• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa de ovos “pesados” de helmintos nas fezes: estudo comparativo entre os métodos da sedimentação espontânea em água e de Ritchie.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Pesquisa de ovos “pesados” de helmintos nas fezes: estudo comparativo entre os métodos da sedimentação espontânea em água e de Ritchie."

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c i n a T r o p i c a l 2 0 ( 1 ) : 2 3 - 2 4 , J a n - M a r , 1 9 8 7

PESQUISA DE OVOS “PESADOS” DE HELMINTOS NAS FEZES: ESTUDO

COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DA SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA EM ÁGUA

E DE RITCHIE

E la in e G u iz e lin i, V e r a L u c ia P a g liu s i C a s tilh o , A n t ô n io A u g u s to B a illo t M o r e ir a , R u b e n s C a m p o s , V i c e n t e A m a to N e to ,

E u n ic e J o s é d e S a n t ’A n a , P e d ro L u iz S ilv a P in to e C ló v is K io m its u T a k ig u t i

C o m a f i n a l i d a d e d e m e l h o r c o n h e c e r a s e n s i b i l i d a d e d o m é t o d o d e R i t c h i e ( c e n ­ t r í f u g o s e d i m e n t a ç ã o e m f o r m o l - é t e r ) , q u a n t o a o d i a g n ó s t i c o d e p a r a s i t o s e s i n t e s t i n a i s p e l o e x a m e d a s f e z e s , f o i i n v e s t i g a d a a c a p a c i d a d e d e l e n o s e n t i d o d e d e t e c t a r o v o s “p e s a d o s ” d e h e l m i n t o s ("Schistosoma mansoni e Ascaris lumbricoides i n f é r t e i s ) . H o u v e c o m p a r a ç ã o c o m o d e s e m p e n h o d o p r o c e s s o d a s e d i m e n t a ç ã o e s p o n t â n e a e m á g u a , u s a d o c o m o m e s m o i n t u i t o .

O s r e s u l t a d o s o b t i d o s e a r e s p e c t i v a a v a l i a ç ã o e s t a t í s t i c a d e m o n s t r a r a m q u e a t é c n i c a d a s e d i m e n t a ç ã o e s p o n t â n e a e m á g u a é m a i s e f i c i e n t e , t e n d o s i d o a n a l i s a d a s 3 0 0 a m o s t r a s d e f e z e s , m e t a d e d a s q u a i s c e r t a m e n t e c o n t e n d o o s d o i s t i p o s d e o v o s c i t a d o s e a o u t r a p a r t e c o n s i d e r a d a e m t r a b a l h o l a b o r a t o r i a l r o t i n e i r o .

Palavras chaves: Parasitoses intestinais. D iagnóstico. O vos “pesados” de helmin­ tos. Técnicas da sedimentação espontânea em água e de Ritchie.

A expressiva prevalência de parasitoses intes­ tinais no Brasil e em vários outros países gera a necessidade de diagnosticá-las convenientemente e, sobretudo, através de processos laboratoriais ao mesmo tempo eficientes e pouco custosos. Torna-se então imperioso, diante dessa circunstância, procurar estipular novos métodos e conhecer devidamente a sensibilidade dos já preconizados.

A técnica de Ritchie, do formol-éter, não é costumeiramente usada em instituições nacionais, merecendo, sem dúvida melhores avaliações. Em análises sobre o assunto ficou evidenciado que ela, calcada em centrífugo-sedimentação, supera a de Faust e col, dependente de centrífugo-flutuação em sulfato de zinco, quando consideradas as demons­ trações de cistos de protozoários e de ovos de hel­ mintos; suplementarmente, tem outros atributos, as­ sentados na exigência de manuseio não muito delica­ do, na praticabilidade de análise algum tempo após a manipulação preparatória e na aplicação de soluções que não exigem austera precisão quanto às concen­ trações2. Todavia, com o intuito de melhor definir os atributos pertinentes a tal procedimento, interpreta­ mos como válido verificar se ele é apto a permitir, pelo exame das fezes, satisfatória detecção de ovos

“peTrabalho do Laboratório de Investigação Médica -Parasitologia, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Recebido para publicação em 10/3/86

sados” de helmintos, ou seja, de S c h i s t o s o m a m a n ­

s o n i e inférteis de A s c a r i s l u m b r i c o i d e s , que são os

comumente importantes, no meio onde exercemos atividades, em trabalhos assistenciais e epidemioló-gicos. Por isso, o estudo agora relatado foi realizado.

M A T E R IA L E M É TO D O S

Compuseram nossa casuística 300 amostras de fezes, encaminhadas à Seção de Parasitologia do Laboratório Central, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de M edicina da Universidade de São Paulo. Em 150 (grupo A ) estavam presentes ovos de

S . m a n s o n i e/ou inférteis de A . l u m b r i c o i d e s e isso

ficou demostrado pela sedimentação espontânea em água, usando o mesmo material; a seguir empreendemos pesquisas pelos processos de Rithie e de Kato-Katz, prestando-se o último citado para determinação quanti­ tativa. Quanto às outras 150(grupoB ),já de início apli­ camos os três métodos, sem seleção prévia.

Pelas técnicas em questão, executamos os exa­ mes levando em conta as diretrizes apresentadas em compêndio especializado sobre o assunto1.

Interpretamos, estatisticamente, os valores pro­ piciados pelo processo da sedimentação espontânea em água como os esperados em face à distribuição considerada; por seu turno, estipulamos os decorren­ tes do de Ritchie com o os observados e recorremos ao teste de Qui-quadrado com o nível de significância de 5% 3.

(2)

G u i z e l m i E , C a s ti lh o V L P , M o r e ir a A A B , C a m p o s R , A m a t o N e t o V, S a n t ’A n a E J , P in t o P L S , T a k ig u t i C K . P e s q u is a d e o v o s ‘p e s a d o s d e h e lm in t o s n a s f e z e s : e s tu d o c o m p a r a ti v o e n tr e o s m é t o d o s d a s e d i m e n t a ç ã o e s p o n tâ n e a e m á g u a e d e R itc h ie . R e v i s t a d a S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e M e d i c in a T r o p ic a l 2 0 : 2 3 - 2 4 , J a n - M a r , 1 9 8 7 .

R E SU L T A D O S

N ossas verificações, derivadas da sedimenta­ ção em água, estão adiante registradas. Grupo A:

positividade para ovos de S . m a n s o n i , 89; para ovos

inférteis de A . l u m b r i c o i d e s , 73; para ovos de S .

m a n s o n i e inférteis de A . l u m b r i c o i d e s

concomi-tantemente, 12. Grupo B: positividade para ovos de S .

m a n s o n i , 22; para ovos inférteis de A . l u m b r i c o i d e s ,

13.

O confronto entre as duas condutas, comple­ mentado pelas intensidades de infecção, indicadas pelo procedimento de Kato-Katz, figura nas Tabelas 1 e 2.

Tabela 1 - P e s q u i s a d e o v o s d e S c h i s i o s o m a m a n s o m n a s f e z e s : c o m p a r a ç ã o e n tr e o s m é t o d o s d a s e d i m e n t a ç ã o e s p o n t â n e a e m á g u a e d e R i t c h i e , c o n f o r m e a v a l i a ­ ç ã o q u a n t i t a t i v a p e l o p r o c e s s o d e K a t o - K a t z .

N ú m e r o d e o v o s p o r g r a m a d e f e z e s

K a t o - K a t z

N ú m e r o d e e x a m e s q u e r e v e l a r a m a p r e s e n ç a d e o v o s S e d i m e n t a ç ã o e s ­ p o n t â n e a e m á g u a

R i tc h i e

Até 100 30 18

De 100 a 300 33 18

Mais do que 300 48 39

Tabela 2 - P e s q u i s a d e o v o s in f é r te is d e Ascaris lumbricoides n a s f e z e s : c o m p a r a ç ã o e n tr e o s m é t o d o s d a s e d i ­ m e n ta ç ã o e s p o n t â n e a e m á g u a e d e R itc h i e , c o n ­ f o r m e a v a l i a ç ã o q u a n t it a t iv a p e l o p r o c e s s o d e

K a t o - K a t z .

N ú m e r o s d e e x a m e s q u e r e v e l a r a m N ú m e r o d e o v o s p o r a p r e s e n ç a d e o v o s

g r a m a d e f e z e s

K a t o - K a t z S e d i m e n t a ç ã o e s ­

R i tc h i e p o n t â n e a e m á g u a

Até 100 15 6

De 100 a 300 14 9

Mais do que 300 57 46

O método de Ritchie nunca mostrou isolada­ mente os ovos “pesados” e as cifras a ele atinentes diferiram das esperadas, se considerados o da sedi­ mentação espontânea em água como parâmetro e o

nível proposto (ovos de S . m a n s o n i : x2 = 13,31

g.l. = 2 p < 0,05; ovos inférteis d e A . l u m b r i c o i d e s:

x = 9,3 g.l. = 2 p < 0,05).

D IS C U S S Ã O

D e acordo com o exposto, tornou-se patente que a técnica de Ritchie não possui adequada sensibilidade para mostrar a presençade ovos “pesados” nas fezes, sendo essa circunstância ponderável se levarmos em conta que, no Brasil, esquistossomose mansônica e ascaridíase constituem verminoses comuns. Tal fato ficou bem evidenciado através da metodologia que escolhem os e pela apreciação estatística.

A deficiência em tela esteve demarcada, no que tange às duas helmintíases, quando acentuadas ou não, quantitativamente; não obstante, apareceu de maneira mais clara em face a pequenos números de ovos.

N ossa investigação, de caráter eminentemente prático, conduz à dedução de que o processo de Ritchie tem méritos limitados se pretendidos diagnós­ ticos razoavelmente seguros ou inquéritos epidemio-lógicos confiáveis, estando em foco as parasitoses

atribuíveis ao S . m a n s o n i e ao A . l u m b r i c o i d e s .

S U M M A R Y

T h e s e n s i t i v i t y o f R i t c h i e ’s t e c h n i q u e ( c e n t r i ­ f u g a l s e d i m e n t a t i o n in f o r m o l - e t h e r ) in t h e d i a g n o s i s

o f i n t e s t i n a l p a r a s i t i c d i s e a s e s w a s i n v e s t i g a t e d , r e g a r d i n g t h e d e t e c t i o n o f h e a v y h e l m i n t h e g g s

("Schistosoma mansoni a n d i n f e r t i l e Ascaris lum­

bricoides e g g s ) in s t o o l s p e c i m e n s . I t s p e r f o r m a n c e

w a s c o m p a r e d t o t h a t o b t a i n e d w i t h t h e t e c h n i q u e o f s p o n t a n e o u s s e d i m e n t a t i o n in w a t e r .

S t a t i s t i c a l e v a l u a t i o n o f t h e r e s u l t s in 3 0 0 s t o o l s p e c i m e n s y i e l d s a h i g h e r e f f i c a c y w i t h t h e t e c h n i q u e o f s p o n t a n e o u s s e d i m e n t a t i o n in w a te r . H a l f o f t h e s t o o l s p e c i m e n s e x a m i n e d w e r e k n o w n t o c o n t a i n b o t h a b o v e - m e n t i o n e d e g g s a n d t h e o t h e r s w e r e p a r t o f t h e l a b o r a t o r y r o u t i n e .

K e y w o r d s : I n t e s t i n a l p a r a s i t i c d i s e a s e s . D i a g ­ n o s i s . H e a v y h e l m i n t h e g g s . R i t c h i e ’s a n d s p o n t a ­ n e o u s s e d i m e n t a t i o n in w a t e r t e c h n i q u e s .

R E F E R Ê N C IA S BIBLIO G RÁ FICA S

1. Amato Neto V, Corrêa LL. Exame parasitológico das fe­ zes. Sarvier, São Paulo, 1980.

2. Castilho, VPV, França IL, Monteiro CJA, Amato Neto V, Campos R, Moreira AAB. Estudo comparativo entre os métodos de Faust & col. e de Ritchie, para exame parasitológico das fezes. Revista do Instituto de Medi­ cina Tropical de São Paulo 22:319-322, 1980. 3. Gomes FP. Curso de estatística experimental. 10?

edição, Livraria Nobel SA, São Paulo, 1982.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Esta última análise permitiu concluir que (1) o tempo de mandato de um CEO não está relacionado linearmente ao crescimento ou declínio do desempenho da

Assim, ao longo deste relatório estão descritas as responsabilidades do farmacêutico hospitalar e mais precisamente a realidade do Hospital Privado da Boa Nova, tais como, a

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Os resultados obtidos nas experimentações são surpreendentemente semelhantes ao que se apresenta em cursos sobre o crescimento de espeleotemas em cavernas o que auxilia no