• Nenhum resultado encontrado

Apresentar o Brasil aos brasileiros, aproximar os brasileiros de sua pátria: a materialidade na geografia escolar de Delgado de Carvalho.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Apresentar o Brasil aos brasileiros, aproximar os brasileiros de sua pátria: a materialidade na geografia escolar de Delgado de Carvalho."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

265

brasileiros de sua pátria: a materialidade na geografia

escolar de Delgado de Carvalho

Pre sent ing Brazil to Bra zil ians, en abling

them to come closer to their na tion: ma te ri al ity in

Delgado de Carvalho’s Ge og ra phy

Patrícia Co elho Costa

Como exemplo do que serão os programmas do fu turo, apesar de muito senões, apesar de la cu nas, parece-nos que os progammas de Geographia do Collegio Pedro II representam um novo typo do maximo a exigir em um mínimo de pontos. Os professores Fernando Raja Gabaglia e Honório Silvestre não recuaram diante de uma inovação rad i cal e assumiram, pode-se dizer, uma at ti tude peremptória diante da opinião publica pedagógica. Não esboçaram timidamente um gesto no sentido dos methodos modernos, fizeram ta bula

rasa e construíram um novo edifício, consultando o que havia de melhor, à luz dos interesses da educação nacional (Carvalho, 1925: 23)1

Patrícia Coelho é doutoranda em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), São Paulo, Brasil (pacoel@bol.com.br).

Artigo recebido em 27 de junho de 2011 e aprovado para publicação em 27 de setembro de 2011.

(2)

Em 1923, os pro gra mas de Ge o gra fia do Co lé gio Pe dro II pas sa ram por gran de re for mu la ção. Fer nan do Raja Ga ba glia, co or de na dor desse pro ces so de mu dan ça, uti li zou como base teó ri ca a Ge o grap hia do Bra sil, obra de pers pec ti va ino va do ra, di ri gi da ao en si no se cun dá rio, ela bo ra da por Car los Del ga do de Car -va lho, pu bli ca da em 1913.

Inte lec tu al de for ma ção fran ce sa,2 che gou ao Bra sil em 1906. Crí ti co dos mé to dos de en si no e tam bém pro fes sor de Inglês do Co lé gio Pe dro II, Del ga do de Car va lho de sem pe nhou im por tan te pa pel como edu ca dor em seu tem po. Pu bli -cou 49 li vros3 – em sua ma i o ria, ma nu a is es co la res, nas áre as de Ge o gra fia, His tó -ria e So ci o lo gia – que con tri bu í ram não só para di vul gar co nhe ci men to iné di to no país, como para a ins ti tu ci o na li za ção des sas dis ci pli nas como cam pos au tô no mos do co nhe ci men to. Par ti ci pou de mo vi men tos pela me lho ria do nos so sis te ma edu -ca ci o nal, sen do um dos sig na tá ri os do Ma ni fes to dos Pi o ne i ros da Edu -ca ção Nova. Para ele, a ge o gra fia es co lar era um im por tan te re cur so para cons tru ção de nos sa na ci o na li da de, des de que ti ves se seus pro gra mas trans for ma dos:

a ge o grap hia do pas sa do foi secca e sem in te res se; foi dis ci pli na de pura me mó ria. Que seja dado à nova ge ra ção de mes tres bra si le i ros tor nala mais atra hen te, mais prac ti ca e mais ver da de i ra tam bém, fa zen do del la uma dis ci pli na de bom sen so, de in tel li gen cia e pa -tri o tis mo es cla re ci do (Car va lho, 1925: 93).

Sen do as sim, a pers pec ti va ado ta da no Co lé gio Pe dro II não só es tu da -va o Bra sil por re giões na tu ra is e não ad mi nis tra ti -vas, como tra di ci o nal men te se fa zia, como tam bém su ge ria, além do li vro, no vos ma te ri a is di dá ti cos – ma -pas, grá fi cos, fo to gra fi as, glo bos e pro je ções –, ar ru ma dos em um am bi en te pro pí cio ao es tu do so bre o Bra sil. A sala de aula de ve ria ser um ce ná rio que aju da ria apro xi mar o alu no do país que ele não co nhe cia, re du zin do dis tân ci as, es tu dan do não só os pon tos ge o grá fi cos, mas o ho mem que lá vi via e sua in fluên -cia so bre o meio.

O ob je ti vo des te ar ti go é o de ana li sar os es pa ços pe da gó gi cos su ge ri dos por Car los Del ga do de Car va lho para o en si no da Ge o gra fia como uma ino va ção, que con tri bu iu não só para a ins ti tu ci o na li za ção des sa dis ci pli na como um cam po au tô no mo do co nhe ci men to, mas tam bém para cons tru ir a nos sa na ci o na li -da de, à me di -da que divulgava um conhecimento sobre o país ain-da pouco explorado.

Fun da men tan do a aná li se nos es tu dos de Esco la no (1998) so bre ar qui te -tu ra es co lar, pre ten de-se exa mi nar a sala de aula como um am bi en te pri vi le gi a do para a re a li za ção des se pro gra ma. Para o au tor, atra vés des ta é pos sí vel iden ti fi car

(3)

de ter mi na dos dis cur sos pe da gó gi cos dis se mi na dos no pas sa do. Atra vés dos di fe -ren tes sím bo los es té ti cos, é pos sí vel re fle tir so bre as ino va ções di dá ti cas pro pos tas por Del ga do de Car va lho.

Os ob je tos es co la res se le ci o na dos por Del ga do de Car va lho para com por a sala de Ge o gra fia se rão ou tro foco des ta aná li se. Como nos lem bra Her nan dez Diaz (2002), os ob je tos es co la res fa zem par te de um com ple xo la bi rin to de re la ções que nos le vam a com pre en der não só a ma ne i ra como se trans mi tem os con te ú dos, mas os va lo res e as for mas de vida de uma so ci e da de. Par tin do da pers -pec ti va et no grá fi ca des te au tor, é pos sí vel que os ob je tos nos fa lem tan to de seu tem po, as sim como os dis cur sos. Para isso, é ne ces sá rio que os in ter ro gue mos: de que for ma a ar qui te tu ra co la bo ra va para a re a li za ção do seu mé to do de en si no ge -o grá fi c-o? C-om-o esta c-on tri bu iu para a c-ons tru çã-o des sa dis ci pli na c-om-o um cam po de co nhe ci men to au tô no mo? Até que pon to a uti li za ção de ob je tos es co la res no en si no da Ge o gra fia era uma prá ti ca ino va do ra? Essas são al gu mas ques -tões que irão nortear este estudo.

Sem dú vi da, as in ves ti ga ções et no grá fi cas mu i to con tri bu em para os es -tu dos so bre a his tó ria da edu ca ção bra si le i ra. No en tan to, para os his to ri a do res da edu ca ção esse tipo de aná li se ain da re pre sen ta um gran de de sa fio. A pou ca pre ser va ção da me mó ria de nos sa es co la ri za ção é a prin ci pal bar re i ra à prá ti ca da et no gra fia nes te cam po de pes qui sa. Em seus es tu dos, Vi dal (2005) aler ta que os cri té ri os uti li za dos nos ar qui vos es co la res nem sem pre são os mais ade qua dos. Em ge ral, como nos lem bra Bo na to (2005), nesse tipo de acer vo os do cu men tos ofi ci a is, como o Diá rio Ofi ci al, são pre ser va dos, ao pas so que ca der nos de alu nos, pla nos de aula, diários de classe, documentação de professores e cartas são os primeiros a serem descartados.

No acer vo pes so al e nos cen tros de me mó ria das ins ti tu i ções em que Car -los Del ga do de Car va lho atu ou como pro fes sor, o Co lé gio Pe dro II e o Insti tu to de Edu ca ção, não é pos sí vel lo ca li zar os ob je tos uti li za dos em suas au las, tão pou co re la tos de ou tros pro fes so res ou ou tras for mas de re gis tro dos su je i tos que vi ven ci a ram es tas ex pe riên ci as edu ca ci o na is. Di an te da es cas sez de fon tes que re me tam ao con tex to em que essa me to do lo gia se de sen vol veu, a pers pec ti va de in -ves ti ga ção et no grá fi ca des te ar ti go en con tra li mi tes, pois se ampara apenas nas descrições da sala de aula e dos objetos apresentadas nas obras do mestre.

A dis ci pli na Ge o gra fia do Bra sil

A Ge o gra fia do Bra sil foi ins ti tu í da como dis ci pli na a par tir do Decre to nº 16.782 – A, de 13 de ja ne i ro de 1925. Com o ob je ti vo de re gu la men tar os en si -nos pri má rio, se cun dá rio e su pe ri or, es ta be le ceu, en tre ou tros as pec tos, o re gi me

(4)

se ri a do, des ti nan do duas ca de i ras para a Ge o gra fia: no 1º ano se ria mi nis tra da a Ge o gra fia Ge ral e, no ano se guin te, a Ge o gra fia do Bra sil, ao lon go do curso de seis anos.

Tal re gu la men ta ção não sig ni fi ca ne ces sa ri a men te que os co nhe ci men -tos de Ge o gra fia do Bra sil não eram trans mi ti dos em nos sas es co las. Ao es tu dar a for ma ção das dis ci pli nas es co la res, Ju lia (2002) nos aler ta para um erro mu i to co mum nas aná li ses his tó ri cas que é as so ci ar a trans mis são de um tipo de co nhe ci men to à im plan ta ção de uma dis ci pli na com seu nome. Mu i tas ve zes, ain -da que os pro gra mas es co la res não pos su am ofi ci al men te tal de no mi na ção, o con te ú do des ta pode es tar di lu í do em ou tras dis ci pli nas. Assim, o au tor nos su -ge re ou tras fon tes além dos tex tos nor ma ti vos, em -ge ral, mais con sul ta dos, por es ta rem em me lho res con di ções de con ser va ção: os ma nu a is, pre fá ci os e ca der -nos es co la res.

Des de o sé cu lo XIX, os co nhe ci men tos ge o grá fi cos so bre o nos so país são trans mi ti dos em nos sas es co las. Ain da que não hou ves se uma dis ci pli na cri a da es -pe ci fi ca men te para isso, tan to os vo lu mo sos com pên di os – como a Cho ro grap hia do Bra sil, de Má rio Ve i ga Ca bral, clás si co edi to ri al pu bli ca do em 1916, com mais de 600 pá gi nas –, quan to a me nos vo lu mo sa Ge o grap hia do Bra sil, obra ela bo ra da pelo pró prio Del ga do de Car va lho em 1913, com mais de 200 pá gi nas, ex põem a pre o -cu pa ção em apre sen tar o Bra sil ao Bra sil. Em uma mis são na ci o na lis ta, era pre ci so di vul gar o co nhe ci men to so bre o país:4 “O en si no da ge o grap hia pá tria é en tre tan to um de ver de in tel li gen cia e de pa tri o tis mo. Aos nos sos jo vens pa trí ci os não de -ve mos apre sen tar a Ge o grap hia do Bra sil como uma dis ci pli na aus te ra e in gra ta ao es tu do” (Car va lho 1913: 6). A cri a ção do Insti tu to His tó ri co e Ge o grá fi co Bra si le i ro (IHGB), em 1838, tam bém re fle te tal pre o cu pa ção. A dis ci pli na se uti li za va des -se co nhe ci men to de -sen vol vi do por mi li ta res e di plo ma tas que, em suas vi a gens, apro ve i ta vam para des cre ver um Bra sil pou co co nhe ci do da ma i o ria: a di ver si da -de cul tu ral, os cam pos, as ci da -des e a nos sa na tu re za.

Os es tu dos de Lima & Sá (2008) des ta cam que, du ran te a Pri me i ra Re pú -bli ca, vá ri os es tu di o sos bra si le i ros de ba ti am a frag men ta ção po lí ti ca e a fal ta de sen ti men to de iden ti da de na ci o nal. Na dé ca da de 1910, as vi a gens pro por ci o na das pela Inspe to ria de Obras Con tras as Se cas e pelo Insti tu to Oswal do Cruz, com o ob je ti vo de re a li zar le van ta men tos das con di ções sa ni tá ri as e so ci o e co nô mi cas das re giões cru za das pelo rio São Fran cis co e de ou tras áre as do Nor des te e do Cen troOes te, ser vi ram para re for çar a ima gem de au sên cia de uma na ção. Des sas ex -pe di ções par ti ci pa ram in te lec tu a is como Edgar Ro quet te-Pin to, Be li sá rio Pen na, Arthur Ne i va e Del ga do de Car va lho,5 que, ao en trarem em con ta to com a re a li da de de re giões dis tan tes e iso la das, até en tão des co nhe ci das, pas sa ram a com par ti lhar do di ag nós ti co que o país se cons ti tu ía de pro vín ci as pou co in te gra das, trans for ma das em es ta dos pela Cons ti tu i ção re pu bli ca na de 1891. Ao olhar des ses es tu

(5)

di o sos, a cons tru ção da na ção só se ria pos sí vel à me di da que o Esta do re co nhe ces se as ne ces si da des do que se con ven ci o nou cha mar de Bra sil real, e a par tir daí, pro -mo ves se a ade qua ção en tre as ins ti tu i ções po lí ti cas e o am bi en te so ci al.

Tal de ba te é re for ça do nos anos 1920. O Bra sil per gun ta a si mes mo quem era. Entre os in te lec tu a is, prin ci pal men te, há o ques ti o na men to do que é ser bra si le i ro. Após a Pri me i ra Gu er ra Mun di al, como des ta ca Oli ve i ra (1997), os va lo res eu ro pe us, an tes cul tu a dos, são con si de ra dos de ca den tes, a có pia e o mi me tis mo pas sam a ser cri ti ca dos, sen do con si de ra dos pro ble mas da nos sa iden ti da de.

O pa pel da edu ca ção no pro ces so de cons tru ção da na ção foi alvo da aná li se de Hobs bawm (1990). Nes se sen ti do, o au tor des ta ca a ação po lí ti ca do Esta do que, com in tu i to de pa dro ni zar e ho mo ge ne i zar suas ha bi tan tes, in ves tiu no en si no pri má rio como uma for ma de trans mi tir a to dos uma he ran ça cul -tu ral, cons tru í da a par tir de tra di ções que fa zem par te da me mó ria na ci o nal. A trans mis são des se tipo de co nhe ci men to so bre a na ção é ca paz de dis ci pli nar os in di ví du os a res pe i to do per ten ci men to a um mes mo pas sa do, cri an do as sim os elos de uma na ção. No Bra sil, em par ti cu lar por suas di men sões con ti nen ta is, a cri a ção da dis ci pli na Ge o gra fia do Bra sil, não à toa, ga nha es pe ci al im por tân -cia.

A re levân cia dos en si nos de ge o gra fia e his tó ria no pro ces so de con so li -da ção do Esta do na ci o nal é uma -das pers pec ti vas ana li sa -das por Mo ra es (2005). Este au tor des ta ca que em pa í ses de for ma ção co lo ni al, como o Bra sil, essas dis ci pli nas fo ram vis tas pela eli te como pri mor di a is ao pro ces so de cons tru ção ide o -ló gi ca das iden ti da des na ci o na is. A im plan ta ção do sis te ma de en si no era uma for ma de su pe rar as di fi cul da des que o pro ces so de co lo ni za ção im pu se ra ao de sen vol vi men to do sen ti men to na ci o nal. Entre as bar re i ras a se rem ven ci das es ta -vam a fal ta de pos sí ve is ele men tos co muns, tais como raça, et nia e lín gua, e a enor me de si gual da de so ci al que fa zia com que es cra vos e li ber tos não se sen tis sem par tes da mes ma co mu ni da de. Os pro fes so res de His tó ria e Ge o gra fia exer -cem o pa pel me di a dor en tre o Esta do e a po pu la ção. Em uma in ter pre ta ção do nos so pas sa do, al guns fa to res são ele i tos como pre pon de ran tes para ser di vul ga -dos como a “his tó ria ofi ci al”. Por ou tro lado, o ter ri tó rio é va lo ri za do como uma con quis ta, que deve ser pre ser va do por to dos. To dos de vem pas sar a ad mi rar os mes mos per so na gens. A figura do bandeirante é um exemplo. Este é visto como o herói da nossa expansão ter ri to ri al, o desbravador da natureza, que combateu índios hostis e, que por isso, deve ser reverenciado.

Os ma pas pas sam a ser um re cur so es sen ci al para a trans mis são da no ção de na ci o na li da de. Ander son (2009) res sal ta que a cri a ção do mapa em for ma to logo pos si bi li tou a re pro du ção em es ca la de uma re pre sen ta ção da na ção. Assim, o de se nho do ter ri tó rio, com suas fron te i ras e aci den tes ge o grá fi cos, pas sa va a

(6)

ilus trar se los ofi ci a is, ca be ça lhos, ca pas de re vis tas, pa re des e, como não po dia de i xar de ser, ma nu a is e li vros es co la res. A pos si bi li da de de vi su a li zar o tra ça do do país por toda par te au xi li a va a in cu tir na ima gi na ção po pu lar a ima gem de uma na ção. Atra vés da car to gra fia era pos sí vel des ta car não só a par ti cu la ri da de de um ter ri tó rio, mas uma his tó ria que se de se ja va trans mi tir.

Mes tre de for ma ção fran ce sa, Del ga do de Car va lho pro cu ra va ana li sar nos sa ge o gra fia a par tir de es co las fran ce sas e in gle sas, uti li zan do te o ri as ain da pou co de sen vol vi das no Bra sil.6 Ba se a do nas ide i as de Vi dal de La Bla che, de -fen dia que o país de ve ria ser es tu da do por re giões na tu ra is que não res pe i ta vam a di vi são ad mi nis tra ti va es ta be le ci da. Tal pers pec ti va ha via trans for ma do o en si -no de ge o gra fia na Eu ro pa do iní cio do sé cu lo XX. As re giões não de ve ri am ser iso la das, mas es tu da das de acor do com suas ca rac te rís ti cas na tu ra is: “O ge o gra-pho es tu da na hydrograp hia uma das ex pres sões pe las qua es se ma ni fes ta uma re gião; age do mes mo modo para a ve ge ta ção, para as ha bi ta ções e para os ha bi -tan tes” (Car va lho, 1925: 78).

A ge o gra fia en si na da por di le tan tes era cri ti ca da por Del ga do de Car va -lho, que cha ma aten ção para a fal ta de for ma ção es pe cí fi ca para geó gra fos, pois as pri me i ras fa cul da des des se cur so só sur gi ri am na dé ca da de 1930. Nes se sen ti do, cri ti ca va a for ma como esse co nhe ci men to era trans mi ti do em nos sas es co las. Ba se a do no co nhe ci men to des cri ti vo do nos so país, os pro fes so res ti nham na me mo ri za ção do com pên dio a es tra té gia bá si ca de suas au las. Mu dar a ma ne i ra como se es tu da va o país a par tir dos pre ce i tos teó ri cos tra zi dos por ele da Eu ro pa era con si de ra do um exer cí cio cí vi co:

Ora nes tas con di ções, é na re gião na tu ral, con cep ção com ple xa como vi mos, que re ssal tam e se sa li en tam es pe ci al men te as re la ções en tre phe no me nos numa área ge o grap hi ca de fi ni da. Dahi o seu va lor di dac ti co, dahi tam bém a ap pa ren te di fi cul da de que of fe re ce aos que, até ago ra, se lim ita ram a no men cla tu ra e sim ples des crip ções, sem ja ma is co gi tar em ex pli car, em es ta be le cer re la ções de ca su a li da de en tre phe no me nos. De vi do a esta gran de la cu na, a ge o grap hia do pas -sa do foi sec ca e sem in te res se; foi dis ci pli na de pura me mó ria. Que seja dado à nova ge ra ção de mes tres bra si le i ros tor nal-a mais at tra hen te, mais pra ti ca e mais ver da de i ra tam bém, fa zen do del la uma dis ci pli na de bom sen so, de in tel li gen cia e de pa tri o tis mo es cla re ci do (Car va lho 1925: 93).

Em sua Ge o grap hia do Bra sil (1913), su ge ria que o país fos se es tu da do em cin co re giões: Bra sil Sep ten tri o nal, Bra sil do Nor des te, Bra sil Ori en tal, Bra sil

(7)

Me ri di o nal e Bra sil Cen tral. Tal di vi são, ins pi ra da na pro pos ta pi o ne i ra do pro fes sor M. Said Ali, re pre sen ta va uma ino va ção nos mé to dos de en si no da ge o gra fia em nos sas es co las. O ma nu al es co lar des ti na do ao en si no se cun dá rio teve vá ri as edi ções, que de mons tram não só o de sen vol vi men to dos es tu dos do au tor so bre o país, como as trans for ma ções do campo da Ge o gra fia a par tir de seu pro ces -so de ins ti tu ci o na li za ção ocor ri do a par tir da dé ca da de 1920.7

A car to gra fia pos sui gran de im por tân cia na me to do lo gia de Del ga do de Car va lho. Os ma pas es tão pre sen tes em to dos os ca pí tu los da Ge o grap hia do Bra -sil. Com te mas va ri a dos – eco no mia, re le vo, hi dro gra fia e po pu la ção – são em sua ma i o ria re gi o na is, ilus tran do o tema prin ci pal do tex to. Des ta for ma, há uma in ten ção do au tor em des ta car o re gi o nal: dos 41 ma pas que o li vro pos sui, em ape nas nove o ter ri tó rio na ci o nal apa re ce com ple to. Os ma pas – de ta ma nho pe que -no, pou cos são os que ocu pam a pá gi na in te i ra – têm a pre o cu pa ção em au xi li ar o le i tor a lo ca li zar o que está sen do es tu da do, a fim de que o en ten di men to não te -nha ape nas a ima gi na ção como base.

O uso do es pa ço nas au las de Del ga do de Car va lho

Um dos prin ci pa is ob je ti vos do mé to do de sen vol vi do por Del ga do de Car va lho era cri ar me i os de apro xi ma ção do es tu dan te com o con te ú do do pro -gra ma. Na ma i or par te das ve zes, este era mu i to dis tan te da re a li da de do alu no, cor ren do o ris co de ser con si de ra do va zio e sem sen ti do. A des cri ção como par te de uma aná li se as su me um pa pel im por tan te em seu mé to do. Em seus es tu dos, Ro cha (1995) as so cia tal ati vi da de como par te do pro ces so de ins ti tu ci o na li za ção da cha ma da ge o gra fia mo der na: “des cre ver a re a li da de es tu da da de for ma ob je ti -va, em pi ri ca men te com pro va da, ra ci o nal men te exa ta, de ma ne i ra a in vi a bi li zar dú vi das e con tra di ções” (Rocha, 1995: 55). Del ga do de Car va lho su ge ria para isso o uso de vá ri os recursos: mapas, globos, fotografias, fitas cinematográficas, cartões-postais, o mobiliário da sala de aula e o pátio da escola.

Na dé ca da de 1930, o en si no pri má rio é vis to como gran de pro ble ma. A ini ci a ti va do en tão di re torge ral de ins tru ção pú bli ca, Car ne i ro Leão, de re for -mu lar o en si no da Ge o gra fia,– ado tan do como mé to do os cír cu los con cên tri cos, nos qua is o con te ú do vai se tor nan do gra du al men te com ple xo, pas san do sem pre do co nhe ci do ao des co nhe ci do – foi re ce bi da com en tu si as mo por Del ga do de Car va lho. Esta foi vis ta como um gran de im pul so à trans for ma ção do nos so en si -no, um pas so para a cons tru ção da nos sa na ci o na li da de: “É o meio pelo qual uma ad mi nis tra ção póde fa cil men te amol dar uma ge ra ção, ori en tar um en si no, uni fi -cal-o, na ci ona li zal-o, se gun do as ne ces si da des e os in te res ses do paiz” (Car va lho, 1925: 40).

(8)

A Met ho do lo gia do en si no ge o grap hi co (Intro duc ção aos es tu dos de Ge o gra-phia Mo der na) ma nu al des ti na do aos pro fes so res do en si no secun dá rio pu bli ca da em 1925, for ne ce-nos im por tan tes pis tas para com pre en der as mu dan ças na Geo gra fia es co lar de fen di das por Del ga do de Car va lho. A obra é di vi di da em três par tes: os pro gram mas e os es tu dos, a ori en ta ção mo der na e os pro ces sos di dá ti cos. Já na pri me i ra par te o au tor de i xa cla ro que se di ri ge aos pro fes so res e identi fi ca a fal ta de for ma ção do profissional como uma das causas de atraso do nosso ensino:

O ma i or ad ver sá rio da sci en cia ver da de i ra é o meiosci -en tis ta, o que sabe as co i sas pela me ta de. Re co nhe ce-se fa cil m-en te este typo so ci al meioin for ma do: elle não per doa. A todo mo men to, está pre -le ci o nan do e qual quer que seja o au di tó rio, el-le há de di zer o que sabe e o que não sabe mas pen sa sa ber. É um pe ri go na es co la pu bli ca mer gu lhar po bres in no cen tes na ne bli na tra i ço e i ra do sa ber e faz obra mu i tas ve zes ir re pa rá vel, por que vi cia a men ta li da de (Car va lho, 1925:42).

Para atin gir tal ob je ti vo, Del ga do de Car va lho acre di ta va ser ne ces sá ria a ela bo ra ção de uma me to do lo gia para a dis ci pli na na qual o es pa ço ti nha um pa pel pri vi le gi a do. Em es pa ço ade qua do, os alu nos se sen ti ri am mais mo ti va dos, fi ca ri am mais con cen tra dos e con se gui ri am se in te grar. Tal pers pec ti va foi com -par ti lha da com ou tros edu ca do res de seu tem po, como Fer nan do de Aze ve do, Lou ren ço Fi lho e Aní sio Te i xe i ra, que, ao im plan tarem mu dan ças no ensi no nor mal, pro je ta ram no Insti tu to de Edu ca ção “es pa ços re ser va dos para as no vas prá ti cas pe da gó gi cas, que ti nham a in ten ção de mo di fi car a cul tu ra es co lar exis -ten te” (Coe lho, 2006: 338).

Em seus es tu dos so bre a ar qui te tu ra es co lar, Esco la no (1998) ana li sa o es pa ço da es co la como uma cons tru ção cul tu ral, onde nada é ale a tó rio. A ma te ri a li da de des te es pa ço re fle te uma sé rie de es tí mu los, con te ú dos e va lo res que com põem um cur rí cu lo oculto. Para ele, a ar qui te tu ra faz par te do pro gra ma de en si -no, ain da que si len ci o sa. Toda vez que o es pa ço é uti li za do de for ma di dá ti ca cons trói-se uma ín ti ma re la ção en tre este e o pro je to edu ca ti vo. Ao es tu dar o uso do re cur so ar qui te tô ni co em um méto do, apro xi ma mo-nos des te e, em re la ção ao pas sa do, este mu i tas ve zes é um dos pou cos re cur sos que nos res ta para com pre -en der o seu sig ni fi ca do.

Con vi da do por Car ne i ro Leão para mi nis trar tre i na men to para pro fes so res pri má ri os, ini ci a ti va iné di ta no Dis tri to Fe de ral, Del ga do de Car va lho su ge riu uma apro pri a ção di fe ren te do es pa ço e dos ob je tos es co la res. Com o ob je ti -vo de con cre ti zar um co nhe ci men to até en tão trans mi ti do de for ma abs tra ta, ele reco men dou o uso de re cur sos sim ples, co nhe ci dos dos pro fes so res, mas em ou -tra fun ção. Tais ati vi da des são des ti na das ao en si no pri má rio que, den tro de sua

(9)

pers pec ti va, ti nha uma im por tan te fun ção na for ma ção dos fu tu ros ci da dãos que cons truiriam a nos sa naci o na li da de a par tir da com pre en são das ra zões des ta. O pa pel da pro fes so ra pri má ria é, as sim, destacado:

Para este fim deve ser ar ma do o pro fes sor de to dos os pro ces sos mo der nos de ex pla na ção e de mons tra ção des de o grap hi co, o di a gram ma, o car to gram ma, o es bo ço, o cor te, a es ta tís ti ca, até á symbo -li za ção con cre ta, ar ti fi ci al, no ta bo le i ro de are ia e no pa teo, etc. Elle deve sa ber como se pren de a at ten ção dos me ni nos, como se fala á sua ima gi na ção, em lin gua gem ge o grap hi ca. A his tó ria e a ge o grap hia são dis ci -pli nas de na ci o na li za ção por ex cel len cia e exi gem do mes tre, ao lado das qua li da des de pe da go go, as de apos to lo (Car va lho, 1925: 41-42).

As no ções de ge o gra fia con si de ra das fun da men ta is – como lo ca li zar, ob -ser var, me dir e re pre sen tar – de ve ri am -ser tra ba lha das com sim ples ob je tos da sala de aula, mu i to co nhe ci dos dos pro fes so res, mas ago ra com ou tra fun ção. A ca ne ta, por exem plo, ser vi ria como ins tru men to para me dir a lar gu ra de uma por ta ou a dis tân cia da cri an ça em re la ção ao muro. Tal prá ti ca de ve ria ser diá ria:

Me dem-se en tão li vros, car te i ras, dis tân ci as, lar gu ras de por tas, quar tos, al tu ra de me ni nos, etc. Os ro ma nos me di am por pas sos com ple tos de 1m47, os gre gos por meio de pas sos de 0m74... Os pas -sos de cre an ça são me no res. Qu an tos pas -sos do púl pi to à por ta? Gre gos ou ro ma nos?

O va lor edu ca ti vo e pra ti co das me di ções re pe ti das e fre -quen tes não pode ser exag ge ra do. É um ex cel len te pre pa ro ge o grap hi co o das ava li a ções, quan do a me di ção não é fá cil, de al tu ras, dis tan ci as, ta ma -nhos re la ti vos, e o pro fes sor deve mul ti pli cal-as (Car va lho 1925: 55-56).

Ou tro ar te fa to que de ve ria ser uti li za do da sala de aula era a mesa, em subs ti tu i ção ao qua dro-ne gro. Del ga do de Car va lho sa li en ta que, para en ten der a pro por ção uti li za da nos ma pas, era ne ces sá rio que se apli cas se o exer cí cio de re -pro du ção de plan tas. Uti li zan do o pa pel qua dri cu la do sobre a mesa ao in vés do qua dro-ne gro, a cri an ça com pre en de ria com mu i to mais fa ci li da de. Em se gui da, ele su ge re que se faça a plan ta das car te i ras da sala de aula, da própria sala e, por fim, do prédio escolar.

O pá tio da escola tam bém foi con si de ra do um re cur so di dá ti co. Visto como um rico lu gar de apren di za gem, na fal ta de ou tros re cur sos, o pá tio se ria ca

(10)

paz de cri ar ima gens que pu des sem au xi li ar a cri an ça. Assim, ele apre sen ta como su ges tão de ati vi da de:

O pa teo da es co la, num dia de chu va, vale a pena ser ob -ser va do: re ú nem-se ahi, em mi ni a tu ra, to das as fe i ções ca rac te rís ti cas da cros ta ter res tre. O mes tre que cha me at ten ção das cre an ças em pri me i ro lo gar so bre a água que cor re, pro cu ran do sem pre os pon tos mais ba i xos; é lí qui da, isto é, não tem fór ma, pró pria, amol dase ao re ce pi en te oc ca si -o nal, quan d-o nã-o há p-on t-os mais ba i x-os, ella nã-o c-or re; fór ma p-o ças. Qu an do cor re é sem pre na mes ma di rec ção, evi tan do os obs tá cu los que es tão mais al tos. Assim se for mam os cór re gos, os ar ro i os, que se unem para for mar os rios, etc etc (Car va lho, 1925: 60-61).

Os ga bi ne tes de Ge o gra fia

Mu i tas ide i as di vul ga das por Del ga do de Car va lho es ta vam pre sen tes nos ob je ti vos es ta be le ci dos na re for ma do en si no se cun dá rio. Insti tu í da por Fran cis co Cam pos, em 1930, seu ob je ti vo era ade quar o en si no à fase de de sen vol vi men to men tal do alu no, tor nan doa prá ti ca atra vés da obri ga ção do pro -fes sor em dar exem plos bra si le i ros dos fe nô me nos es tu da dos e da pre sen ça dos vá ri os ra mos des sa ciên cia. Além da par te fí si ca e da no men cla tu ra já tra di ci o -na is, de ve ri am es tar dis tri bu í dos nos con te ú dos pre vis tos a ge o gra fia re gi o -nal e a ge o gra fia hu ma na, am pla men te di vul ga das por esse de fen sor de Vi dal de La Bla che.

Mu i tos de fen so res do mo vi men to da Esco la Nova ti nham gran de ad mi -ra ção pelo t-ra ba lho de Del ga do de Car va lho, sen do sua me to do lo gia ado ta da no Insti tu to de Edu ca ção, la bo ra tó rio de apli ca ção es co la no vis ta, di ri gi do por Lou -ren ço Fi lho. Uma das pers pec ti vas es co la no vis tas era a cons tru ção de es co las com es pa ços pro je ta dos para no vas prá ti cas pe da gó gi cas, com a in ten ção de mo -di fi car a cul tu ra es co lar exis ten te. Tan to no Co lé gio Pe dro II como no Insti tu to de Edu ca ção fo ram mon ta das sa las-am bi en te de Geografia.

Os ga bi ne tes de Ge o gra fia pla ne ja dos por Del ga do de Car va lho ti nham como ob je ti vo tor nar o en si no da dis ci pli na mais prá ti co, se guin do a ori en ta ção ofi ci al. Para ele, os alu nos não eram es ti mu la dos a ob ser var, ra ci o ci nar, jul gar, e se li mi ta vam a es tu dar para pas sar no exa me. Em ge ral, as au las se ba se a vam na pa la vra do mes tre, com ple men ta da pela le i tu ra do com pên dio. De fen dia, as sim, um cli ma que apro xi mas se o alu no do con te ú do dos li vros, tor nan -do-o mais real.

(11)

O ide al se ria que o alu no vi si tas se to das as re giões do país, a fim de que co nhe ces se suas re giões, seus re cur sos e suas ne ces si da des, pois só as sim com pre en de ria a ques tão naci o nal. Na im pos si bi li da de disso, a sala de aula de ve ria for -ne cer re cur sos di dá ti cos que per mi tis sem tal exer cí cio. Nesse as pec to, tal es pa ço de ve ria se di fe ren ci ar de qual quer ou tro da es co la, co me çan do pela pró pria de -no mi na ção: sala-am bi en te ou ga bi ne te de ge o gra fia. Em sua Intro du ção me to do ló -gi ca aos es tu dos so ci a is (1957), ain da ex põe uma ex pli ca ção para tal de no mi na ção, que fora apre sen ta da na dé ca da de 1930: a ex pres são “la bo ra tó rio de ciên ci as so ci a is”, cri a da nos Esta dos Uni dos, não era ade qua da, à me di da que as ciên ci as so ci a is não en vol vi am ex pe riên ci as ou ob ser va ções ci en tí fi cas. Já a ex pres são “am -bi en te” anun ci a va algo que, para ele, era fundamental à aprendizagem da Geografia: a decoração.

Dessa for ma, os ar te fa tos es co la res suge ri dos por Del ga do de Car va lho tam bém aju da vam na re a li za ção dos ob je ti vos do mé to do. Estes ob je ti vos, as sim como a ar qui te tu ra, fa zem par te da cul tu ra ma te ri al da es co la. Por meio da aná li -se des-ses ob je tos, é pos sí vel compre en der a di men são prá ti ca dessa me to do lo gia, uma vez que os “ob je tos da es co la não são ne u tros, são op ções. Os ele men tos vi sí -ve is ou au sen tes cons tro em re la ções en tre to dos os agen tes cri an do de ter mi na do cli ma, pro pício a de sen vol ver a me to do lo gia” (Diaz, 2002: 226).

Del ga do de Car valho su ge ria que de ve ri am ser se le ci o na dos para a salaam bi en te di cioná ri os, en ci clo pé di as, li vros de di ver sos au to res e com pên di -os naci o na is e es tran ge i r-os. Com esse ma te ri al, po de ri am ser se gui d-os -os pas s-os fun da men ta is para a ex po si ção da ma té ria: aná li se, dis cus são, com pa ra ção e clas -si fi ca ção. A con sul ta ape nas do com pên dio de ve ria ser su pe ra da. Des de cedo, o alu no de ve ria ser es ti mu la do a con sul tar di ver sas fon tes e se acos tu mar à di ver si da de das in for ma ções. Uma ati vi da de con si de ra da mu i to im por tan te a ser de sen vol vi da re gu lar men te se ria o pre pa ro de bi bli o gra fi as: apro ve i tan do as re co -men da ções de le i tu ra que os li vros con ti nham, os alunos or ga ni za ri am fi chas com tais in for ma ções, que ser vi ri am para con sul tas fu tu ras. Nesse as pec to, o mo bi liá rio deveria ser pla ne ja do para aten der às ne ces si da des de con sul ta. As es tan -tes de ve ri am ser ba i xas, de forma a facilitar o acesso aos livros.

O mapa era con si de ra do im por tan te re cur so para o en si no da Ge o gra fia. De ve ria, para isso, ser exa to, ex pres si vo (es tar de acor do com o que o pro fes sor de -se jas -se re pre -sen tar) e in te li gí vel, ofe re cen do uma vi são cla ra dos fa tos ge o grá fi cos. Sen do as sim, de ve ri am es tar es pa lha dos pela sala em mu ra is que pu des sem ser vi -su a li za dos por to dos. Na fal ta de es pa ço, se ri am guar da dos em lo cal que fa ci li tas se a con sul ta. Ain da ha via a su ges tão da ma po te ca, ar má rio re tan gu lar com vá ri as di vi sões, que, além de guar dar os ma pas, te ria um su por te para sua ex po si ção. O ga bi ne te de ve ria con tar, ao me nos, com os se guin tes ma pas do Bra sil: re giões na tu ra -is, fí si co, po lí ti co, eco nô mi co, his tó ri co e mudo, com li to ral bem de ta lha do.

(12)

A ma po te ca (Za rur, 1941:519).

O tra ba lho de car to gra fia era con si de ra do mu i to im por tan te por Del ga do de Car va lho, não como for ma de de co rar pon tos ge o grá fi cos, prá ti ca mu i to di -fun di da em seu tem po, mas como for ma de ana li sar geogra fi ca men te as re giões. Para tal ati vi da de, a sala de ve ria ter me sas am plas, para que o alu no dis pu ses se de régua graduada, lápis preto, lápis de cor, pois

[o] car to gra ma re pre sen ta es sen ci al men te um mapa ge o grá fi co es que má ti co, em que são re gis tra das umas tan tas par ti cu la ri da des, ge ral men te com pro va das por es ta tís ti cas. A es co lha dos si na is, cô -res ou tra ça dos con ven ci o na is é um pro ble ma de li ca do, do qual de pen de a cla re za, a exa ti dão e mes mo o atra ti vo do de se nho (Car va lho, 1957: 249).

(13)

Inspi ra da nos cam pos de avi a ção, como re la ta Za rur (1941), a dis po si ção das me sas em se mi cír cu los, como em um an fi te a tro, rom pia com as fi le i ras tra di -ci o na is. Isso per mi ti ria a ob ser vação de to dos os ma te ri a is, dis pos tos de qual quer lo cal da sala: ma pas, ma te ri al de as tro no mia, mos truá rio, es pé ci mes ge o grá fi cos e pla nis fé ri os em re le vo. Além dis so, a qual quer mo men to o pro fes sor po de ria uti li zar o qua dro-ne gro ou o pro je tor, sem mu dar a dis po si ção das car te i ras. Tal dis po si ção das car te i ras tam bém fa ci li ta ria a ob ser va ção do glo bo ter res tre, que de ve ria es tar sus pen so e ilu mi na do, mas ao al can ce dos alu nos. Sem pre que so li -ci ta do, o pro fes sor de ve ria co lo cá-lo ao con ta to das mãos dos es tu dan tes, pois “há no ado les cen te o pra zer sin gu lar de fa zer gi rar o glo bo ima gi nan do que tem nas mãos uma mi ni a tu ra do mun do...” (Zarur, 1941: 520).

A fo to gra fia era ou tro re cur so mu i to va lo ri za do por Del ga do de Car va lho. O pro fes sor de ve ria mon tar, com a co la bo ra ção dos alu nos, ál buns com fo to gra fi as ti ra das em ex cur sões. Za rur (1941) des ta ca que o Co lé gio Pe dro II pos su ía um ga bi ne te fo to grá fi co, que, além do ma te ri al de fo to gra fia, con ta va com uma sala des ti na da à re ve la ção. O uso des se ma te ri al ti nha uma ex pli ca ção psi co ló gi ca: “trans -mi te à men te im pres sões, as qua is, no caso de sim ples au di ção ou le i tu ra, tem que de pen der da ima gi na ção e da me mó ria do alu no” (1941: 522).

A sala de ve ria ain da dis por de ma te ri al de me te o ro lo gia, como ba rô me -tros, ter mô me -tros, plu viô me tros e ane mô me tro e de ex cur são como bús so las. Dessa ma ne i ra, po de ri am ser fe i tas ex pe riên ci as com o ob je ti vo de ex pli car fe nô -me nos ge o grá fi cos, como a for ma ção do do bra -men to do re le vo e o acha ta -men to dos polos.

Os mu ra is de ve ri am ser am plos e con ter não só ma pas, mas tam bém fo -tos, ilus tra ções, re cor tes de jor nal, en fim, tudo que atri bu ís se “im pres são de vida, de tra ba lho em cur so e de ati vi da des vá ri as” (Car va lho, 1957: 244). A pre o -cu pa ção de Del ga do de Car va lho era de que esse di na mis mo se tor nas se real.

Os ga bi ne tes de His tó ria e Geo gra fia de ve ri am ser in te gra dos, pois para Del ga do de Car va lho, uma ciên cia não exis ti ria sem a ou tra, o geó gra fo e o his to -ri a dor se con fun di am na mes ma pes soa. A re la ção en tre os fa tos his tó -ri cos e os da dos ge o grá fi cos de ve ria ser es ta be le ci da. Para tal, de ve ri am ser con sul ta dos ma pas, di ci o ná ri os e com pên di os das duas dis ci pli nas. Ao tra tar das lín guas, por exemplo, o pro fes sor de ve ria fa zer essa integração:

De ve rá ge o grap hi camente mos trar so bre o map pa o ro te i ro se gui do pe las pri ni ci pa es lín guas, as épo cas e di rec tri zes de sua ex -pan são pe los con ti nen tes. De ve rá tam bém mos trar, por exem plos bem es co lhi dos, as in flu en ci as mo di fi ca do ras que, no de cor rer dos tem pos, se exer cem so bre uma lín gua; in di car a in flu en cia do mar, do iso la men to, do meio, das ilhas, dos pon tos de pas sa gem (Car va lho, 1925: 31).

(14)

Ga bi ne tes de Ge o gra fia e His tó ria (Zarur, 1941: 524)

Ge o gra fia e na ci o na lis mo

Ao fi nal da dé ca da de 1950, ao ela bo rar sua Intro du ção me to do ló gi ca aos

Estu dos So ci a is (1957), Del ga do de Car va lho faz um ba lan ço dos em pe ci lhos mais

en con tra dos à re a li za ção de sua pro pos ta de sala am bi en te, apre sen ta da por ele pela pri me i ra vez ain da na dé ca da de 1920: os ho rá ri os, o ta ma nho das tur mas, os ex ten sos pro gra mas. E aler ta para uma prá ti ca de cer tos co lé gi os: “acu mu lam gran de ri que za de ma te ri al que só se acha aí ‘pa ra in glês ver’, pois é jul ga do im -pru den te o pro fes sor que dele se quer uti li zar em aula. Abun dân cia de ma te ri al não é sinô ni mo de en si no efi ci en te” (Car va lho, 1957: 245). Com tantos anos de luta, não se sente desmotivado:

Mais uma vez, ve nho ten tar a apre sen ta ção de no vos mé to dos di dá ti cos para os Estu dos So ci a is. So li ci to no va men te a aten

(15)

ção dos meus co le gas que ain da não de sa ni mei em con ven cer. Re co nhe -ço que mu i tas das mi nhas ide i as são ti das como ir re a li zá ve is, ou pelo me nos, pre ma tu ras em nos so meio. Não de sis to, en tre tan to, pois al gu -mas são apro va das por au to ri da des pe da gó gi cas de pri me i ra grandeza (Car va lho, 1957: s/p).

Du ran te mu i to tem po, acre di tou-se que as dis ci pli nas es co la res eram uma sim pli fi ca ção de um sa ber de sen vol vi do nas uni ver sida des. Os es tu dos de His tó ria da Edu ca ção apon tam para o con trá rio, pois os vá ri os fa to res que en vol -vem a cul tu ra da es co la deter mi na ram a es pe ci fi ci da de desse tipo de trans mis são de co nhe ci men tos. Para com pre en der mos tal pro ces so, é pre ci so que nos apro xi me mos da cul tu ra es co lar de um tem po que não vi ve mos. Nesse sen ti do, a ar qui te tu ra es co lar é uma im por tan te fon te, pois tan to a par tir da aná li se dos ele men -tos que a com põem, como pela es co lha de de ter mi na dos ob je -tos é pos sí vel cri ar a apro xi ma ção neces sá ria para a compreensão da Geografia escolar.

Ao ide a li zar uma sala-am bi en te de Ge o gra fia, Del ga do de Car va lho nos dá pis tas não só do mé to do por ele de sen vol vi do, mas de ou tras prá ti cas pe da gó gi cas re a li za das em seu tem po, com as qua is de se ja va rom per por con si de rar ul tra -pas sa das e fru to do di le tan tis mo de seus pa res. Assim, os ele men tos su ge ri dos para com por esse es pa ço – como di ci o ná ri os, li vros, ma te ri al para re a li za ção de ex pe riên ci as, ma pas e mu ra is – têm a in ten ção de su pe rar o en si no ba se a do na me mo ri -za ção e no ver ba lis mo. Ve lhos co nhe ci dos dos pro fes so res, es ses ma te ri a is so frem uma apro pri a ção di fe ren te no mé to do de Del ga do de Car va lho, que re pre sen ta a ino va ção.

O pro ces so de cons tru ção da na ci o na li da de era uma pre o cu pa ção dos in te lec tu a is bra si le i ros no iní cio do sé cu lo XX. Nos am plos de ba tes so bre o as sun to, Del ga do de Car va lho de fen dia que o en si no da Ge o gra fia de ve ria ser re -for mu la do, pois, as sim, se cons ti tu i ria em uma arma ain da mais po de ro sa no de sen vol vi men to do sen ti men to de na ção. Nes te sen ti do, o am bi en te ide a li za -do para Ge o gra fia na es co la, que adap ta va a ar qui te tu ra das an ti gas sa las de aula, re pre sen ta mais uma con tri bu i ção des te mes tre para a ins ti tu ci o na li za ção da Ge o gra fia como dis ci pli na au tô no ma, à me di da que de sen vol ve prá ti cas es -pe cí fi cas. Tal ta re fa foi por ele en ca ra da como uma mis são cí vi ca, uma vez que era pre ci so apro xi mar os bra si le i ros de sua pá tria, ain da des co nhe ci da pela maioria.

(16)

Notas

1. Ao lon go do tex to foi res pe i ta da a gra fia

ori gi nal em to das as ci ta ções do au tor que obe de ce a re gras or to grá fi cas di fe ren tes das que são hoje vigentes.

2. Car los Del ga do de Car va lho era bra si

le i ro nas ci do na Fran ça onde seu pai, di plo ma ta do Impé rio, ser via à na ção. Só co -nhe ceu o Bra sil aos 23 anos, quan do veio es tu dar o país, tema de sua tese de dou to -ra men to. Ao che gar, se quer sa bia fa lar nos - sa lín gua, pois seu pai, com o ad ven to do re gi me re pu bli ca no, pas sou a odi ar o Bra -sil e de se ja va romper todas as ligações com a pátria.

3. Ao lon go da pes qui sa para mi nha dis ser

-ta ção de mes tra do, in ti tu la da A voz do mes tre: a tra je tó ria in te lec tu al de Del ga do de Car va lho, ca ta lo guei 49 obras: Le Bre sil Me -ri di o nal: sur les étas du sud São Pa u lo, Pa ra ná et Rio Gran de do Sul (1910), Ge o grap hia do

Bra sil (1913), Mé te ro lo gie du Bré sil (1916),

Esbo ço his tó ri co da ori gem e for ma ção da lín gua in gle za (1920), Ge o grap hia eco nô mi ca da Amé ri ca do Sul (1921), Fi si o gra fia do Bra - sil (1922), Met ho do lo gia do Ensi no Ge o

gra-p hi co (1925), Cho ro grap hia do Dis tric to Fe

-de ral (1926), His tó ria da ci da -de do Rio -de Ja ne i ro de acor do com os pro gra mas das es

-colas pú bli cas mu ni ci pa is (1926), Atlas his tó

-ri co com Ma no el Ma u rí cio de Albu quer que (1927), Intro du ção a Ge o grap hia po lí ti ca (1929), Ge o grap hia re gi o nal do Bra sil para quar ta sé rie (1930), So ci o lo gia (1930), So ci o lo gia edu ca ci o nal (1933), So ci o lo gia e edu

-cação (1934), So ci o lo gia apli ca da (1934), So -

ci o lo gia ex pe ri men tal (1934), Ge o grap hia hu

-ma na e po lí ti ca e eco nô mi ca (1934), Os con ti

-nen tes e as prin ci pa es po ten ci as. Exer cí ci os prá ti cos de car to grap hia es que má ti ca (1934), Ge o grap hia hu ma na e po lí ti ca (1935), His

-tó ria Ge ral (1935), Prá ti cas de So ci o lo gia

(1938), Ge o gra fia ele men tar (1940), O can to das se re i as (1940), No ções de eco no mia e es ta

-tís ti ca (1941), Ge o gra fia Ge ral e do Bra sil (4 sé ri es) (1943), Ge o gra fia fí si ca e hu ma na para a la ser (1943), Ge o gra fia re gi o nal do Bra sil (1943), Ge o gra fia fí si ca e hu ma na do Bra sil (1943), Ge o gra fia dos con ti nen tes (1944), Sú

-mu las de His tó ria co le gi al (1947), Di dá ti ca

das Ciên ci as So ci a is (1949), Ge o gra fia fí si ca e hu ma na do Bra sil (1949), His tó ria ge ral e do Bra sil (4 sé ri es) (1949), Tex tos de So ci o lo gia edu ca ci o nal (1951), Aspec tos ge o grá fi cos da

ter ra ban de i ran te (1954), His tó ria ge ral: com

-pên dio de in for ma ção para uso de do cen tes (1956), Intro du ção me to do ló gi ca aos Estu dos

So ci a is (1957), His tó ria di plo má ti ca do

Bra sil (1958), His tó ria Ge ral-Ida de Mé dia (1959), His tó ria ge ral con tem po râ nea (1960), Áfri ca – ge o gra fia po lí ti ca (1960), Atlas das Re la ções Inter na ci o na is (1960), Ge o gra fia

Hu ma na (1963), OSPB (1967), Re la ções

in ter na ci o na is (1971), His tó ria das Amé ri cas (1975) His tó ria do cu men tal (Mo der na e Con

-tem po râ nea) (1976). Com ob je ti vo de tra çar

a trajetória intelectual do autor, considerei o caráter inovador dessas obras para o uni-verso intelectual brasileiro do início do século XX. Partindo da perspectiva de Bourdieu, classifiquei sua produção até a década de 1930 como estratégia de sub-versão, uma vez que o intelectual rompe com as regras reconhecidas como legí-timas pelo campo, buscando seu reco-nhecimento como autoridade científica.

4. Vlach (1989) des ta ca a im por tân cia dada

por Del ga do de Car va lho às dis ci pli nas de His tó ria e Ge o gra fia, por ele con si de ra das as dis ci pli nas de na ci o na li za ção por ex ce -lên cia. Tal cons ciên cia é, para a au to ra, uma de mons tra ção do quan to este in te -lec tu al acre di ta va no po ten ci al po lí ti co des sas dis ci pli nas e o quan to me re ci am aten ção em nos sas es co las. Afi nal, na dé -ca da de 1920 a construção do Estado nacio- nal ainda era uma preocupação.

(17)

5. No caso de Del ga do de Car va lho, es sas

vi a gens fo ram de gran de im por tân cia para a ela bo ra ção da Ge o grap hia do Bra sil (1913).

6. Ma cha do (2000) des ta ca, em seus es tu

-dos, que na pri me i ra dé ca da do sé cu lo XX tais te o ri as cir cu la vam em mão úni ca, pois exis ti am ape nas es co las de me di ci na, di-reito e engenharia.

7. A pri me i ra edi ção des sa obra pos sui 250

pá gi nas e apre sen ta as prin ci pa is ca rac te rís ti cas da hi dro gra fia, do re le vo e da cli -mato lo gia das re giões. Não hou ve nes sa edi ção um ca pí tu lo de di ca do a cada uma de las. Ain da que tal tra ba lho, de no mi na do de “Synthe se ge o grap hi ca”, fos se anun -ci a do na in tro du ção para bre ve, isso só ocorreria na terceira edição, publicada em 1927.

Refe rências bibl iográficas

ANDERSON, Be ne dict. Co mu ni da des ima -gi na das. Re fle xões so bre a ori gem e a di fu são do na ci o na lis mo. São Pa u lo: Com pa nhia das Letras, 2008.

BONATO, Na il da da Cos ta. Os ar qui vos es co la res como fon te para a his tó ria da edu ca ção. Re vis ta Bra si le i ra de His tó ria da Edu ca ção, nº 10, jul/dez 2005, p.193-220. COELHO, Pa trí cia. A voz do mes tre: a tra je tó ria in te lec tu al de Car los Del ga do de Car va -lho. Dis ser ta ção (Mes tra do em Edu ca ção. Uni ver si da de do Esta do do Rio de Ja ne i ro, Rio de Janeiro, 2007.

———. Vi a jan do pelo mun do atra vés do ca der no de car to gra fia: uma pro pos ta pe -da gó gi ca de Car los Del ga do de Car va lho.

In: Vo zes da edu ca ção: me mó ri as e his tó ria das

es co las de São Gon ça lo. São Gonçalo, 2007. CARVALHO, Car los Del ga do de. Me-t ho do lo gia do en si no ge o grap hi co (in Me-tro duc ção

aoses tu dos de Ge o grap hia Mo der na). Rio de

Ja ne i ro: Francisco Alves, 1925.

———. Intro du ção à ge o grap hia po lí ti ca. Rio de Ja ne i ro: Fran cis co Alves, 1929. ———. Intro du ção me to do ló gi ca aos es tu dos so ci a is. São Pa u lo: Agir, 1957.

ESCOLANO, Au gus tin. Arqui te tu ra como pro gres so. Espa ço-es co la e cur rí cu lo. In: FRAGO, Anto nio Vi nao & ESCOLANO, Au gus tin (orgs.).Cur rí cu lo, es pa ço e sub je ti

-vi da de – a ar qui te tu ra como pro gra ma. Rio de

Janeiro: DP&A, 1998, p. 9-57.

DIAZ, Jose Ma ria Her nan dez. Etno gra fía y his to ria ma te ri al de la es cu e la. In: ESCO-LANO, Au gus tin & DIAZ, Jose Ma ria Her nan dez. La me mó ria y el de seo cul tu ra de la es cu e la y edu ca ci on de se a da (co ords.) 1ª ed. Va len cia, Ti rant la blanch, 2002, p. 225-246.

HOBSBAWM, Eric. Na ções e na ci o na lis mo des de 1780: pro gra ma, mito e re a li da de. Rio de Ja ne i ro: Paz e Terra, 1990.

JULIA, Do mi ni que. Dis ci pli nas es co la res, ob je ti vos e apro pri a ção. In: LOPES, Ali ce Ca se mi ro & MACEDO, Eli za beth (orgs.). Dis ci pli nas e in te gra ção cur ri cu lar his tó ria e po lí ti ca. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 37-71.

LIMA, Ní sia Trin da de & SÁ, Do mi nich Mi ran da. Ro quet te-Pin to e sua ge ra ção na re pú bli ca das le tras e da ciên cia. In: LIMA, Ní sia Trin da de & SÁ Do mi nich Mi ran da (orgs.). Antro po lo gia Bra si li a na: ciên cia e edu ca ção na obra de Ro quet tePin to. Belo Ho

(18)

ri zon te: Edi to ra UFMG; Rio de Ja ne i ro: Editora Fiocruz, 2008, p. 57-85.

MACHADO, Lia Osó rio. As ide i as no lu gar: o de sen vol vi men to do pen sa men to ge o grá fi co no Bra sil do iní cio do sé cu lo

XX. Ter ra Bra si lis, n. 2, jan/jun 2000, p.

11-31.

MORAES, Anto nio Car los Ro bert. Ter ri tó rio e his tó ria no Bra sil. São Pa u lo: Anna -blu me, 2005.

OLIVEIRA, Lu cia Lip pi. Qu es tão na -ci onal na Pri me i ra Re pú bli ca. In: CARVA-LHO, He le na & COSTA,Wil ma Pe res da (orgs.). A dé ca da de 1920 e as ori gens do Bra sil mo der no. São Pa u lo: Edi to ra da UNESP, 1997, p. 185-194.

ROCHA, Ge níl ton O. R. A tra je tó ria da dis -ci pli na ge o gra fia no cur rí cu lo es co lar bra si le i ro (1838-1942). Dis ser ta ção (Mes tra do em Edu ca ção), São Pa u lo, Pon ti fí cia Uni ver -si da de Católica de São Paulo, 1996.

VIDAL, Di a na. Arqui vos es co la res: de -sa fi os à prá ti ca e à pes qui -sa em his tó ria da edu ca ção. Re vis ta Bra si le i ra de His tó ria da Edu ca ção nº 10, jul/dez 2005, p. 71-74.

VLACH, Vâ nia Ru bia Fa ri as. Car los Mi -guel Del ga do de Car va lho e a ori en ta ção mo der na em ge o gra fia. In: VESENTINI, José Wil li an (org.). Ge o gra fia e en si no: Tex tos crí ti cos. Cam pi nas: Papirus, 1989, p. 149-160.

ZARUR, Jor ge. A ge o gra fia no en si no se cun dá rio. In: O IBGE e a Edu ca ção – 1ª. Con fe rên cia Na ci o nal de Edu ca ção. Rio de Ja ne i ro: Ser vi ço Gráfico do IBGE, 1941.

ZUSMAN, Per la Brí gi da & PEREIRA, Sér gio Nu nes. Entre a ciên cia e a po lí ti ca: um olhar so bre a ge o gra fia de Del ga do de Car va lho. Ter ra Bra si lis, n. 2, jan/jun 2000, p. 51-78.

Re su mo

Este tex to ana li sa o uso do es pa ço e de ob je tos es co la res no en si no da Ge o gra fia a par tir da pers pec ti va de Car los Del ga do de Car va lho. Para esse mes tre, de for ma ção fran ce sa, adep to das te o ri as de Rat zel, apre sen tar o Bra sil atra vés des sa dis ci pli na era uma mis são cí vi ca. Para tal, ide a li zou ga bi ne tes nos qua is re cur sos ci en tí fi cos fo ram uti li za dos para rom per com os mé to dos de en si no de seu tem po, que se ba se a vam no ver ba lis mo. O es tu do des sa ar qui te tu ra e de seus ob je tos, a par tir de uma pers pec ti va etnográfica, revela características da cultura material escolar da década de 1930.

Pa la vras-cha ve: Ge o gra fia; es pa ço; ob je tos es co la res; et no gra fia; cul tu ra ma te ri al escolar.

Abstract

This ar ti cle exa mi nes the use of spa ce and scho ol ob jects for the te a ching of Ge o graphy, ba sed on Car los Del ga do de Car va lho’s pers pec ti ve. Accor ding to this lec tu rer, who had a French aca de mic back ground and fol lo wed the

(19)

the o ri es de ve lo ped by Rat zel, it was a ci vic mis si on to pre sent Bra zil through Ge o graphy. With this pur po se in mind, he pro jec ted cham bers whe re

sci en ti fic re sour ces were used to pro mo te a rup tu re with te a ching met hods adop ted by his con tem po ra ri es, which were groun ded on ver ba lism. The study of this ar chi tec tu re and its ob jects, when car ri ed out from an eth no grap hic pers pec ti ve, dis clo ses characteristics of the material culture adopted by schools in the 1930’s.

Key words: Ge o graphy; spa ce; scho ol ob jects; Ethno graphy; ma te ri al cul tu re at school.

Ré su mé

Ce tex te exa mi ne l’u sa ge de l’es pa ce et d’ob jets sco la i res dans l’ap pren tris sa ge de la Géo grap hie à par tir de la pers pec ti ve de Car los Del ga do de Car va lho. D’après ce pro fes se ur, de for ma ti on fran ça i se et adep te des théo ri es

de Rat zel, la pré sen ta ti on du Bré sil à tra vers cet te dis ci pli ne éta it une mis si on ci vi que. Pour cela, il a idéa li sé des ga bi nets où des res sour ces sci en ti fi ques éta i ent uti li sées pour rom pre avec les mét ho des d’ap pren tis sa ge de son épo que, qui éta i ent fon dées sur le ver ba lis me. L’ é tu de de cet te ar chi tec tu re et de ses ob jets, dé ve lop pée à par tir d’u ne pers pec ti ve eth no grap hi que, révèle des caractéristiques de la culture matérielle de l’école lors des années 1930.

Mots-clés: Géo grap hie; es pa ce; ob jets sco la i res; eth no grap hie; cul tu re ma té ri el le de l’école.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais