• Nenhum resultado encontrado

Um estudo da aplicação do conceito de risco na conscientização e conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre riscos de segurança e saúde ocupacional em laboratório de soldagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Um estudo da aplicação do conceito de risco na conscientização e conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre riscos de segurança e saúde ocupacional em laboratório de soldagem"

Copied!
105
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE TECNOLOGIA

PROGRAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE RISCO NA

CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENSINO TÉCNICO SOBRE RISCOS DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL EM

LABORATÓRIO DE SOLDAGEM

por

JOÃO GALDINO DE LUCENA NETO

ENGENHEIRO MECÂNICO, UFPB, 1995.

DIEERTAÇÃO SUBMETIDA AO PROGRAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMO PARTE DOS

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE

MESTRE EM CIÊNCIAS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MARÇO, 2007 © 2007 GALDINO

TODOS DIREITOS RESERVADOS.

O autor aqui designado concede ao Programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte permissão para reproduzir, distribuir, comunicar ao público, em papel ou meio eletrônico, esta obra, no todo ou em parte, nos termos da Lei.

Assinatura do Autor: ___________________________________________ APROVADO POR:

____________________________________________________________ Prof. Rubens Eugênio Barreto Ramos, D.Sc. – Orientador, Presidente ____________________________________________________________ Prof. Sérgio Marques Júnior, Dr. – Co-orientador

(2)

Divisão de Serviços Técnicos

Catalogação da Publicação na Fonte. UFRN / Biblioteca Central Zila Mamede. Divisão de Serviços Técnicos

Lucena Neto, João Galdino

um estudo da aplicação do conceito de risco na conscientização e conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre riscos de segurança e saúde ocupacional em laboratório de soldagem / João Galdino de Lucena Neto – Natal (RN), 2007. x, 92 p.

Orientador: Rubens Eugênio Barretos Ramos

Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

1. Risco 2. Segurança e Saúde Ocupacional 3. Conscientização 4. Ensino técnico – Tese I. Ramos, Rubens Eugênio Barreto. Título II

(3)

CURRICULUM VITAE RESUMIDO

João Galdino de Lucena Neto, professor do curso tecnico em Eletromecanica do CEFET/PI-UNED Floriano. Graduado em Engenharia Mecanica pela Universaidade Federal da Paraiba (UFPB-1975) e é também pós-graduado em Especialização em Educação pela Universidade Federal do Piaui em janeiro de 1998.

(4)

DEDICATORIA

Aos meus pais (In Memoriam) pela dedicação e incentivos dados aos filhos da importância da educação como profunda transformadora da vida.

Á minha maravilhosa esposa Maria Jussara de Lima Lucena pela compreensão nos momentos de ausência e renuncia, á meus filho Willy Galdino de Lima e a minha filha Yale Galdino de Lima, pela força da presença de Jesus Cristo que me deu muitas força para vencer este obstáculo.

A meus irmão Luiz Gonzaga, Elias, Aparecida, Edison, Maria José, Raquel e Isaias e todos os meus sobrinho, que sempre acreditaram no alcance do meu objetivos.

Enfim, a todos meus familiares que sempre esteve presente nos momentos de alegria e tristeza.

(5)

AGRADECIMENTOS

À Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí, por terem me proporcionado os meios de aquisição dos conhecimentos por mim almejados.

Ao Programa de Engenharia de Produção (PEP), pela oportunidade de desenvolver este trabalho.

Aos Profs. Francisco da chagas Santana e Darley Santiago de Aruda, diretores do CEFET/PI por terem possibilitado a continuidade da qualificação dos docentes da sua equipe de trabalho.

Ao orientador Prof. Dr. Rubens Eugênio Barreto Ramos, pela competência e paciência externada quando da orientação deste trabalho.

Aos demais professores do Programa de Engenharia de Produção, pelos importantes ensinamentos e sugestões passadas durante o curso.

Ao professor Dr. Sergio Marques Junior, pela colaboração e apoio neste trabalho. Aos colegas, pelo companheirismo e solidariedade durante a realização do Mestrado. Aos amigos de estudos pelos preciosos momentos de conversa e troca de informações sobre nossas pesquisas.

Aos alunos entrevistados do CEFET/PI, curso de Tecnologia Mecânica, que participaram dessa pesquisa.

À Cleide e funcionários do PEP, pela atenção e simpatia na prestação dos serviços.

À minha esposa Jussara, pelo carinho, compreensão e amor durante os momentos de dedicação na elaboração deste trabalho.

A Deus, que sempre me orientou em todas as decisões da vida, me capacitando para compreender que tudo provem dele, pois somos apenas instrumentos para sua obra.

(6)

Resumo da Tese apresentada a UFRN/PEP como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências de Engenharia de Produção.

UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE RISCO NA CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENSINO TÉCNICO SOBRE RISCOS DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL EM LABORATÓRIO DE SOLDAGEM

JOÃO GALDINO DE LUCENA NETO Dezembro, 2006

Orientador: Prof. Dr. Sc. Rubens Eugênio Barreto Ramos. Curso: Mestrado em Ciências de Engenharia de Produção

Este trabalho apresenta uma discussão sobre a conscientização dos alunos que exercitam tarefas pratica de soldagem no laboratório da Instituição de Ensino CEFET-Pi em Teresina e Floriano e tem como objetivo principal investigar os fatores de riscos aos alunos, professores e funcionários que trabalham no laboratório.

Trata-se de uma pesquisa empírica do tipo “survey” com uma amostra de n alunos do curso técnico profissionalizante de Tecnologia Mecânica do Centro Federal de

(7)

Abstract of Master Thesis presented to UFRN/PEP as fulfillment of requirements to the degree of Master of Science in Production Engineering

TO DO

JOÃO GALDINO DE LUCENA NETO

Thesis Supervisor: Rubens Eugênio Barreto Ramos Program: Master of Science in Production Engineering

A study of the awareness and knovledge of students of technic education on security risks and it greets occupational in laboratory of welding.

This dissertation presents a discussion on the level of risk awareness of students who have welding practice in the laboratories at CEFET/PI, both in Teresina and Floriano. Its main goal is to investigate risk factors involving students, teachers and employees that work in these laboratories.

It’s an empirical survey, held among a certain amount of students from the course in Mechanic Technology.

(8)

SUMÁRIO

Capítulo 1 Introdução ...1

1.1 Contextualização...1

1.2 Objetivo ...2

1.3 Relevância...2

1.4 Organização da Tese ...3

Capítulo 2 Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratório de Soldagem ...5

2.1 Riscos ocupacionais e suas conseqüências ...5

2.2 Os riscos da soldagem por oxiacetileno...6

2.3 A questão da Conscientização nos modelos de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho ...20

2.4 Síntese para a Pesquisa ...29

Capítulo 3 Metodologia da Pesquisa de Campo ...31

3.1 Tipologia da pesquisa. ...31

3.2 População e Amostra ...32

3.3 Instrumento de coleta de dados...32

3.4 Métodos de Análise ...35

Capítulo 4 Resultados e Discussão ...37

4.1 Validação da Pesquisa ...37

4.2 Análise baseada na Teoria da Expectativa de Vroom...40

(9)

5.2 Análise Crítica do Trabalho quanto aos resultados encontrados e ao objetivo. 60 5.3 Implicações ... Erro! Indicador não definido.

5.4 Limitações do Trabalho e condições de validade de seus resultados ...61

5.5 Direções da Pesquisa ... Erro! Indicador não definido. 5.6 Recomendações decorrentes dos resultados constatados...61

5.7 Conclusão... Erro! Indicador não definido. Referências...63

Anexo 1. Questionário ...65

Anexo 2. Análise de Confiabilidade ...67

(10)

LISTA DE TABELAS

Tabela 2.1 Principais riscos e suas conseqüências ... 6

Tabela 2.2 Gases nocivos a saúde do homem na soldagem... 8

Tabela 2.3 Taxa de Geração de fumos (TGF) na soldagem com Eletrodos Revestidos... 10

Tabela 2.4 Efeitos fisiológicos do choque elétrico ... 14

Tabela 2.5 Lentes de proteção para operadores de soldagem e corte ... 16

Tabela 2.6 Lente de proteção para operadores de soldagem e corte... 17

Tabela 2.7 Nível e período Exposição ao Ruído ... 19

Tabela 3.1 Total de alunos matriculados na disciplina de soldagem... 32

Tabela 4.1 Matriculados, Pesquisados e Teste  de qualidade da amostra em termos de sede ... 37

Tabela 4.2 Matriculados, Pesquisados e Teste  de qualidade da amostra em termos de turno ... 38

Tabela 4.3 Matriculados, Pesquisados e Teste  de qualidade da amostra em termos de gênero... 38

Tabela 4.4 Análise de confiabilidade – Alfa de Cronbach ... 39

Tabela 4.5 Estimativa de Probabilidade e Conseqüência de Acidentes ... 55 Tabela 4.6 Ensino Médio e Profissionalizante – Âncora... Erro! Indicador não definido. Tabela 4.7 Âncora para Matemática – Ensino Médio, por ano.Erro! Indicador não

definido.

Tabela 4.8 Âncora para Português – Ensino Médio, por ano.Erro! Indicador não definido.

(11)

LISTA DE FIGURAS

Figura 3.1 Exemplo de questão sobre percepção do risco, escala de 0 a 10 ancorada ... 32 Figura 3.2 Exemplo de questão com estimativa de probabilidade ... 33 Figura 3.3 Exemplo de questão de avaliação de impacto do risco ... 33 Figura 4.1 Percepção da importancia da condutada do aluno... Figura 4.2 Percepção da importancia de procedimentos Obrigatórios... Figura 4.3 Estimativa de probabilidade de Acidente com choque eletrico... Figura 4.4 Estimativa de probabilidade de Acidente com Exposição de Raios UV eIV... Figura 4.5 Estimativa de Consequencia de Acidente: choque Eletrico... Figura 4.6 Estimativa de Consequencia de Acidente: Exposição dos Olhos a Raios UV eIV Figura 4.7 Avaliação do Potencial de Danos de Agente de Risco:Agentes de Risco Fisico. Figura 4.8 Avaliação do Impacto à Saude pela Exposição Prolongada: fumos da Solda Figura 4.9 Auto-Avaliação de Competência: Avaliar riscos das Tarefas no laboratório Figura 4.10 Avaliação da Necessidade de Treinamento em SSO para Alunos

Figura 4.11 Avaliação do interesse dos Alunos em Treinamento de SSO

Figura4.12 Avaliação do Grau de conscientização dos Professores em seguir Procedimentos de SSO

Figura 4.13 Avaliação do Grau de conscientização dos Alunos em seguir Procedimentos de SSO

(12)

LISTA DE ABREVIATURAS, NOMES E SIGLAS

CEFET- CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

UNED – UNIDADE DESCENTRALIZADA DE ENSINO

OHSAS- OCCUPATIONAL SAGETY AND HEALTH AND HEALTH/

INTERNATIONAL SAFETY

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

NR’S – NORMA REGULAMENTADORAS

OIT - ORGAMIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

MDL – MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO

MIG – SOLDAGEM COM GAS INERTE ( METAL INERT GÁS )

MAG – SOLDAGEM COM GÁS ATIVO ( METAL ACTIVE GÁS)

TGF – TAXA DE GERAÇÃO DOS FUMOS

SST – SEGURANA E SAUDE DO TRABALHO

ISO – INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION

ILO – INTERNATIONAL LABOR OFFICE

SS0 – SEGURANÇA E SAUDE OCUPACIONAL

LER- LESSÃO POR ESFORÇO REPETITIVO

(13)

Capítulo 1

Introdução

Em face dos problemas de segurança que ocorrem nos laboratórios de soldagem, e conseqüentes riscos e agentes de riscos que podem causar grandes prejuízos aos usuários (professores, alunos, funcionários e outros) dessa área, este trabalho tenta contribuir com um estudo de prevenção e conscientização desses riscos.

Este capitulo apresenta uma contextualização sobre o tema da pesquisa, contendo relevância e a metodologia adotada no trabalho. Finalmente apresenta-se a organização do trabalho e o desenvolvimento dos capítulos

.

1.1 Contextualização

Segundo Goldman (2002), doença profissional ou do trabalho é adquirida no exercício do trabalho a serviço da empresa. A atividade do soldador pode causar fadiga, surdez profissional, estresse pelo calor, problemas de postura, oftalmia pôr ultravioleta e intoxicação pôr agentes químicos. Riscos adicionais aparecem do processo. O arco de soldagem emite altos níveis de infra vermelho visível e radiação UV, calor também pode ser considerado um risco adicional. Partículas no ar também são um problema potencial, pois podem afetar a integridade respiratória do soldador.

(14)

Segundo a norma brasileira de cadastro de acidente (NB18 ), o acidente do trabalho é caracterizado como uma ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão (ABNT, 1975).

Segundo Goldman (1977), Algumas bibliografias dividem os riscos em ambiente ou local. Pode-se observar que também existem os riscos de operação, manuseio, transportes, movimentação. No local encontram-se os riscos de armazenagem. Os riscos estão associados ao conjunto do ambiente ou local de trabalho, nas instalações elétrica, caldeiras, fornos, maquinas e equipamentos, ferramentas, combustíveis , explosivos e outros.

Este trabalho tem como objetivo contribuir com o sistema de segurança e saúde ocupacional no laboratório de soldagem da instituição educacional (CEFET’S); porém tendo como referencia a especificação OHSAS 18001 e Diretrizes da OIT. O intuito maior deste estudo é mostrar a comunidade dos CEFET’S os perigos e riscos que poderão ser cometidos no setor do laboratório de soldagem. No entanto a pesquisa mostra a problemática dos atos inseguros, implementando um estudo da prevenção a todos que trabalham e estudam no setor acima citado.

1.2 Objetivo

Este trabalho objetiva investigar os riscos e perigos para os usuários (professor, alunos, funcionários e outros), de soldagem no laboratório, da instituição educacional (CEFET’S), ao se referenciar á especificação OHSAS 18001 ( Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional ). Além do mais, para este estudo será observado o comportamento profissional e a sua eficiência na produção, sem que aconteçam quaisquer perigo e risco, ao prevenindo insegurança os que labutam com este tipo de trabalho trazendo segurança aos mesmos.

1.3 Relevância

(15)

Internacional do Trabalho ( OIT ) que possui como seu instrumento, e visa a conscientização dos usuários de laboratório de soldagem na execução de uma boa performance quanto ao manuseio de ferramenta de trabalho.

Segundo Almeida ( 2002 ), a OHSAS 18001 define existir uma política de segurança e Saúde no trabalho, autorizada pela alta administração da organização, que estabeleça claramente os objetivos globais de segurança e saúde e o compromisso para melhorar o desempenho da SSO e que deve ser apropriada a natureza e escala dos riscos de SSO da organização e que a responsabilidade final pela SSO é da alta administração.

De acordo com Almeida ( 2002 ), segundo os objetivos das diretrizes ( ILO, 2001), estas devem contribuir para a proteção dos trabalhadores quanto aos perigos aos quais se expõem durante as suas atividades laborais, visando eliminar os efeitos negativos à sua saúde, sejam: ferimentos, doenças, incidentes e mortes como conseqüência do trabalho.

Assim, almeja-se contribuir com uma melhor segurança apropriando os conhecimentos que visam uma redução de acidentes, ao evitar erros que aconteça por negligencia daqueles que exercem a profissão de soldagem em qualquer estabelecimento de trabalho.

Por fim, a instituição educacional CEFET, que são escola que possui como finalidade formar profissional sem traumas ou seqüelas e que visa um futuro melhor para seus estudantes, que deverão ser cidadão saudáveis na sociedade brasileira.

1.4 Organização da Tese

Além desta Introdução, esta Tese está organizada em outros quatro capítulos.

O capítulo dois mostra a questão da gestão da segurança e saúde ocupacional do trabalho, ao dar ênfase ao modelo internacional 0HSAS 18001 e a OIT, analisando as normas acima citadas e os trabalhos da gestão de segurança e saúde ocupacional que forem conseguidos.

O capitulo três apresenta os procedimentos da metodologia da pesquisa de campo com aplicação de um questionário a ser aplicado, baseado na especificação OHSAS 18001 e a Diretrizes da OIT definindo critérios da amostra e métodos de analise.

(16)

mesmo possui como perfil a segurança, que será elaborada dentro de uma ótica fundamentada no trabalho em soldagem do laboratório da instituição educacional (CEFET ).

O capitulo citado implementa a especificação OHSAS 18001, ao mostrar profissionais que trabalham neste campo, quanto é importante o planejamento e a conscientização sobre os riscos e perigos no laboratório de soldagem.

O capitulo cinco destaca com a conclusão e recomendações gerais que se apresentam no contexto da literatura, enfatizando as limitações da pesquisa, com as dificuldade do material a ser levantado nas bibliotecas a nível nacional e internacional, no entanto, precisa-se aprofundar mais nesta área, para que as pessoas tenham mais conhecimentos sobre o assunto abordado.

(17)

Capítulo 2

Segurança e Saúde Ocupacional

em Laboratório de Soldagem

Neste capitulo discute a problemática dos riscos presentes no laboratório de soldagem, analisando, investigando, identificando os princípios, conceitos técnicas, estratégica e políticas de gestão da segurança e saúde ocupacional no laboratório de soldagem na instituição educacional (CEFET).

A revisão da literatura busca cobrir os agentes de risco e riscos associados aos laboratório de soldagem, investiga a questão da conscientização nos modelos modernos de gestão de segurança e saúde ocupacional, e o contexto específico de laboratório de soldagem da instituição educacional tecnológica (CEFET).

2.1 Riscos ocupacionais e suas conseqüências

(18)

Tabela 2.1 Principais riscos e suas conseqüências

RISCOS FÍSICOS CONSEQÜÊNCIAS

Ruido Cansaço, Irritação, dores de cabeça, diminuição da audição, aumento da pressão arterial, problema do aparelho digestivo, taquicardia e perigo de infarto.

Vibrações Cansaço, irritação, dores nos membros superiores e inferiores, dores na coluna, doenças do movimento, artrite, problemas digestivos, lesões ósseas, lesões circulatórias.

Calor Tarquicardia, aumento de pulsação, cansaço, irritação, internação (afecção orgânica produzida pelo calor ), prostação termica, choque térmico, fadiga térmica, perturbações das funções digestivas, hipertensão.

Radiações ionizantes Alterações celulares, câncer, fadiga, problemas visuais e doenças ocupacionais.

Radiações não ionizantes Queimaduras, lesões nos olhos, na pele e em outros órgãos; problemas pulmonares.

Umidade Doenças do aparelho respiratório, quedas, doenças da pele, doenças circulatórias. Frio Fenômeno vasculares periféricos, doenças do aparelho respiratório,

queimaduras pelo frio.

Pressões anormais Hiperbarismo –intoxicação pelos gases “Hipobarismo – “ mal das montanhas “ Fonte: MPS (2000)

Segundo Centurion (2003). O acidente de trabalho está intimamente relacionado ao trabalho e ao ambiente em que o mesmo é exercido, pois o acidente do trabalho acontece em decorrência da execução de uma determinada tarefa em um ambiente de trabalho, estando este diretamente relacionado com as condições oferecidas pelos mesmos.

Segundo Pereira (2003), apud Lida (1993). Uma grande fonte de tensão no trabalho são as condições ambientais desfavoráveis, como excesso de calor, ruidos e vibrações. Esses fatores causam desconforto, aumentam os riscos de acidentes e podem provocar danos consideráveis à saúde.

Como os usuarios vivem em contado com todos os tipos de soldagem como por exemplos soldagem eletrica por eletrodo revestido, mig/mag, , tig e oxi-acetileno e outras. No entanto os mesmos se expõem aos risco e perigos de explosões, fogos, fumos , gases, barulhos e outros durante todos os momentos das atividades exercidas pelos mesmos. Nas operações de soldagens citada acima existem perigos e riscos que serão aborda no contexto abaixo como se segue:

(19)

( em torno de 2 bar). No entanto o mesmo tem um alto Teor de explosão e incendio, quando usado de maneira errada ou sem o máximo de cuidados na sua atividades. A liberação súbita dos mesmos é extremamente perigosa.

Segundo Machado,Ivan Guerra (1996). Para execução de uma atividade segura da soldagem oxi-acetileno é preciso seguir as seguintes regra:

 Os cilindros e demais acessórios devem ser tratados com delicadeza;

 A abertura de cilindros, ou a fixação dos reguladores devem ser realizada somente com ferramenta apropriada;

 A válvula de um cilindro nunca deve ser removida;

 Chamas, ou qualquer outra fonte de calor ( cigarros, etc...), devem ser mantidas afastadas do local de estoque dos gases;

 A estocagem devem ser em área ventiladas e protegida dos eventuais invasores;

 O equipamento deve ser devidamente limpo de sofrer inspeção e manutenção periodica ( programada ), não somente sofre conserto quando ocorrer defeito;

Por outro lado, o risco do retorno da chama no maçarico é minimizado se:

 Válvulas de segurança forem utilizadas;

 Os gases forem empregados com precisão corretas;

 O bico possuir dimensões certas;

 O gás for adequadamente inflamado.

(20)

movimentos curtos, onde ele pode passar de meia hora em uma determinada posição até o dia inteiro (TORNER et al. 1991 ).

Segundo Benite (2002 ) apud Zocchio (1996 ).Os atos inseguros são os fatores pessoais dependentes das ações dos homens que são fontes causadoras de acidentes. São exemplos: permanecer sobre cargas suspensas, operar máquinas sem estar habilitados ou autorizado, deixar de usar os equipamentos de proteção individual, remover proteções de maquinas, entrar em área não permitidas entre outras. Já as condições inseguras estão ligadas às condições do ambiente de trabalho que são fontes causadoras de acidentes. São exemplos: maquinas sem proteções adequadas, iluminação e ventilação inadequadas.

Ferramentas em mau estado de conservação, piso escorregadio, temperatura elevada etc... A pesquisa tem como intuito priorizar os impactos de riscos e perigos

extremamente associados ao laboratórios de soldagem da instituição educacional (CEFET’S), que as mesma não venha afetar a saude dos usuarios ( professor, alunos, professor e outros ), expondo-se a radiação, ruidos, vibrações, gases, fumos e choques etc.

2.2.1 Os efeitos gerados por gases e fumos no processo de soldagem por eletodo

revestido

Verifica-se na literatura os efeitos cometidos por gases e fumos na soldagem por eletrodo revestido vindo a afetar os usuarios e o meio ambiente, quando nas atividades atribuidas no setor de soldagem . Nestas atividades os mesmos respirarão os gases que serão prejudicial a saude durante o periodo de trabalho.

Os gases tambem podem ser produzidos atraves da dissociação ou ionização pelo arco eletrico ou da chama e pela composição do material de proteção ou de outras substancias contidas no consumíveis na região da soldagem, que pode-se encontrar em grande proporção de òxidos de nitrogenio e ozônio. Veja a tabela 02 abaixo os gases nocivos que prejudicam a saúde do soldador.

Tabela 2.2 Gases nocivos a saúde do homem na soldagem

Processo de soldagem Principais Gases

Tig (argônio) Óxidos de Nitrogenio e Ozônio Mig (argônio) Óxidos de Nitrogenio e Ozônio

(21)

Arco Submerso Fluor. Monoxido de Carbono. FONTE: LIVRO SOLDAGEM E TECNICA CONEXOS (1996)

Segundo Pereira ( 2002). Nos processo de soldagem, a alta densidade de energia aumenta a temperatura dos materiais que estão sendo trabalhados; em conseqüência são produzidos vapores metálicos que associados a gases tóxicos produzidos pelo arco elétrico contaminam o ambiente de soldagem.

Para isso o laboratório de soldagem devem ser bem ventilados, e se necessário usar ventiladores e exaustores, quando não for possível o uso dos mesmos, os usuarios devem usar máscara contra gases ou equipamentos de proteção respiratória.

Segundo a Portaria regularmentadora da Comissão interna de Prevenção de Acidente observa-se o seguinte Comentário:

A primeira portaria a regulamentar as comissões internas foi a de número 229, de 19 de junho de 1945, trazendo em seu texto o seguinte enunciado:

Recomenda a adoção das instruções que se seguem e que visem orientar a criação e a atuação das comissões internas de prevenção de acidentes, instituídas pelo Decreto-lei 7.036 de novembro de 1944, com caráter obrigatório nas empresas com mais de 100 empregados

A comissão interna de prevenção de acidentes tinha como finalidade zelar pela saúde e integridade física do trabalhador, estimulando o interesse pelos assuntos de prevenção de acidentes através da apresentação de sugestões quanto à orientação das medidas de proteção ao trabalho, a realização de palestras instrutivas sobre segurança e tomar providencia capazes de manter o espirito de precaução durante o trabalho ( Pereira apud More 1997 apud Centurion 2003 ).

Conforme Almeida apud Real et all (2002), Menciona soluções encontradas pela comunidade internacional para reduzir os problemas associado ao aquecimento global e emissões de poluentes, com ênfase no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), por meio do qual será possivél

(22)

No entanto os fumos serão produzidos durante a operação no processo de soldagem por eletrodo revestido e MIG/ MAG, porem o mesmo tem um alto teor de TGF (taxa de geração dos fumos), que é prejudicial a saude do usuario por ficarem expostos durante muito tempo nas atividade exercida pelos os mesmos. Para evitar problemas futuros é preciso usar os equipamentos de proteção de segurança como por exemplo: locais bem ventilados, exaustores e equipamentos de proteção respiratória.

Segundo machado (1996). A” taxa de geração dos fumos “ (TGF), em conjunto com o grau de toxidez dos produtos gerados, são indicadores usuais do nível de periculosidade que se pode encontrar em cada operação de soldagem. A TGF tanto pode ser expressa em massa de fumos produzida por tempo de soldagem (g/ mim), quanto desses fumos por unidade de massa for utilizada do consumível ( mg/g ).

As tebelas abaixo 02 e 03 mostra TGF destes dois processos de soldagem . Como tambem mostra o teor que pode-se observar nesta tabela, que a elevação da corrente provoca, em todos os casos , maior produção de fumos.

Tabela 2.3 Taxa de Geração de fumos (TGF) na soldagem com Eletrodos Revestidos

Classe Corrente** Tensão TGF TGF

AWS* (A) (V) (g/min) (mg/g)

E6010 110 29 0,32 19

E6010 170 31 0,66 24

E7018 160 22 0,28 8

E7018 220 26 0,65 18

E7024 180 32 0,29 8

E7024 230 36 0,47 8

E308-16 160 23 0,25 10

E308-16 210 28 0,51 16

Nota:* diametro 4mm; ** Corrente continua eletrodo polaridade negativa Fonte: Livro Soldagem e tecnica Conecos (1996)

(23)

Tabela 03 - Taxa de Geração de Fumos ( TGF )

para o processo mag na soldagem de aços ao carbono Gás de proteção corrente tensão tgf ( A ) ( V ) (g/mm ) Ar + 5% CO2 +2% 02 180 22 0,11 300 33 0,16 Ar + 12% C02 + 2% O2 160 18 0,12 270 32 0,24 Ar + 20% CO2 + 2% 02 180 23 0,16 300 35 0,27

*nota: diametro do arame = 1,2mm Fonte: Livro Soldagem e Tecnica Conexos (1996)

Segundo Pereira (2002). Os fumos são gerados por um conjunto de fenômenos ou fatores quimicos e fisicos, principalmente na superficie do eletrodo ou na superficie das partículas durante sua trajetória pela coluna do arco. Alguns desses fatores são: Temperatura de fusão na superficie do metal, reação quimica entre metal fundido e o gás de proteção, pressão de vapor dos materiais contidos na liga, transportes de vapores da superficie do metal fundido para a atmosfera do arco, vaporização do fluxo, decomposição e remoção dos vapores do arco.

De acordo com Machado (1996) .As partículas de fumos com diametro médio entre 0,2 e 10um podem se depositar no pulmões.Certos tipos, como aqueles de zinco e cobre, podem causar náuseas e irritação respiratória conhecida como “ febre de fumo metálico” Fluoreto de cromo hexavalente e bário, podem causar envenenamento sistêmicos. Por infortúnio é maior a produção exatamente aqueles tamanhos de partículas que mais afetam os pulmões (0,2 a 10um ).

(24)

pela própria constituição sendo os maiores produtores de fumaça. Atenção especial deve ser dada aos eletrodo à base de cromo com alto percentual de níquel, pois suspeita-se que podem ser cancerígenos. Pereira (2002), apud Gareis,1994).

Segundo Machado (1996). Uma interessante questão a ser notada, é que os diferentes consumáveis produzem níveis distintos de fumos e que os parametros de soldagem ( principalmente a intensidade da corrente ) exercem efeito sobre a taxa com que os mesmos são gerados. Por exemplo, nos eletrodos revestidos básicos, há maior formação de fumos devido á vaporização dos elementos mais volateis na superficie fundida da escoria, enquanto que nos outros tipos de eletrodos, a principal fonte dos fumos é a gota do metal fundido.

Segundo machado, Ivan Guerra (1996). Mostra a relação dos metais e seus compostos em dosagem excessivas, podem provocar os seguintes sintomas num ser humano:

 Aluminío: Dores de cabeça; letargia; irritação nos olhos; inflamação no sistema respiratório e edema pulmonar.

 Bário: vômitos; diarreias; cólicas e colapsos cárdiaco.

 Berílio: ( perigo! ) Extremamente tóxico, tanto na forma elementar, quanto na forma combinada ( óxidos ).

 Cumbo: ( perigo ! ) Saturnismo. Perda do apetite; gosto metálico na boca; resfriados; ansiedade; naúseas; cansaço; palidez; dores nos musculos e nas articulações; cólicas. É preocupante o fato de que, pelo menos durante um certo período, o individuo pode estar intoxicado, mas não apresentar sintomas algum. A exposição prolongada a fumos ricos em chumbo afeta o sistema urinário e reprodutor, podendo resultar em impotência, esterilidade e descendentes com sérios problemas mentais.

 Cobolto: irritações no nariz e na garganta incapacitação permanente por pneumonia crõnica.

(25)

 Óxido de Cádmio: ( perigo !) Irritações nas vias respiratórias e edema pulmonar, podendo evoluir até pneumonia, em curto períodos e exposição em altas concentrações ( 0,5mg/m3 ou mais ). Longos períodos de exposição, em baixas concentrações. Pode provocar efisema pulmonar e possíveis danos no sistema urinário. Nas ( altissimas ) concentração de 50 mg/m3, a morte não é instantânea, porem ocorre alguns dias após. Além disto, a inalação deste óxido pode provocar gastrite e nefrite crônica.

 Óxido de Ferro: Irritações respiratórias ( nariz, garganta e pulmões).Longos periodos de exposições podem causar depósitos de óxido de ferro nos pulmões ( siderose ), sendo necessário de 6 á 10 anos de exposição para se detectar os mesmos por Raios-X. Não há certeza de seu efeito nocivo sobre os humanos.

 Óxido de magnésio: Dores de cabeça; letargia; irritações nos olhos; febre; edema pulmonar.

 Óxido de Zinco: Febre; sabor metálico na boca; calafrios; sede intensa; dores musculares e de cabeça; náuseas.

 Manganês: Efeitos neurológicos semelhantes ao “ mal de Parkinson” após um período de 6 meses a 2 anos de exposição em pequenas doses . Altas concentrações podem resultar em pneumonia.

 Molibdênio: irritante respiratório em curtos períodos de exposição. Os efeitos após longos periodo ainda não são completamente conhecios.

 Silício : não existem evidências de que a sílica amorfa ( tal como se apresenta nos fumos de soldagem ) causa prejuizos notavéis á saúde. Aparentemente, este composto se comporta de forma diferente da sílica cristalina ( aqual produz grave doença pulmonar – Silicose ).

 Vanádio: Dor na cabeça letargia; irritações na pele e nos olhos; bronquite; efisema; pneumonia.

(26)

2.2.2 As causas de choque elétrico no processo de soldagem

Segundo Marques et al ( 2005,p.45 ), Acidente por choque elétrico é um risco sério é constante na operações de soldagem baseadas no uso da energia elétrica , particularmente na soldagem a arco. O contato com partes metálicas “ eletricamente quentes” pode causar lessões ou até morte, devido o choque elétrico sobre o corpo humano, ou pode resultar em uma queda ou em um outro acidente devido á reação da vitima ao choque.

Conforme Marques et al (2005, p.45 ). A gradividade de um choque elétrico não está relacionada com a tensão da fonte que o provoca, mas sim com a intensidade da corrente que passa pela vitima , ao seu percurso no corpo do acidentado e à sua duração.

A tabela 04 abaixo mostra os efeitos e sensações experimentadas por uma pessoa normal submetidas a correntes deferentes, porem correntes acima 80mA passando pela região torax, provoca o fenomeno chamado Fibrilação do coração e consequentemente perda de capacidade de bombear sangue.

Tabela 2.4 Efeitos fisiológicos do choque elétrico

Intensidade da corrente Efeito

Até 5 mA Formigamento fraco

5 até 15 mA Formigamento forte 15 até 50 mA Espasmo muscular

50 até 80 mA Dificuldade de respiração até desmaios 80 mA até 5A Fibrilação do ventriculo do coração;

Parada cardíaca; queimadura de alto grau

Acima de 5A Morte certa

Fonte: Marques et al. (2005)

(27)

Segrundo Okumura et al ( 1982, p.443 ), Acidentes causados por choques elétricos podem levar à morte, e medidas de prevenção devem ser tomadas para evitá-los. Veja abaixo as medidas de segurança que deve ser estritamente seguida:

 Utilização de luvas e botas protetoras perfeitamente isoladas; dispositivos para reduzir a voltagem também ser previstos;

 As vestimentas devem estar sempre secas; quando se usam roupas molhadas de suor, aumenta a suscetibilidade aos choques elétricos;

 Os cabos devem Ter seu isolamento em perfeito; os alicates de solda também devem ser isolados eletricamente;

 O porta eletrodo não devem ser deixados no chão, mas, sim, apoiados em superficie isolantes ou então suspensos adequadamente;

 A carcaça da máquina de solda deve ser isolada e aterrada pérfeitamente;

 Na substituição do eletrodo deve-se tomar cuidado especial;

 Ao finalizar o trabalho de soldagem, deve-se sempre desligar a chave geral de alimentação.

Segundo Guimarães, et al (2004) apud Coge (2003), o setor eletrico brasileiro apresenta um índice elevado de acidentes com conseqüências graves e fatais. Apesar da série histórica das taxas de acidentes ( projetada ) compreendidas entre 1977 e 2005, indicarem uma tendência de redução nas taxas de freqüência de estudos, ações estratégicas e investimento na prevenção de acidentes. No periodo compreendido entre 1999 e 2001, o número total de acidentes do trabalho registrados, ocorridos em empresas foi de 6.800, sendo 3.022 acidentes sem afastamento, 3.720 acidentes com afastamento e 58 fatais. Neste mesmo período, as empreiteiras totalizaram 158 fatais.

2.2.3 Radiação do Arco Elétrico

Segundo marques et al (2003). O arco elétrico é formado em gases ionizados a uma temperatura muito elevada e capaz de gerar radiação eletromagnética intensa na forma de infra-vermelho, luz visível e ultravioleta. Chamas e metal quente também emitem radiação, mas com uma intensidade muito menor.

(28)

verificou em um estudo feito numa industria metalúrgica Russia, que os soldadores de uma linha de produção de dispositivo lazer, foram expostos aos flashes de luz de plasmas e laser excedendo em certas medidas os níveis máximos permitidos. Estas exposições levaram a problemas nos olhos e no sistema imunológico dos trabalhadores. Problemas no aparelho respiratório foram verificados. Neste caso, medidas profiláticas foram tomadas, incluindo um estudo de proteção contra flashes provenientes do processo de soldagem.

Para que não haja problema de saude na visão dos usuarios que se expõem nas atividades atribuidas no laboratório de soldagem, os mesmo devem usar os equipamentos de proteção a segurança. Para isso é essencial proteger os olhos da radiação do arco, pois esta pode causar a queimadura da retina e catarata. Mesmo em uma pequena exposição á radiação do arco pode causar uma irritação dos olhos conhecida como “ flash do soldador “ . normalmente ela só é sentida várias horas após a exposição, causa grande desconforto e provoca inclaços dos olhos, secreção de fluidos e cegueira temporária. Mas exposições prolongadas ou repetidas podem levar a leões permanentes nos olhos.

Como mostra a literatura acima os soldadores tem que ter consciência das atividades que os atribuem usando os equipamentos de proteção de segurança, evitando todos esses problemas para não ser preciso de uma aposentaria precoce.

Segundo Marques, Paulo Vallani et al ( 2005). Individualmente, o soldador deve se proteger com o uso de roupas opacas e mascáras com filtros de luz adequados. A

máscara usada junto com o capacete protege ainda a região da cabeça contra calor, respingos, chamas e choques.

A tabela abaixo 05 e 06 mostra os filtros de proteção contra a radiação são especificados por números que indicam a sua capacidade de filtrar a radiação.

Tabela 2.5 Lentes de proteção para operadores de soldagem e corte

Soldagem a arco elétrico

operação Diâmetro do eletrodo(mm)

Corrente de soldagem (A)

Filtro para proteção minima

(29)

Eletrodo revestido

< 2,5 2,5 – 4,0 4,0 – 6,4 > 6,4

< 60 60 –160

160 – 250 250 – 550

7 8 10 11

10 12 14

Mig-Mag Arame tubular

<60 60 – 160 160 – 250 250 - 500

7 10 10 10

11 12 14

Tig <50

50 – 150 150 - 500

8 8 10

10 12 14

Goivagem < 500

500 - 1000

10 11

12 14

Fonte: O livro Soldagem fundamentos e tecnologia ( 2005)

Tabela 2.6 Lente de proteção para operadores de soldagem e corte

Soldageme corte oxi-acetino

Operação Espessura da

chapa (mm)

(30)

Média Pesada

3,2 – 12,7 > 12,7

5 ou 6 6 ou 8

Corte Leve

Médio Pesada

<25,4 25 – 150 > 150

3 ou 4 4 ou 5 5 ou 6 Fonte: livro de soldagem fundamentos e tecnologia (2005)

Segundo Cicco, (1999) apud Ribeiro et al (2004 ). As organizações de todos os setores tem procurado atingir e mostrar o seu desempenho em segurança e saúde no trabalho (SST ), buscando controlar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais oriundas de suas atividades, levando em consideração de sua política e seus objetivos de produção ao trabalhador. Essa postura é uma tendência mundial, uma vez que com a globalização, os mercados tornaram-se muito mais competitivos e exigentes sobre vários aspectos inclusive com respeito a segurança e saúde no trabalho e para sobreviver nesse novo mundo dos negócios as organizações necessitam investir no desenvolvimento de polítca econômicas, trabalhistas, de segurança e saúde no trabalho, além de sua responsabilidade social.

2.2.4 Os excessos de ruídos no laboratório de soldagem

Conforme consta na literatura do processo de soldagem o ruído não é uma caracteristica própria nas atividade citada, mas as atividade correlatas atribuidas aos mesmos geralmente causa desconforto a todos que trabalham no ambiente do laboratório de soldagem. O meio de proteção podem ser atraves dos protetores auricular e outos etc...

Segundo Conto et al (2003). A audição é tambem importante como mecanismo de alerta e defesa contra o perigo, proporcionando-nos segurança, pois, permite a localização de fontes sonoras a distância. Assim sendo, tornou-se indispensável a proteção dos trabalhadores expostos a nível de pressão sonora elevado e o controle do ruído nos ambientes de trabalho.

(31)

Na tabela 07 abaixo mostra os limites da dor que se encontra em torno de 135 dB ( A), sendo que o perigo de sudez depende não somente do nível do ruído mas, também, do periodo de exposição.

Tabela 2.7 Nível e período Exposição ao Ruído

Nível médio de ruído dB(A) Tempo máximo de Exposição por dia 90 8 horas

99 1 hora

105 15minutos 115 ZERO

Fonte: do livro Soldagem e tecnica conexos. (1996)

Segundo lago et al, (2004). O grande diferencial para o sucesso é, sem duvida, o homem. Proteger sua saúde e integridade física, bem como promover seu bem-estar fisico e mental é tarefa das organizações quer sejam publica ou privadas.

Neste sentido, é indiscutível a necessidade do administrador conhecer as praticas de segurança no trabalho e compatiliza-las com o planejamento e organização do processo produtivo, visto os grandes beneficios que esta associação traz para a empresa destacando-se o aumento da produtividade e a qualidade e a diminuição dos custos do produto final.

Segundo Muniz et al, (2003). O ato inseguro é a forma natural do comportamento humano. Refletindo sobre os desafios que a educação deverá enfrentar nos proximos anos para o entendimento e atendimento das necessidades do mercado de trabalho globalizado, percebemos que a implementação de uma prática educativa, com enfoque pedagógico para autonomia, buscando à exposição aos riscos, poderá contribuir para se vencer o desafio de se superar a insegurança.

Com todos os riscos e perigos citados anteriormente no laboratório de soldagem, o objetivo maior é minimizar todos problemas, investigando as causas e efeitos dos riscos e perigos ocorridos nas tarefas atribuidos aos mesmos.

(32)

um acidente,é importante que se registre o maior número de dados possíveis, que permitam a realização de uma analise correta de forma que se chegue às causas que levaram ao evento.

2.3 A questão da Conscientização nos modelos de Gestão da Segurança e Saúde

do Trabalho.

A Norma OHSAS 18001, no anexo A, recomenda que a direção determine experiência competência e treinamento necessários para assegurar a capacidade daqueles que tem funções especificadas na gestão de segurança do trabalho. Veja a tabela 2.8 abaixo.

Tabela 2.8- mostra o objetivo do treinamentos

Tipo de treinamento Funções propósito Conscientização sobre a

importância estratégica da gestão de segurança e saúde ocupacional

Gerencia executiva

Obter o comprometimento e Harmonização com a política de segurança e saúde ocupacional da organização

Conscientização sobre a gestão de segurança e saúde ocupacional em geral

Docente, discentes e outros ligados a area

Obter o comprometimento com a política de segurança e saúde ocupacional, seus objetivos e metas, e fomentar um senso de responsabilidade individual. Curso de aperfeiçoamento

em saúde ocupacional

Profissionais na área de segurança

Melhorar nas falhas entre o nível de conscientização e suas competências.

Fonte: elaborada do questionário

(33)

Os trabalhadores tem que ter conscientização principalmente aqueles que são gestores, precisam conhecer e entender os mecanismos para partir de então decodificar melhor as mensagens passadas pelo mesmo. Neste momento parece importante também refletir sobre o que realmente significa condições inseguras. As condições inseguras encontram-se nas relações estabelecidas entre individuo, que por sua vez estão inseridos em contexto social, econômico e político.Estas dimensões interferem profundamente na vida das pessoas e por conseqüência no dia-a-dia do trabalhador.

Maior compromisso da direção e gerencias com programas de segurança: Enfoque humanista na relação com trabalhadores visando a integração, participação mais freqüente de trabalhadores lideres para ensinar orientar e treinar constante e para minimizar o desconhecimento, a pouca experiência, as aptidões não desenvolvida e a falta de conscientização.

Treinamento, conscientização e competência segundo o modelo de Gestão da segurança e saúde do trabalho.

As pessoas devem ser competentes para realizar tarefas que possam causar impacto na SSO no local de trabalho. Competência deve ser definida com base no nível de educação treinamento e/ou experiência apropriados.

A organização deve estabelecer e manter procedimento para garantir que seus empregados, em cada função e nível relevante, estejam conscientes:

- da importância da conformidade com a política e procedimentos da SSO e com requisitos do sistema de Gestão da SSO;

Das conseqüências, reais e potenciais, de suas atividades de trabalho e dos benefícios na SSO da melhoria do desempenho pessoal;

- de suas funções e responsabilidades em atingir a conformidade com a política de SSO, procedimentos e requisitos do sistema de gestão da SSO, incluindo os requisitos de preparação e de atendimento a emergência.

- das potenciais conseqüência da inobservância de procedimentos operacionais especificados.

(34)

- risco.

Para que minimize os riscos e perigos é necessários que o laboratório de soldagem da Instituição tenha um Programa de gestão de segurança e saúde Ocupacional atendendo ao requisitos da norma OHSAS 18001, e tendo como exemplos dessas atividades ou programas:

Redução dos fumos no setor da soldagem, minimizar os raios ultra-violetas e infravermelho e reduzir os ruídos.

Para que tenha redução desses problemas identificados no processo de soldagem é preciso mudar os hábitos nas atividades de soldagem como por exemplos:

Ruídos: usar os EPIS adequados que é o protetor auricular; Fumos: Usar os EPIS adequados que é a mascara;

Raios Ultravioletas e Infravermelho: usar os EPIS adequados que é o óculos apropriados ao soldador.

Queimaduras: usar os EPIS adequados como: tocas, botas, polainas, avental casaca macacão etc.

Um programa de gestão de segurança deve ter: metas, orçamentos, e ser documentada, definir prazos e cronogramas, ser responsável e designado. Para ter pelo menos um programa é fundamental para uma boa implantação do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional.

(35)

De acordo com Vianna (1997, pág 267). Exposição excessivas ás radiação ultravioleta podem causar conjuntivites, úlceras córneas e queimaduras na pele.As queimaduras provocadas pela radiação ultravioletas podem ser dolorasas e semelhantes a queimaduras severas da luz do sol. Nestes casos previne-se por meio de luvas e roupas adequadas. A proteção dos olhos se faz por meio de óculos com lentes próprias para cada tipo de exposição. Tanto o soldador como seus ajudantes deverão estar protegidos da radiação ultravioletas por meio de óculos ou capacetes com viseiras apropriados. Quantos aos outros operários da oficina a proteção é feita cercando a operação de solda com anteparos apropriados para evitar a propagação da radiação. Quando a operação de solda for permanente, em geral costuma-se isola-la em local apropriado de forma a evitar que outros operários sejam atingidos pela radiação acidentalmente.

Afim de localizar os riscos, os trabalho devem ser analisados; a fim de eliminar os riscos, os procedimentos devem ser mudados. Isto implica em instalar comportamentos seguros através de métodos eficientes de treinamentos. Funda

centro 1980.

2.3.1 Especificação OHSAS 18001

(36)

metas e planos de ação. A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade fisica de seus colaboradores e parceiros.

O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implantação desse sistema de qualidade é assim como outros sistema fundamental de importância.

Como dissemos, organização de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar o seu desempenho em segurança e saúde do trabalho ( SST ), controlando os riscos de acidente e de doenças ocupacionais provenientes de suas atividade, é levando em considerações sua política e seus objetivos de proteção ao trabalhador. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, trabalhistas e previdenciárias, de outras medidas destinados a estimular a SST, e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação à responsabilidade social da empresas.

A OHSAS 18001 busca-se na premissa de que a organização irá periodicamente, analisar criticamente e avaliar o seu sistema de gestão da SST, de forma a identificar oportunidades de melhoria e a implementação das ações necessárias.

Embora alguma melhoria no desempenho da SST para ser esperada devido à adoção de uma abordagem sistemática, entende-se que o sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho è uma ferramenta que permite a uma empreso atingir, e sistemáticamente controlar, o nivel do desempenho da SST por ela mesma estabelecido . O desenvolvimento do sistema de gestão da SST por si só , não resultará, necessáriamente, na redução indireta de acidentes e doenças do trabalho.

Entretanto, possui tal sistema que irá auxiliar uma organização a dar confiança ás varias partes interessadas de que:

 Existe um comprometimento da alta administração para atender às disposições de sua política e objetivos;

 É dada maior ênfase à prevenção do que às ações corretivas.

 Podem ser dadas evidências de atuação cuidadosa e de atendimento aos regimento legais; e

(37)

demonstrar às partes interessadas, sobre tudo aos acionistas, o valor de uma gestão eficaz da segurança e saúde dos trabalhadores para a organização.

Isso também dá a uma empresa a oportunidade de ligar objetos de SST a resultados financeiros especificos, assegurando assim os recursos necessários estejam disponíveis.

Os beneficios potenciais associados a um eficaz sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho incluem:

 Assegurar aos clientes o comprometimento com uma gestão da sst demonstrável;

 Manter boas relações com os sindicatos de trabalhadores;

 Obter seguro a um custo razoável ( principalmente quando o sat-seguro de acidentes do trabalho for operado no Brasil de forma mais inteligente!);

 Fortalecer a imagem da organização e sua participação no mercado;

 Aprimorar o controle do custo de acidentes;

 Reduzir acidentes que impliquem em responsabilidade civil;

 Demonstrar atuação cuidadosa;

 Facilitar a obtenção de lideranças e autorizações;

 Estimular o desenvolvimento e compartilhar soluções de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;

 Melhorar as soluções entre a industria e o governo.

Em síntese, podemos dizer que a especificação OHSAS 18001 estabelece os requesitos de um sistema de gestão da SST que permite a uma organização controlar seus riscos ocupacionais e melhorar seu desempenho nessa area. Ela não define critérios especificos de performace em em SST, nem fornece requisitos detalhados para o projeto de um sistema de gestão nessa área.

(38)

Segundo Rolim et al, (2004). Quando implantados na empresas, os sistemas de gestão resultam em ganhos produtivos e em melhoria das condições de trabalho minimizando os riscos inerentes ás atividades e possibilitando a redução de perdas diretas e indiretas.

De acordo com Schiar (2004). Os sistema de gestão modernas consideram e estão crentes da importância dos processos organizacionais. Assim, o sistema de gestão da qualidade, reconhecidamente o que mais se destaca até então, está com foco mais voltado para processo a partir da versão da norma ISSO 900:2000, reduzindo assim as dificuldades para a integração com o sistema de gestão ambiental e o sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional . Tem-se como problema proposto o seguinte: É possivel desenvolver uma metodologia para buscar d melhoria continua pela associação entre o gerenciamento de processo e o sistema de gestão integrada da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional.

2.3.2 Diretrizes da OIT

A diretrizes da OIT tem como objetivos colaborar com a organização internacional do trabalho e com as suas ações e politica na redução dos acidentes no trabalho e doenças no mundo. Estas mesmas diretrizes devem contribuir para proteger os trabalhadores contra os perigos e eliminar lesões, enfermidades, doenças, incidentes e óbitos relacionados com o trabalhador.

Em 1998 foi adotada a declaração da oit sobre os principios e direitos fundamentais no trabalho e seu seguimento. È uma reafirmação universal do compromisso dos estado membros e da comunidade internacional em geral de respeitar, promover e aplicar um patamar minimo de principios e direitos no trabalho, que são reconhecidamente fundamentais para os trabalhadores

Esses principios e diretos fundamentais estão recolhidos em oito convenções que cobrem quatro areas básicas: liberdade sindical e direito á negociação coletiva, erradicação do trabalho infantil, eliminação do trabalho forçado e não discriminação no emprego ou ocupação.

(39)

em valores absoluto, mas a oit calcula que representante mais do que o PIB na África, das nações árabes e da Ásia meridional juntos.

A OIT é a única agência do sistema das Nações Unidas com uma estrutura tripartite onde participam em situação de iqualdade reprentantes de governos, de empregadores e trabalhadores nas atividades dos diversos órgãos da organização.

A conferencia internacional do trabalho é o fórum internacional que ocorre anualmente ( em junho, em Genebra ) para:

 Discutir temas diversos do trabalho;

 Adotar e revisar normas internacionais;

 Aprovar as politicas gerais e o programa de trabalho e orçamento da OIT, financiando por seus Estados-membros.

O departamento de atividades para os trabalhadores tem como função manter vínculos estreitos com as organizações sindicais de trabalhadores de diferentes paises; e manter a oit atualizada quanto aos problemas, interesses e opiniões dessas organizações, para que possa melhor atender essas necessidades.

Uma das funções mais importantes da oit é o estabelecimento e adoção de normas internacionais de trabalho sob a forma de convenções ou recomendações. Estes instrumentos são adotados pela conferencia internacional do trabalho com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e dos governos.

As convenções da oit são tratados internacionais que, uma vez ratificados pelos Estados Membros, passam a integrar a legislação nacional. A aplicação das normas pelos paises e é examinada por uma comissão de Peritos na aplicação de convenções e recomendações da oit que recebe e avalia queixas, dando-lhes seguimento e produzindo relatórios de memórias para discussão, publicação e difusão.

Segundo a OIT estabelece medidas de prevenção e controle para que:

 Deveriam identificar–se avaliar-se os perigos e riscos relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores sob uma base continua. Medidas preventivas de proteção deveriam ser implementadas de conformidade com a seguintes ordem de prioridade:

(40)

 Controle de perigo/risco em sua origem com a adoção de medidas técnicas de controle ou medidas administrativas;

 Minimizar o perigo/risco com o objetivo de salvaguardar os sistemas de trabalho que compreendam disposições administrativas e controle;

 Quando certos perigos/riscos não puderam ser controlados através de medidas coletivas, o empregador devem oferecer equipamentos de proteção pessoal apropriados, incluindo roupa de proteção, sem ônus e devem ser aplicadas medidas relativas ao usar e à conservação do referido equipamento.

Procedimentos ou disposições de prevenção e controle dos perigos/riscos deverão adotar-se e deverão:

 Ser adaptados aos perigos e riscos que existam na organização;

 Ser analisado e alterado, caso necessário, periodicamente;

 Cumprir com as leis e reguarlamentos nacionais e refletir as práticas mais adequadas; e

 Levar em consideração os conhecimentos mais recentes, incluida a informação e os relatórios das organização, tal como inspetoria do trabalho, serviços de segurança e saúde no trabalho e outros serviços, quando conveniente.

Segundo Rolim (2004). O sucesso de uma empresa depende da formulação de metas e objetivos para seu sistema produtivo no que tange ao planejamento, á ação dos recursos humanos integrados aos recursos fiscos, bem como ao acompanhamento e controle destas decisão, possíveis desvios sejam identificados e corrigidos.

(41)

bem-De acôrdo com Barbosa et al, (2003). O impulso inicial para os estudo de gestão foi a modernização do processo produtivo observado nas últimas décadas. Com a busca da certificação e, organismos internacionais por empresas de grande parte no que diz respeito á qualidade do produto, foi verificada a impossibilidade de desenvolver esses processo sem desenvolver tambem a segurança na empresa, visto que um, grande aumento no número de acidentes ocupacionais, causam danos tanto à empresa, que sofre perdas em equipamentos e instalações, quanto ao trabalhador. A partir dessa constatação, teve inicio aos investimentos em segurança e saúde, com o objetivo principal de minimizar os riscos ocupacionais e consequentemente avaliar todo o ambiente do trabalho, surgindo, posteriormente, a avaliação dos riscos ambientais.

2.4 Síntese para a Pesquisa

Neste capitulo mostra o quanto os professores, alunos, funcionários e outros que executam tarefas de solda tem que ter conhecimentos, competência e conscientização para não acontecer acidentes aos mesmo, porem através do questionário do capitulo seguinte mostra os problemas que podem ser evitado no laboratório de soldagem.

O objetivo fundamental deste trabalho é apresentar uma contextualização

teórica e pratica sobre este tema que está em discussão, de tal forma que sirva de

orientação para os estudantes e professores sobre este assunto.Este tema é bastante

debatido no âmbito nacional e internacional, porém existem muitas polêmicas no que diz

respeito a quem trabalha com os instrumentos que são de debate em pauta. O

importante é as pessoas se conscientizarem de sua tarefa frente a estes materiais de

trabalho e minimize os riscos que são próprios do uso destes instrumentos utilizados.

Assim, espera-se que este trabalho contribua para com a pratica de prevenção e

conscientização dos riscos envolvidos. Da mesma forma, espera-se que os acidentes com

choque elétrico, considerem pouco provável que ocorra. Portanto, fazem-se necessárias

mais investigações e debates para que se possa conscientizar quem trabalha com estes

instrumentos para uma minimização dos problemas que acontecem neste campo de

(42)
(43)

Capítulo 3

Metodologia da Pesquisa de

Campo

Este capitulo tem como objetivo apresentar justificativa da metodologia utilizada na pesquisa. O propósito é mostrar procedimento metodológico empirico utilizado para investigação dos perigos e riscos nas aulas praticas de soldagem no laboratório da

Instituição Educacional do CEFET-PI em sua sede em Teresina e na UNED de Floriano. De inicio serão apresentados os elementos metodológicos básicos, descrevendo a

população alvo, plano amostral, elaboração de instrumento de pesquisa utilizando a descrição do procedimento para analise dos dados coletados.

3.1 Tipologia da pesquisa.

A metodologia da pesquisa de campo é dada informações convencionalmente utilizada para este tipo de dissertação, descritiva , exploratória, “survey” , em que se estuda o conjunto de dados colhidos como amostra de um universo, para posterior tomada de decisão: diagnostico, análise e prognostico.

De acordo com Gil (1999, p.78 ), quando o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo. Pelas dificuldades materiais que envolvem sua realização, os censos só podem ser desenvolvidos pelos governos ou por instituições de amplos recursos. São extremamente úteis, pois proporcionam informações gerais acerca das populações, que são indispensáveis em boa partes das investigações raciais. Na maioria dos levantamentos, não são pesquisados todos os integrante da população estudada. Antes selecionam-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo o universo, que é tomada como objeto de investigação. As conclusões obtidas a partir desta amostra são projetadas para a totalidade do universo, levando em consideração a amostragem de erro, que é obtida mediante cálculos estatísticos.

(44)

maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explicito ou construir hipóteses, envolvendo assim levantamento bibliográfico.

3.2 População e Amostra

Como forma de alcançar o objetivo presente neste estudo e com facilidade e acesso para aplicação da pesquisa , optou por o Cefet-Pi, na cidade de Teresina e na Uned de Floriano. A população participante de estudante na disciplina de soldagem é de 146 alunos regulamente matriculados, sendo 104 em Teresina e 42 na UNED de Floriano. No que se refere ao período de aplicação desta pesquisa de campo, a coleta de informações se processou pelo preenchimento dos questionários, durante aulas regulares no final do 4º bimestre do ano de 2006, nos turnos da manhã e noite e em condições normais com amplas e irrestrita aceitação, apoio do corpo docente e o discentes da Instituição educacional Cefet-Pi. A tabela 3.1 mostra os alunos que responderam o questionário nos respectivos dias da aplicação do questionário.

Tabela 3.1 Total de alunos matriculados na disciplina de soldagem

Local N° De alunos Masculino Feminino

Alunos da UNED – Floriano 42 35 07

Aluno CEFET – Teresina 104 84 20

Total 146 119 27

3.3 Instrumento de coleta de dados

Foram utilizados procedimentos estatísticos que apresentassem aceitabilidade de resultados de questionários.

O anexo 1 apresenta o questionário final da pesquisa, o qual possui a seguintes estrutura relacionada ao objetivo da pesquisa

(1) Perguntas com escalas de 0 a 10 sobre percepção do risco.

A.1 Nas condições atuais do laboratório, como você avalia O RISCO de um acidente que possa ferir você ou um colega no laboratório do CEFET?

Nenhum

Risco 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Risco Extremamente

Alto

(45)

(2) Perguntas com estimativas de probabilidade como mostra a questão abaixo. Nas condições atuais do laboratório qual é a estimativa da probabilidade de ocorrer um acidente no laboratório do Cefet-Pi.

B1.1 Nas condições atuais do laboratório, Qual sua estimativa da probabilidade de ocorrer um acidente no laboratório do CEFET?

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Figura 3.2 Exemplo de questão com estimativa de probabilidade

(3) As perguntas de instrumentalidade que é similar as perguntas de valências que já foi feito e segue a regulamentação do Questionário anterior e tem como extrema ancoragem" Nenhum Potencial e Impacto Extremamente Alto”. O mesmo mostra o questionário abaixo perguntando sobre os impacto na segurança do laboratório do cefet-Pi.

C1.1 Como você avalia O IMPACTO no risco de segurança ocupacional que pode ter em você se houver um acidente no laboratório do cefet?

Nenhum Potencial

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Impacto Extremamente

Alto

Figura 3.3 Exemplo de questão de avaliação de impacto do risco

(4) As perguntas de valência abaixo é similar ao questionário anterior,porem mostra o potencial de agente de riscos do laboratório do cefet-Pi.( Ver mais em Anexo 1)

D1.1 Agente de Risco Químico: produtos químicos que podem causar dano á sua saúde

Nenhum

Potencial 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Potencial Extremamente Alto

(5) As perguntas de valência abaixo aborda o grau de conhecimento quanto ao riscos de seguranças nas aulas praticas no laboratórios do Cefet-Pi. ( ver mais no Anexo 1 ).

E1.1 Como você julga o seu grau de conhecimento nas aulas praticas quanto ao risco de segurança no laboratório do Cefet.

Péssima 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Extremamente boa

(6) As perguntas do questionário abaixo enfatiza a competência dos professores quanto ao desempenho na segurança do laboratório do cefet-pi. ( ver mais em Anexo 1).

F1.1 Como você julga o nível de competência dos professores no desempenho de procedimentosde segurança nas aulas praticas no laboratório

Nenhuma Competência

(46)

O questionário foi aplicado no final do ano letivo de 2006, sendo 146 questionários dos alunos matriculado na disciplina de soldagem do curso de Mecânica do Cefet-Pi em Teresina e Floriano.

Imagem

Tabela 2.2 Gases  nocivos a  saúde do homem na soldagem
Tabela 2.3 Taxa de Geração de fumos (TGF) na soldagem com Eletrodos Revestidos
Tabela 2.4 Efeitos fisiológicos do choque elétrico
Tabela 2.5 Lentes de proteção para operadores de soldagem e corte
+7

Referências

Documentos relacionados

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Cânticos TEMPO COMUM 4 Cântico Salmo: 42 (41) Leitura: Romanos 8,31-39 ou Marcos 2,13-17 Cântico Silêncio Oração de Louvor. - Jesus, manso e humilde de cora- ção, tu visitas todo

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

Effects of the bite splint 15-day treatment termination in patients with temporomandibular disorder with a clinical history of sleep bruxism: a longitudinal single-cohort