• Nenhum resultado encontrado

Reproduction dynamics of Rineloricaria latirostris Boulenger (Siluriformes, Loricariidae) of the Passa Cinco River, Ipeúna, São Paulo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Reproduction dynamics of Rineloricaria latirostris Boulenger (Siluriformes, Loricariidae) of the Passa Cinco River, Ipeúna, São Paulo."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DINÂMICA DA REPRODUÇÃO DO CASCUDO,

RINELORICARIA LA TlROSTRIS BOULENGER (SILURIFORMES,

LORICARIIDAE) DO RIO PASSA CINCO , IPEÚNA, SÃO PAULO

Geraldo Barhieri I

ABSTRACT. REPRODUC'TION DYNAMICS 01' RINELORICARlA L4TIKOS71llS BOIJLEN GER (SILIJRIFORMES. LORJCARIIDAE) OF Tl/E PASSA CINCO RIVER. IPEÚNA, SÃO PAlILO. Aspects of reprouuction 01' Rinel0/1caria !lIIimSI11s Boulcnger, I K99 of Passa Cinco river (Ipeúna, São Paulo) were investigateu uuring 18 Illonlhs. Thc spawing period was determined by the analysis of the Illaturation curve. based of the monthly variation of the gonauosolllHli c inul!x ano contlition fa.; tor . Th\! sizl! and age no tht: 111aturalioll anu fl.!cundity wl.!rl! also ul!ll.!J'minl.!d. Th\! fl.!cundity was rl.!altl.!d to SOllll.! paraml.!tl.!rs slIch as total knglh ano total wl.!ight.

KEY WORDS . Reproduction. dynalllics. Illaluralion. fecundity

Rilleloricarill lllfiroSfris Boulengcr, 1899, conheciua regionalmente como "cascudo-viola" , é um representante Ue Loricariidae muito ahunuante no ecossis-tema rio Passa Cinco (Ipeúna , São Paulo) . Os representan!cs uesta família possuem corpo recoberto Ue placas ósseas em várias séries, láhios alargados em forma Ue ventosa e maxilas providas de uma série de dentículos com uois lobos desiguais adaptados a raspar algas UO suhstrato (BRITSKI 1972). Rilleluricaria Boulenger, 1899 apresenta pareue ventral uo corpo proviua Ue placas e margem da cabeça revestiua de numerosas ccruas nos machos e com placa granue à fren!c uo ânus (BR ITSKI 1972; BRITSKI ef li/. 1988) . SeglUluo GERY (1969) e LOWE MCCONNELL

( 1975) , os representantes uesse grupo se restringem à Ámerica uo Sul. No rio Passa Cinco hahitam trecho rochoso, lótico de corredeira com fundo pedregoso e de pouca profundiuade.

Em Se tratando de peixe ilióhlgo (ANGELESCU & GNERI 1949; GNERI & ANGELESCU 1951), ele eXerCe papel importante nesse ecossite ma pois, atua na matéria orgânica do louo na faSe de pré-mineralização, fornecendo às bactérias um substrato mais facilmente uecomponÍvel. Graças a essa ação contribui na reci-clagem de nutrien!cs, aumentando a prouutividade uo ecossistema e facilitanuo o processo de depuração do manancial. As característi cas ambientais descritas por MOREIRA FILHO ( 1983) .iustificam a granue variedade Ue Loricariiuae no rio Passa Cinco , alguns ainua não iuenti ticauos do ponto de vista taxonômico.

O presente trahalho fez parte Ue um estuuo glohal sobre a biologia e auto-ecologia ue peixes UO rio Passa Ci nco (Ipeúna , São Paulo) e visou analisar aspectos quantitativos da dinâmica reprodutiva do "cascudo-viola", Rille/uriCllria

I) Laboratório (k ktiologia. Del'al1amento 、セ@ Hidrohiologia. Universidade Federal 、セ@ São Carlos.

Caixa Postal 676. 13565-905 S<io ClrI"S. S<io Paulo. Brasil. Bolsista do CNPq.

(2)

!arirosrris, no que diz respeito à dete rminação da época de reprodução, tipo de desova, tamanho e idade de primeira maturação gonadal e tecundidades absoluta e relativa.

MATERIAL E MÉTODOS

1.

COLETA DE DADOS

Para o desenvolvimento do presente trabalho foram coletados 566 exem-plares (234 mac hos e 332 fêmeas) no rio Passa Cinco no período de maio de 1991 a outubro de 1992. De (;ada exemplar foram registrados o sexo, comprimento total

(Lt) em centímetros, o peso total (Wt) em gramas, peso das gônadas (wg) em gramas e coletados os エイ セウ@ pares de otólitos. Os estádios de maturação gonadal foram estabelecidos mano e mi cros(;()picamente segundo CARAMASCHI (1979), BARBIERI (1981) e AGOSTINHO (1985) e assim classificados: I) jovem, imaturo; Ir) em maturação 1,2 e 3; III) maduro 1,2,3; e IV) parcial e totalmente esgotado. Não foi observada a ッ」ッイイセョ」ゥ。@ do estádio de repouso . Os ovários destinados à análise do tipo de desova e tecundidade foram seccionados e mergulhados em solução de Gilson moditi(;ada (SIMPSON 1951, 1959) para separação dos ovócitos.

Em

função da baixa fecundidade apresentada e do tamanho do diâmetro, todos os ovócitos foram contados e medidos. Para a determjnação dos estádios de maturação gonadal foram (;()nsiderados ca racteres macroscópicos (tamanho, coloração da gônada e no caso dos ovários o tamanho dos OVÓ(;i!os intra-ováricos) e micros-cópicos.

Os エイセウ@ pares de ot61itos foram preparados segundo procedimento descrito em RtCKER (1971) e Y AZZOLER (1981) e a leitura dos anéis segundo metodologia apresentada em JONES & HYNES ( 1950) e FENERICH er lI/. (1975). O par "Iapillus" de otólitos mostrou ser o mais apropriado para a leitura dos anéis.

2 .

MÉTODOS DE ANÁLISES DOS DADOS

A época de reprodução foi definida pela análise da curva de maturação baseada na variação temporal do índi (;e gonadossomático (IGS) e do fator de condição (0), segundo metodologias desnitas em SANTOS (1978) e V AZZOLER (1981). O tipo de desova t<li estabelecido através da observação histológica das gônadas e grati(;amente pela distribuição dos diâmetros dos ovóc itos para cada estádio de maturação gonadal, definido em função do tempo.

A tecundidade absoluta foi estimada através da contagem total dos ovócitos em ovários com avançado estádio de maturação (n=35). Foram estabelacidas as relações da fecundidade co m o (;()mprimento total dos exemp lares, peso total das

ヲセュ・。ウ@ e peso dos ovários.

O tamanho de primeira maturação gonadal foi considerado aquele em que 50 % dos indivíduos da população foram c1assiti cados co mo adultos (estádios II, III e I V) . A idade dos exemplares foi estabele(;ida pelo mt!todo dos anéis etários nos ot61itos, sendo as (;urvas de CreS(; ll11ellto ajustadas pela expressão de Berta-lantfy (BERTALANFFY 1938). alx')s constatação de sua validade pela transformação Ford-Walford (WALFORD 1946).

(3)

Dinâmica da reprodução do cascudo .... 607

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os estudos sohre dinâmica da reprodução ocupam importante lugar na Investigação Pesqueira por fornecerem subsídios necessários para a elahoração de programas visando a exploração racional e preservação das espécies ícticas de nossos rios e lagos. Dentro dessa linha de pesquisa destaca-se aspectos como época de reproduçõ. tamanho e idade de primeira maturação gonadal, fecundidade, taxa de crescimento e tipo de desova.

As gônadas de Ril/e/oricllrill !aliroslr;s do rio Passa Cinco apresentam característiscas micro e macroscópicas semelhanteS às descritas para outros Loricariidae. A escala de maturação para a espécie foi elahorada com nOVe estádios. A análise da curva de maturação (Figs I A, I B, I C) sugere que o período reprodutivo é longo e ocorre principalmente nos meses de setemhro-outubro com menor intensidade nos meses de.Íulho-agosto e novemhro-dezembro. Essa análise quando associada às ohservações microscópicas e com a curva de distrihuição de diâmetros de ovócitos (Fig. 2) indica que a espécie apresenta desova parcelada, com três lotes de ovócitos vitdinados e de tamanhos distintos. Os ovócitos maduros apresentam diâmetro grande, ao redor de TPPPセャュN@ Características semelhanteS foram ohservadas nos estudos com o cascudo HypO.\·/olIlllS {iff p/ecOSIIJIl/lIS Linnaeus, 1758 da represa do Monjolinho (BARBIERI el aI. 1988) e o cascudo preto HypoSIO/l/lIS sp. do rio Passa Cinco (BARBIERI & BARBIERI 1992).

A distrihuição de freqüência de diâmetros de ovócitos tem sido amplamente utilizada em Investigação Pesqueira mas essa amílise quando usada em espécies que apresentam comportamento polimodal tem sido questionada por alguns au-tores. AGOSTINHO (1985) apresentou uma anál ise crítica sohre o assunto através de ampla revisão hihliognífica. A crítica enfatiza os riscos de se estahelecer arhitrariamente os intervalos de classes de diâmetros, além da dificuldade de se prever quando os ovócitos vitdinados de diâmetros menores serão eliminados ou reahsorvidos. BEGENAL (1978) sugeriu que além desse estudo o pesquisador deveria levar em consideração tamhém a ocorrência ou não de sincronismo dos ovócitos. além de outros parâmetros como variação do índice gonadossomático, fator de condição, etc. Segundo esse autor, baixos valores do índice no tinal do período reprodutivo tem sido considerado uma das características de espécies que apresentam desova parcelada. A espécie em estudo apresentou eSSe compor-tamento. Da mesma forma, a utilização isolada da variação do fator de condição também tem sido questionada pois nela tamhém podem interferir outras variáveis como acúmulo de gordura, suscetibilidade às mudanças amhientais. grau de repleção do estômago e desenvolvimento gonadal (LE CREN 1951). BRAGA ('/ lI/.

(1985) relacionaram o valor do fator de condição com o aumento do comprimento do peixe e MCGREGOR (1959) com a densidade populacional. Segundo este autor, altos níveis populacionais resultam em menor disponihilidade alimentar e portanto, menor va lor no fator de condição. V AZZOLER & V AZZOLER (1965) sugerem a utilização da "condição gonadal", estimada a partir da diferença do tator de condição calculado com o peso total dos exemp lares e sem o peso da gemada. BARBIERI & VERANI (1987) constataram que essa metodologia apresentou

(4)

lados satisfatórios nos éstudos com o cascudo HYf!o,"{O/llllS lift plecosfO/IIuS da réprésa do Monjolinho, NARAHARA (1983) é AGOSTINHO ( 1985) récoméndam ainda a ohsérvação da ヲイ・アセョ」ゥ。@ de eXémplarés sémi-esgolados na população como outra estratégia que pode colahorar na definição do tipo dé desova dé uma delérminada espécie de peixe,

16,0

'/20

)

Sp

O

4)0

O

O

..-C'

IH

O)s

0)4

O

Op06

iセ@

0)002

O

®

/+""

/+0-+--+

+-+-+-+-+

M-

J

©

Kセ@

MMKセ@

(J"

J-F M-A M-J J-A S-O

S/MESTRES

Fig . I . Di strihui ção hill1\.!l1sal tln ■ョ 、ゥセQNA@ ァャャョ。HィIウウッャャャ£ャゥセョ@ iャャセ、ゥッ@ (IJ.!) UI.! エセャャィNA。AGM (A). IllW.: lh )S ( 8) セ@ dn

rala r 、セ@ セHI ョ、ゥ セ ̄HI@ (C),

o

tamanho de primeira matu ração gonadal (Lp m) foi estimado em 10, I cm para machos é 8,47 cm para ヲ セ ュ ・。ウ@ (Fig, 3). quando os exemplares atingem () Seg undo ano de vida (Fig. 4), A partir do térceiro ano de vida todos os eXemplareS estão aptos à reprodução, Essa éstimati va tem sido utili zada no estaheléc imento dé no rmas visando a présérvação da éspéc ie,

O parcelamento da (ksova ohséfvado ém grande núméro de éspéciés tropicais é, ségundo NIKOLSKY (1963. 1969), uma adaptação para evitar a

(5)

Dinâmica da rep rod uçã o do cascudo .... 609

30

20 MATURACÃO

10

48

20 MATURACÃO 2

O

30

20 MATURACÃO 3

10

O

12 b

セ@ 8

!!.-

4

MADURO I

セ@ O

u

z

20 (W

::::> MADURO 2 b

O 10

w

o::

I.J...

O

20

MADURO 3

10

O

20

10 ESGOTADO I

c

O

20

10 ESGOTADO 2

O

O 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000

DIÂMETRO OOS OVÓCITOS (micrõmetros)

Fig. 2. R\!pr\.!sl.!lllalojáo ァイ£ャゥセ。@ da 、ゥウエイゥィャャゥ セ ̄ャャ@ dI.! ヲイセT■ゥセュ Z ゥ。@ rdativa tk 、ゥ{ャQョ|NAエイッセ@ UI.! nVl)cilOs \.! Ill

difl!rentl!s \!stáLlios UI! tksl!Jlvnlvillll!nto (a. h. セ@ = Intt!s de ovú...:itos vitdinauns).

compet ição pdo local é pdo ali ménto uas larvas. No éntanto. a obténção préc isa ua tecllnu iJaué m:ssas ←ウーセ」 ゥ ←s@ têm siuo polêmica pda uiticulJaUé Ué Sé ui stinguir os ovócitos Ué réServa uaqlldés ém UéSél1Volvi mento (BAGENAL 1978) e pda uiticuluaué Ué Sé prévér as taxas Ué réa osorção uos lotês Ue ovóc itos ém maturação

(AGOST INHO 1985).

(6)

1,0

08-

,

%

0,6

0,4

0,2

00

jxセセKKKKKKM

r

j

---, --I:

-7 65067

I

t

ZケHセIZQM・MVLSRXW@

,x '

2,0

:}:

-44838- 11)°,1566

t

ャケHセIZQM・G@

I

60

:

'140

, I I '

:Lpm

HセIZ@

10,1

I

lーュHセIZXLTW@

18,0

L

(cm)

Fig , 3. rャNAーイセZM[セャQエ。ャNヲ\ゥョ@ gníti..:a da ヲイ|ATャゥセャャ ッLN[ ゥ。@ rdati va d\! I.!xl.!lllplan.::-. adultos por dassl.! dI.! l:nmpriml.!nt o

(L pIU = lamanh o 、セ@ ーイゥュセゥイ。@ malura,ão gl'naJa l).

16 ____ .!: '!!

J

セl@

___________

J1J.

7'/- __________________ ___ ___

®_

o

セMM

14 セ@ ç' , +

LooIO) :t- , '

:t-e

[セ@ MMMMMMMセO@

---<:] 8

/0+

,/

+

:; 6

, /

,

,

,

,

ti' 0, 333 ano

4 , , , LI 10") ' 15,4 11-e-O,530t)

2 , ,

0/

,

, ,

2 4 6 8 10 12 14 16

o

LI (cm)

2

ti' 0,457 ano

3 4 5 6 7 8

t (anas)

Fig. 4 . TransrofllH"ão Ford-Walrord (A) " curva s de cre sc illlento"1II 」o ャャャーイゥャャQセョエッ@ (B) ajustadas pda

expressão de bセイャ。ャ。ョitケ N@

(7)

Dinâmica da reprodução do cascudo .... 611

-180

140

F

'/00

• •

60

F

=

0000357 L5,29

,

20

11

12

L

(cm)

Fig. 5. Relação I-"cundidatk /comprillh:nlo lolal da s fêmeas .

GODINHO er aI. (1977), BARBIERI (1981) e CARAMASCHI (1979) sugerem

a contagem dos ovócitos vitelinados (maduros e em tinal de maturação) presentes nos ovários antes da desova.

No presente trahalho adotou-se a metodologia sugerida por estes autores acima citados, optando pela contagem de todos os ovócitos por serem em pequeno número e de diâmetro grande .

Rilleloricaria latirostris é uma espécie de haixa fecundidade (em média 113 ovócitos) e parece não dispensar cuidados à prole, contrariando o Princípio de LAGLER et aI. (1977), segundo o qual existe relação inversa entre fecundidade e cuidados parentais. O mesmo comportamento foi observado por BARBIERI (1981) para Gy/llf/otus campo (Linnaeus, 1758) da Represa do Loho (São Paulo). A fecundidade foi relacionada com o comprimento total (Fig. 5), peso total (Fig. 6A) e peso dos ovários (Fig. 6B), resultando relação exponencial com a primeira variável e linear com as outras duas. O comprimento é a variável que melhor se relaciona com a fecundidade, seguindo o comportamento da maioria de teleósteos de águas cont inentais.

(8)

200

160

120

F

F= 39,3 + 11,3 Wt

5,0

6,0

7,0

8,0

9,0

10,0

Wt(gl

®

160

120

F=90,9+ 26,2wg

00

0,4

0,8

1,2

1,6

2,0

wg(g)

CONCLUSÕES

Dé acoruo co m os ohjetivos propostos no présenté trabalho poué-se concluir qUé o "cascuuo-viola", Rille[oriCllria !arirosrris, UO rio Passa Cinco (Ipeúna, São Paulo) aprésénta o séguinte comportamento; o períouo Ué réprouução é longo, compréénuiuo entré os meses ue .iulho-agosto e novémhro-uéZémhro e com maior intensiuaue reprouutiva nos meSéS de setemhro-outuhro. A uesova é do tipo parcdaua, com エイセウ@ lotés ue ovócitos vitelinauos. Os ovócitos maduros possuem diâmetro ao redor dé TPPPセljョ N@ A tt!cunuidaue é baixa (em méuia 113 ovóc itos). O tamanho Ué priméira maturação gonaual tüi estimado ém 10, I cm para machos é 8,47 cm para ヲセュ←。ウN@ Machos e ヲセュ・。ウ@ at ingem a priméira maturiuaué no ség unuo ano ue viua. Touos os exemplarés estão aptos à réprouução a partir do

(9)

Dinâmica da reprodução do cascudo, ... 613

terceiro ano de vida. A fec undidade relaciona-se exponencialmente com o compri-mento total da ヲセュ・。@ e linearmente com o peso da têmea e peso dos. ovários. O comprimento é a variável que melhor se relaciona com a fecundidade.

AGRADECIMENTOS.

°

aulor 。ァイ。jセBセ@ ao Conselho Nacional 、セ@ dセウ・ョカ ッ ャカゥQャQセョャッ@ cゥセョ ᆳ

lítico セ@ Tecnológico (CNPq) pelo auxílio ヲッイョセBゥ、ッ@ à セクセ」ャャL ̄ッ@ do Irahalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGOSTINHO, A .A. 1985. Estrutura da população, idade, crescimento e repro-dução de RhifleLepis aspera (Agassiz, 1829) (Osteichthye.'i, Loricariidae) do rio Paranapanema, São Paulo. Tese de Doutorado, não puhlicada, Uniwr-sidade Federal de São Carlos, São Paulo, 231 p.

ANGELESCU, V. & F .S. GNERI. 1949. Adaptaciont!s dei aparato digestivo ai regimen alimentício t!n algunos pt!ces dei rio Uruguai y dei rio de La Plata. Rev. Inst. Nac. iョカセエN@ Cien. Nat. I: 161-281.

BAGENAL, T.B. 1978. Aspt!cts of tish tecundity, p.75-101. 11/: S. O. GERKING (t!d.). ecology

01"

freswater I"ish produdion. Oxford , Blackwell Scit!ntitic Puhlications.

BARBIERI , M . C. 1981. Contrihuição ao e.'illldo da hiologia de GUlIlllolus campo

(Linnaells, 1758) na represa do Loho, Estado de São Paulo (Pisce.'i, Oslariophysi, Gymnotidae). Tese de Doutorado, não puhlicada. Universidade Ft!dt!ral de São Carlos, São Paulo, 167p.

BARBIERI, G. & M. C. BARBIERI. 1992. Tamanho de primeira maturação gonadal , tipo dt! desova e fecunuiuade do cascudo, Hypos{o/llUS sp. I (Siluriformes, Lori cariidae) do rio Passa Cinco, Ipeúna . SP. An. Sem. Reg. Ecol. 7: 10. BARBIERI, G. & VERANI, l.R. 1987. O fillor de condição co mo inuicador do

período de dt!sova t!m HYf!OS{O/IIILI' (!flIJ/ilCO.I·fOlIllIs Linnaeus, 1758 (Oslt!ich-thyes , Loricariidat!) ua reprt!sa do Monjolinho. São Carlos. Ciene. Cult. 39 (7): 655-658.

BARBIERI, G.; M.C. BARBIERI; l .R. VERANI & N. FENERICH-VERANI. 1988. Ciclo rt!prouutivo e primeira maturação gonadal ue HYf!os{o/llLlS

Ifl

p/eco.\"-{OIlIllS LinnaelL'i, 1758 da rt!prt!sa do Monjolinho, São Carlos, SP (Teleostt!i, Loricariidat!). Notas preliminares. An. Sem. Reg. Ecol.

6:

125-144.

BERTALANFFY, L. VON. 1938. A quantitative theory oforganic growth. HlIm:un Biology 10 (2): 181-213.

BRAGA , F.M.S. DE; M.A.A.S. DE BRAGA & R. GOITEIN. 1985. Fator de condi ção e alimt!ntação dt! P{//"(//OIlC!lUI"/IS h/"(/silil'lI.\"is na região da Ilha Anchida (La!. 23 °33S' -Long. 45"05'W). Ubatuha. Estado de São Paulo. Nalllralia 10: I-II. BRITSKI, H.A. 1972. Os peixes de água doce do Brasil , p.79-108. III : COMISSÃO INTER-EsTADUAL DA BACIA PARANÁ-URUGUAI (éU.) Poluição e Piscicultura. São Paulo, USP-Instituto de Pesca do Estado ue São Paulo.

BRITSKI, H.A.; Y. SATO & A.8.S. ROSA. 1988. Manual de identificação de peixe.'i da região de Três Maria'i, I\tinas Gemis. Couevasf, 115r.

(10)

CARAMASCHI, E.M.P. Reprodução e alimentação de

HopLias malabaricus

(Bloch, 1794) na repre.'ia do rio Pardo (Botucatu, SP) (Osteichthyes, Cypriniformes, Erythrinidae). Dissatação de Mestrado , não puhlicada, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 144p.

FENERICH, N.A.; M.Y. NARAHARA & H.M. GODINHO. 1975. Curva de cresci-mento e primeira maturalião sexual do mamli, Pilllelodu.l' lIIl/cullIfUS La.:. , 1803 (Pisces, Siluroidei). BoI. Jnst. Pesca, Santos, 4 (I): 1-28.

GERI, J . 1969. The freswater fish es of South America , p.828-848. III: E.J. FITIKAU (ed.). Biogeography and ecology in South America. Hague, Amstadã, Dr. Junk N. V. Puhlica tions.

GNERI, F .S. & V. ANGELESCU. 1951. La nutricion de los peces ili ofagos en rdacion con d mdabolismo genaal dd amhiente acuatico. Rev. Jnst. Nac. Invest. Cien. Nat. 2 (I): 1-44.

GODINHO , H. M .; M .A. BASILE-MARTlNS; N.A. FENERICH & M.Y . NARAHARA. 1977. Fecundidade e tipo de desova do mandi , Pillle!odlls lIIl/cularus Lac., 1803 (Pisces, Siluroidei). Rev. Bras. Biol. 37 (4): 737-744.

LAGLER, K . F.; J.E. BARDACH; R.R . MILLER & D.R. PASSINO. 1977. Ichthyology. New York, John Wiley & Sons, 506p.

LE CREN, E. D. 1951. The length-weight rdationship and seasonal cycle in gonad weight and condition in the perch Pe/'ca jluFil//ilis.

J.

Anim. Ecol. 20 (2): 201-219.

LOWE-M cCONNE LL, R. H. 1975 . Fish communities in trnpical ヲイ・NNセィキ。エ・イN@ London, Logman Inc., 337p.

MCGREGOR, J .S. 1959. Rdation hdween tish condition and population size in the sardine (Sa/'dillojJs ('aemlea). Fishery Buli. WildJ Servo

U.S. 60

(166): 215-230.

MOREIRA-FILHO, O. 1983. Estudos na f<Ullília Parndontidae (Pisces, Cyprini-formes) da Bacia do Rio Passa CiIll:O - SP. Aspectos citogenéticos e considerações correlal'L'i . Dissertação de Mestrado, não puhlicada. Univer-sidad e Federal de São Carlos, São Paulo, 212p.

NARAHARA, M.Y. 1983. Estrutura da população e reprndução de

Rhamdia

h ila rii

(Valenciennes, 1840) (Ostcichthyes, Silurifonne.<;, Pimelodidae). Tese de Doutorado, não puhlicada, Universidade de São Paul o, São Paulo. 226p.

NIKOLSKY , G. V. 1963 . The ecology 01' l'ishe.'i. London, Academic Press, 352p. - - - o 1969 . Theory 01' fish population dynamics. Edinburgh, Oliva & Boyd

Ltd. , 323p.

RICKER, W. E. 1971. Methods for assessment 01' fish produdion in fre.'ihwaters. Oxford, Blackwdl Scientitic Puhlications, 348p.

SANTOS, E.P. DE. 1978. Dinúmica de ーッーオャ。￧￵・Nセ@ aplicada à pesca e pisci-cultura. São Paulo, Hucitec-EDUSP, 129p.

SIMPSON, A.C. 195 1. The fecllndity of the plaice. Fish. jョカ・NNセエゥァN@ 2/ 17 (5): 1-27. - - - o 1959. Mcthod lIsed for separating and counting the eggs in エセ」ャャョ、ゥエケ@

studi es on the plaice (Pleuml/eues pla/l'ssa) and her ing (Clupea ftarl'II}.; lIs ).

(11)

Dinâmica da reprodução do cascudo, ... 615

Oeeasional paper 59 (12): 1-3 .

V AZZOLER, A . E.A. M. 1981. Manual de métodos para estudos hiológicos de populações de peixc.'i. Reprodução e crescimento. BrasI1ia, CNPq-Programa Nacional de Zool ogia , 108p.

VAZZOLER, A .E.A.M . & G. VAZZO LER . 1965. Rdation hetween condition factor and sexual devdopment in Sardinel!{/ (Il/rifa (Cuv. & Val.) . Anais Acad. hras. Ciene. 37 (supl.): 353-359 .

WALFORD , L.A . 1946. A neW graphic method of describing the growth animai s. Bio\. Bul. mar. hiol. Lah., Woods Hol e,

90

(2) : 141-147.

Recebido em 1 O.XII. 1993; aceito em 13. VII. 1994.

Imagem

Fig .  I .  Di strihui ção hill1\.!l1sal tln  ■ョ 、ゥセQNA@ ァャャョ。HィIウウッャャャ£ャゥセョ@ iャャセ、ゥッ@ (IJ.!)  UI.!  エセャャィNA。AGM (A)
Fig.  2.  R\!pr\.!sl.!lllalojáo  ァイ£ャゥセ。@ da  、ゥウエイゥィャャゥ セ ̄ャャ@ dI.!  ヲイセT■ゥセュ Z ゥ。@ rdativa  tk  、ゥ{ャQョ|NAエイッセ@ UI.!  nVl)cilOs  \.! Ill  difl!rentl!s  \!stáLlios  UI!  tksl!Jlvnlvillll!nto  (a
Fig.  4 . TransrofllH&#34;ão  Ford-Walrord  (A)  &#34;  curva s de cre sc illlento&#34;1II  」o ャャャーイゥャャQセョエッ@ (B)  ajustadas pda  expressão de  bセイャ。ャ。ョitケ N@
Fig.  5.  Relação  I-&#34;cundidatk /comprillh:nlo lolal  da s  fêmeas .

Referências

Documentos relacionados

envelope do canal desvio padrão do desvanecimento em pequena escala ângulo entre a antena e a posição real do usuário ganho da antena dBi na direção de θ parâmetro de

Dessa forma, o segundo passo dado, foi a elaboração do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMMC) de Rio Branco, com este instrumento promove-se

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

We note that the introduction of a photon mass in the context of the SME has been studied in the presence of both CPT-preserving and CPT-violating terms at the level of the equations

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Assim, em continuidade ao estudo dos mecanismos envolvidos na morte celular induzida pelos flavonóides, foi avaliada a exposição da fosfatidil serina na membrana das células HepG2

Desde então, vários autores deram o seu contributo, uns convergindo outros divergindo, contudo, apesar de mais de 20 anos de discurso académico e de gestão sobre o