• Nenhum resultado encontrado

A trajetória da ABEn - Alagoas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A trajetória da ABEn - Alagoas."

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

A TJETORIA DAABEn ·AAGOAS1

TH E TRAJ ECTORY OF TH E B RAZI LIAN ASSOCIATION OF N U RS I N G

(AB E n ) I N TH E F E D E RAL STATE OF ALAGOAS

LA TRAYECTORIA D E ABEn-ALAGOAS

L ea M a w . de AlmeIda 1 M a Lysete de ASSIS Bastos 2 Teresinha de Jesus G. Costa 3 Vera Gracia N Monteiro 4

RESUMO: Este artigo tra:a a trajet6ria da ABEn-AL e a sua infl uencia na organiza:ao da enfermagem no estado, ja que foi fundada muito antes de haver curso de g radua:ao em enfermagem em Alagoas e antes da existencia de qualquer outra entidade de classe, constituindo-se assim um marco decisive tanto na organiza:ao como no desencadeamento das l utas da categoria no Estado de Alagoas. PALAVRAS-CHAVE: ABEn, enfermagem alagoana, organiza:ao da enfermagem , hist6ria

INTRODUCAO

A Associa;;ao Brasileira de E nfermagem de Alagoas (AB En/AL) nesses 38 anos de existenci a , tem atuado de forma a empreender lutas em prol da Enfermagem a lagoana e da saude.

Nesse sentido, vem implementando estrategias de atua;;ao no ambito tecnico , pol itico e cientffico com 0 objetivo de qualificar e fortalecer 0 desenvolvimento da profissao .

Apesar das d ificuldades enfrentadas ao longo de sua hist6ria , hoje, pode-se d izer que a ABEn/AL persegue 0 espfrito de luta de suas fu ndadoras : Isabel Colq uhoun Maci ntyre , Cinira Alves de Mattos , Ivete Ferreira Santa n a , Anete Bento Vian a , Yacy Lopes de Ol iveira , Doriana Sampaio Mendon;;a , Maria Pereira Nascimento, Estela dos H u mildes d e Ol iveira , Cleonice Falcao de Almeid a , Ala fde Rmeiro Pereira Rosa Maria Silva Medeiros e I rma I rene Rocha .

A TJETORIA

AABEn/AL5, criada em 2 1 de mar;;o de 1 96 3 , sendo a vigesima quarta se;;ao criada, ela in icia suas atividades gra;;as ao esfor;;o de um pequeno gru po de enfermeiras grad uadas em outro estado, uma vez que, na epoca , nao havia curso de gradu a:ao em Enfermagem no Estado de Alagoas. A primeira d i retoria foi formada por: I sabel Colquhoun Macintyre, presidente; Anete Bento Via na, secretaria e Yacy Lopes de Oliveira , tesoureira .

1 Profa. Auxlliar do Depatamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas e mestranda em Administra:ao de Empresas.

2 Pofa. Assistente do Depatamento de Enfermagem da Universldade Federal de Alagoas e mestra em Administra:ao de Empresas.

3 Pofa. Substituta do Depatamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas e

mestranda em Administra:ao de Empresas.

4 Pofa. Assistente do Depatamento de Enfermagem da Universldade Federal de Alagoas e mestra em Administra:ao de Empresas.

5 Os fatos apresentados no trabalho tem como fonte os livos de ata da Se:ao AL 1963 -200 1.

(2)

ALM E I DA, L. M . W. S . de et a l .

Desde seu come90 ate os dias atuais, sua trajet6ria d e atua9ao tem side marcada par atividades e l utas em defesa do reconhecimento institucional e social da profissao, bem como, na rea liza9ao de eventos destinados a q u a l ifica9ao dos membros da categoria por meio de cursos de capacita9ao e de especia liza9ao, alem de palestras, encontros e seminarios , sempre contemplando temas q u e emerg e m d a necessidade da profissao e dos profissionais d e Enfermagem do citado Estado.

Observa-se que, foi a partir d a ABEn q u e mu ito se tem avan9ado , no sentido de os enfermeiros ocu parem os espa90s q u e Ihe sao de d i reito . Dessa forma , a ABEn/AL sempre lutou para conq uistar a q u a l idade dos servi90s de E nfermagem prestado ao p u b l ico, por meio de estrategias ju nto aos pol iticos alagoanos e pessoas de destaque da sociedade, para mudar a vi sao do que e d e fato a atua9ao da E nfermagem .

Vale lembrar que, desde sua cria9ao, a diretoria da ABEn local ja se preocupava tambem , com questoes relacionadas com 0 ensino. E , nesse sentido , se posicionou , cobrando das autoridades locais 0 fechamento de uma Escola d e Enfermagem d irig ida por atendente d e enfermagem. Alem d isso, no i n icio da decada de 1 97 0 , i niciou uma mobi liza9ao para q u e 0

Hospital que a epoca , sediava os cursos de med icina e odontologia oferecidos pela Universidade

Federal de Alagoas, efetivasse a contrata9ao de um enfermeiro para assu mir a coordena9ao do Servi90 de E nfermagem. AABEn/AL tambemintervi u ju nto aos proprietarios de farmacias q u e colocava m a n u ncios em rad ios e jornais, c o m a fi nalidade de atrair clientes , de q u e era m possuidoras de "enfermeiras especialistas" para aplica9ao de inje90es, sendo estas propagandas suspensas. A ABEN/AL enca m pou um movi mento d e sensi b i liza9ao no que se refere : a

contrata9ao de enfermeiros pelos hospitais q u e nao ti n h a m este profissional em seu quadro funcional, eq uipara9ao profissional e salarial aos demais profissionais de n ivel superior, valida9ao do d iploma para que 0 enfermeiro tivesse acesso por eq u ivalencia em cursos de med icina e odontologi a , entre outras conq u istas.

AAB E n/AL teve seu periodo de crise no final da decada de setenta e i n icio da decada de oitenta Nessa epoca de i nestimavel valor foi a atua9ao da s6cia Noraci Pedrosa, que junto com outros expoentes da enfermagem brasi leira criou e deflagrou a n ivel nacional 0 movi mento participa9ao. vindo a torna-se participativa no in icio da decada de noventa. Nesse periodo procurou atuar efetiva mente no movimento "Participa9ao" .

Em Alagoas a companheira " N ora" , entao presidente d a Associa9ao Profissional dos Enfermeiros de Alagoas (APE NAL), hoje, Sind icato dos Enfermeiros de Alagoas (S I N EAL) , numa articu la9ao conj u nta e permanente com a AB E n , liderou 0 movi mento "Participa9ao" no Estado, contribuindo para 0 fortalecimento da ABEn/AL, que na retomada das lutas, destacaram­ se alguns membros da entao diretoria, entre eles registra-se a garra e a persistencia de Josinete Marques da S i lva , Josemary Ferreira Costa e Maria Cristina Soares de Figeiredo Trezza .

Com 0 objetivo de manter vivos os ideais de Noraci Pedrosa , ceifada prematuramente, e que 0 Curso de Enfermagem da U niversidade Federal de Alagoas ( U FAL) oferece anualmente no Congresso Brasileiro de Enfermagem 0 premio " Noraci Pedrosa" .

Na decada de noventa destaca-se a retomada d a s atividades cientifico-culturais e pol iticas j u nto a categori a , a comu nidade em gera l e as a u toridades pol iticas e do setor s a u d e , i nclusive com a i nterioriza980 destas nas regioes polo d o Estado. Foram ta mbem , real izadas nesse periodo, varias campanhas de sensibiliza980 para credenciar os enfermeiros como s6cios .

Dessa forma , houve um incremento de s6cios e consequentemente uma maior participa9ao da ABEn/AL frente aos problemas i nerentes a categoria e a saude da popu la9ao.

Vale sal ientar q u e a ABEn/AL desde a cria980 teve sua sede em uma sala da Escola d e Auxiliares de E nfermagem de Alagoa s , no enta nto a partir de 1 995 passou a ocupar u m espa90 n o mesmo pred io do S I N EAL, a convite deste.

Atua l mente a ABEn/AI , tem se preocupado em constru ir parcerias, atuando na Educa980 Continuada da enfermagem, em programas de educa9ao e capacita9ao da comunidade

(3)

A trajet6ria da ABEn - Alagoas

na area de saude e, participado dos Consel hos Estadual e M u n icipal de Saude, no Comite d e Mortalidade Materno-I nfantil d a capital e no F6rum das Entidades de Enfermagem de Alagoas , no que se refere as q uest6es pertinentes ao exercicio profission a l .

ABSTRACT: This aticle outlines the trajectory of the Brazilian Association of N u rsing (ABEn) i n Alagoas and its influence in the organization of the n u rsing profession in this federal state. It points out that ABEn-AL was the first institution to organize n u rsing in Alagoas, since it was fou nded prior to any nursing g raduation course or even any n u rsing syndicate. Therefore , ABEn is considered a decisive landmark in the political and professional organization of nursing in the state of Alagoas .

KEWORDS: ABEn-AL, n u rsing i n Alagoas , n u rsing organization

RESUMEN: Este articulo traza la trayectoria de ABEn-AL y su i nfluencia en la organizaci6n de la enfermeria en el estado , ya que la Asociaci6n fue fundada mucho antes que el curso de g raduaci6n en enfermeria en Alagoas y antes de la existencia de cualqu ier otra entidad de clase, constituyendose asi en un marco decisivo, tanto en la organizaci6n como en los movim ientos de las luchas de la categoria en el estado de Alagoas.

PALABRAS CLAVE: ABEn-AL, enfermeria alagoana, organizaci6n de la enfermeria

Referências

Documentos relacionados

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Segund Segundo o o o come comentári ntário, qu o, quais s ais são ão as tr as três p ês priorid rioridades ades abso absolutas lutas da i da