• Nenhum resultado encontrado

Um novo teste empírico para modelos teóricos de precificação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Um novo teste empírico para modelos teóricos de precificação"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

Escola de Economia de São Paulo

André Chaves Mazini

Um novo teste empírico para modelos teóricos de

precificação

São Paulo

(2)

André Chaves Mazini

Um novo teste empírico para modelos teóricos de

precificação

Dissertação de Mestrado

apresentada à Escola de Economia de São Paulo, FGV-EESP, para fins de qualificação ao título de Mestre.

Campo do conhecimento: Economia Monetária

(3)
(4)

André Chaves Mazini

Um novo teste empírico para modelos teóricos de

precificação

Dissertação de Mestrado

apresentada à Escola de Economia de São Paulo, FGV-EESP, para fins de qualificação ao título de Mestre.

Campo do conhecimento:

Economia Monetária

Data de Aprovação: __/__/____

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Bernardo de Vasconcellos Guimarães (EESP-FGV)

Prof. Dr. Carlos Viana de Carvalho (PUC-Rio)

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente ao meu orientador, Bernardo Guimarães, pelo amplo incentivo e apoio que me foramindispensáveis.

Ao IBRE e seu quadro de funcionários e especialmente à Solange Gouvêa do Banco Central do Brasil pela ajuda na obtenção da base de dados.

Aos demais membros da banca, Carlos Viana de Carvalho e Vladimir Ponczek.

(6)

Resumo

Este artigo propõe um novo teste para distinção entre modelos macroeconômicos de precificação. Onde testes antigos concluíram haver uma relação negativa entre inflação corrente e duração de um preço, indicando estado-dependência, nosso teste indica que a relação verdadeira é entre inflação esperada e duração do preço, indicando tempo-dependência-endógena. Argumentamos que os resultados previamente encontrados possivelmente sofreram de viés de variável omitida.

(7)

Abstract

This paper proposes a new test to distinguish between macroeconomic price-setting models. We show that the usual conclusions of negative correlation between current inflation and duration of a price, an indication of state-dependency, do not survive the control for inflation expectations. When we do that, the negative correlation is between expected inflation and the duration of a price, indicating endogenous-time-dependency. We argue that the previous results were possibly suffering from omitted variable bias.

(8)

Sumário

1 INTRODUÇÃO 9

2 LITERATURA RELACIONADA 11

3 DADOS 13

3.1 Relatório FOCUS 13

4 TRATAMENTO 15

4.1 Criação dos Spells 15

5 METODOLOGIA 17

5.1 Especificação econométrica base 17

5.2 Especificação de Controle 1 18

5.2 Especificação de Controle 2 18

6 RESULTADOS 20

7 CONCLUSÃO 24

REFERÊNCIAS 25

(9)

1.

Introdução

Este trabalho propõe um teste para distinguir entre modelos tempo-dependente e estado-dependente utilizando uma base de microdados brasileiros. Esta é especialmente conveniente devido a razoável variabilidade macroeconômica no período.

Na última década, macroeconomistas tiveram acesso às chamadas micro base de dados sobre preços. Com a riqueza desta nova informação, pôde-se compreender empiricamente como as firmas de fato precificam. Como, por exemplo, se dá a frequência e magnitude das mudanças de preço. Um desafio corrente é conciliar esta nova evidência empírica com os modelos teóricos.

Podemos definir as rigidezes nominais como a demora dos preços em responderem a choques, tanto idiossincráticos (nível da firma) como agregados. Um exemplo do primeiro seria um choque tecnológico que varie o custo marginal de uma dada firma, exemplo do segundo seria uma expansão monetária inesperada.

Tipicamente, há duas classes de modelos teóricos que racionalizam tais rigidezes; modelos tempo-dependente (TD) e estado-dependente (ED). Na primeira, o timing (padrão pelo qual os ajustes se dão no tempo) depende da passagem do tempo ou de uma distribuição de probabilidades, na segunda, o timing é função de algum estado da economia.

Tempo-dependência surge quando o principal custo é não o da mudança de preço propriamente, mas um custo informacional em observar o estado da economia. Nos modelos tempo-dependente mais simples, as firmas reavaliam1 preços em intervalos de tempo fixos, como em Taylor (1980), ou de acordo com uma distribuição de probabilidades como em Calvo (1983). Nesse sentido, as firmas sabem de um modo determinístico ou probabilístico, quando irão revisar preços.

Estado-dependência2 surge quando o principal custo envolvido é o custo de menu, ou seja, o custo de mudar o preço per se. Neste modelo, a firma optará por mudanças de mesma magnitude em termos percentuais, com o timing dependendo da inflação realizada. Inflação

1

Reavaliações são definidas como “temporadas de precificação”, onde a firma decide ou não mudar o preço a custo zero, uma vez já pago o custo informacional.

(10)

realizada mais alta fará com que a firma mude de preço mais rapidamente, encurtando o

spellde preço (definido como o tempo no qual o preço permanece fixo).

Uma extensão importante são modelos tempo-dependente endógenos3. Neles, a firma decide a duração do preço baseada na expectativa de inflação que tem para o futuro. Se esta é alta, este modelo prescreverá duração curta, se baixa, duração longa. Uma vez decidida, nenhum choque afeta a duração e estes são compensados pela firma via magnitude de ajuste.

Entender o processo de precificação das firmas tem implicação direta para considerações de política. Na linha de Caplin & Spulger (1987), pode-se demonstrar que modelos ED implicam efeitos reais muito menores em reação aos choques de política monetária4.

Bonomo & Carvalho (2010) estudam os efeitos de uma desinflação não perfeitamente crível em termos de produto em um arcabouço tempo-dependente endógeno. Reconhecem que a existência de rigidezes nominais de preço é a principal causa de uma desinflação não perfeitamente crível ter custos em termos de produto. Ademais, o papel da credibilidade é tão maior quanto menor for a flexibilidade dos preços. Logo, um grau de flexibilidade escolhido exogenamente imputará um papel exógeno à credibilidade.

A fim de realizar uma análise mais realista, os autores endogeinizam o grau de flexibilidade dos preços através de um modelo tempo-dependente endógeno. Nele, a frequência da mudança de preço (ou, equivalentemente, o tamanho do spell) depende das expectativas sobre a evolução da economia. Disso depreende-se que a próxima revisão de preço é sabida no momento da atual.

Há alguns trabalhos empíricos que tentam distinguir qual classe de modelos se adequa melhor à determinadas bases de dados, contudo, até onde sabemos, nenhum deles leva em conta o papel das expectativas. De fato, alguns desses estudos concluem que o tamanho do spell

depende fortemente e primordialmente da inflação realizada, com um aumento desta reduzindo seu tamanho, o que seria indicação de estado-dependência. Entretanto, é forçoso admitir que inflação realizada e esperada são correlacionadas e se a segunda é um

3

Ver Bonomo & Carvalho (2004) (2010) para um modelo tempo-dependente endógeno. 4

(11)

determinante do tamanho do spell, a estimação não a levando em contacausa um viés de

variável omitida.

Argumentaremos que inflação esperada é importante e que as conclusões sobre qual modelo se adequa melhor à nossa base de dados mudam consideravelmente se não a levamos em conta.

Acreditamos que nossa base de dados é especialmente interessante para o teste, pois nela há divergência significativa entre inflação realizada e inflação esperada, principalmente nos meses precedentes e subsequentes à eleição presidencial de 2002.

2.

Literatura Relacionada

Gagnon (2009) observa microdados mexicanos no período entre 1994 e 2004, de alta variabilidade inflacionária (máxima de 42% e mínima de 4% anuais). Afirma que alguns estudos acharam que modelos tempo-dependente descrevem razoavelmente bem os dados quando a inflação é baixa e estado-dependente o fazem quando a inflação é alta. Seu trabalho tenta descobrir qual o nível de inflação em que modelos tempo-dependente passam a dar lugar aos estado-dependente. A resposta é 10-15% de inflação anual. Abaixo desse nível, a frequência (ou timing) de mudança é apenas levemente correlacionada com a inflação, com a magnitude

da mudança apresentando alta correlação, ambos indicadores de tempo-dependência. Acima de 10-15%, ambas a magnitude e a frequência são correlacionadas com a inflação. A correlação da frequência seria indicação de estado-dependência.

(12)

Gagnon (2009). A diferença sendo que, para inflação alta, a frequência de diminuições chega perto de seu limite inferior, i.e. 0%, deixando de compensar a maior frequência de aumentos.Além disso, o autor não controla por inflação esperada, o que pode estar viesando os resultados e atribuindo sobremaneira importância a inflação corrente.

Já Midrigan (2008) nota que, se a precificação é estado-dependente, firmas são mais prováveis de mudar preços quando choques idiossincráticos e agregados se acumulam na mesma direção. Por exemplo, em tempos de expansão monetária, a proporção das firmas que aumentam preço e tem choques negativos de tecnologia deve aumentar. Se a precificação é tempo-dependente, a distribuição dos choques tecnológicos entre as firmas que ajustam não deve responder aos choques agregados.

Para testar a teoria, Midrigan (2008) usa índices de preço e medidas de produtividade setoriais. O achado é de que a inflação setorial é muito mais correlacionada a choques negativos de produtividade em períodos de inflação acima da média, política monetária expansionista e mudanças positivas em preço de commodities, evidenciando precificação estado-dependente.

Klenow & Malin (2010) fazem um levantamento da literatura de precificação via microdados. Resumem os principais achados em dez fatos estilizados e comparam o grau de rigidez de preço em 24 países. Um achado interessante para o presente trabalho é que, em todos os países da suaamostra, produtos “crus” (comida não preparada, energia etc.) são o grupo de menor rigidez e serviços os de maior.

Klenow & Kryvtsov (2008) usam uma base abrangendo quase 20 anos de microdados do CPI americano. Documentam as principais características de precificação e confrontam os principais modelos teóricos com os fatos. Para sua base, os modelos tempo-dependentes (não consideram tempo-dependente endógeno, porém) e estado-dependentes de primeira geração não descrevem bem os fatos. Alguns modelos mais recentes, chamados de estado-dependentes segunda geração5 se saem melhor na tarefa.

5

(13)

3.

Dados

São trêsas principaisséries temporais usadas neste trabalho:

Série de inflação mensal, medida pela variação do índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA), calculada pelo IBGE.

Série de expectativa de inflação para o IPCA, medida pela média dos respondentes do relatório FOCUS, compilado pelo Banco Central do Brasil junto aos participantes de mercado, disponível desde Janeiro de 2002 para o horizonte de um a doze meses à frente.

Série de microdados de preço dos produtos que compõe o IPC/FGV, coletados pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), para o período de Janeiro de 2002 à Dezembro de 2005. Portanto, nossas regressões focarão nesse período, pois é o que há sobreposição entre a série de microdados disponível para este trabalho e a de expectativa de inflação. Ademais, este é um período interessante para nossa análise, pois compreende meses em que a inflação esperada diferiu sobremaneira da realizada, como evidenciado pelo gráfico abaixo.

(14)

Como se pode notar pelo gráfico, o período compreendido entre Julho de 2002 e Julho de 2003 foi de grande divergência entre expectativas e inflação realizada. Nele, houve pronunciada desvalorização cambial devido à crise de confiança que precedeu a eleição presidencial, com pass-through significativo para a inflação. Com efeito, entre Outubro de 2002 e Janeiro de 2003, a inflação superou as expectativas (formadas no começo de Outubro de 2002) em 7%. Já em MaioAgosto de 2003, a diferença entre inflação e expectativas foi de -2,42%. Tais diferenças serão importantes em nossa identificação.

Além disso, consideramos que o FOCUS é uma boa medida de expectativa de inflação, no sentido de que seus erros são não sistemáticos. De fato, para o período de Janeiro de 2002 até Agosto de 2011, em previsões um mês à frente, o focus subestimou a inflação 62% das vezes e superestimou 35%. Se considerarmos o período de Agosto de 2003 para frente-em que houve menos variabilidade inflacionária- há subestimação em 58% dos meses e superestimação em 39%6. Da mesma forma, tanto a média quanto o desvio padrão dos erros de previsão são menores no segundo período, como evidenciado na tabela 1.

6

O Banco Central estimula melhores previsões por parte dos analistas de mercado através da divulgação do ranking top 5 de acertos. Acreditamos que estar no ranking serve de sinal positivo para as instituições perante o público, dado a cobertura na mídia que o ranking recebe e a divulgação que algumas instituições fazem de suas posições no ranking. Por exemplo, ver:

http://www2.valoronline.com.br/valor-investe/casa-das-caldeiras/2528394/selic-inferior-10-por-mais-tempo http://www.maximaasset.com.br/clipping.asp

(15)

4.

Tratamento

Focaremos majoritariamente em serviços, pois estes têm rigidez de preço maior que os outros produtos.7 A ideia é que com um spell maior, possivelmente haverá maior discrepância entre expectativa de inflação e a inflação realizadaex-post, permitindo-nos inferir qual das duas é mais importante para as decisões de precificação.

Inicialmente, nossa base tem 765.560 observações de serviços (usando definição própria), onde cada observação é uma coleta de preço de um insumo-informado, i.e. um produto em uma revenda específica.8 Retirando coletas anteriores a 2002 para, como dito, termos sobreposição com a série de expectativas, chegamos a 585.820 observações.

Outra remoção foi de produtos que incluem mais de uma coleta por mês, dado que inflação e expectativas apresentam periodicidade mensal. Com esta última remoção, chegamos a 366.953 observações.

4.1.

Criação dos

Spells

A partir dessa base tratada com 366.953 observações, partimos para a criação dos spells, entendidos como o período de tempo contado em meses em que o preço de um determinado insumo-informado permanece o mesmo.

Um spellcensurado à direita é um onde não se pode observar seu final. Ou seja, a última coleta

de preço não se dá com uma mudança. Analogamente, um censurado à esquerda é um onde a primeira coleta não é uma mudança, o que é não observável.

Excluindo os censurados, chegamos a um painel não balanceado de 50.251 spells, com um tamanho médio de 4,3 meses. O gráfico abaixo apresenta um exemplo despell.

7 Como atesta Gouvea (2007), que usa uma base de dados semelhante à nossa, porém com período diferente, serviços tem uma

duração de 6.5 meses contra 3.7 para a média do IPC . Diversos outros trabalhos, com bases diferentes, também evidenciam o setor de serviços como mais rígido que os outros. Ver Klenow & Malin (2010) e Blinder et al. (1998)

(16)

Uma abordagem possível seria excluir promoções-definidas como reduções temporárias no preço de um insumo-informado com o preço voltando ao anterior ou a um nível muito próximo-. Com efeito, Guimarães & Sheedy (2011) se perguntam quão relevante são as promoções para a política monetária (via seu efeito na flexibilidade de preço) e para tal as incorporam num modelo DSGE. Chegam a conclusão que pouco muda, pois a flexibilidade no nível micro não é repassada ao nível macro dado a substitutabilidade estratégica. Por exemplo, após um choque expansionista as firmas teriam incentivo em incorrer em menores e menos intensas promoções, aumentando o preço que vendem na média. Contudo, dado a maneira como promoções foram modeladas, se no agregado há menos promoções uma firma individual têm mais incentivo em fazê-las. O resultado é que o nível de preços não sobe tanto e o choque tem efeitos reais consideráveis, parecidos com o que teríamos se não levássemos promoções em conta no modelo.

(17)

5.

Metodologia

Com nossa base de microdados, inflação e inflação esperada, rodaremos regressões de efeito fixo em painel com o intuito de inferir se a precificaçãodas firmas envolvidas se dá sob o arcabouço estado-dependente ou tempo-dependente endógeno.

A especificação econométrica base regride o tamanho do spellj em meses na inflação mensalizada e esperada mensalizada para o spell j e a magnitude da mudança (porcentagem da mudança ao final do spell) na inflação e inflação esperada para o spell j.

Por exemplo, se na coleta de 20 de Agosto e 20 de Setembro os preços são diferentes, com este se mantendo constante nas coletas mensais até a coleta de 05 de Dezembro, nossa hipótese é de que houve mudança no dia 01 de Setembro e 01 de Dezembro, formando um

spell de três meses compreendido pelos meses de Setembro, Outubro e Novembro. A inflação esperada usada é a esperada no dia 01 de Setembro para os três meses seguintes.

5.1.

Especificação econométrica base

=

+

+

+

Onde:

é o tamanho do spell j do produto i em meses.

é a rigidez idiossincrática não observável do produto i

é a inflação mensalizada verificada no período durante o spellj

é a inflação mensalizada esperada para a duração do spellj, em seu começo

Se tempo-dependente endógeno: duração depende primordialmente de

(18)

=

+

π +

+

Onde:

é a magnitude da mudança de preço do produto i, ao final do spellj

é a rigidez idiossincráticanão observável do produto i

π é a inflação verificada no período durante o spellj

é a inflação esperada para o spellj, em seu começo

Se tempo-dependente endógeno: magnitude depende primordialmente de

Se estado-dependente: magnitude deve ser sempre a mesma

5.2.

Especificação de controle 1

=

+

+

+

+

+

+

=

+

π +

+

+

+

+

Onde:

é a inflação esperada para n meses à frente ao final do spell j

5.3.

Especificação de controle 2

=

+

+

+

+

!

+

" #

$ +

=

+

π +

+

+

!

+

" #

$ +

Onde:

é a média da capacidade instalada da indústria durante o spell j

! é amédiada confiança do consumidor durante o spell j

(19)

Acreditamos que a principal contribuição deste trabalho é levar em conta o papel das expectativas nas decisões de precificação das firmas. Mostraremos que as conclusões que outros trabalhos reportam são mudadas consideravelmente com a adição de expectativas. Especificamente, acreditamos que a relação negativa à qual outros autores chegaram entre inflação realizada e tamanho do spellnão sobrevive ao controle por inflação esperada.Para tal, primeiro rodaremos as mesmas regressões acima sem controlar pela inflação esperada para o

spell j. Depois controlaremos por ela e compararemos os resultados.

Se a mencionada relação negativa entre spelle inflação realizada se mantiver mesmo após o controle por inflação esperada, será indicação de estado-dependência. Intuitivamente, em um modelo do tipo (S,s) como em Caplin Spulber (1987), em que a magnitude de ajuste é sempre a mesma para uma dada firma, inflação corrente mais alta fará com que o ajuste se dê mais rapidamente, encurtando o spell.

(20)

6.

Resultados

Para asregressões do tamanho do spell em inflação, precisamos mensalizar essas variáveis

através da fórmula (1 + inflação_acumulada_n_meses) /8− 1, para assim termos uma média mensal da inflação para qualquer período de n meses. Caso contrário, teríamos uma relação espúria em que quanto maior o spell maior a inflação acumulada durante este spell, dado o ambiente de inflação positiva da quase totalidade de nossa amostra.

Nota-se que na tabela 2 e 3, não estamos controlando por inflação esperada.

Assim, percebe-se que na especificação base a inflação realizada se mostra importante para a determinação do tamanho do spell, o que poderia levar a conclusão de que a precificação é estado-dependente. De fato, em um modelo estado-dependente do tipo (S,s) como Caplin & Spulber (1987), inflação realizada mais alta causa spells menores, como evidenciado na

regressão pelo coeficiente de -20,37. A interpretação é que, se a inflação mensalizada aumenta 1 ponto percentual, o spell diminui em 0,2 meses.

(21)

O controle 3 mantêm o coeficiente da inflação realizada negativo e significante. A magnitude dos coeficientes sugere que tais variáveis agregadas têm pouca relação com o tamanho do

spell.

Na tabela 3 continuamos não controlando por inflação esperada.

Na especificação base, percebe-se que inflação realizada mais alta durante o spell aumenta a magnitude de mudança no final do spell, o que é indicação de tempo-dependência endógena. Um aumento de 1% na inflação aumenta a magnitude em 0,3%.

No controle 1, em conjunto, inflação esperada 1 mês após o final do spell 1% mais alta faz a magnitude aumentar em 3,52%. Em separado nenhuma dessas variáveis é significante.

(22)

Na tabela 4, voltamos ao tamanho do spell, porém agora controlando para a inflação esperada. Já na especificação base, percebemos uma dramática diferença. Inflação realizada mensalizada, que na tabela 2 era negativa e significante, passa a ser positiva e somente significante a 10%. Já inflação esperada é fortemente negativa e sobremaneira mais importante para a determinação do tamanho9. Essa evidência nos leva a crer que, onde estudos como Gagnon (2009) e Barros (2009) reportaram uma relação negativa entre inflação realizada e tamanho do spell (ou, equivalentemente, relação positiva entre inflação realizada e frequência10), o que na verdade estava influenciando essa variável era a inflação esperada11. Como vimos na tabela 2, quando se omite inflação esperada, realmente há relação negativa entre inflação corrente e tamanho, mas não quando se controla por esperada.

A interpretação dos coeficientes é a seguinte, 1 ponto percentual a mais de inflação esperada por mês no spell reduz seu tamanho em 1,33 meses.

No controle 1, as inflações esperadas de 1 e 4 meses entram negativas e a de 6 meses positiva. Em separado, 1 e 4 meses continuam negativas e 6 meses é próxima de zero.

9 Acreditamos que o fato de inflação esperada ser negativa e significante é indicação de que o dado do

FOCUS é uma boa proxy das reais expectativas. Se o dado fosse ruim, deveríamos ver uma relação pouco significante.

10 Pois

" :;çã =

=> ?@ê B C.

(23)

No controle 2, apenas confiança do consumidor e desemprego tem coeficientes estatisticamente significantes, ambos aumentando levemente o tamanho do spell.

(24)

7.

Conclusão

Vimos que se não levarmos em conta inflação esperada, a evidência pode levar a crer em estado-dependência, dado a relação negativa entre tamanho do spell e inflação realizada.

Contudo, levando-a em conta, os resultados mudam consideravelmente; inflação realizada deixa de ser o regressor mais importante para o tamanho do spell e uma maior inflação esperada o é, com um aumento da esperada encurtando o spell sobremaneira.

(25)

Referências Bibliográfica

[1]Barros, Rebecca, Marco Bonomo, Carlos Carvalho, and Silvia Matos (2009), “Price Setting in a Variable Macroeconomic Environment: Evidence from Brazilian CPI,” unpublished paper, Getulio Vargas Foundation and Federal Reserve Bank of New York.

[2]Barros, Rebecca (2009), “Price setting and macroeconomic variables: evidence from Brazilian CPI” Tese de Doutorado FGV/EPGE

[3]Bils, Mark and Peter J. Klenow (2004), “Some Evidence on the Importance of Sticky Prices,” Journal of Political Economy 112 (October): 947-985.

[4]Bonomo, Marco ; Carvalho, Carlos Viana de . (2010)“Imperfectly credible disinflation under endogenous time-dependent pricing.” Journal of Money, Credit and Banking, v. 42, p. 799-831,.

[5]Bonomo, Marco ; Carvalho, Carlos Viana de . (2004) “Endogenous Time-Dependent Rules and Inflation Inertia.” Journal of Money, Credit and Banking, v. 36, n. 6, p. 1015-1041, 2004.

[6] Caballero, Ricardo J & Engel, Eduardo M R A, 1993. "Microeconomic Adjustment Hazards and Aggregate Dynamics,"The Quarterly Journal of Economics, MIT Press, vol. 108(2), pages 359-83, May.

[7]Calvo, G. (1983), “Staggered Contracts in a Utility Maximizing Framework” Journal of Monetary Economics, 12(September), 383-98.

[8]Caplin, Andrew S & Spulber, Daniel F, (1987). "Menu Costs and the Neutrality of

Money,"The Quarterly Journal of Economics, MIT Press, vol. 102(4), pages 703-25, November.

[9]Dotsey, Michael &King, Robert& Wolman,Alexander,(1999). "State-Dependent Pricing And The General Equilibrium Dynamics Of Money And Output,"The Quarterly Journal of

Economics, MIT Press, vol. 114(2), pages 655-690, May.

[10]Eichenbaum, Martin, Nir Jaimovich, and Sergio Rebelo (2009), “Reference Prices and Nominal Rigidities,” unpublished paper, Northwestern Univserity and Stanford University.

[11]Etienne Gagnon, (2009). "Price Setting During Low and High Inflation: Evidence from Mexico,"The Quarterly Journal of Economics, MIT Press, vol. 124(3), pages 1221-1263, August.

[12] Gertler, Mark &Leahy, John, (2008). "A Phillips Curve with an Ss Foundation,"Journal of Political Economy, University of Chicago Press, vol. 116(3), pages 533-572, 06.

[13]Golosov, Mikhail & Lucas,Robert (2007). "Menu Costs and Phillips Curves,"Journal of Political Economy, University of Chicago Press, vol. 115, pages 171-199.

(26)

[15]Guimaraes, Bernardo, and Sheedy, Kevin. (2011). "Sales and Monetary Policy." American Economic Review, 101(2): 844–76.

[16]Klenow, Peter J. & Malin, Benjamin A., (2010). "Microeconomic Evidence on Price-Setting,"Handbook of Monetary Economics, in: Benjamin M. Friedman & Michael Woodford (ed.), Handbook of Monetary Economics, edition 1, volume 3, chapter 6, pages 231-284 Elsevier.

[17]Klenow, Peter& Kryvtsov,Oleksiy. 2008. "State-Dependent or Time-Dependent Pricing: Does It Matter for Recent U.S. Inflation?,"The Quarterly Journal of Economics, MIT Press, vol. 123(3), pages 863-904, August.

[18]Midrigan, Virgiliu (2005), “Is Firm Pricing State or Time-Dependent? Evidence from US Manufacturing” Macroeconomics 0511005, EconWPA.

[19]Matos, Silvia (2010), “Micro Evidence on Brasil Price Stickiness and its Consequences for Sectoral Real Exchange Rate and Inflation Persistance” Tese de Doutorado FGV/EPGE

(27)

Apêndice:

Produtos usados como insumo-informados: BUFFET A KILO PRATOS FRIOS E QUENTES KG CAFEZINHO PREPARADO SIMPLES UNID RODIZIO DE CHURRASC0 UNID

SALADA MISTA UNID

SANDUICHE CHEESEBURGER UNID SANDUICHE DE HAMBURGUER UNID SANDUICHE DE MISTO QUENTE UNID AGUA MINERAL SEM GAS 200 ML CERVEJA ANTARTICA 600 ML CERVEJA ANTARTICA 350 ML CERVEJA BRAHMA 600 ML CERVEJA KAISER 600 ML CERVEJA SKOL 600 ML CERVEJA SKOL 350 ML CHOPP CLARO 300 ML

REFRIGERANTE COLA COCA-COLA 290 ML

REFRIGERANTE GUARANA CHAMPAGNE ANTARTICA 290 ML

GAS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP) EM BOTIJÃO NA PORTARIA 13 KG GAS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP) EM BOTIJÃO NO DOMICILIO 13 KG PROTESE DENTARIA INFERIOR INTEIRA UNID

PROTESE DENTARIA SUPERIOR INTEIRA UNID JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO QUARTA-FEIRA UNID JORNAL DO BRASIL QUARTA-FEIRA UNID

JORNAL O DIA QUARTA-FEIRA UNID

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO QUARTA-FEIRA UNID JORNAL O GLOBO QUARTA-FEIRA UNID

REVISTA CLAUDIA ABRIL UNID REVISTA ISTO E' TRES UNID REVISTA PLAYBOY ABRIL UNID REVISTA VEJA ABRIL UNID PEDREIRO hora

PINTOR hora

BOMBEIRO HIDRAULICO hora EMPREGADO DOMESTICO DIARIA EMPREGADO DOMESTICO MENSAL

DIARIA DE APARTAMENTO DE SOLTEIRO STANDARD COM CAF DA MANH DIARIA CURSO DE INFORMATICA BEXCEL BASICO 7 CURSO

(28)

CURSO DE LINGUA ESTRANGEIRA-INGLES INICIANTE MENSAL CURSO DE LINGUA ESTRANGEIRA-ITALIANO INICIANTE MENSAL CURSO DE MUSICA-PIANO MENSAL

CURSO DE MUSICA-VIOL O MENSAL CINEMA 4A. FEIRA INGR

TEATRO DE ADULTO AOS SABADOS INGRESSO NOTURNO PESSOA SHOW MUSICAL NOTURNO - COUVER ARTISTICO PESSOA

SHOW MUSICAL AOS SABADOS INGRESSO NOTURNO PESSOA BARBA COMPLETA SERVIC

CORTE DE CABELO MASCULINO SEM LAVAGEM SERVIC CORTE DE CABELO FEMININO SERVIC

LAVAGEM DE CABELO SERVIC MANICURE SERVIC

TINTURA DE CABELO CURTO SERVIC

RECONHECIMENTO DE FIRMA POR COMPUTADOR SERVIC RECONHECIMENTO DE FIRMA POR FICHA SERVIC

SERVIÇO DE LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO DE AUTOMOVEL MEDIO SERVIC SERVIÇO DE PINTURA DE AUTOMOVEL NACIONAL COMUM hora

SERVIÇO DE PINTURA DE AUTOMOVEL FORD hora

SERVIÇO DE PINTURA DE AUTOMOVEL VOLKSWAGEM hora

SERVIÇO DE PINTURA DE AUTOMOVEL NACIONAL COR: METÁLICA hora

SERVIÇO DE REGULAGEM ELETRONICA DE CARBURADOR DE ESCORT SO MÃO DE OBRA SERVIC SERVIÇO DE REGULAGEM ELETRONICA DE CARBURADOR DE GOL SO MÃO DE OBRA SERVIC SERVIÇO DE REGULAGEM ELETRONICA DE CARBURADOR DE SANTANA SO MÃO DE OBRA SERVIC CONSULTA DE MEDICO CARDIOLOGISTA CONSUL

CONSULTA DE MEDICO CLINICO GERAL SEM CONVENIO CONSUL CONSULTA DE MEDICO DERMATOLOGISTA SEM CONVENIO CONSUL CONSULTA DE MEDICO OFTALMOLOGISTA SEM CONVENIO CONSUL CONSULTA DE MEDICO PEDIATRA SEM CONVENIO CONSUL

EXAME DE FEZES PARASITOLOGICO COMUM SERVIC EXAME DE SANGUE HEMOGRAMA COMPLETO SERVIC EXAME DE URINA EAS SERVIC

EXAME DE RAIO X DENTE SERVIC

EXAME DE RAIO X TORAX AP - PROJEÇÃO ANTERO POSTERIOR - PERFIL SERVIC EXAME DE ULTRA-SONOGRAFIA ABDOMEM TOTAL SERVIC

EXAME DE ULTRA-SONOGRAFIA PELVICA ABDOMINAL FEMININA SERVIC EXTRAÇÃO DE INCISIVO SUPERIOR SERVIC

RESTAURAÇÃO (OBTURAÇÃO) DE AMALGAMA DE PRATA PEQUENA SERVIC RESTAURAÇÃO (OBTURAÇÃO) DE PORCELANA PEQUENA SERVIC

SESSÃO DE ANALISE PSICOLOGICA INDIVIDUAL SESSAO BATIZADO SERVIC

CASAMENTO SIMPLES SERVIC

ESTACIONAMENTO DE AUTOMOVEL 1 hora ESTACIONAMENTO DE AUTOMOVEL 2 hora ESTACIONAMENTO DE AUTOMOVEL MENSAL

(29)

UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(STOS DUMONT)-SÃO PAULO(CONGONHAS) VARIG UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-BELO HORIZONTE(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-CURITIBA(PR) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-JUIZ DE FORA(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-RECIFE(PE) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-SALVADOR(BA) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-SÃO LOURENCO(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-VITORIA(ES) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-BELO HORIZONTE(MG)-586KM UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-CURITIBA(PR)-408KM UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-RECIFE(PE) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-SALVADOR(BA) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-VITORIA(ES) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-BARRA DO PIRAI UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-BARRA MANSA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-CAMPOS UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-CAXIAS UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-MAGE UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-MIGUEL PEREIRA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-NITEROI UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-NOVA FRIBURGO UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-PETROPOLIS UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-TERESOPOLIS UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-VOLTA REDONDA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SÃO PAULO-BAURU UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SÃO PAULO-RIBEIRÃO PRETO UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SÃO PAULO-SANTOS UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SÃO PAULO-SOROCABA UNID CONFECÇÃO DE CALÇA MASCULINA SO MÃO DE OBRA SERVIC

CONFECÇÃO DE VESTIDO SO MÃO DE OBRA SERVIC COLOCAÇÃO DE ZIPPER EM CALÇA FEMININA SERVIC

CONFECÇÃO DE BAINHA SIMPLES EM CALÇA FEMININA SO MÃO DE OBRA SERVIC CONFECÇÃO DE BAINHA SIMPLES EM CALÇA MASCULINA SERVIC

COLOCAÇÃO DE ZIPPER EM CALÇA MASCULINA SERVIC

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-BRASILIA VOO RG 274 UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-BRASILIA DIURNA VOO RG 376 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-PORTO ALEGRE VOO RG 116 UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-PORTO ALEGRE NOTURNA VOO RG 122 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-SALVADOR VOO RG 356 UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-SALVADOR VOO RJ 356 UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-SALVADOR NOTURNA VOO RG 360 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-RECIFE VOO RG 332 UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-RECIFE VOO RG 332 UNID

(30)

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-MANAUS VOO RG 314 UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-MANAUS NOTURNA VOO RG 486 UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-BRASILIA VARIG UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-PORTO ALEGRE VARIG UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-PORTO ALEGRE VOO RG 102 UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-SALVADOR VARIG UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-RECIFE VOO RG 324 UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-RECIFE VARIG UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-MANAUS VARIG UNID CARPINTEIRO hora

ELETRICISTA hora CARPINTEIRO MENSAL ELETRICISTA MENSAL PEDREIRO MENSAL PINTOR MENSAL

PEDREIRO 1/2 OFICIAL hora CARPINTEIRO 1/2 OFICIAL hora CINEMA 6A. FEIRA INGR CERVEJA KAISER 350 ML CARPINTEIRO DE FORMA hora LADRILHEIRO hora

REFRIGERANTE COLA COCA-COLA 600 ML REFRIGERANTE COLA COCA-COLA 350 ML

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-BRASILIA VOO TR 304 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-MANAUS VOO TR 926 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-RECIFE VOO TR 520 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-SALVADOR VOO TR 927 UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CONGONHAS)-BRASILIA VOO KK 3530 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-PORTO ALEGRE VOO JJ UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-RECIFE VOO JJ UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-SALVADOR VOO JJ UNID BOMBEIRO HIDRAULICO MENSAL

CARPINTEIRO DE FORMA MENSAL CARPINTEIRO DE ESQUADRIA MENSAL LADRILHEIRO MENSAL

PEDREIRO 1/2 OFICIAL MENSAL

ELETRICISTA DE ILUMINAÇÃO MENSAL CURSO DE INFORMATICA ACCESS CURSO

AULA DE GINASTICA EM ACADEMIA FREQUENCIA LIVRE MENSAL PIZZA PRONTA DE MUSSARELA GRANDE UNID

(31)

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 841 UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-CURITIBA(PR)-711KM VIA SERRA UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO DIAMETRAL UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL PORTO ALEGRE-SANTA MARIA DIRETO UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-CURITIBA(PR)-711KM VIA LITORAL UNID

SHOW MUSICAL AOS SABADOS INGRESSO NOTURNO - DAMAS PESSOA SHOW MUSICAL AOS SABADOS INGRESSO NOTURNO - CAVALHEIROS PESSOA AGUA MINERAL SEM GAS 300 ML

RESTAURAÇÃO (OBTURAÇÃO) DE RESINA FOTO-POLIMERIZAVEL PEQUENA SERVIC CERVEJA LONG NECK BRAHMA 355 ML

CERVEJA LONG NECK ANTARTICA 355 ML

AULA DE MUSCULA O EM ACADEMIA FREQUENCIA LIVREMENSAL AULA DE JAZZ EM ACADEMIA 2 VEZES POR SEMANA MENSAL EXAME DE FEZES PARASITOLOGICO MIF SERVIC

SANDUICHE AMERICANO UNID

CONSULTA DE MEDICO ORTOPEDISTA SEM CONVENIO CONSUL

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 12 POSES 35MM SERVIC

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 36 POSES 35MM SERVIC

CAFEZINHO PREPARADO EXPRESSO UNID

CONSULTA DE MEDICO GINECOLOGISTA SEM CONVENIO CONSUL

CONSULTA DE MEDICO GASTROENTEROLOGISTA SEM CONVENIO CONSUL CONSULTA DE MEDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA SEM CONVENIO CONSUL

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 24 POSES 35MM - 1 HORA SERVIC

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 24 POSES 35MM - 24 HORAS SERVIC

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 36 POSES 35MM - 24 HORAS SERVIC

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 2735 - JARDIM ROBRU UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 477A - SACONA UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 577T - JARDIM MIRIAM UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 075C - LAPA UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 273X - JARDIM DAS OLIVEIRAS UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 765C - CAMPO LIMPO UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 971R - ESTA O JARAGUA UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 3390 - TERMINAL S O MATHEUS UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 1178 - S O MIGUEL UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 6500 - TERMINAL SANTO AMARO UNID

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 12 POSES 35MM - 1 HORA SERVIC

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 36 POSES 35MM - 1 HORA SERVIC

(32)

REFRIGERANTE GUARANA CHAMPAGNE ANTARTICA 350 ML CURSO DE INFORMATICA POWER POINT CURSO

TRATAMENTO DE CANAL MONO SERVIC TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL A UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL B UNID

TEATRO DE ADULTO AS SEXTAS FEIRAS INGRESSO NOTURNO PESSOA SHOW MUSICAL AS SEXTAS FEIRAS INGRESSO NOTURNO PESSOA COPIA XEROGRAFICA PAPEL A-4 UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA URBANA 2 LONGA CIRCULAR PLANO PILOTO UNID CURSO SUPERIOR-DIREITO PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-MEDICINA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-ODONTOLOGIA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-PSICOLOGIA PRIMEIRO ANO MENSAL RAÇÃO PARA CÃES FROLIC 2,7 KG

SERVIÇO DE REVELAÇÃO E COPIA DE FILME FOTOGRAFICO COLORIDO TAMANHO 10X15 12 POSES 35MM - 24 HORAS SERVIC

CURSO DE INFORMATICA WINDOWS 98 CURSO SERVIÇO DE ACESSO A INTERNET ILIMITADO MENSAL

CURSO SUPERIOR-DIREITO PRIMEIRO ANO - 17-20 CREDITOS MENSAL CURSO SUPERIOR-ECONOMIA PRIMEIRO ANO - 17-20 CREDITOS MENSAL CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA PRIMEIRO ANO - 17-20 CREDITOS MENSAL CURSO SUPERIOR-PSICOLOGIA PRIMEIRO ANO - 17-20 CREDITOS MENSAL TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL EMBU-PINHEIROS UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL EMBU-ITAIM BIBI UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL EMBU-RODOVIARIA TIETE UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL PARQUE CONTINENTAL-METRO ARMENIA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL JARDIM ADRIANA-METRO ARMENIA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL PARQUE CECAP-METRO ARMENIA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL OSASCO-PINHEIROS LINHA 060 UNID AULA DE GINASTICA E MUSCULA O EM ACADEMIA FREQUENCIA LIVRE MENSAL

SERVIÇO DE TROCA DE PASTILHAS DE FREIO DE GOL 1000 BASICO PECAS E MÃO-DE-OBRA SERVIC SERVIÇO DE LIMPEZA DOS BICOS DE INJEÇÃO ELETRONICA (04 BICOS) MULTIPOINT SERVIC

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-FLORIANOPOLIS(SC)-476KM UNID

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-CURITIBA CLASSE ECONOMICA 536KM UNID TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-FLORIANOPOLIS CLASSE ECONOMICA 364KM UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-SÃO PAULO(CUMBICA) INTEGRAL CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE 494KM UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-RIO DE JANEIRO(RJ)-442KM UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-SÃO PAULO(SP)-586KM UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-CUIABA INTEGRAL Y CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE VARIG 877KM UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-CUIABA INTEGRAL Y CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE TAM 877KM UNID

(33)

IMBARIE) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-SALVADOR INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-FORTALEZA INTEGRAL CLASSE ECONOMICA - 626KM UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-SÃO PAULO(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL RIO DE JANEIRO(RJ)-PORTO ALEGRE(RS) UNID CURSO DE INFORMATICA INTERNET INTRODU O E NAVEGA O CURSO

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE EMPRESAS PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-EDUCA O FISICA PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-LETRAS PRIMERIO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-TECNOLOGIA PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-CIENCIAS CONTABEIS PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-HISTORIA PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-GEOGRAFIA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-FARMACIA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-PEDAGOGIA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-QUIMICA PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-QUIMICA INDUSTRIAL PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO DE ENSINO MEDIO PRIMEIRA SERIE MENSAL

CURSO DE ENSINO MEDIO TERCEIRA SERIE MENSAL

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-BETIM(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-CONTAGEM(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-MONTES CLAROS(MG) UNID CURSO DE INFORMATICA EXCEL 2000 CURSO

EXAME DE ELETROCARDIOGRAMA SERVIC EXAME DE ECOCARDIOGRAMA SERVIC EXAME DE TESTE ERGOMETRICO SERVIC

DIARIA DE APARTAMENTO DE CASAL LUXO COM CAFE DA MANHA DIARIA DIARIA DE APARTAMENTO DE SOLTEIRO LUXO COM CAFE DA MANHA DIARIA JORNAL A TARDE QUARTA-FEIRA UNID

JORNAL CORREIO DA BAHIA QUARTA-FEIRA UNID ESTACIONAMENTO DE AUTOMOVEL DIARIA JORNAL DIARIO DA TARDE QUARTA-FEIRA UNID JORNAL O ESTADO DE MINAS QUARTA-FEIRA UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA METROPOLITANA 2 LONGA UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA METROPOLITANA 1 CURTA UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL PORTO ALEGRE-CAXIAS DO SUL SEMI-DIRETO UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL PORTO ALEGRE-PELOTAS DIRETO UNID JORNAL DIARIO DE PERNAMBUCO QUARTA-FEIRA UNID

JORNAL DO COMERCIO QUARTA-FEIRA UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-SÃO PAULO(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-RIBEIRÃO PRETO(SP) UNID EMPREGADO DOMESTICO RESIDENTE MENSAL

EMPREGADO DOMESTICO N O RESIDENTE MENSAL

(34)

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BRASILIA-JARDIM INGA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BRASILIA-VALPARAIZO UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-FOZ DO IGUAÇU(PR) UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-FOZ DO IGUAÇU(PR) UNID TARIFA DE ONIBUS CARRO LEITO INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-FOZ DO IGUAÇU(PR) UNID DIARIA DE APARTAMENTO DE SOLTEIRO STANDARD COM CAFE DA MANHA DIARIA

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE QUARTA-FEIRA UNID JORNAL DE BRASILIA QUARTA-FEIRA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-RIO DE JANEIRO(GALEÃO) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-RECIFE INTEGRAL Y CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-SALVADOR INTEGRAL Y CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-NATAL INTEGRAL Y CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-PORTO ALEGRE INTEGRAL Y CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-FORTALEZA INTEGRAL Y CLASSE ECONOMICA C/TAXA DE EMBARQUE UNID

CONSULTA DE MEDICO UROLOGISTA SEM CONVENIO CONSUL

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BRASILIA-SANTO ANTONIO DESCOBERTO UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-RIO DE JANEIRO(RJ) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-BELO HORIZONTE(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-UBERLANDIA(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-UBERABA(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-PORTO SEGURO(BA) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-ILHEUS(BA) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-SÃO PAULO(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-RIBEIRÃO PRETO(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RECIFE(PE)-SÃO PAULO(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RECIFE(PE)-RIO DE JANEIRO(RJ) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RECIFE(PE)-CURITIBA(PR) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RECIFE(PE)-BELO HORIZONTE(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RECIFE(PE)-FORTALEZA(CE) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL RECIFE-ARAPIRACA UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RECIFE-CARUARU UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RECIFE-VITORIA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RECIFE-PALMARES UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL RECIFE-PANELAS UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR-SÃO PAULO(CONGONHAS) VASP UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR-BRASILIA VASP UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR-PORTO ALEGRE VASP UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR-RECIFE VASP UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR-RIO DE JANEIRO(GALEÃO) VASP UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 433 - VILA JARDIM UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 436 - JARDIM IPE UNID

(35)

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-SÃO PAULO(CUMBICA) CLASSE ECONOMICA UNID TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-RIO DE JANEIRO(GALEÃO) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-BRASILIA CLASSE ECONOMICA UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 615 - SARANDI UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 727- SANTO AGOSTINHO UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 611- LINDOIA UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA 620 - IGUATEMI UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-CAMPINAS(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-SOROCABA(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-SANTOS(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SALVADOR(BA)-EUNAPOLIS(BA) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SALVADOR(BA)-TEIXEIRA DE FREITAS(BA) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SALVADOR(BA)-ILHEUS(BA) LINHA SULBA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL SALVADOR(BA)-IRECE(BA) UNID

JORNAL CORREIO DO POVO QUARTA-FEIRA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-SÃO PAULO(CUMBICA) INTEGRAL C/TAXA DE EMBARQUE UNID TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-RIO DE JANEIRO(GALEÃ0) INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-MANAUS INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-PORTO ALEGRE INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID CURSO SUPERIOR-TURISMO PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-COMERCIO EXTERIOR PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O E MARKETING PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O GEST O DE NEGOCIOS PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-ANALISE DE SISTEMA PRIMEIRO ANO MENSAL

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-BELO HORIZONTE(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-TEREZINA(PI) 1163KM UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-BELEM(PA) UNID

JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO QUARTA-FEIRA UNID

CURSO SUPERIOR-PROCESSAMENTOS DE DADOS PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-PUBLICIDADE E PROPAGANDA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-CIENCIA DA COMPUTA O PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL PRIMEIRA SERIE MENSAL

CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL QUINTA SERIE MENSAL CURSO DE ENSINO MEDIO SEGUNDA SERIE MENSAL

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-BRASILIA INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-RIO DE JANEIRO(RJ) UNID TARIFA DE ONIBUS CARRO LEITO INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-RIO DE JANEIRO(RJ) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-CABO FRIO(RJ) UNID CURSO SUPERIOR-CIENCIAS CONTABEIS MENSAL

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O GERAL MENSAL CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O HOTELEIRA MENSAL CURSO SUPERIOR-COMUNICA O SOCIAL MENSAL CURSO SUPERIOR-MARKETING MENSAL

CURSO SUPERIOR-TURISMO MENSAL CURSO SUPERIOR-DIREITO MENSAL

(36)

CURSO SUPERIOR-SECRETARIADO EXECUTIVO MENSAL

TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-SÃO PAULO(CUBICA) VOO JJ 416 UNID CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL TERCEIRA SERIE MENSAL

CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA DE PRODU O PRIMEIRO ANO MENSAL JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO DOMINGO UNID

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE(MG)-RAPOSOS(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE(MG)-RIO ACIMA(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE(MG)-NOVA LIMA(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE-RAPOSO UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE-RIO ACIMA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE-NOVA LIMA UNID CURSO SUPERIOR-DIREITO PRIMEIRO ANO SEMES

CURSO SUPERIOR-ECONOMIA PRIMEIRO ANO SEMES CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA PRIMEIRO ANO SEMES

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O E RECURSOS HUMANOS MENSAL CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE EMPRESAS MENSAL

CURSO SUPERIOR-PSICOLOGIA MENSAL

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O E MARKETING MENSAL CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O HOSPITALAR MENSAL CURSO SUPERIOR-ANALISE DE SISTEMA MENSAL

CURSO SUPERIOR-LETRAS MENSAL

CURSO SUPERIOR-SISTEMAS DE INFORMA O MENSAL SERVI O DE AUTENTICA O DE DOCUMENTO SERVIC

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O GEST O DE NEGOCIOS MENSAL CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O COMERCIO EXTERIOR MENSAL CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O FINANCAS MENSAL

CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDA SERIE MENSAL

CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRE-ESCOLA - CURSO DE ALFABETIZAÇÃO MENSAL CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL QUARTA SERIE MENSAL

CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL SEXTA SERIE MENSAL CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL SETIMA SERIE MENSAL CURSO DE ENSINO FUNDAMENTAL OITAVA SERIE MENSAL CURSO SUPERIOR-COMERCIO EXTERIOR MENSAL

CURSO SUPERIOR-ECONOMIA MENSAL

CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA CIVIL PRIMEIRO ANO MENSAL

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-CUIABA(MT)-1154KM UNID CURSO SUPERIOR-JORNALISMO PRIMEIRO ANO MENSAL

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-BRASILIA(DF)-2.027KM 21 HORAS UNID

CURSO SUPERIOR-FISIOTERAPIA PRIMEIRO ANO MENSAL MISSA INDIVIDUAL SERVIC

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O GERAL PRIMEIRO ANO MENSAL TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-BRASILIA(DF) VARIG UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-PORTO ALEGRE(RS) VARIG UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-RECIFE(PE) VARIG UNID

(37)

TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR-SÃO PAULO(CUMBICA) VARIG UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR-MACEIO VARIG UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-MANAUS(AM) VARIG UNID CURSO SUPERIOR-ENFERMAGEM PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-FONOAUDIOLOGIA PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-NUTRI O PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-TERAPIA OCUPACIONAL PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-DIREITO PRIMEIRO ANO CREDT

CURSO SUPERIOR-ECONOMIA PRIMEIRO ANO CREDT CURSO SUPERIOR-FISIOTERAPIA MENSAL

CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA DA COMPUTA O MENSAL CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRE-ESCOLA JARDIM III MENSAL TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL E - ONIBUS CLIMATIZADO UNID

CURSO SUPERIOR-HOTELARIA COM ENFASE EM TURISMO PRIMEIRO ANO MENSAL REVISTA CARAS ABRIL UNID

REVISTA EPOCA GLOBO ED UNID REVISTA QUATRO RODAS ABRIL UNID REVISTA SUPERINTERESSANTE ABRIL UNID

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE SISTEMAS DE INFORMA O PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA DE ALIMENTOS PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-MATEMATICA PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-PRODU O EDITORIAL PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-RELA ES PUBLICAS PRIMEIRO ANO MENSAL

CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA DE TELECOMUNICA ES PRIMEIRO ANO MENSAL CURSO SUPERIOR-GEST O EM HOTELARIA, TURISMO E LAZER MENSAL

CURSO SUPERIOR-GEST O EM COMUNICA O ORG. DE REL. PUBLICAS MENSAL CURSO SUPERIOR-GEST O ESTRATEGICA DE OPERA ES MENSAL

SESS O DE PSIQUIATRIA SESSAO CINEMA SABADO E DOMINGO INGR CURSO SUPERIOR-JORNALISMO MENSAL

CURSO SUPERIOR-CIENCIA DA EDUCA O MENSAL CURSO SUPERIOR-CIENCIA DA COMPUTA O MENSAL CURSO SUPERIOR-VETERINARIA MENSAL

CURSO SUPERIOR-PEDAGOGIA MENSAL

CURSO SUPERIOR-PUBLICIDADE E PROPAGANDA MENSAL

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE EMPRESAS PRIMEIRO ANO SEMES CURSO SUPERIOR-TURISMO PRIMEIRO ANO SEMES

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-RIO DE JANEIRO(RJ) (VIA JUIZ DE FORA) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL TAGUATINGA X SANTO ANTONIO DESCOBERTO UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-BONFINOPOLIS(MG) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-PADRE BERNARDO(GO) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-URUACU(GO) UNID

(38)

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-NATAL (RN) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-CAMPINA GRANDE (RN) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-CIDADE OCIDENTAL (GO) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL GAMA(DF)-NOVO GAMA (GO) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL GAMA(DF)-PACAEMBU (GO) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA-FORMOSA (GO) UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA-ALEXANIA (GO) UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-GOIANIA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-SALVADOR UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-FORTALEZA UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-RECIFE UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-NATAL UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-ARACAJU UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-J.PESSOA UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-MANAUS UNID

TARIFA DE ONIBUS CARRO SEMI-LEITO INTERMUNICIPAL SALVADOR(BA)-PORTO SEGURO(BA) UNID TV POR ASSINATURA PLANO ADVANCED NET MENSAL

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE EMPRESAS PRIMEIRO ANO CREDT CURSO SUPERIOR-CIENCIA DA COMPUTA O PRIMEIRO ANO CREDT CURSO SUPERIOR-FISIOTERAPIA PRIMEIRO ANO CREDT

CURSO DE INFORMATICA WORD 2000 CURSO

TARIFA DE ONIBUS CARRO SEMI-LEITO INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-VITORIA(ES) UNID CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE EMPRESAS PRIMEIRO SEMESTRE MENSAL

CURSO SUPERIOR-ARQUITETURA PRIMEIRO SEMESTRE MENSAL CURSO SUPERIOR-ARTES PLASTICAS PRIMEIRO SEMESTRE MENSAL CURSO SUPERIOR-COMUNICA O PRIMEIRO SEMESTRE MENSAL CURSO SUPERIOR-DIREITO PRIMEIRO SEMESTRE MENSAL

CURSO SUPERIOR-ECONOMIA PRIMEIRO SEMESTRE MENSAL

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE EMPRESAS NOTURNO MENSAL CURSO SUPERIOR-DIREITO PRIMEIRO ANO - NOTURNO MENSAL CURSO SUPERIOR-ECONOMIA PRIMEIRO ANO - NOTURNO MENSAL CURSO SUPERIOR-SISTEMAS DE INFORMA O NOTURNO MENSAL TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA PITUBA/LIBERDADE UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA LAPA/PIRAJA UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA BARRA/LIBERDADE UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA RIBEIRA/RODOVIARIA UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA ENGENHO VELHO DA FEDERA O/NAZARE UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA LAPA/ITAPOA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-RIO DE JANEIRO CLASSE ECONOMICA UNID CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O E MARKETING SEMES

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O FINANCAS SEMES

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O E RECURSOS HUMANOS SEMES CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O COMERCIO EXTERIOR SEMES CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O AGRONEGOCIOS SEMES

(39)

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CONGONHAS)-RECIFE VOO KK 3480 UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CONGONHAS)-SALVADOR VOO KK 3452 UNID

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-RIO DE JANEIRO(RJ) VIA LITORAL UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-SÃO PAULO(SP) VIA LITORAL UNID

PEDICURE SERVIC

RAÇÃO PARA CÃES PEDIGREE 1 KG

TARIFA DE ONIBUS CARRO SEMI-LEITO INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-FORTALEZA(CE) 1340KM UNID BUFFET SELF SERVICE PRATOS FRIOS E QUENTES KG

CURSO SUPERIOR-ARQUITETURA E URBANISMO MENSAL CURSO SUPERIOR-TURISMO NOTURNO MENSAL

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-BRASILIA TARIFA ECONOMICA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-CURITIBA TARIFA ECONOMICA 536KM UNID

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-RIO DE JANEIRO(GALEÃO) TARIFA ECONOMICA UNID TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-SÃO PAULO(CUMBICA) TARIFA ECONOMICA UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CONGONHAS)-PORTO ALEGRE VOO KK 3079 UNID CURSO DE INFORMATICA EXCEL CURSO

CURSO DE INFORMATICA WORD CURSO

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(SANTOS DUMONT)-SÃO PAULO(CONGONHAS) DIURNA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-BRASÍLIA DIURNA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-BELO HORIZONTE DIURNA UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-SALVADOR DIURNA UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-RECIFE DIURNA UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-JOÃO PESSOA DIURNA UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-FORTALEZA DIURNA UNID CURSO SUPERIOR-COMUNICA O SOCIAL COM JORNALISMO MENSAL CURSO SUPERIOR-ENGENHARIA DE TELECOMUNICA ES MENSAL TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO(CUMBICA)-BRASILIA VOO JJ UNID

PLANO DE SAUDE - VARIAÇÃO COM CONSULTA MÉDICA PERCENTUAL DE ACORDO COM A DATA DE ANIVERSÁRIO DO CONTRATO UNID

TARIFA AEREA NACIONAL PORTO ALEGRE-SÃO PAULO(CONGONHAS) CLASSE ECONOMICA UNID CURSO SUPERIOR-TECNOLOGIA E SEGURAN A INFORMA O MENSAL

CURSO SUPERIOR-TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB MENSAL JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO SEGUNDA A SEXTA UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL COM AR INTERMUNICIPAL RIO DE JANEIRO-NOVA IGUACU UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-SALVADOR UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-RECIFE UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-BRASILIA UNID TARIFA AEREA NACIONAL SÃO PAULO-PORTO ALEGRE UNID

CONSULTA DE MEDICO PSICOLOGO TERAPIA INDIVIDUAL - 1 HORA CONSUL REVISTA CONTIGO ABRIL UNID

REVISTA NOVA ABRIL UNID REVISTA QUEM GLOBO ED UNID REVISTA BOA FORMA ABRIL UNID

(40)

TARIFA DE ONIBUS MILENIUM INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-NATAL(RN) - 1216 KM UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-RECIFE(PE) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-PORTO ALEGRE(RS) UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-BELO HORIZONTE(MG) UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-FORTALEZA(CE) UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-RIO DE JANEIRO(RJ) UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-SÃO PAULO(SP) UNID TARIFA AEREA NACIONAL SALVADOR(BA)-BRASILIA(DF) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-ALVORADA (LINHA 201 - VILA AMERICANA) UNID

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-ALVORADA (LINHA 214-ESTANCIA GRANDE) UNID

CURSO SUPERIOR-TECNOLOGIA DE REDES DE COMPUTADORES MENSAL CONSULTA DE MEDICO CARDIOLOGISTA SEM CONVENIO CONSUL

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-CURITIBA(PR) UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-RECIFE(PE) UNID JORNAL A TARDE SEGUNDA A SABADO UNID

CURSO SUPERIOR-CI NCIAS ECON MICAS MENSAL JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO DOMINGO UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-JOÃO PESSOA INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID CURSO DE INFORMATICA WIN,WORD,EXCEL,POWER POINT,INTERNET CURSO

JORNAL ZERO HORA DOMINGO UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-BELO HORIZONTE INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID TARIFA AEREA NACIONAL BRASILIA-BELO HORIZONTE INTEGRAL Y CLASSE Q C/DESCONTO UNID CURSO SUPERIOR-INFORMATICA MENSAL

CURSO SUPERIOR-CONTABILIDADE MENSAL

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-DIVINÓPOLIS(MG) -813KM UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-MARTINHO CAMPOS(MG) -700KM UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-CORRENTE(PI) -909KM UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-TERESINA(PI) -1800KM UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-SANTA MARIA DA

VITÓRIA(BA)600KM UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-MONTES CLAROS(MG)650KM UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-SANTANA(BA)660KM UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-GUANAMBI(BA)890KM UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERESTADUAL BRASILIA(DF)-POSSE(GO) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE-BARBACENA UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE-SANTOS DUMONT UNID TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL BELO HORIZONTE-LAGOA SANTA UNID TV POR ASSINATURA PLANO MASTER NET MENSAL

(41)

TV POR ASSINATURA PLANO STANDARD NET MENSAL

PLANO DE SAUDE - VARIAÇÃO SEM CONSULTA MÉDICA PERCENTUAL DE ACORDO COM A DATA DE ANIVERSÁRIO DO CONTRATO UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(STOS DUMONT)-SÃO PAULO(CONGONHAS) PONTE AEREA (SABADO E DOMINGO) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-CURITIBA UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-FLORIANOPOLIS UNID TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-PORTO ALEGRE UNID JORNAL O ESTADO DE MINAS DOMINGO UNID

JORNAL HOJE EM DIA QUARTA-FEIRA UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-ALVORADA (LINHA 204-VILA ELZA) UNID

JORNAL O TEMPO QUARTA-FEIRA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-SÃO PAULO(GUARULHOS) DIURNA UNID CURSO SUPERIOR-TURISMO E HOTELARIA MENSAL

TARIFA DE ONIBUS CARRO LEITO INTERESTADUAL SÃO PAULO(SP)-RIO DE JANEIRO(RJ) UNID

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-ALVORADA (LINHA 213-JD. ALGARVE) UNID

TARIFA DE ONIBUS CARRO LEITO INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-SÃO PAULO(SP) UNID TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-SÃO PAULO(SP) UNID TV POR ASSINATURA PLANO OURO PLUS DIRECTV MENSAL

JORNAL CORREIO DO POVO DOMINGO UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-CURITIBA INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-FLORIANÓPOLIS INTEGRAL CLASSE ECONOMICA UNID

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL BELO HORIZONTE(MG)-CURITIBA(PR) - 1004 KM UNID ESCOVA EM CABELO CURTO SERVIC

TARIFA AEREA NACIONAL BELO HORIZONTE(CONFINS)-MACEIO UNID APARELHO ORTODONTICO FIXO INFERIOR UNID

APARELHO ORTODONTICO FIXO SUPERIOR UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO LINHA URBANA 1 CURTA CIRCULAR SAT LITE UNID TV POR ASSINATURA PLANO OURO PLUS MUNDO DIRECTV MENSAL

TV POR ASSINATURA PLANO PRATA PLUS DIRECTV MENSAL

TV POR ASSINATURA PLANO PRATA PLUS MUNDO DIRECTV MENSAL

SERVI O FUNERARIO SIMPLES C/ URNA,REMO O,VEL RIO,ORNAMENTA O,DOCUMENTA O SERVIC

SERVI O FUNERARIO M DIO C/ URNA,REMO O,VEL RIO,ORNAMENTA O,DOCUMENTA O SERVIC

SERVI O FUNERARIO LUXO C/ URNA,REMO O,VEL RIO,ORNAMENTA O,DOCUMENTA O SERVIC

TARIFA DE ONIBUS GOLDEN INTERESTADUAL SALVADOR(BA)-RECIFE(PE) 839KM UNID SERVIÇO DE ACESSO A INTERNET ADSL BASICO MENSAL

JORNAL O TEMPO DOMINGO UNID

TARIFA DE ONIBUS CARRO SEMI-LEITO INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-SÃO PAULO(SP) VIA LITORAL UNID

CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O DE NEG CIOS INTERNACIONAIS MENSAL CURSO SUPERIOR-ADMINISTRA O GEST O AMBIENTAL MENSAL

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-RECIFE NOTURNO UNID

(42)

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-FLORIANÓPOLIS NOTURNO UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-SALVADOR NOTURNO UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(SANTOS DUMONT)-SÃO PAULO(CONGONHAS) NOTURNO - IDA E VOLTA UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-RECIFE NOTURNO - TAM UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-FORTALEZA NOTURNO - TAM UNID TARIFA AEREA NACIONAL RIO DE JANEIRO(GALEÃO)-PORTO ALEGRE NOTURNO - TAM UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL A - PRE O DE DOMINGO UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL B - PRE O DE DOMINGO UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL E - ONIBUS CLIMATIZADO - PRE O DE DOMINGO UNID TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL D UNID

TARIFA DE ONIBUS URBANO ANEL D - PRE O DE DOMINGO UNID

TARIFA DE ONIBUS EXECUTIVO INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)-FLORIANOPOLIS(SC)-476KM UNID TARIFA DE ONIBUS LEITO INTERESTADUAL PORTO ALEGRE(RS)- FLORIANÓPOLIS(SC) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GRAVATAI (LINHA 310-MATO ALTO) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GRAVATAI (LINHA 310-BAIRRO SUL) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GRAVATAI (LINHA 310-CAVEIRA) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GRAVATAI (LINHA 310-PADRE RÉUS) UNID

SERVIÇO DE CÓPIA DE CHAVE PLANA PARA FECHADURA UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-AV. DO TRABALHADOR (LINHA 153-CMT/UNITÁRIO) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-AV. DO TRABALHADOR (LINHA 152-CMT/INTEGRADO) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GRAVATAÍ (LINHA 312-DIRETO FREE-WAY) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GRAVATAÍ (LINHA 311-DIRETO) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GUAÍBA (LINHA 618-SANS SOUCI) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GUAÍBA (LINHA 603-COLINA) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GUAÍBA (LINHA 603-FLORIDA) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GUAÍBA (LINHA 603-SÃO FRANCISCO) UNID

TARIFA DE ONIBUS CONVENCIONAL INTERMUNICIPAL METROPOLITANO PORTO ALEGRE-GUAÍBA (LINHA 605-SEMI-DIRETO EXECUTIVO) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-BELO HORIZONTE INTEGRAL CLASSE ECONOMICA (GOL) UNID TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-CURITIBA INTEGRAL CLASSE ECONOMICA (GOL) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-FLORIANÓPOLIS INTEGRAL CLASSE ECONOMICA (GOL) UNID TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-NATAL INTEGRAL C/TAXA DE EMBARQUE (GOL) UNID

TARIFA AEREA NACIONAL RECIFE-SÃO PAULO(GUARULHOS) INTEGRAL C/TAXA DE EMBARQUE (GOL) UNID

Referências

Documentos relacionados

Influence of physical and chemical characteristics of water on spatial distribution of Odonata larvae associated with Eichhornia crassipes (Mart.) Solms in Uruapiara River,

Conforme visto, a representação proposta não tem condições de prosseguimento, seja pela ausência de documento essencial à formalidade do ato, seja pela inépcia da

Como corolário, analisando a produção do álcool, verificou-se que o CR 4 aumentou em 8,0% no período analisado, o CR 8 aumentou em 9,9% e o CR 20 em 3,11%, o que corrobora

Ermênio de Oliveira Penteado SP-075 Pórtico Praça Indaiatuba (PaP) 60+800 COBRANÇA BIDIRECIONAL TARIFA UNIDIRECIONAL R$ 2,50 R$ 2,50 Rodovia Engº.. PEDRO I). CONCESSIONÁRIA

Assim como na tarifa convencional B a tarifa branca também é calculada de acordo com o consumo realizado, mais com uma pequena diferença sobre seus horários de utilização, para

Tributário Estadual - Lei nº 15.051/04 - Classe Rural com Inscrição Estadual - Alíquota de 12% - Aplicação: Tarifa/1-(ICMS+PIS+COFINS) x Consumo e/ou Demanda..

B) O poeta simbolista cria uma correspondência entre o mundo metafísico e o mundo físico, sendo esta correspondência representada pela linguagem objetiva e pela razão. C) A

O Zoneamento Ambiental (ZA) da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa (Decreto Distrital n o 24.255/2003) estabeleceu treze zonas de manejo (Figura 2):