• Nenhum resultado encontrado

Entre a revolução e a institucionalização: a participação eleitoral do PC do B na história recente do Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Entre a revolução e a institucionalização: a participação eleitoral do PC do B na história recente do Brasil."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

a participação eleitoral do PC do B na história

recente do Brasil

Be tween rev o lu tion and institutionalization:

the par tic i pa tion of PC do B in elec tions in Brazil’s

re cent his tory

Jean Ro drigues Sales

O in te res se que pode sus ci tar a his tó ria re cen te1 do Par ti do Co mu nis ta do Bra sil (PC do B) re si de em pelo me nos duas ca rac te rís ti cas que mar cam a le -gen da no pa no ra ma da po lí ti ca bra si le i ra. Em pri me i ro lu gar, o par ti do é um dos mais an ti gos do país. Nas ci do em 1962, a par tir de uma ci são no Par ti do Co mu -nis ta Bra si le i ro (PCB), con ta hoje com 46 anos de ati vi da de po lí ti ca. Du ran te esse tra je to, pas sou por mu i tos per cal ços: so bre vi veu à dis pu ta ide o ló gi ca com sua ma triz, o PCB; ao pe río do da úl ti ma di ta du ra mi li tar; à guer ri lha do

Ara-Jean Rodrigues Sales é doutor em história so cial e pro fes sor adjunto da Unicentro, no Paraná (jeanrodrigues 5@ya hoo.com.br).

Texto recebido em 30 de maio e aprovado para publicação em 13 de agosto de 2008.

Nota do autor: Este texto é resultado de uma pesquisa de pós-doutorado realizada na USP com auxílio da

Fapesp.

(2)

gua ia, du ran te a qual de ze nas de seus mi li tan tes fo ram as sas si na dos; à con cor rên cia de no vas for ças de es quer da sur gi das no iní cio dos anos 1980, em par ti cu -lar o Par ti do dos Tra ba lha do res (PT), e, prin ci pal men te, à cri se do so ci a lis mo real que var reu do mapa a ma i o ria dos par ti dos co mu nis tas exis ten tes no mun do. O PC do B, ao con trá rio, am pli ou sua in ser ção po lí ti ca nos anos 1980 e 1990: con se guiu es pa ço no mo vi men to sin di cal e es tu dan til e tem ele gi do ve re a do res, de pu ta dos e, mais re cen te men te, pre fe i tos e se na do res. Além dis so, em 2002, par ti -ci pou da co a li zão que ele geu o pre si den te Luiz Iná -cio Lula da Sil va.

Em se gun do lu gar, e con si de ran do a tra je tó ria aci ma apre sen ta da, o par ti do foi re la ti va men te pou co es tu da do e con ti nua a exi gir mais pes qui sas aca dê -mi cas a seu res pe i to. Na pro du ção exis ten te, os te mas tra ta dos di zem res pe i to prin ci pal men te à dé ca da de 1960 e à pri me i ra me ta de dos anos 1970, que cor res -pon dem ao pe río do de seu sur gi men to, es tru tu ra ção po lí ti ca e en vol vi men to na guer ri lha do Ara gua ia. Além dis so, gran de par te dos li vros pu bli ca dos é fru to de tra ba lhos jor na lís ti cos, do cu men tos do pró prio par ti do ou de exmi li tan tes (Sa -les, 2007c).

Este ar ti go pre ten de con tri bu ir para o en ten di men to da his tó ria re cen te do PC do B ao tra tar de sua atu a ção no pe río do que com pre en de a Nova Re pú bli ca e a ele i ção pre si den ci al de 2002. Esse pe río do foi mar ca do por um des lo ca -men to è es quer da na atu a ção do par ti do, o que apa re ce rá, no cam po po lí ti co, em suas ali an ças com o PT. O tex to bus ca rá o en ten di men to am plo das pro pos tas e da atu a ção do par ti do até sua che ga da ao go ver no fe de ral jun ta men te com o PT, e des ta ca rá os ple i tos ele i to ra is de que o gru po par ti ci pou no pe río do, os qua is são to ma dos aqui como mo men tos im por tan tes para a com pre en são das mu dan ças nas pro pos tas e na in ser ção do par ti do na his tó ria po lí ti ca bra si le i ra.

O go ver no Sar ney: do apo io à crí ti ca

(3)

De po is de mu i tas ne go ci a ções en tre os se to res de opo si ção, e de uma cri se na base go ver nis ta, fo ram de fi ni dos os can di da tos que con cor re ri am à ele i ção in di -re ta para a p-re si dên cia. De um lado, Tan c-re do Ne ves, do Par ti do do Mo vi men to De mo crá ti co Bra si le i ro (PMDB), que re ce beu apo io de se to res dis si den tes do Par ti do De mo crá ti co So ci al (PDS), mas não do PT, que se re cu sou a par ti ci par do Co -lé gio Ele i to ral; de ou tro lado, Pa u lo Ma luf, apo i a do pelo PDS. No dia 15 de ja ne i ro de 1985, Tan cre do Ne ves ven ceu a ele i ção. Pou co an tes da pos se, no en tan to, foi sub me ti do a uma ci rur gia, vin do a fa le cer no dia 21 de abril. Assu miu a pre si dên -cia o seu vice, José Sar ney, dan do iní cio ao pe río do da Nova Re pú bli ca.

Logo após a vi tó ria de Tan cre do, o PC do B fez uma aná li se po si ti va do re sul ta do. Em pri me i ro lu gar, des ta cou que a ele i ção, ain da que in di re ta, co locara fim ao regi me mili tar, o que não te ria sido pos sí vel sem a mo bi li za ção po -pu lar. Na que la si tu a ção, a tá ti ca par ti dá ria de ve ria ser uma po lí ti ca am pla, jun to com as mais va ri a das cor ren tes de opi nião, vol ta da para a mo bi li za ção de mas sa “no sen ti do de ga ran tir as mu dan ças re cla ma das pelo povo, ven cen do as re sis -tên ci as dos se to res con ser va do res do go ver no”.4

Com a che ga da de Sar ney à pre si dên cia, o par ti do con ti nu ou a po lí ti ca de fren te am pla para de fen der o apro fun da men to das li ber da des de mo crá ti cas. Nes se sen ti do, des de o prin cí pio apo i ou o go ver no, na me di da em que este re pre -sen ta ria avan ços no pro ces so de re de mo cra ti za ção. Por exem plo, afir ma va o PC do B, o novo pre si den te apoiava a le ga li za ção de to dos os par ti dos, in clu si ve os co mu nis tas; ad mi tia o di re i to de gre ve aos tra ba lha do res; res pe itava o Con gres -so na ci o nal e os dire i tos huma nos e, por fim, estava en ga ja do na con vo ca ção da Cons ti tu in te.5 Era por tan to ne ces sá rio re co nhe cer as pec tos po si ti vos e ne ga ti vos em sua atu a ção. Uma opo si ção sis te má ti ca es ta va des car ta da, uma vez que isso fa ci li ta ria o jogo da di re i ta que ain da an si a va pela volt a à di ta du ra.6

(4)

O 7º Con gres so: mu dan ça de rumo e ali an ça com o PT

O PC do B re a li zou o seu 7º Con gres so em maio de 1988. Entre os te mas tra ta dos na oca sião, va mos des ta car aqui a re o ri en ta ção da atu a ção po lí ti ca do par ti do, que so freria uma gui na da à es quer da, evi den ci a da na re a fir ma ção de sua pos tu ra de crí ti ca ao gover no Sar ney e na apro xi ma ção com o PT (PC do B, 1989).

Para com pre en der as ali an ças do PC do B com o PT, ini ci a das na se gun -da me ta de dos anos 1980, é ne ces sá rio, pri me i ra men te, lem brar que o par ti do de João Ama zo nas sem pre fora um crí ti co te naz do par ti do de Lula. Os mo ti vos das crí ti cas di ri gi das ao PT po dem ser en ten di dos, de um lado, pela pró pria con cor -rên cia dos dois agru pa men tos den tro dos seg men tos da es quer da bra si le i ra; de ou tro lado, na ló gi ca da po lí ti ca de uni da de até en tão de fen di da pelo PC do B, o PT era cri ti ca do por ter rompido a união na ci o nal na luta con tra a di ta du ra, uma vez que não se uni ra ao PMDB, e por não ter apo i a do logo de po is a Nova Re pú -bli ca (Sa les, 2007b).

No mo men to da re a li za ção do con gres so, mu dan ças na con jun tu ra po -lí ti ca le va ram o PC do B a re ver seu po si ci o na men to fren te ao PT. A prin ci pal mu dan ça se deu a par tir do rom pi men to com o go ver no Sar ney e da bus ca de com po si ção de um am plo mo vi men to de uni da de das for ças “pro gres sis tas e de mo crá ti cas” (PC do B, 1989: 31). Foi isso que abriu ca mi nho para a apro xi -ma ção com o PT. Essa nova re la ção, no en tan to, não sig ni fi ca va u-ma ade são ao pro je to pe tis ta. Para o PC do B, o PT con ti nu a va a re pre sen tar as idéi as da socialde mo cra cia no Bra sil, o que sig ni fi ca di zer que di vi dia o mo vi men to ope -rá rio e cri a va or ga ni za ções de mas sas a ele su bor di na das, como a Cen tral Úni ca dos Tra ba lha do res (Ibi dem: 41). Ape sar das crí ti cas, o PC do B afir ma va que se ria um “erro tá ti co ata car o PT em blo co”, já que nele “mi li tam ho mens e mu lhe res pro gres sis tas, con tin gen tes pro le tá ri os dis pos tos a de fen der seus in te -res ses e que se mos tram sub je ti va men te a fa vor do so ci a lis mo” (Ibi dem: 41-42). A co li ga ção com o PT era en qua dra da den tro da pro pos ta do PC do B de fren te am pla, a fim de dar con sis tên cia a um mo vi men to ca paz de der ro tar “os ini mi gos dos tra ba lha do res e da nos sa pá tria e ga ran tir um fu tu ro me lhor para o Bra sil” (Ibi dem: 43).

(5)

-dia in di car um candidato próprio no primeiro turno com vistas a difundir as idéias socialistas.

As co li ga ções po lí ti cas e as ele i ções nos anos 1980

O ano de 1988 marcou um mo men to im por tan te na his tó ria do PC do B. Nesse mo men to o par ti do passou a par ti ci par pe ri o di ca men te de co li ga ções ele i -to ra is com ou tros par ti dos de es quer da, es pe ci almen te com o PT, mas tam bém, em al guns ca sos, da das as par ti cu la ri da des lo ca is, com par ti dos de cen trodi re i ta. Essa po lí ti ca am pla de ali an ças tal vez aju de a com preender o re la ti vo cres ci -men to do nú me ro de vo tos re ce bi dos pelo par ti do no de cor rer dos anos 1980 e 1990, quan do ou tros par ti dos co mu nis tas, no Bra sil e no mun do, se gui ram ten dên cia in ver sa. A ali an ça com o PT, ma i or par ti do da es quer da bra si le i ra, cer ta men te con tri bu iu para dar ma i or vi si bi li da de às pro pos tas dos co mu nis tas e pro -por ci o nar uma ex pan são de seu espaço eleitoral.

As ele i ções mu ni ci pa is de 1988 po dem ser to ma das como um mar co da po lí ti ca de ali an ças do PC do B. Nesse ano, o par ti do in te grou a co li ga ção Par ti -dos do Povo na ele i ção mu ni ci pal de São Pa u lo. A fren te era com pos ta ain da por PT e PCB e teve como can di da ta ma jo ri tá ria Lu i za Erun di na, do PT. No lan ça men to da co li ga ção, o PC do B afir ma va que uni da de ele i to ral “não en ter ra di -ver gên cias, mas tam bém não as se me ia”. O mais im por tan te era o fato de es ta rem uni dos “os que lu ta ram e lu tam pe los di re i tos dos tra ba lha do res na Cons ti tu in te”, se lan do, as sim, a “von ta de das ruas, do que ex ist e de mais avan ça do nas fá -bri cas, nas es co las e nos dor mi tó ri os ope rá ri os da gran de ca pi tal” (Re be lo, 1988; Car va lho, 1988a).

(6)

Em abril de 1989, o par ti do des ta ca va em seu jor nal a re u nião re a li za da em Bra sí lia no dia 29 de mar ço, na qual os pre si den tes na ci o na is do PT, do Par ti -do So ci a lis ta Bra si le i ro (PSB), -do Par ti -do Ver de (PV) e -do PC -do B de ci di ram par ti ci par uni dos da cam pa nha su ces só ria. O lan ça men to da fren te de es quer da, afir ma va o PC do B, apon ta va para uma pers pec ti va de vi tó ria.11 No dia 13 de maio foi ofi ci a li za da a Fren te Bra sil Po pu lar com um co mí cio re a li za do em São Ber nar do do Cam po, que deu iní cio à cam pa nha ele i to ral.12 O PC do B apre sen -tou 20 pon tos am plos para o pro gra ma da Fren te, com des ta que para a de fe sa da so be ra nia na ci o nal e dos tra ba lha do res.13

Nas vés pe ras das ele i ções, o PC do B ava li a va que a vi tó ria es ta va ao al -can ce das mãos e que ha via con di ções con cre tas para que o -can di dato da Fren te Bra sil Popu lar, Luiz Iná cio Lula da Sil va, fos se para o se gun do turn o e ga nhas se as ele i ções.14 O re sul ta do da vo ta ção no pri me i ro turn o pa receu com pro var o oti -mis mo do par ti do, que afirmou ter sido vi ra da uma pá gi na na his tó ria do país. Era, po rém, ne ces sá rio se pre pa rar para a gran de ba ta lha do se gun do turn o, quan do a di re i ta po de ria re cor rer a “to dos os me i os para le var Col lor ao Pla nal -to”.15 De fato, nos úl ti mos dias da cam pa nha ele i to ral, o can di da to Fer nan do Col lor re cor reu a fal sas de nún ci as pes so a is con tra Lula, o que, com a aju da de par te da mí dia, con tri bu iu para der ro tar a Fren te Bra sil Popu lar nas ur nas (Pi la -gallo, 2006: 42-45).

A der ro ta de Lula ca u sou um gran de aba lo nas for ças de es quer da no país. Além do sen ti men to de que se ha via per di do uma chan ce real de che gar ao po der, ha via a cons ta ta ção da im plan ta ção de um pro je to afi na do com as di re tri zes ne o li be ra is, que le va ria o país, mas prin ci pal men te a par te mais po bre da po pu la ção, a uma dé ca da de gran des di fi cul da des. A pri me i ra me di da do novo go ver no, que ca u sou sur pre sa mun di al, foi o “con fis co” das apli ca ções nas ca der ne -tas de pou pan ça fe i ta pela equi pe eco nô mi ca (Pi la gal lo, 2006). O PC do B, ape sar da der ro ta, pro cu rou res sal tar a im por tân cia his tó ri ca da ele i ção de 1989:

O Bra sil-90 não é o mes mo da di ta du ra mi li tar nem da fi na da Nova Re pú bli ca. Não é tam pou co o Bra sil da gang de Col lor, um país de si mu la cros e fan ta si as. O Bra sil que emer ge da cam pa nha su ces só ria é o da luta pela de mo cra cia e a in de pen dên cia, ban de i ras que con ti -nu am nas mãos fir mes da opo si ção po pu lar emer gen te.16

(7)

Os anos 1990 e a luta con tra o ne o li be ra lis mo

Ten do como pre o cu pa ção cen tral a de fe sa do país di an te dos ata ques do go ver no Col lor, o par ti do propôs a for ma ção de um am plo mo vi men to an ti im pe ri a lis ta e de mo crá ti co que re u nis se as mas sas po pu la res, a in te lec tu a li da de pro -gres sis ta, se to res mi li ta res, em suma, “to dos que amam a pá tria e não que rem trans for marse em me ros agre ga dos, em vas sa los da su per po tên cia nor teame ri -ca na” (PC do B, 1992: 32). Com essa pro pos ta, o PC do B iria se de di -car, no iní cio dos anos 1990, ao mo vi men to Fora Col lor, às ele i ções de 1992 e, de uma for ma mais am pla, ao com ba te ao avan ço do pro je to ne o li be ral no Bra sil.

Nes se ca mi nho, nas ele i ções mu ni ci pa is de 1992, o PC do B con ti nu ou a sua po lí ti ca de am plas ali an ças com as cor ren tes de cen tro-es quer da, en glo ban do os tra di ci o na is ali a dos PT, Parti do De mo crá ti co Tra ba lhis ta (PDT) e PSB, e ain -da PMDB e Par ti do -da So ci al De mo cra cia Bra si le i ra (PSDB) em al guns es ta dos. Na cam pa nha, o dis cur so do par ti do pro cu ra va atre lar o am plo mo vi men to pelo im pe ach ment de Col lor a um pre ten so mo vi men to da so ci e da de con tra o pro je to ne o li be ral.18

O re sul ta do da ele i ção pode ser vis to como uma vi tó ria po lí ti ca do par ti -do, se con si de rar mos que, mes mo di an te da gran de cam pa nha an ti co mu nis ta que vi go ra va no pe río do, a le gen da ele geu 53 ve re a do res, 13 nas ca pi ta is e 40 no in te rior, com des ta que para os es ta dos da Ba hia e São Pa u lo, onde fo ram ele i tos 8 ve re a do res em cada.19

Com o afas ta men to de Col lor, as su miu seu vice, Ita mar Fran co. Ten do par ti ci pa do ati va men te da cam pa nha pelo im pe ach ment, o PC do B de fen deu a pos se e o go ver no de Ita mar. Na ava li a ção do par ti do, o novo pre si den te as su mira em con di ções di fí ce is e era ne ces sá rio apóia-lo vi san do à de fe sa da na ção.20 O PC do B en fa ti za va o ca rá ter na ci o na lis ta do go ver no, que se te ria pre dis pos to a re a va li ar as pri va ti za ções em cur so e a in ves tir con tra o mo no pó lio da in dús tria far ma cêu ti ca, e ace na va com a ado ção de me di das de cu nho so ci al. Por tudo isso, re -pre sen ta va “uma rup tu ra com o pro je to ne o li be ral do go ver no an te ri or e por isso mes mo atra ía a ira das eli tes con ser va do ras e do im pe ri a lis mo”. Assim, “mais do que nun ca está em jogo a go ver na bi li da de de Ita mar”. O apo io ao go ver no Ita mar per du rou até que di ver gên ci as po lí ti cas em tor no das pró xi mas ele i ções pre si -den ci a is e da po lí ti ca eco nô mi ca le va ram o PC do B à opo si ção (Sil va, 2004).

(8)

-ma -mais fle xí vel e me nos per so na lis ta, ca paz de pro pi ci ar -ma i or par ti ci pa ção da po pu la ção na vida po lí ti ca na ci o nal.21 Para tan to, na pro pos ta do PC do B es ta -vam in cluídas “a co-res pon sa bi li da de en tre o Exe cu ti vo e o Legis la ti vo, a ele i ção por voto di re to, se cre to e uni ver sal do pre si den te da Re pú bli ca e dos mem bros do Con gres so Na ci o nal”, e tam bém “a re cu sa do sis te ma de voto dis tri tal e a ma -nu ten ção do voto pro por ci o nal” (Sil va, 2004). Re a li za da a con sult a, ga nhou com am pla ma i o ria a Re pú bli ca presidencialista.

No iní cio de 1994, o PC do B já di re ci o na va suas ex pec ta ti vas para a su ces são pre si den ci al. No dia 30 de ja ne i ro, lan çou uma nota con cla man do a ne ces si da de de for ma ção de nova fren te das for ças na ci o na is e de mo crá ti cas vi san do à ele i ção. Ini ci al men te, a pro pos ta era fa zer uma re u nião com os précan -di da tos pro gres sis tas e os par ti dos de es quer da para -dis cu tir um nome ca paz de aglu ti nar tais for ças e en fren tar as eli tes.22 A co li ga ção que se for mou para sus -ten tar a can di da tu ra de Lula foi com pos ta por PT, PC do B, PSB, PCB, Par ti do So ci a lis ta dos Tra ba lha do res Uni fi ca do (PSTU) e Par ti do Po pu lar So ci a lis ta (PPS). Já a can di da tu ra de Fer nan do Hen ri que Car do so foi apo i a da por PSDB, Par ti do da Fren te Li be ral (PFL) e Par ti do Tra ba lhis ta Bra si le i ro (PTB). O PC do B se em pe nhou na cam pa nha e não pou pou crí ti cas ao can di da to do PSDB, que já era alvo do par ti do des de o mo men to em que as su mi ra a pas ta da Fa zen -da do go ver no de Ita mar Fran co, quan do foi apon ta do como “o novo por ta-voz do pro je to ne o li be ral no Bra sil, po den do se trans for mar no can di da to ‘viá vel’ das eli tes do mi nan tes para 94”.23

(9)

O PC do B ava li ou que a vi tó ria de FHC re sultara da ação das for ças con -ser va do res do país, que sou be ram apro ve i tar o su ces so ini ci al do Pla no Real, na mes ma me di da em que Lula não sou be ra en fren tar o con sen so cri a do em tor no do pla no eco nô mi co. So bre o novo go ver no, afir ma va que, pe los com pro mis sos as su mi dos na cam pa nha, ten ta ria apli car me di das “an ti na ci o na is e an ti de mo crá ti cas”, como “a re vi são da Cons ti tu i ção, a ‘re es tru tu ra ção’ do Esta do e igual -men te a pri va ti za ção de em pre sas es ta ta is de im por tân cia fun da -men tal”.24 A eleição teria de mons tra do tam bém avan ços do cam po de mo crá ti co, como a con quis ta do go ver no de Per nam bu co por Mi guel Arra es e do Mato Gros so por Dan -te de Oli ve i ra. Além dis so, o PT au men tou sua ban ca da de de pu ta dos, pas san do de 36 para 49, e ele geu 4 no vos se na do res. O PC do B, por sua vez, du pli cou sua ban ca da fe de ral, pas san do de 5 para 10 de pu ta dos.25

Com o anúncio dos pla nos do novo go ver no, o PC do B pas sou ime di a ta men te a cri ti cálo. Na ava li a ção do par ti do, as me di das apre sen ta das por Fer nan do Hen ri que Car do so eram idên ti cas às que ha vi am sido ado tadas em ou tros pa í ses da Amé ri ca La ti na, cuja ló gi ca prin ci pal era o apro fun da men to da de pen dên cia em re la ção ao im pe ri a lis mo, e que tive ram no caso me xi ca no seu ma i or exem plo. No Bra sil, a es pe ci fi ci da de se ria a de o go ver no não as su mir sua fe i ção ne o li -be ral e ten tar apre sen tar-se como re pre sen tan te da so ci al-de mo cra cia. Po rém, as me di das vi san do ao des mon te das es tru tu ras es ta ta is, eco nô mi cas e so ci a is de -nun ci a ri am a “to tal sub mis são ao pro je to do ne o li bera lis mo” (Ra be lo, 1995: 17).

Pas sa dos al guns me ses do iní cio da nova ad mi nis tra ção, o PC do B cons -ta -ta va que se vi via um gra ve mo men to na si tu a ção po lí ti ca na ci o nal. O go ver no es ta ria em pre en den do uma ver da de i ra re for ma cons ti tu ci o nal sem que para tan -to ti ves se sido ele ita uma Assem bléia Cons ti tu in te. O par ti do apon ta va como ma i o res exem plos des se pro ces so o fim dos mo no pó li os es ta ta is, o ata que aos di re i tos tra ba lhis tas a fim de adap tálos à glo ba li za ção da eco no mia, as mo di fi ca ções na le gis la ção ele i to ral com as pro pos tas da cláu su la de bar re i ra e do voto dis -tri tal mis to, a pro i bi ção das co li ga ções nas ele i ções pro por ci o na is, to das me di das que, se apro va das, da ri am fe i ção au to ri tá ria ao sis te ma po lí ti co bra si le i ro.26 Co -ro an do o ca rá ter an ti de mo crá ti co des se p-ro ces so, vi ria a p-ro pos ta de re e le i ção do pre si den te da Repú bli ca, “car roche fe da re for ma po lí ti ca pre ten di da pe los de fen so res do ne o li be ra lis mo”, a qual vi sa ria, no fun do, a “ade quar o Esta do às ne -ces si da des do pro je to neoliberal” (Arantes, 1997: 42).

(10)

ban ca das de opo si ção no Con gres so. No en con tro, de ci diu-se pela cri a ção de um gru po de tra ba lho para ela bo rar um do cu men tobase a ser sub me ti do a um en con tro na ci o nal de par ti dos de opo si ção vi san do ao lan ça men to de uma can di da -tu ra uni tá ria.27

Dan do con ti nu i da de à po lí ti ca ado ta da nas ele i ções an te ri o res, o PC do B afir ma va a ne ces si da de de união das es quer das como con di ção in dis pen sá vel para que as opo si ções pu des sem ga nhar a ele i ção.28 Para o par ti do, o ob je ti vo prin ci pal na ele i ção era der ro tar o pro je to ne o li be ral im plan ta do por Fer nan do Hen ri que Car do so, e o pro gra ma opo si ci o nis ta de ve ria re fle tir tal po si ção. A base das pro pos tas de ve ria, as sim, es tar no rom pi men to do equi lí brio po lí ti co do mi nan te, no for ta le ci men to do Esta do Na ci o nal e na ado ção de um novo mo de lo de de sen vol vi men to ba se a do nas ne ces si da des do povo e do país. A ca pa ci -da de de im plan ta ção des se pro je to, afir ma va o PC do B, pas sa va por uma de ci são po lí ti ca, e não téc ni ca: “as so lu ções téc ni cas exis tem, mas sua apli ca ção de pend e da ca pa ci da de de unir am plas for ças so ci a is e apo io po pu lar – ca pa ci da de que é, an tes de tudo, po lí ti ca” (Ra be lo, 1998: 8).

A co li ga ção dos par ti dos de opo si ção for mouse em tor no dos can di da -tos Luiz Iná cio Lula da Sil va, do PT, e Le o nel Bri zo la, do PDT. O ato ina u gu ral ocor reu na sede do PT pa u lis ta no dia 12 de maio de 1998, e dele par ti ci pa ram ain da o PC do B e o PSB.29 A cam pa nha ele i to ral trans cor reu com a opo si ção cri -ti can do a vul ne ra bi li da de às cri ses ex ter nas a que o Pla no Real ha via suje i tado o país, e com Fer nan do Hen ri que Car do so en fa ti zan do a ne ces si da de da con ti nu i -da de -da mo e -da que ha via con se gui do pra ti ca men te aca bar com a in fla ção. Nas pa la vras de um mem bro do PC do B, Fer nan do Hen ri que “con ti nua no ca mi nho aber to por Fer nan do Col lor, de atu a li zar a ve lha op ção pelo atra so e pela de pen -dên cia”. Do ou tro lado, Lula e a União do Povo – Muda Bra sil eram her de iros da tra di ção que de fendia “um pro je to de de sen vol vi men to ba se a do no tra ba lho dos bra si le i ros” (Ruy, 1998: 9). Na aber tu ra das ur nas, per ce beu-se que o dis cur so da es ta bi li da de e da con ti nu i da de saíra ven ce dor, e o candidato do PSDB foi reeleito no primeiro turno com cerca de 53% dos votos.

Na apre ci a ção do pre si den te do PC do B, a ele i ção te ria sido “atí pi ca”, na me di da em que ha via se de sen ro la do em con di ções in ter nas e ex ter nas ad ver sas. Nes se sen ti do, a vi tó ria de Fer nan do Hen ri que Car do so de ve ria ser “re -la ti vi za da”, pois mes mo ten do uti li za do a má qui na do Esta do, e con ta do com o apo io da gran de im pren sa du ran te a cam pa nha, sua vo ta ção so fre ra pe que na di mi nu i ção em re la ção ao ple i to an te ri or. Ao mes mo tem po, o di ri gen te des ta ca va o im por tan te pa pel de Lula, que se con sa grou en tão como in con tes te li de -ran ça na ci o nal.30

(11)

vo ta ção re la ti va, que se man te ve em 1,25% do ele i to ra do na ci o nal.31 Mes mo com a di mi nu i ção da ban ca da fe de ral, de 10 para 7 de pu ta dos, o par ti do ava li ou po si ti va men te sua par ti ci pa ção na cam pa nha, a qual te ria ser vi do para de nun -ci ar o pro je to po lí ti co de Fer nan do Hen ri que Car do so.32 So bre o novo go ver no, o PC do B ava li ou que se gui ria a mes ma po lí ti ca ado ta da du ran te o pri me i ro man da to e que o par ti do de ve ria pro cu rar unir to das as for ças so ci a is para com -ba tê-la.33

As ele i ções mu ni ci pa is de 2000 e a an te ci pa ção do de ba te su ces só rio

Em ju lho de 1999, o PC do B co me çou a se mo bi li zar para as ele i ções mu -ni ci pa is que ocor re ri am no ano se guin te. I-ni ci al men te, o ob je ti vo era cha mar a aten ção para a ne ces si da de de au men tar o efe ti vo par la men tar do par ti do, ao mes mo tem po que con ti nu a vam as crí ti cas ao go ver no de Fer nan do Hen ri que Car do so e a bus ca de ali an ças com os se to res de es quer da.34 Como em ou tras oca -siões, e de acor do com sua es tra té gia po lí ti ca, o par ti do pro cu rou fa zer ali an ças com par ti dos de opo si ção, par ti cu lar men te com o PT. A no vi da de desse ple i to para a tra je tó ria do PC do B foi que o par ti do in ves tiu tam bém em can di da tu ras ma jo ri tá ri as, lan çan do 26 can di da tos a pre fe i to e 46 a vice-pre fe i to, in clusive em al gu mas ca pi ta is.35

No pri me i ro turn o da ele i ção, o PC do B ex pe ri men tou ex pres si vo cres ci men to. Ele geu 7 vicepre fe i tos, in clu in do o de Ara ca ju, ca pi tal de Ser gi pe. Ve re a do res, fo ram ele i tos 150, 55 a mais do que no ple i to an te ri or. Des tes, 18 as su -mi ram seus car gos em ca pi ta is de es ta do. Em For ta le za e Olin da os can di da tos a pre fe i to do par ti do fo ram para o se gun do turn o, as sim como o can di da to a vice-pre feito em Re ci fe (Ra be lo, 2000: 3). No se gun do turn o, os re sul ta dos mais im por tan tes acon te ce ram em Per nam bu co, onde fo ram ele i tos o vice-pre fe i to de Re ci fe, Lu ci a no Si que i ra, e a pre fe i ta de Olin da, Lu ci a na San tos. No caso de Olin da, o PC do B deu am plo des ta que à vi tó ria de sua can di da ta, uma vez que foi a pri me i ra vez que o par ti do ocupou um car go ma jo ri tá rio em uma ci da de de gran de im por tân cia his tó rica para o país.36

(12)

para a pre fe i tu ra de Mar ta Su plicy, do PT, in dicava, se gun do o PC do B, uma mu -dan ça no qua dro po lí ti co na ci o nal.37

Des sa for ma, para o par ti do, di an te do re sul ta do ele i to ral, sur gia uma nova cor re la ção de for ças po lí ti cas “fa vo rá ve is à opo si ção e aos par ti dos de es quer da, pas san do as sim a con di ci o nar o cur so do pro ces so po lí ti co que cul mi na rá na ele i ção pre si den ci al de 2002” (Ra be lo, 2000/2001: 14). Di an te do novo qua -dro, o ma i or de sa fio para as li de ran ças da opo si ção se ria se con cen trar na ta re fa de “re de fi nir e re com por uma am pla fren te po lí ti ca ca paz de ga ran tir as con di -ções para der ro tar o go ver no ne o li be ral” (Ibi dem: 15).

Os co mu nis tas no po der: a ele i ção de 2002 e a che ga da ao go ver no fe de ral

Em agos to de 2001 o PC do B abriu o de ba te so bre a su ces são pre si dencial do ano se guin te. Antes de qual quer con ta to com ou tros par ti dos, sua co mis -são polí ti ca lan çou uma nota em que co lo ca va em pa u ta os pon tos que jul ga va fun da men ta is para a ela bo ra ção de um pro je to po lí ti co ca paz de se con tra por ao ne o li be ra lis mo e ao go ver no Fer nan do Hen ri que Car do so.

Para o PC do B, uma pro pos ta al ter na ti va para o país de ve ria con tem plar crí ti cas às ar ti cu la ções em tor no da Área de Li vre Co mér cio das Amé ri cas (Alca); a de nún cia dos acor dos com o FMI e com a Orga ni za ção Mun di al do Co -mér cio; uma au di to ria so be ra na nas dí vi das in ter nas e ex ter nas; a sus pen são e re vi são das pri va ti za ções nos se to res es tra té gi cos; a re to ma da do de sen vol vi -men to, a di mi nu i ção da jor na da de tra ba lho, a me lho ria das con di ções de vida dos tra ba lha do res e a re for ma agrá ria; o in cen ti vo à pes qui sa ci en tí fi ca e tec no ló gi ca e ao en si no pú bli co, e a con vo ca ção de uma Assem bléia Cons ti tu in te que ex -pres sas se um novo pac to po lí ti co e so ci al (Ra be lo, 2001a: 7-9).

(13)

O apo io do PC do B à can di da tu ra de Luiz Iná cio Lula da Sil va co me çou a se de li ne ar em abril de 2002, quan do o can di da to pe tis ta foi até a sede na ci o nal do par ti do con vi dar ofi ci al men te a or ga ni za ção a in te grar a fren te po lí ti ca. Na que le mo men to, o PC do B já deu in dí ci os de que con ti nu a ria no ca mi nho que se -guia des de a ele i ção de 1989, quan do foi fe i ta a pri me i ra ali an ça em apo io a Lula. Afir mou ain da que o mais im por tan te era que hou ves se um pro gra ma que se di -fe ren ci as se cla ra men te do pro je to do PSDB e que se bus cas se a am pli a ção dos aliados para que se tor nas se viá vel a vi tó ria do can di da to das opo si ções.38

Na apre sen ta ção de suas pro pos tas para a ela bo ra ção do pro gra ma da Fren te Lula Pre si den te, for ma da por PT, PC do B, Par ti do Li be ral (PL), Par ti do da Mo bi li za ção Na ci o nal (PMN) e PCB, o par ti do in sis tiu que es ta vam em jogo na ele i ção de 2002 dois ca mi nhos dis tin tos para o Bra sil. De um lado, aque le que pro cu ra va im por à na ção mais um pro je to con ser va dor, que bus ca va re sol ver a ques tão da vul ne ra bi li da de ex ter na ape nas para per pe tu ar o sis te ma de de pen -dên cia ori un do da po lí ti ca ne o li be ral im plan ta da des de os anos 1990. De ou tro lado, um pro je to al ter na ti vo de ca rá ter na ci o nal, de mo crá ti co, po pu lar e pro gres -sis ta, que vi sa va a cons tru ir um ca mi nho de de sen vol vi men to au tô no mo para o país. A exe cu ção des se pro gra ma pas sa ria, pri me i ra men te, por uma de ci são po lí -ti ca de re u nir as for ças ne ces sá ri as para fa zer fren te ao ne o li be ra lis mo.39 So bre a ques tão eco nô mi ca, item fun da men tal do pro gra ma, o PC do B afir ma va que:

a) o novo mo de lo eco nô mi co ba se ia-se na con cep ção de que a eco no mia bra si le i ra é uma eco no mia de na tu re za con ti nen tal, com uma vo ca ção na tu ral à di ver si da de e à auto-su fi ciên cia; b) apo lí ti ca eco -nô mi ca deve ter como pri o ri da de au men tar o ní vel e a qua li da de de vida ma te ri al e cul tu ral do povo, dan do mais se gu ran ça a seu fu tu ro; c) o Esta dodeve as su mir pa pel pre pon de ran te no in ves ti men to em se to res es tra té gi cos para o de sen vol vi men to, di ri gir e pla ne jar o es for ço na ci o -nal, cu i dan do para que os re sul ta dos do pro gres so te nham di vi são mais equâ ni me, pre mi an do o es for ço e a in ven ti vi da de e dan do pri ma zia à va -lo ri za ção do tra ba lho; d) o fi nan ci a men to do de sen vol vi men to deve se ba se ar na pou pan ça na ci o nal e am pli a ção do mer ca do in ter no, send o o ca pi tal ex ter no com ple men tar e se cun dá rio.40

(14)

-do -do pri me i ro turn o, quan -do Lula qua se foi ele i to ao re ce ber 46,47% -dos vo tos, en quan to Ser ra fi cou com 23,19%. No se gun do turn o, a vi tó ria de Lula se con fir -mou, ten do ele re ce bi do 61,27% dos vo tos, con tra 38,73 de Serra.

O PC do B ex pe ri mentou um re la ti vo cres ci men to nessa ele i ção. O par ti -do lan çou 208 can di da tos, send o 127 às Assem bléi as Le gis la ti vas, 52 à Câ ma ra dos De pu ta dos, 9 ao Se na do, 6 a pri me i ros su plen tes, 9 a se gun dos su plen tes e 5 a vice-go ver na do res. Ele geu o vice-go ver na dor do Pi a uí, 10 de pu ta dos fe de ra is e 17 es ta du a is, e ob te ve a pri me i ra su plên cia no Pi a uí e Ce a rá. No to tal, re ce beu 2,25% dos vo tos vá li dos para deputado federal (Sorrentino; Bezerra; Carvalho, 2002/2003: 19-24).

O re sul ta do da ele i ção foi in ter pre ta do pelo PC do B como um mo men to his tó ri co na tra je tó ria po lí ti ca bra si le i ra, com pa rá vel a ou tros como a Inde pen -dên cia, a Pro cla ma ção da Re pú bli ca e a Revo lu ção de 1930. A che ga da de Lula ao po der tam bém foi vis ta como “a vi tó ria de uma idéia” cons tru í da pelo PC do B des de os anos 1960, con subs tan ci a da na de fe sa da for ma ção de uma fren te po lí ti ca de luta con tra a di ta du ra e de po is con tra o pro je to ne o li be ral de Col lor e Fer -nan do Hen ri que Car do so (Bu o ni co re, 2002/2003). A res pe i to da atu a ção do novo go ver no, o par ti do in di ca va a ne ces si da de de se man ter uma fren te po lí ti ca que pu des se lhe dar sus ten ta ção. Além dis so, apon ta va que sua tá ti ca po lí ti ca não po de ria ser ra di ca li za da e que o pa pel do par ti do era o de ser par te in te gran te do go -ver no e não uma “al ter na ti va de es quer da”. O prin ci pal de sa fio do go -ver no e das for ças que lhe da ri am apo io se ria o de re to mar um novo ci clo de cres ci men to eco -nô mi co com “ba ses no vas e to mar ini ci a ti vas de ca rá ter dis tri bu ti vo de renda” (Rabelo, 2002/2003).

Na for ma ção da equi pe, o PC do B fi cou com o Mi nis té rio dos Espor tes, ocu pa do por Agne lo Qu e i roz, e com a li de ran ça do go ver no na Câ ma ra, com Aldo Re be lo. O par ti do res sal tou que era a pri me i ra vez na his tó ria que co mu nis -tas ocu pa vam tais car gos, o que re pre sen ta va o au men to do seu pres tí gio. Mas o sig ni fi ca do ma i or “des sa par ti ci pa ção se ria a fir me de ci são do PC do B de tudo fa -zer para con so li dar o go ver no Lula e im pul si o ná-lo a re a li zar as mu dan ças que o Bra sil pre ci sa”.41

(15)

di an te das con di ções po lí ti cas, apre sen ta va uma fe i ção con tra di tó ria: “as su me um ca rá ter de mo crá ti co e dá se gui men to, ao mes mo tem po, à po lí ti ca eco nô mi ca an te ri or” (Ibi dem: 17).

Nes sa si tu a ção, o pa pel do par ti do de ve ria ser o de apo i ar o go ver no Lula na con du ção das mu dan ças de ca rá ter na ci o nal-de sen vol vi men tis ta em cur so no país. O apo io dado ao go ver no as su mia um ca rá ter es tra té gi co, uma vez que, para o PC do B, se ria atra vés dele que exis ti ria a pos si bi li da de mais avan ça da e viá vel no qua dro de lu tas da épo ca. O fra cas so do go ver no Lula, afir -ma va o par ti do, “se ria tam bém a der ro ta das for ças de es quer da e re no va do ras e, mais ain da, a via para a volt a das for ças con ser va do ras ao cen tro do po der” (Ibi dem: 27). Assim pros se guia o PC do B, de for ma a não de i xar dú vi da quan to ao foco de sua po lí ti ca di an te da nova si tu a ção aber ta com a vi tó ria da Co li ga ção Lula Pre si den te:

o cen tro de nos sa tá ti ca, ten do pre sen te o sen ti do es tra -té gi co já re fe ri do, é atu ar pelo êxi to do go ver no Lula na con du ção das mu dan ças que con sis tem no apro fun da men to da de mo cra cia e na ado -ção de um pro je to na ci o nal de de sen vol vi men to, vol ta do para a de fe sa da so be ra nia do país e o pro gres so so ci al. Por isso, a ação po lí ti ca de cor ren te tra duz-se em dois mo vi men tos in se pa rá ve is:

1) o es for ço con jun to de con cre ti zar a sa í da da en gre na -gem ne o li be ral para o co me ço do novo pro je to; e

2) re u nir for ças po pu la res, de mo crá ti cas, pa trió ti cas, re no va do ras para o su ces so des se pro pó si to (...) (Ibi dem: 29).

(16)

Notas

1. Até pou co tem po atrás se ria

pra ti ca men te im pos sí vel a es cri ta de um ar ti go de his tó ria ver san do so bre um pe río do re cen te, vi vi do pelo pró prio au tor. Fe liz men te, hoje, os his to ri a do res que es tu dam o pre sen te já en con tram sub sí di os teó ri cos que os aju dam em seu ca mi nho. Para o es tu do da his tó ria do tem po pre sen te, as sim como de qual quer pe río do, faz-se ne ces sá rio o am pa ro teó ri co e o diá lo go com o cam po de es tu do com o qual se está tra tan do. Nes te caso, acre di to que os apor tes do Insti tu to de His tó ria do Tem po Pre sen te, da Fran ça, aju dam a en fren tar as ques tões co lo ca das. O Bra sil tam bém tem pro du zi do tra ba lhos na área, como ates tam os tra ba lhos dos pes qui sa do res do CPDOC e de ou tros gru pos de pes qui sa em atu a ção no país. Ver Cha u ve au e Té tard (1999), Ré mond (2003), Fer re i ra e Ama do (2006) e Por to Jr. (2007).

2. Re for çar a uni da de al can ça da e

in ten si fi car a luta. A clas se ope rá ria, maio/ju nho de 1984.

3. Mo bi li za ção po pu lar e

de mo crá ti ca para ven cer as for ças re a ci o ná ri as. A clas se ope rá ria, maio/ junho de 1984.

4. O PC do B na tran si ção

de mo crá ti ca. A clas se ope rá ria, mar ço/ abril de 1985.

5. Re u niu-se a Di re ção Na ci o nal do

PC do B: uma se gu ra ori en ta ção para no vas ba ta lhas. A clas se ope rá ria, de zem bro de 1985/janeiro de 1986.

6. O PC do B face ao go ver no e à

si tu a ção do país. A clas se ope rá ria, mar ço de 1986.

7. So bre a cam pa nha ele i to ral de 1986. A clas se ope rá ria, mar ço de 1986.

8. Fora Sar ney, Di re tas 88! A clas se ope rá ria, no vem bro de 1987, p. 1; O go ver no na u fra gou. Povo exi ge ele i ções em 88. Ibi dem, p. 2.

9. O povo bra si le i ro ven ceu.

A clas se ope rá ria, 17 a 30 de agos to de 1988, p. 3.

10. Con cla ma ção à uni da de das

for ças po pu la res. A clas se ope rá ria, 12 a 25 de ja ne i ro de 1989, p. 5.

11. União da es quer da para ga nhar a

pre si dên cia. A clas se ope rá ria, 6 a 19 de abril de 1989, p. 1.

12.A clas se ope rá ria, 4 a 17 de maio de 1989; A FBP está nas ruas.

A clas se ope rá ria, 8 a 31 de maio de 1989, p. 3.

13. Su ple men to Espe ci al. A clas se ope rá ria, 4 a 17 de maio de 1989.

14. Su ple men to: às ur nas, pela vi tó ria

do povo! A clas se ope rá ria, 9 a 22 de no vem bro de 1989.

15. O povo ven ceu a 1ª ba ta lha.

A clas se ope rá ria, 24 de no vem bro a 6 de de zem bro de 1989.

16. O ano da opo si ção po pu lar.

A clas se ope rá ria, 12 a 25/01/1990, p. 3.

17. Ibi dem.

18. Ver as edi ções de A clas se ope ra ria de 6 de ju lho, 3, 17 e 31 de agos to de 1992.

19. Ver A clas se ope rá ria, 12 de ou tu bro de 1992, p. 9.

(17)

21. Re pú bli ca, sim. Par la men ta ris mo,

sim. A clas se ope rá ria, 14 de

de zem bro de 1992 a 17 de ja ne i ro de 1993, p. 7.

22. União das for ças pro gres sis tas

na su ces são pre si den ci al.

A clas se ope rá ria, 7 a 27 de fe ve re i ro de 1994, p. 5.

23. Ne o li be ra lis mo volt a a ata car.

A clas se ope rá ria, 21 de ju nho a 4 de ju lho de 1993, p. 3.

24. As ele i ções ge ra is e o novo go ver no.

Nota da Di re ção Na ci o nal do PC do B. Prin cí pi os, no vem bro-de zem bro de 1994/ ja ne i ro de 1995, p. 9-10.

25. Ibi dem.

26. O Bra sil pre ci sa de mais de mo cra cia. Nota da Co mis são Po lí ti ca do PC do B. A clas se ope rá ria, agos to de 1995, p. 3.

27. Can di da to úni co da opo si ção para

98. A clas se ope rá ria, 17 de ju nho de 1997, p. 2; Opo si ção dis cu te pla ta for ma co mum. A clas se ope rá ria, 11 de se tem bro de 1997, p. 2.

28. Der ro tar o con ti nu ís mo de FHC.

Nota do Co mi tê Cen tral do PC do B. A clas se ope rá ria, 1º de abril de 1998, p. 5.

29. Esquer da uni da lan ça a cha pa

Lula-Bri zo la. A clas se ope rá ria, 14 de maio de 1998, p. 1.

30. A es quer da re a li zou uma cam pa nha

his tó ri ca. A clas se ope rá ria, 15 de ou tu bro de 1998, p. 3.

31. Au men tam os vo tos na opo si ção.

Ibi dem.

32. Os co mu nis tas e o re sul ta do das

ele i ções. Ibi dem, p. 4.

33. Opo si ção fir me e de ci di da a FHC.

A clas se ope rá ria, 20 de ja ne i ro de 1999, p. 4.

34. Pre pa rar o par ti do para as ele i ções

de 2000. A clas se ope rá ria, 21 de ju lho de 1999, p. 3.

35. Qu a dro de co li ga ções do PC do B

para pre fe i to(a) e ve re a dor(a) nas ca pi ta is dos es ta dos. A clas se ope rá ria, 13 de ju lho de 2000, p. 4.

36. Maré ver me lha em Per nam bu co.

A clas se ope rá ria, 3 de no vem bro de 2000, p. 1; A pri me i ra pre fe i ta co mu nis ta. Ibi dem, p. 7.

37. Ampli ar as for ças para ga ran tir a

vi tó ria opo si ci o nis ta em 2002. Ibi dem, p. 1; Con sa gra ção da es quer da em SP. Ibidem, p. 7.

38. Lula pro põe ali an ça ao PC do B.

A clas se ope rá ria, 10 de maio de 2002, p. 2.

39. Co mis são Po lí ti ca do PC do B.

Idéi as fun da men ta is à ela bo ra ção do pro gra ma para um novo rumo para o Bra sil. Prin cí pi os, maio-ju nho-ju lho de 2002, p. A5.

40. Ibi dem. Gri fos no ori gi nal.

41. Par ti ci pa ção dos co mu nis tas

(18)

Refe rências bibl iográficas

AMAZONAS, J. 1985. A atu a li da de da Assem bléia Cons ti tu in te. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 10.

ARANTES, A. 1996/1997. Re e le i ção e re for ma an ti de mo crá ti ca do Esta do. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 43.

BUONICORE, A. C. 2002/2003. A vi tó ria de uma idéia. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 67.

CARVALHO, J. R. 1988a. Pro gres sis tas x di re i ta. A clas se ope rá ria, São Pa u lo, n° 1.

–——. 1988b. PC do B ven ce com des ta que. A clas se ope rá ria, São Pa u lo, n° 8.

CHAUVEAU, A. & TÉTARD, P. (orgs.). 1999. Qu es tões para a his tó ria do pre sen te. Ba u ru: Edusc.

DELGADO, L. de A. N. 2007.

Di re tas-já: vo zes da ci da de. In: REIS FILHO, D. A. & FERREIRA, J. As es quer das no Bra sil, vol. 3. Rio de Ja ne i ro: Ci vi li za ção Bra si le i ra. FERREIRA, M. de M. & AMADO, J.

(orgs.). 2006. Usos & abu sos da his tó ria oral. 8a ed. Rio de Ja ne i ro: FGV. PC do B. 1989. A po lí ti ca re vo lu ci o ná ria do

PC do B. Infor mes ao 7° Con gres so re a li za do em maio de 1988. 2a ed. São Pa u lo: Ani ta Garibaldi.

–——. 1992. O so ci a lis mo vive. Do cu men tos e re so lu ções do 8° Con gres so do Par ti do Co mu nis ta do Bra sil (PC do B). 2a ed. São Pa u lo: Anita Garibaldi. –——. 2003. 9ª Con fe rên cia Na ci o nal.

Re so lu ção Po lí ti ca. São Pa u lo: Ani ta Ga ri bal di.

PILAGALLO, Oscar. 2006. A his tó ria do Bra sil no sé cu lo 20 (1980-2000). São Pa u lo: Pu bli fo lha

PORTO Jr., Gil son (org.). 2007. His tó ria do tem po pre sen te. Ba u ru: Edusc.

RABELO, R. 1995. A na tu re za da sub mis são. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 36.

–——. 1998. Um pro gra ma para um Bra sil so be ra no e de mo crá ti co. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 48. –——. 2000. Ampli ar a vi tó ria

opo si ci o nis ta no se gun do turn o. A clas se ope rá ria, São Pa u lo, n° 193. –——. 2000/2001. O novo qua dro

po lí ti co bra si le i ro. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 59.

–——. 2001a. Pon tos fun da men ta is do pro gra ma de re cons tru ção na ci o nal. Prin cí pi os, São Paulo, n° 62.

–——. 2001b. O ca mi nho da re sis tên cia ao ne o li be ra lis mo. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 61.

–——. 2001/2002. O Bra sil pre ci sa de um ci clo de de sen vol vi men to e pro gres so so ci al. Prin cí pi os, São Paulo, n° 63. –——. 2002/2003. De sa fi os para um novo

Bra sil sob o go ver no Lula. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 67.

REBELO, A. 1988. Ter ri tó ri os que não se con fun dem. A clas se ope rá ria, São Pa u lo, n° 1.

–——. 1989. No olho do fu ra cão. São Pa u lo: Alfa-Ome ga.

RÉMOND, R. 2003. Por uma his tó ria po lí ti ca. 2a ed. Rio de Ja ne i ro: FGV. RODRIGUES, A. T. 2003. Di re tas já! O

gri to pre so na gar gan ta. São Pa u lo: Fun da ção Per seu Abra mo. RUY, J. C. 1994. As di fe ren ças en tre os

(19)

Hen ri que. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 34.

–——. 1998. O ve lho con fli to en tre a mo der ni da de e o atra so. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 50.

SALES, J. R. 2007a. A luta ar ma da con tra a di ta du ra mi li tar. A es quer da bra si le i ra e a in fluên cia da re vo lu ção cu ba na. São Pa u lo: Perseu Abramo.

–——. 2007b. Entre o fe cha men to e a aber tu ra: a tra je tó ria do PC do B da guer ri lha do Ara gua ia à Nova Re pú bli ca (1974-1985). His tó ria, São Pa u lo, vol. 26, n° 2.

–——. 2007c. Par ti do Co mu nis ta do Bra sil (PC do B): de fi ni ções ide o ló gi cas

e tra je tó ria po lí ti ca. In: REIS FILHO, D. A. & RIDENTI, M. (orgs.). His tó ria do mar xis mo no Bra sil, vol. 7. Cam pi nas: Edi to ra da Uni camp.

SILVA, A. O. da. 2004. O PC do B di an te da con jun tu ra po lí ti ca na ci o nal. Re vis ta Espa ço Aca dê mi co, Ma rin gá, n° 74 (Acesso em 23/2/2008: www.es pa co a ca de mi co. com.br)

SORRENTINO, W., BEZERRA, A. & CARVALHO, L. M. G. 2002/2003. O PC do B cres ceu nas ele i ções 2002. Prin cí pi os, São Pa u lo, n° 67.

Re su mo

O ar ti go ana li sa a his tó ria do PC do B des de a Nova Re pú bli ca até a che ga da ao go ver no fe de ral jun ta men te com a co li ga ção que apo i ou o can di da to Luiz Iná cio Lula da Sil va. Nesse per cur so, des ta ca mos a par ti ci pa ção do par ti do nos ple i tos ele i to ra is, que são to ma dos aqui como mo men tos im por tan tes para a com pre en são das mu dan ças das pro pos tas partidárias e da sua inserção na política brasileira

Pa la vras-cha ve:Par ti do Co mu nis ta do Bra sil (PC do B); ele i ções;

institu ci o na li za ção; go ver no Lula

Abstract

The ar ti cle analyses PC do B’s his tory from the New Re pu blic to its cur rent par ti ci pa ti on in the fe de ral go vern ment as a mem ber of the co a li ti on that sup por ted Luiz Iná cio Lula da Sil va. Wit hin this cour se, we high light the party’s par ti ci pa ti on in elec ti ons, which are here con si de red key-mo ments to un der stand the chan ges in the party’s pro po sals, as well as its inser ti on into Bra zi li an po li tics.

Key-words:Com mu nist Party of Bra zil (PC do B); elec ti ons;

(20)

Ré su mé

Cet ar ti cle analy se l’his to i re du PC do B depuis la Nou vel le Ré pu bli que jus qu’à son ar ri vée au gou ver ne ment fé dé ral com me mem bre de la co a li ti on qui a sou te nu la can di da tu re de Luiz Iná cio Lula da Sil va. Dans ce par cours, nous met tons en re li ef la par ti ci pa ti on du par ti aux élec ti ons, con si dé rées ici com me des mo ments-clés pour com pren dre les chan ge ments des pro po si ti ons par ti da i res et son in ser ti on dans la po li ti que bré si li en ne.

Mots-clés: Par ti Com mu nis te du Bré sil (PC do B); élec ti ons;

Referências

Documentos relacionados

Na fase de apoio unipodálico procurou-se estudar a influência da velocidade no recrutamento e magnitude de actividade muscular e forças de reacção do solo nas subfases de

E, finalmente, se para muitas zonas pobres do mundo a globalização contribuiu para mudanças radicais, com criação de emprego e, em muitos casos, mais qualifi- cação e melhor vida

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

Necessary and sufficient conditions for a schur complement of a con-s-k-EP matrix to be con-s-k-EP are determined.. Further it is shown that in a con-s-k-EP r matrix, every

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta

 Como faturar componentes imediatamente : caso você não queira especificar a ordem de trabalho ou aquisição de um componente, é possível faturar a quantidade de