• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Estágio

Mestrado Integrado em Medicina

Ano Letivo 2017/2018

Rita Martins Pontes

N.º 2012102

(2)

Orientadora do Relatório Final de Estágio: Dr.ª Ana Alexandra Sousa Machado Leitão

Lista de Abreviaturas:

HBA – Hospital Beatriz Ângelo HEM – Hospital Egas Moniz

HSFX – Hospital de São Francisco Xavier MGF – Medicina Geral e Familiar

SU – Serviço de Urgência UC – Unidade Curricular

USF – Unidade de Saúde Familiar

“Diz-me e eu esqueço, ensina-me e eu lembro, envolve-me e eu aprendo.” – Benjamin Franklin

(3)

Índice

1 Introdução ... 1

2 Corpo de Trabalho ... 2

2.1 Estágio parcelar de Medicina Interna: ... 2

2.2 Estágio parcelar de Cirurgia: ... 2

2.3 Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF): ... 3

2.4 Estágio parcelar de Pediatria: ... 4

2.5 Estágio parcelar de Ginecologia-Obstetrícia: ... 5

2.6 Estágio parcelar Saúde Mental: ... 5

2.7 Unidade Curricular Opcional – Estágio Clínico: ... 6

2.8 Unidade Curricular Integradora – Preparação para a Prática Clínica: ... 6

2.9 Elementos valorativos: ... 6

3 Reflexão Crítica Final ... 7

4. Anexos ... i

I. Certificado de participação no Congresso “iMed Conference 9.0” ... i

II. Certificado de participação na Competição “Clinical Mind” ... iii

III. Certificado de participação no Workshop “Digital Auscultation” ... v

IV. Certificado de participação no Workshop “Electrocardiography” ... vii

V. Certificado de participação no Curso TEAM (Trauma Evaluation And Management) ...ix

VI. Certificado de participação na Conferência “Encontros com a endocrinologia 2017” ... x VII. Certificado de participação na Conferência “O cérebro e a mente – Neurociências para MGF”

(4)

1 Introdução

O presente relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Profissionalizante”, integrada no plano de estudos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e pretende ser uma exposição e reflexão sucintas das atividades desenvolvidas. O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das atividades desenvolvidas e dos objetivos específicos de cada estágio parcelar (Medicina Interna, Cirurgia, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental), assim como da Unidade Curricular (UC) Opcional, que consistiu também num estágio clínico, e da UC Integradora, Preparação para a Prática Clínica; a reflexão crítica global, onde é feita uma análise retrospetiva dos objetivos alcançados ao longo deste percurso, e da sua importância para a minha formação pessoal e profissional; e em anexos encontram-se os comprovativos de participação em atividades científicas extracurriculares. O Estágio Profissionalizante tem como objetivo global a formação do médico pluripotencial, através do contacto com a prática clínica e do desenvolvimento de capacidades e ferramentas essenciais ao exercício da Medicina. Neste sentido defini como objetivos gerais: aplicar o conhecimento das ciências básicas e clínicas, adquirido ao longo do curso, na análise e resolução de problemas clínicos comuns; ser capaz de avaliar os doentes através de história clínica e exame objetivo detalhados, identificar os problemas e formular hipóteses diagnósticas; delinear tanto uma estratégia adequada para explorar as hipóteses colocadas, como um plano terapêutico para lidar com os problemas identificados, utilizando uma abordagem biopsicossocial; demonstrar conhecimento dos conceitos da prevenção da doença e promoção da saúde; saber comunicar eficazmente com os doentes, seus familiares e restantes profissionais de saúde, demonstrando comportamento profissional a nível pessoal e interpessoal; demonstrar aptidões de autoaprendizagem, necessárias à manutenção de um conhecimento científico permanente atualizado na área da Medicina.

(5)

2.1 Estágio parcelar de Medicina Interna:

Regido pelo Professor Doutor Fernando Nolasco, realizado no Serviço de Medicina 1 B do Hospital Egas Moniz (HEM), no período de 11/09/2017 a 3/11/2018 (8 semanas), sob a orientação da Dr.ª Isabel Madruga. Foram definidos como objetivos principais o desenvolvimento de autonomia na observação dos doentes, na marcha diagnóstica, na instituição de um plano terapêutico e na elaboração de registos clínicos. Durante o estágio acompanhei a atividade da minha tutora e da sua equipa em contexto de enfermaria, consulta externa e serviço de urgência (SU). Na enfermaria tive a oportunidade de acompanhar a evolução clínica dos doentes que me foram atribuídos, participando na sua avaliação clínica diária e discutindo as atitudes diagnósticas e terapêuticas a tomar com a minha tutora; tive também a oportunidade de praticar alguns procedimentos, nomeadamente punções arteriais e venosas; participei ainda na visita médica semanal, apresentando oralmente alguns dos casos que acompanhei. No SU, que está localizado no Hospital de São Francisco Xavier (HSFX), tive a oportunidade de contactar com vários doentes com diferentes motivos de ida à urgência. Durante o estágio pude ainda assistir a seminários com discussão interativa de casos clínicos na faculdade, às sessões clínicas do serviço, a sessões de Journal Club e a exposições de diferentes temas – realizadas pelos alunos – onde participei com a apresentação do tema “Pancreatite aguda”.

2.2 Estágio parcelar de Cirurgia:

Regido pelo Professor Doutor Rui Maio, realizado no Serviço de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), no período de 6/11/2017 a 12/01/2018 (8 semanas), sob a orientação da Dr.ª Sílvia Silva. Defini como objetivos principais: a consolidação de técnicas de assepsia pré-cirúrgicas, o treino da postura em ambiente de bloco operatório e de atuação enquanto 2º ajudante, bem como da avaliação pré-operatória e monitorização de possíveis complicações pós-cirúrgicas. Ao longo de 4 semanas acompanhei a minha tutora nas suas diferentes atividades diárias. No bloco 2 Corpo de Trabalho

(6)

operatório pude observar de forma mais próxima o procedimento cirúrgico em curso (tanto em contexto eletivo como de urgência) e participar em alguns deles como 2º ajudante; assim, tive a oportunidade de praticar as técnicas de assepsia e de equipamento, de treinar o correto manuseamento de algum material cirúrgico. No internamento tive a possibilidade de fazer a avaliação clínica de doentes em status pós-operatório. Na consulta externa pude assistir não só a consultas de Cirurgia Geral mas também de Senologia. Na semana de rotação no Serviço de Urgência tive a oportunidade constatar as particularidades na abordagem ao doente em contexto de urgência nos vários postos, desde a observação de doentes pouco urgentes, até aos doentes internados em sala de observação/reanimação. Nas duas semanas de estágio opcional optei pelo serviço de Gastroenterologia. Assisti à realização de exames complementares de diagnóstico endoscópicos e a consultas externas de Gastroenterologia, Hepatologia e Proctologia. O estágio englobou também uma semana de seminários teóricos e teórico-práticos, com incentivo à discussão interativa dos diversos temas abordados. No último dia de estágio realizou-se um “Mini-Congresso” com todos os alunos e respetivos tutores, onde participei com a apresentação do trabalho de grupo intitulado “Cancro da mama no homem – casuística do HBA”, que consistiu numa exposição dos casos de cancro da mama em doentes do sexo masculino seguidos pela minha tutora.

2.3 Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF):

Regido pela Professora Doutora Isabel Santos, realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF) da Venda Nova, no período de 22/01/2018 a 16/02/2018 (4 semanas), sob a orientação do Dr. Dadilson Lopes. Como objetivos principais defini o desenvolvimento de autonomia na realização de consultas, incluindo a anamnese, o exame físico dirigido, a identificação de problemas e de fatores de risco, bem como a elaboração de um plano de abordagem ao doente, incluindo a marcha diagnóstica e as atitudes terapêuticas e preventivas necessárias. Assisti e participei em diferentes tipologias de consulta, sob orientação do meu tutor. A maioria correspondeu a consultas de Saúde do Adulto, seguindo-se a Consulta Aberta para situações agudas, a Saúde Infantil, a Saúde

(7)

Materna, o Planeamento Familiar e a Consulta da Diabetes. Tive também a oportunidade de acompanhar o meu tutor numa visita domiciliária. Durante o estágio pude ainda contactar com outras valências de uma USF, como por exemplo: assistir a consultas de enfermagem da diabetes; participar na realização de tratamentos de enfermagem; e assistir à reunião de consultadoria de pediatria. Ao longo do estágio procurei também desenvolver a capacidade para identificar e estratificar os múltiplos problemas enunciados pelos doentes, enquadrando-os numa perspetiva de cuidados longitudinais de saúde centrados no indivíduo, mas que considera também o ambiente sociocultural em que este se insere.

2.4 Estágio parcelar de Pediatria:

Regido pelo Professor Doutor Luís Varandas, realizado no Serviço de Pediatria do Hospital CUF Descobertas, no período de 19/02/2018 a 16/03/2018 (4 semanas), sob a orientação da Dr.ª Maria Helena Neves. Defini como objetivos principais familiarizar-me com as patologias pediátricas mais comuns e conhecer os princípios gerais de atuação, melhorar as estratégias de comunicação com a criança/adolescente e seus familiares, e melhorar as técnicas de recolha de anamnese e realização de exame físico no doente pediátrico. Ao longo das 4 semanas acompanhei a minha tutora e a sua equipa nas atividades diárias no internamento, na urgência e na consulta externa. No internamento pude participar ativamente na avaliação diária dos doentes, discutindo pedidos de exames complementares de diagnóstico e medidas terapêuticas e elaborando alguns registos clínicos. No serviço de urgência, tive a oportunidade de treinar capacidades de diagnóstico e atuação mais dirigidas perante os quadros de doença aguda, bem como constatar a importância do estabelecimento de uma relação de confiança com a criança e seus acompanhantes, por forma a possibilitar a recolha dos dados necessários à decisão clínica. Durante o estágio pude acompanhar consultas externas de Pediatria Médica, de Ortopedia Pediátrica e de Cirurgia Pediátrica. Foi também lecionada uma sessão teórica sobre Cardiologia Pediátrica, onde foi revista a patologia cardíaca mais frequente em pediatria. Ao longo do estágio pude também assistir às sessões clínicas semanais, centradas em temas relevantes da Pediatria.

(8)

No final do estágio participei na apresentação de um trabalho de grupo sob o tema “Abordagem à infeção do trato urinário na criança”.

2.5 Estágio parcelar de Ginecologia-Obstetrícia:

Regido pela Professora Doutora Teresa Ventura, realizado no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira no período de 02/04/2018 a 20/04/2018 (4 semanas), sob a orientação da Dr.ª Lucinda Mata e da Dr.ª Mariana Panaro. Estabeleci como objetivos principais: consolidar os conhecimentos relativos à abordagem das principais patologias ginecológicas e obstétricas; melhorar as capacidades de recolha de dados anamnésicos e de realização de exame objetivo ginecológico e obstétrico; aprofundar os conhecimentos relativos ao seguimento hospitalar da gravidez de alto risco. Durante o estágio tive a oportunidade de experienciar as diferentes valências disponíveis em contexto hospitalar, designadamente: internamento em enfermaria de ginecologia e obstetrícia, consulta externa de ginecologia geral e de patologia do colo do útero, cirurgia ginecológica, consulta externa de obstetrícia e de gravidez de risco, ecografia ginecológica e obstétrica, serviço de urgência e bloco de partos. Nestes contextos, realizei de forma autónoma e tutelada a anamnese e exame objetivo ginecológico e do puerpério, exames complementares ginecológicos (colposcopia e colpocitologia), interpretação de cardiotocogramas e auscultação do foco fetal, auxiliei na elaboração dos relatórios de ecografias obstétricas, assisti a cirurgias ginecológicas eletivas, e a partos por via vaginal. No final do estágio participei na sessão clínica com a apresentação do trabalho de grupo com o tema “Massa anexial na grávida: o que sabemos e como agir?”.

2.6 Estágio parcelar Saúde Mental:

Regido pelo Professor Doutor Miguel Talina, realizado no Serviço de Psiquiatria de Adultos do HEM, no período de 23/04/2018 a 18/05/2018 (4 semanas), sob a orientação do Dr. Nuno Moura. Defini como objetivos principais: treinar a abordagem ao doente com patologia psiquiátrica, melhorando as técnicas de entrevista aos doentes e seus familiares, praticar a utilização de ferramentas de avaliação do estado mental e cognitivo, e consolidar conhecimentos relativos à

(9)

patologia psiquiátrica mais frequente no doente adulto. No início do estágio assisti a dois dias de seminários, compostos por uma discussão interativa de vários casos clínicos e onde foi também abordada a temática do estigma na doença mental. Ao longo do estágio acompanhei o meu tutor nas suas atividades no internamento de doentes agudos, na consulta externa em equipa comunitária (Dafundo) e no serviço de urgência. Tive também a oportunidade de observar a aplicação de tratamentos de eletroconvulsivoterapia. Durante o estágio assisti igualmente a sessões clínicas do serviço, bem como a sessões de Journal Club.

2.7 Unidade Curricular Opcional – Estágio Clínico:

Regido pelo Professor Doutor José Delgado Alves, realizado na Unidade da Dor do HBA, no período de 21/05/2018 a 01/06/2018 (2 semanas), sob a orientação da Dr.ª Maria do Rosário Alonso. Optei por realizar este estágio clínico por sentir que seria uma mais-valia para a minha formação ter contacto com o trabalho realizado numa unidade de cuidados integrados da dor crónica. Tive a oportunidade de assistir a consultas da dor oncológica e não-oncológica, bem como a diversas medidas terapêuticas: aplicação tópica de fármacos, bloqueio de nervo periférico, electroacupunctura e electroestimulação nervosa transcutânea.

2.8 Unidade Curricular Integradora – Preparação para a Prática Clínica:

Sob regência do Professor Doutor Roberto Palma dos Reis, consistiu em 7 sessões teórico-práticas lecionadas no edifício da Faculdade de Ciências Médicas. Esta UC tem como objetivo estimular o exercício do raciocínio clínico e a integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, através de sessões multidisciplinares onde especialistas de diferentes áreas clínicas abordam um mesmo sinal ou sintoma comum na prática médica.

2.9 Elementos valorativos:

Em anexo encontram-se os certificados de participação em algumas atividades científicas extracurriculares que frequentei ao longo deste ano, complementando a minha formação.

(10)

3 Reflexão Crítica Final

O Estágio Profissionalizante do 6º ano pretende consolidar a preparação para atuar adequadamente face às necessidades dos doentes, de todas as faixas etárias, promovendo a saúde e prevenindo a doença, identificando problemas, investigando hipóteses diagnósticas, e estabelecendo um plano de atuação, no âmbito da doença aguda, crónica ou emergente. Além disso, tornou-se bastante claro ao longo deste percurso que para que um gesto médico seja eficaz, é fundamental praticar uma abordagem holística ao doente – tal como está explicitado no documento “O licenciado médico em Portugal”, onde refere que “a medicina moderna requer a perceção da globalidade do ser humano doente, na sua dimensão pessoal, física, espiritual e familiar, e não pode ser indiferente ao componente social”. De um modo geral considero ter sido capaz de atingir os objetivos propostos para os vários estágios parcelares. Julgo que em todos eles consegui de algum modo consolidar conhecimentos e aplicá-los, e simultaneamente aperfeiçoar alguns gestos médicos como a recolha da história clínica e o exame objetivo. O facto de ter podido contactar com os doentes em diferentes contextos clínicos nos vários estágios permitiu-me reforçar a consciência das diferenças na abordagem em cada um deles: a prioridade na identificação e correção da disfunção de órgão em contexto de urgência, a estabilização da doença aguda no internamento, e a manutenção da fase estável em consulta externa. Considero que o estágio em que senti uma maior evolução no sentido de aquisição de autonomia foi no estágio de Medicina Interna, possivelmente por me ter sido permitido acompanhar alguns doentes de forma contínua, desde a sua entrada até à alta, tomando assim melhor consciência de toda a evolução clínica, e atitudes necessárias na gestão de um doente. Gostaria de salientar também os estágios parcelares de MGF, Pediatria e Saúde Mental, por diferentes motivos. O estágio de MGF veio reforçar a importância do seu papel, não só como primeiro ponto de contacto com os cuidados de saúde, mas também como gestora dos diferentes recursos de saúde disponíveis, o seu papel integrador dos cuidados prestados ao utente por profissionais de saúde de outras especialidades, e o seu papel de promotora da saúde e bem-estar, através de intervenções

(11)

apropriadas e efetivas. Infelizmente não tive a oportunidade de realizar consultas de forma autónoma, ficando assim aquém dos objetivos propostos; tal aconteceu, não por indisponibilidade do meu tutor, que tentou compensar o facto permitindo-me conduzir algumas consultas, mas sim por questões de ordem logística. Relativamente ao estágio de Pediatria, confesso que tinha de antemão alguma apreensão pelo facto de o ir realizar numa instituição de saúde privada, uma vez que temia que o estágio acabasse por ter um cariz essencialmente observacional, à semelhança do que tinha acontecido em anos anteriores, ainda que noutras instituições. Felizmente, não só os meus receios se revelaram infundados como senti por parte de toda a equipa uma grande abertura à minha participação ativa nas diferentes atividades diárias, contribuindo para que a experiência fosse sem dúvida uma mais-valia para a minha formação. No que diz respeito ao estágio de Saúde Mental, considero que foi bastante vantajoso por me ter possibilitado o contacto com os diferentes ambientes clínicos de um serviço de Psiquiatria de adultos, permitindo-me assim contrastá-los com a minha experiência no serviço de Pedopsiquiatria, no 5º ano curricular; este estágio veio também reforçar a importância das consultas na equipa comunitária, pela proximidade à comunidade no apoio às pessoas com doença mental, particularmente em relação à adesão terapêutica e ao restabelecimento de uma vida socialmente ativa e integrada na comunidade. Não queria terminar sem salientar a enorme vantagem que é o rácio de um aluno por tutor nesta fase da nossa formação, e que apenas não se verificou no estágio de Cirurgia, mas que influenciou notavelmente a nossa experiência, em contraste com a dos restantes estágios. Em suma, creio que o Estágio Profissionalizante foi uma peça fundamental na minha formação enquanto futura médica. Por fim, gostaria de agradecer a todos os professores, tutores e respetivas equipas médicas, bem como aos restantes profissionais de saúde com quem contactei, não só este ano como ao longo de todo o curso, e em particular também aos utentes dos serviços de saúde, doentes ou não. Todos eles contribuíram de algum modo para a minha formação, não só profissional como pessoal, ao partilharem comigo o seu conhecimento, a sua experiência, ou simplesmente a sua história.

(12)

4. Anexos

(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

VII. Certificado de participação na Conferência “O cérebro e a mente – Neurociências para MGF”

Referências

Documentos relacionados

Para tal, o presente relatório encontra-se dividido em três partes: na primeira são apresentados os objectivos principais a atingir neste 6º ano profissionalizante; na

Na Introdução, menciono a organização, a finalidade do presente relatório, e os objectivos do estágio profissionalizante; no corpo do relatório, pretende-se explicitar de forma

Este relatório encontra-se organizado da seguinte forma: Introdução; Actividades realizadas, em que apresento os estágios parcelares pela ordem de frequência; uma

À presente introdução segue-se uma descrição sumária dos componentes do estágio profissionalizante, sistematizada por área de ensino e investigação e estágio

Nesta perspetiva, o relatório divide-se em: Introdução, que apresenta o objetivo e organização do relatório; Corpo, no qual é feita uma descrição sucinta das

Este relatório encontra-se dividido em três partes, a primeira, que visa descrever as actividades desenvolvidas no âmbito de cada estágio parcelar; a segunda, onde

Assim, encontra-se dividido em seis partes – uma primeira parte introdutória, onde apresento a organização global do relatório, seguida dos objetivos propostos para o ano curricular;

Este relatório encontra-se dividido em cinco capítulos: O primeiro diz respeito à introdução; O segundo capítulo reporta-se ao enquadramento biográfico que