentado na X I I Reunião da Sociedade Botânica do Brasil, (de 22/1/61 a 28/1/01).

(2)

1 — I N T R O D U Ç Ã O

De acordo com F A E G R I & I V E R S E N (1950), E R D T M A I (1952), W O D E H O U S E (1935), as mensurações dos diâmetro: polar e equatorial dos grãos de pólen são de importância para a caracterização das formas que os mesmos apresen tam, as quais se expressam pela relação P / E .

H Y D E N (1930), F A E G R I & I V E R S E N (1950) e F A E G R & DEUSE (1960) afirmam que os grãos de pólen estão sujei tos a pequenas variações no seu tamanho, em função dc método de preparação e do meio de montagem a que são submetidos.

Em nossos estudos de morfologia do grão de pólen de plantas apícolas, empregamos dois métodos de preparaçã< para o mesmo material: a ) — material não acetolisado con e sem coloração e b ) — material acetolisado. Assim proce demos, porque há muita divergência entre os palinologista: com relação aos métodos de preparo de lâminas de pólen Uns são favoráveis ao emprego da acetólise como melhoi método (pois os grãos de pólen assim tratados mostram-s< muito mais nítidos quando vistos ao microscópio), outros porém, preferem o método sem tratamento e sem coloraçãí devido ao emprego da fase contraste nos exames micros cópicos.

Assim, para a discussão deste problema, apresentamo: os dados referentes às medidas dos diâmetros polar e equa torial dos grãos de pólen de algumas espécies, nas famílias C O M P O S I T A E , M Y R T A C E A E e L E G U M I N O S E A E , prepa rados pelos dois métodos acinVa com os quais pudemos ava liar a porcentagem da variação do tamanho dos grãos de pólen num e outro método. Pudemos também verificar se Í

forma dos mesmos era ou não alterada e calcular a por-centagem do seu aumento.

2 — M A T E R I A L E M É T O D O

(3)

O pólen foi colhido diretamente das anteras recém-aber-tas no laboratório.

. . A s lâminas foram preparadas pelos dois métodos, a saber: a ) — sem acetolisação e b ) — com acetolisação (2,5 cc. de Anídrido Acético, mais 0,25 cc. de H2 S o 4 ) e monta-das em geléia de glicerina, colorida com Fuchsina básica, se-gundo F A E G R I e I V E R S E N (1950).

As mensurações foram procedidas em cinco grãos de pólen em vista equatorial e cinco em vista polar, em cada um dos métodos acima.

Foi feita análise da variância para se avaliar a porcen-tagem da variação dos diâmetros Equatorial e Polar dos grãos de pólen num e noutro método, e entre as três famí-lias analisadas. Isso permitiu verificar se os aumentos di-mensionais variavam ou não, entre as famílias, e se eles eram, ou não, mais ou menos iguais, em todos os sentidos, quer no diâmetro Equatorial, quer no Polar, o que poderia modificar a forma do grão de pólen que é dada pela rela-ção P / E .

3 — R E S U L T A D O S E D I S C U S S Ã O

Os resultados das análises da variância do diâmetro equatorial e polar das três famílias analisadas constam, res-pectivamente, das Tabelas I e I I .

Na Tabela I I I apresentamos as médias dos diâmetros equatorial ( E ) e polar ( P ) em cada uma das famílias e em ambos os métodos e a porcentagem do aumento verificado pelo tratamento acetolítico.

(4)
(5)
(6)
(7)

4 — C O N C L U S Õ E S

Dos resultados pode-se concluir que:

1.°) — Os grãos de pólen das diversas famílias reagem diferentemente ao mesmo tratamento, provocando aumen-tos diferentes nos grãos de pólen.

2.°) — Esses aumentos são apenas dimensionais, não alterando a forma dos grãos de pólen.

5 — S U M M A R Y

The author studied the size variation in pollen grains of species in Compositae, Myrtaceae and Leguminoseae (Caesal-pinoideae and Papilionoideae) comparing pollen with and without acetolysis treatment.

Pollen grains showed different reactions to the same treatment, according to the diferent species of same family.

(8)

6 — A G R A D E C I M E N T O

O autor agradece ao Dr. Roland Vencovsky do Instituto de Genética anexo à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", pelo auxílio na análise estatística dos resul-tados.

7 — L I T E R A T U R A C I T A D A

1. F A E G R I , K . a n d J. I V E R S E N , 1950 — T e x t b o o k o f M o d e r n P o l -l e n A n a -l y s i s 168 pp., E j n a r M u n k s g a a r d . C o m p e n h a g e n

2. E R D T M A N , G . 1952 — P o l l e n M o r p h o l o g y a n d P l a n t T a x o n o m y 539 pp., T h e C h r o n i c a l B o t a n i c a . C o . W t l t h a m , M a s s U . S . A .

3. W O D E H O U S E , R . P., 1935 — P o l l e n G r a i n s . F i r s t E d i t i o n , 574 pp., M c G r a w - H i l l B o o k C o m p a n y , Inc., N e w Y o r k a n d L o n d o n .

4. H Y D E N , A D A . , 1930 — S t r u c t u r e a n d C o n t e n t o f S o m e P o l l e n G r a i n s I o w a G e o l o g i c a l S u r v e y , B u l l e t i n n.° 7: 1.000-1.015.

Referências

Documentos relacionados

Grande parte dos desvios praticados pelos controladores dos valores devidos aos acionistas minoritários são praticados através de transações societárias que têm regras bem

Ainda, a partir da digestão in vitro aplicada em misturas de mel de melato de bracatinga (Mimosa scabrella Bentham), foi possível a determinação da

ga)instrumento para agir em situações de linguagem. A mestria de um gênero portanto, aparece como constitutiva de uma situação de comuni- cação. O gênero, então, passa

Na última parte da dissertação apresenta-se o LNA em um sistema de recepção de sinais, logo em seguida são mostradas duas configurações básicas para amplificadores: a

Para estudar o papel dos distintos tipos de mídia na democratização subnacional, avalio tanto o tipo de propriedade quanto as possibilidades de acesso social à mídia, bem como sua

A proposta, porém, não é somente trabalhar com uma nova forma de encarar a reportagem jornalística na web, mas também verificar que há mais espaços para que o modelo das

De tratores do fabricante Ford Tractor - Barras de Direção

Neste contexto, o objetivo do estudo é aplicar técnicas estáticas multivariada, utilizando métodos da Análise de Componentes Principais (ACP) e a Análise de Agrupamento (AA)