• Nenhum resultado encontrado

Centro de Memória do Pontal do Paranapanema e a Memória da Luta pela Terra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Centro de Memória do Pontal do Paranapanema e a Memória da Luta pela Terra"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Centro de Memória do Pontal do Paranapanema e a Memória da

Luta pela Terra

Prof. Dr. Ricardo Pires de Paula (Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, Presidente

Prudente, Graduação em Geografia,

ricardo@fct.unesp.br

), Prof. Dr. Eduardo Paulon

Girardi (Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, Presidente Prudente, Graduação

em Geografia,

epgirardi@me.com

) , Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes

(Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, Presidente Prudente, Graduação em

Geografia,

bmfunesp@terra.com.br

), Dayane da Costa Garcia (Arquivista, Faculdade

de Ciências e Tecnologia/FCT, Presidente Prudente, Graduação em Geografia,

daí-car@hotmail.com

) Barbara Giovanna Ortiz (Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT,

Presidente Prudente, Graduação em Geografia,

Barbara.ortiz@live.com

, bolsista

PROEX), Douglas Giovani Gretter Alípio (Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT,

Presidente Prudente, Graduação em Geografia,

gretterdouglas@gmail.com

, bolsista

PROEX), Letícia Pires de Almeida Paiva (Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT,

Presidente Prudente, Graduação em Geografia,

leticia.paivaa@gmail.com

, bolsista

BAEE II).

Eixo 1 -

“Direitos, Responsabilidades e Expressões para o Exercício da Cida

dania"

(inclui as áreas de: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Política e

Economia).

RESUMO

O centro de memória do Pontal do Paranapanema tem como objetivo subsidiar pesquisas sobre os conflitos fundiários no oeste do Estado do São Paulo, desde 1986, até os dias atuais. O CMPP reúne documentação relacionada ao histórico de grilagens de terras na região e a atuação dos movimentos sociais. Assim, o Centro de Memória providencia informação para pesquisadores, órgãos governamentais e integrantes de movimentos sociais.

Palavras Chave: Centro de Memória, movimentos sociais, imprensa.

ABSTRACT

The Memory Center of the Pontal do Paranapanema aims to support researches about the land conflicts in western state of São Paulo, since 1986 until today. The Memory Center have filed documentation related to land grabbing in region of Pontal do Paranapanema and the role of social movements in this process. Thus, the memory center provides information for researchers, government agencies and members of social movements.

Keywords: Memory Center, social movements, press.

(2)

O presente trabalho tem como objetivo abordar a formação do Centro de Memória do Pontal do Paranapanema – CMPP e a sua relevância no que se refere à luta pela terra e recuperação da memória. Nesse sentido, iremos expor neste trabalho sobre a formação do Centro de Memória, a sua importância para a comunidade e por fim, os trabalhos que foram desenvolvidos.

Pretendemos reunir, organizar e disponibilizar toda a documentação existente no acervo, no que diz respeito à luta pela terra na região do Pontal do Paranapanema, a partir do diálogo com os movimentos sociais, as organizações da sociedade, as universidades e o Estado. Este projeto está articulado à rede DATALUTA que congrega informações atinentes à luta pela terra também em outros Estados, recebendo periodicamente boletins da atuação dos movimentos sociais que lutam em defesa da Reforma Agrária. Assim, pretendemos organizar essas informações dividindo-as segundo suas especificidades (boletins, relatórios, reportagens na imprensa, trabalhos acadêmicos), disponibilizando-as a todos os interessados por essa temática.

(3)

Dividimos as atividades de acordo com a característica do material existente: Acadêmico: separamos todos os trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses) segundo sua espacialidade. Assim, temos os trabalhos que abordam a problemática da questão agrária no Pontal do Paranapanema e Estado de São Paulo perfazendo a mesma coleção e aqueles que tratam da realidade em outros Estados na coleção Brasil.

Essa coleção contém mais de 900 obras em diversos formatos como: livros, teses, dissertações, monografias, projetos de pesquisa, relatórios, censos e entre outros, que são relacionados à reforma agrária, luta pela terra, movimentos camponeses, grilagem de terras e entre outros. Com isso, o CMPP reúne documentações relacionadas ao histórico de grilagens e atuação dos movimentos sociais no intuito de subsidiar pesquisas, dando visibilidades aos sujeitos coletivos, que são excluídos pelos sujeitos dominantes e pelo Estado. Jornais: possuímos uma planilha com mais 36.000 registros de reportagens, matérias e artigos da imprensa no período que vai de 1986 até 2013. Esses reportagens subsisdiam anualmente a produção do Relatório DATALUTA, Banco de Dados da Luta pela Terra, para a região do Pontal do Paranapanema e para o Estado de São

Paulo. Esses relatórios são construídos a partir das seguintes categorias de análise:

 ocupações de terras,  manifestações no campo,  assentamentos rurais,  estrutura fundiária e  movimentos camponeses

No ano de 2014, demos início a um trabalho de separação dos registros existentes seguindo a espacialidade, tal como já é feito com os trabalhos acadêmicos, separando a coleção Pontal do Paranapanema e Estado de São Paulo do material referente à coleção Brasil.

O Centro de memória do Pontal do Paranapanema foi criado em 2010 o CMPP tendo como principal objetivo reunir documentações referentes à memória da luta pela terra com ênfase, inicialmente, no Pontal do Paranapanema e, posteriormente, voltando a atenção para o Estado de São Paulo.

Além do material oriundo da imprensa nacional e regional e dos trabalhos acadêmicos, o acervo também é constituído de documentos diversos provenientes de movimentos sociais, que serão catalogados segundo sua especificidade para definirmos a melhor maneira de disponibilizarmos.

Material e Método

(4)

Também mantemos no acervo vários exemplares de Anais de eventos científicos, notadamente identificados com a Geografia Agrária que objetivamos também classificar, transformar em mídias atuais para sua disponibilização a pesquisadores e demais interessados. As atividades realizadas no Centro de Memória do Pontal do Paranapanema contam com a participação de alunos de graduação e de Pós-Graduação em

Geografia da FCT-

UNESP campus Presidente Prudente, que está em fase de organização visando à melhora do acesso da comunidade ao acervo.

Além do trabalho de classificação, higienização e sistematização de toda a documentação que se encontra arquivada, realizamos em 2014 atividades que visam levar o debate sobre a luta pela terra e as políticas voltadas para a Reforma Agrária para o conjunto da sociedade.

Em torno dos eventos que assinalaram os 50 anos do golpe militar no Brasil, o Centro de Memória do Pontal do Paranapanema compôs a equipe institucional que organizou na FCT a I Jornada universitária em defesa da Reforma Agrária. A Jornada integrou a semana de debates sobre o golpe militar e as reminiscências da ditadura na organização da sociedade brasileira. Para isso, convidou o Grupo de Trabalho sobre a Repressão no Campo da Seção estadual da Comissão da Verdade para realizar uma audiência pública sobre a

temática da repressão no campo na época do regime militar e aquela que continua se abater sobre os sujeitos que lutam por uma Reforma Agrária que atenda as necessidades da população camponesa brasileira.

Depreende-se que vimos realizando um trabalho rotineiro para a conservação da documentação existente no acervo. Além disso, subsidiamos informações e pesquisas acadêmicas que visam abordar a memória da luta dos movimentos sociais

(5)

camponeses no Estado de São Paulo, com destaque para o Pontal do Paranapanema. Além dessas atividades, temos mantido diálogo permanente com a sociedade seja por meio de debates e eventos, exposições e exibição de filmes/documentários que promovam a reflexão sobre questões urgentes e necessárias na resolução de problemas que afetam parcela significativa da população brasileira. Essas atividades são voltadas para estudantes de ensino médio das escolas públicas e particulares, para sindicatos e movimentos sociais, para pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. Com isso, entendemos que cumprimos os objetivos principais da extensão universitária.

REFERÊNCIAS BIBLIIOGRÁFICAS

CAMARGO, C. R.. Os Centros de Documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Zélia Lopes de (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p.49-63.

FELICIANO, C. A.. “Grilos” jurídicos no Pontal do Paranapanema: administrando os conflitos agrários. Revista NERA: Presidente Prudente, a. 10, n. 11, pp. 48-60, jul.-dez 2007.

FERNANDES, B. M.; RAMALHO, C. B. Luta pela terra e desenvolvimento rural no Pontal do Paranapanema. nº 43. [S.l]: Estudos Avançados, 2001. p. 239-254.

FERNANDES, B. M.. Espacialização e Territorialização da luta pela terra: A formação do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado de São Paulo. 1994. 208f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FONTANELLI, S. A.. Centro de memória e ciência da informação: uma interação necessária. 2005. 105f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

LEITE, José Ferrari. A ocupação do Pontal do Paranapanema. Hucitec: São Paulo, 1998.

MARQUES, A. J. & STAMPA, I. T. (orgs). Arquivos do Mundo dos Trabalhadores. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, São Paulo: CUT, 2012.

MEDEIROS, L. S. de. Os trabalhadores e seus arquivos: questões em torno da recuperação das lutas no campo. In: MARQUES, A. J.; STAMPA, I. T. (Org.). O mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. 2° Ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2010. p.27-41.

MENESES, U. T. B. de. A crise da Memoria, História e Documento: reflexões para um tempo de transformações. In: SILVA, Zélia Lopes de (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p.11-29.

MOREIRA, J.G et al.; A experiência do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referencia em Movimentos Sociais e Políticas Públicas do Campo. In: MARQUES, A. J.; STAMPA, I. T. (Org.). Arquivo, Memória e Resistencia dos Trabalhadores no campo e na cidade. Comunicações do 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012 p.88-98.

O PONTAL DO PARANAPANEMA. Produção de Chico Guariba. [S:L]: Beta Digital, 2005. DVD (52 min). RIBEIRO, L.N; VILELA, A.P.A. O Centro de Memória do Pontal do Paranapanema: a importância histórica e social da luta pela terra. XXI Encontro Nacional de Geografia, Belo Horizonte, 2012.

SILVA, F. C. T. da. Crise da ditadura militar e o processo de abertura política no Brasil, 1974-1985. In: Ferreira, J.; DELGADO, L.de A. N.(org.). O Brasil Republicano: O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 243-282.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo realizar um relato de experiência sobre o apoio matricial do Núcleo de Apoio à Saúde da Família às Unidades Básicas de Saúde de Inhumas/GO,

Estes sintomas de hipoglicemia, que refletem a contrarregulação adrenérgica corpórea (suor excessivo, pele úmida e fria, ansiedade, aceleração do ritmo cardíaco e palpitação),

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Mais uma característica importante do parque habitacional português prende-se com a pouca atractividade do mercado de arrendamento, que pode ser explicada pela falta de procura

Parte dos estudos realizados são apresentados em três livros: Reserva Ecológica de Macaé de Cima, Nova Friburgo, RJ: Aspectos Florísticos das espécies vasculares (vol 1. Lima

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e