• Nenhum resultado encontrado

Manual de orientação para paciente infartado.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Manual de orientação para paciente infartado."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA . PACIENTE INFARTADO"

Milva Maria Figueiredo de Martino" Elen White Mateus S u edeku m*** Maristela J ust Cassol *** Marilda Mie Iza ***

RESUMO: O presente trabalho relata o processo de elaboração do Manual de Orientação para Paciente I nfatado, para implantação na rotina assistencial de enfermagem, na Unidade de Cardiologia do Hospital das CIí nicas da UN ICAMP. Os resultados da avaliação do instrumento apontaram-se favoáveis para sua implantação na rotina hospitalar, com a finalidade de melhorar a qualidade de assistência aos pacientes card íacos.

ABSTRACT: The present study relatesthe elaboration process ofthe orientation handbook to infarcted patients. The main purpose of this study was to organize the introduction of a Nursing Assistance Routine in the Depatment of Cardiologist Clinic and Surgery of the "Hospital das Clínicas - UNICAMP".

UN ITERMOS: Manual - l nfato Agudo do Miocádio.

APRESENTAÇÃO

A iniciativa de elaborar este manual patiu de uma proposta de trabalho conjunto entre uma docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas da UNICAMP, e o Depatamento de Enfermagem do Hospital das Clínicas da UNICAMP, tendo como objetivo prin­ cipal o incentivo à pesquisa de enfermagem junto aos enfermeiros da área assistencial na Unidade de Cardiologia, bem como promovera assistência de enfermagem com qualidade aos pacientes infatados.

Inicialmente, foi efetuado pelo grupo de pes­ quisa, um docente etrês enfermeiras, uma revisão bibliográfia sobre assistência de enfermagem na reabilitação cardíaca do paciente infatado sem complicação, que resultou um primeiro trabalho científico. A patir deste, e da obsevação da necessidade em melhorar a qualidade de

assis-tência aos pacientes infatados da unidade de internação cardiológica, fizemos o manual de orientação paa pacientes infatados.

A elaboração do manual constitui parte de um projeto de iniciação à pesquisa de enfermagem, no período de 1 991 a 1 993, tendo a finalidade de implantar uma nova rotina assistencial de enfer­ magem cardiológica. (Anexo 1 ) .

O processo d e reavaliação d o instrumento elaborado constou da aplicação de um questioná­ rio com nove perguntas, sendo três de múltipla escolha (Anexo 2) .

O manual foi distribuido para 27 pacientes internados no HC/UNICAMP, no período de abril a agosto de 1 993, sendo anteriormente discutido com o paciente e seus familiares todos os ítens contidos no manual. Conforme o agendamento da data de retorno do paciente ao ambulatório de cardiologia, uma das enfermeiras do grupo, apli­ cava o questionário.

Trabalho apresentado como Tema Livre no 5 ° Congresso Brasileiro d e Enfermagem . Olinda-Recife, 2 8 d e novembro a 3 de dezembro de 1 993.

Professora Assistente do Depatamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas - U N ICAMP . Enfermeira d o Hospital das Clfnicas d a U N ICAMP.

(2)

Do total de 27 questionários distribuídos retornaram apenas 1 0, correspondendo 31 % do total. Os resultados obtidos nos permitiram con­ cluir que o manual atingiu o objetivo, o que nos levou a recomendá-lo a sua implantação como rotina assistencial da enfermagem na Unidade de Cardiologia do HC/UN ICAMP.

Conclu ímos também que esta i ntegração

docência a assistência trouxe-nos resultados satisfatórios que sugerimos como ponto de pati­ da àqueles profissionais que desejam utilizar seu potencial e empenho, pois somente com a utiliza­ ção da metodologia ciêntífica em campo, a equipe de enfermagem poderá melhorar a qualidade de desempenho das atividades assistenciais, além de contribuir para o bom andamento do seviço.

BIBLIOGRAFIA

1 . ALF I E R I , R . G . Exercicio F isico. Arq. Bras. Cardiol. vo1.55,

p.221 -22, 1 990. .

2 . BODEN. W . E . , CAPON E, R . J. Coronay cae. Philadelphia: W . B . Saunders Company, 1 984.

3. C R UZ, D A L. M . Aspectos de enfermagem na prevençao primária das doenças isquêmi- c a s do coraça o .

Rev. Esc.Enf. U S P . sao Paulo, v.22, n . 2 , p.21 5-221 , ago. 1 988.

4. FLETC H E R , G.F .,CAN IWE LL, J . D .Execiseandcoonay h e a t disease. C h a rles C . Thomas P u b l i s c h : Springfield. lIIinois. USA. , 1 974.

5. G I A N I N I , S . D . Fatores de risco coronariano. A rq. Bras. CardioI. V. 23, p. 345-352, 1 970

6. GUYTO O N , A . C . Tratado de Fisioloia Médica. Rio de Janeiro: I nteramericana, 1 977.

7. MAR IA , V. L . , MODENA, E . M . S . C . Atividade sexual e paciente pós infartado. Enfemagem modena. v.2, n.2, p.22-28, abr.lmaio/jun. 1 984.

8. MELTZE R , L . E . , P I N N BO , R , KITC H ELL, J . R . T e r a p i a Intensiva na Unidade Coronaiana. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu , 1 980.

9. M I L E I , J . , MAN N , J . , STO R I N O . R . , MOLlNA, H . A Relationship of cigarette smoking to acute myocardial i n f a rct ion . A c l i n i ca l - pa t h o log i c a l st u d y . Arq.Bras. Cardiol. v.47, n .4, p.233-252, out . , 1 988.

1 0 . OLIVE I RA J Ú N I O R , W. Atividade sexual após o IAM. Arq.Bras. Card. , v.46, n.3, p.205-209, mar. 1 986. 1 1 . PO LLOCK, M . L . , WILMO R E , J . H . ; F OX I I I , S . M . Exercldos

na Saúde e na Doença. Rio de J a n e i r o : E d ito ra Médica e Cientifica , 1 986.

1 2. WENG E R , NK & G I L B E RT, C.A. Reabilitação do Paciente do Infarto do Miocárdio. I N : H U R ST, J . w . , LOGU E , R B . , S C H LANY. , R C . e W E N G E R , N K (ed .) O

coração -atéias e veias. 3 ed . Rio de J aneiro: Guan abara Koogan, 1 987.

Recebido para publicaçao em 1 7/194.

(3)

ANEXO 1

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTE INFARTADO

INTRODUÇÃO

Este manual tem como objetivo orientá-lo so­ bre o infato agudo do m iocárdio (IAM) , esclare­ cendo dúvidas e contribuindo para o retoreno às suas atividades cotidianas.

O QUEVOCÊ DEVE SABER SOBRE O INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

o IAM é a perda da função de uma área do músculo cardíaco, geralmente ocasionada pela arterosclerose. Na arterosclerose das coronárias ocorre um depósito de gordura nas paredes des­ sas artérias, levando a um estreitamento do vaso

Via nomal do sangue

e a formação de um trombo que impede a passa­ gem do sangue oxigenado para o coração.

As pessoas que sofreram u m IAM apresentam dor torácica, geralmente em região precordial (coração), de fote intensidade, com duração apro­ ximada de 20 a 30 minutos, podendo irradiar-se para o braço esquerdo, pescoço, mandíbula e costas, acompanhada de sensação de mote eminente, sudorese intensa, dispnéia (falta de ar) , palidez cutânea, náuseas e vômitos. A dor pode manifetar-se também como: sensaão de opres­ são no peito, peso retroesternal, engasgamento esofágico e epigastralgia (dor no estômago). Ra­ ramente algumas pessoas podem sofrer um IAM sem dor.

"Mh K

( ?

�> � > � .

( D0

306 R. Bras. Enferm. Brsília, v, 47, n.3, p. 304-3 1 3, jul.lt. 1 994

.

0 0

,

.... . ':�

• • • , t i

:0:'::;:00 o • • • ,.,0;':':'; Aterolerose

(4)

-o QUE SÃO FATORES DE RISCO?

Os fatores de risco são assim chamados por que favorecem o desenvolvimento da ateosderose coronariana. É importante salientarque a

associ-ação de um ou mais fatores contribui para aumen­ tar a probabilidade de um IAM .

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO

HIPERTENSÃO ARTERIAL

A pressão aterial (PA) é o resultado da força que o coração exerce para bombear o sangue atrvés dos vasos sanguíneos. N íveis elevados de PA aceleram o desenvolvimento da' arterosclerose e predispõem ao aparecimento de Angina de peito, IAM, Derrame Cerebral, DoençasVasculares e Reais. É importante o diagnóstico e tratamento precoces de hipertensão a terial para evitarcom­ plicações graves.

. Para a Prevenção e tratamentto da Hipeten­

são Arterial devem ser seguidas algumas 'reco­ mendações:

enão usar sal em excesso; etomar os remédios corretamente; erealizar exercícios físicos regularmente;

conforme recomendação médica ; eevitar excesso de peso;

eevitar estresse e nervosismo; evisitar o médico regularmente e

emanter a pressão arterial sobre controle.

TABAGISMO

O fumo pode aumentar a frequência dos batimentos card íacos e a pressão arterial. Sa- be­ se que a nicotina pode provocar vasoconstricção (estreitamento do vaso) , reduzindo a ofeta de sangue para as artérias coronarianas.

Quanto maior o número de cigarros fumados pord ia maior prejuízo para a saúde. QUEM PARA DE F U MAR R E S P I RA MELHOR, TEM PALADAR, DENTES CLAROS, HÁLITO NORMAL, DEDOS SEM MANCHAS AMARE LAS EALÉM D E TUDOCUIDA DA SAÚDE DE SEUS PULMÕES,

CO RAÇÃO E ARTÉRIAS.

1--'-'-t.��;

.II�o-� . •

__ _ _

--_�

_ ___ ______ ._. __ _ _ _

(5)

DIETA

A hipe1ipidmia (aumento de goduras no an­ gue) aumenta a posibilidade do desenvolvimento da aterosclerose. As gorduras insaturadas que são comumente encontradas nos óleos vegetais devem ser preferencialmente consumidas pois produzem menos colesterol.

Aconselha-se a ingestão de carnes magras (principalmente as carnes brancas (aves sem pele, peixes), leite desnatado, queijos tipo ricota e mussarela e o uso de óleo vegetal (giras- sol, milho ou soja) e de margarina vegetal.

Deve-se evitar o consumo excessivo de gema de ovo ou de preparações que as contém (bolos,

. � D

.' : ' . "

�.�

paes e . �� .

Cereais

Vegeais

ESTRESSE

A ansiedade e o estresse estão frequentemen­ te associados ao consumo das gorduras saturadas e à formação de placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos.

Estudos mostram que as pessoas que prati­ cam algum tipo de atividade física de forma regular têm menor probabilidade de desenvolver a doença coronariana e demonstram facilidade para manter

pins, carnes}, consumindo esses produtos no máximo três vezes por semana.

Evite gorduras como: bacon, toucinho, carne gorda, manteiga, frituras (consumir no máximo uma vez por semana), miúdos de origem animal (fígado, rins, coração e frutos do mar (ostras e mariscos).

Evite também os alimentos muito salgados e enlatados, bem como a ingestão de grandes quantidades de café (máximo três vezes ao dia) pois o excesso aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Quanto às bebidas alcóolicas, estas podem ser consumidas com moderação (um copo de vinho ou de cerveja ao dia) .

e carnes brancas

Leite e

queijos

o peso corporal. É importante salientar que todo

exercíci.o físico deve ser feito sob orientação de um

profissional da saúde.

HEREDITERIEDDE

Sabe-se que quanto maior o número de paren­ tes consagüíneos (avós, pais, tios e irmãos) que sofreram IAM, maior a predisposição para o de­ senvolvimento da doença coronariana.

(6)

DIABETES

O diabetes é uma doença na qual ocorre um excesso de açúcar no sangue devido a falta de

insulina. O diabetes aumenta o risco de infato.

RETORNO ÀS ATIVI DADES DE VIDA DIÁRIA

A) Atividade Sexual:

A atividade sexual pode ser iniciàda em torno de 30 dias após o I .A.M.

Deve-se evitar o ato sexual após refeições abundantes e injestão de bebida alcoólica (acon­ selha-se aguardartrês horas) .

Evitar relações sexuais em ambientes com excesso de calor ou frio, quando fatigado ou cansado.

Na vigência de dor anginosa (dor no prito) durante a ato sexual, fazer uso de vasodilatador coronariano conforme orientação médica.

S)

Exercícios físicos:

É importante o retorno lento e gradual às

atividades físicas domiciiiares pois o processo de reparação do coração se completa em tomo de 60 a 90 dias.

Aconselha-se caminhardiariamente em luga­ res planos e calmos, aumentando gradativamente o percurso (iniciar caminhando cerca de 300 a 400 metros) conforme sua tolerância

Evite as caminhadas quando cansado, após refeições e em am bientes conturbados. (vertabela de exercícios pós-IAM) .

Evite também carregar peso até a 68 semana após IAM .

(7)

TABELA 1 -EXERCíCIOS FíSICOS APÓS-IAM (DISTÂNCIA, TEMPO E DURAÇÃO)

SEMAA DU RAÇÃO EM M U N ITOS DISTÂN C IA E M METROS

1a a 3a Ativi dades físicas n o hos pital

4a 5 m i n utos 400m - 1 vez ao dia

5a 5 m i n utos 400m -2 vezes ao dia

6a 1 0 minutos aOOm - 1 vez ao dia

7a 1 0 m i n utos 500m -2 vezes ao dia

m a n h ã e tarde

aa 1 5 m i n utos 1 000m - 1 vez ao dia

9a 1 5 m i n utos 1 200m - 1 vez ao dia

1 0a 20 m i n utos 1 600m - 1 vez ao dia

1 1 a 20 m i n utos 2000m - 1 vez ao dia

1 2a 30 m i nutos 3000m - 1 vez ao dia

:

I

I

I

RETORNO AO TRABALHO

Recomenda-se o retorno ao trabalho em torno de um a dois meses após o infarto e conforme orientação médica .

(8)

VIAGENS

Não é aconselhável viajar nos primeiros dois meses após o IAM. Evite viagens longas e cansptivas.

DIRIGIR AUTOMÓVEL

Evitar trânsito congestionado e trajetos longos, por pelo menos um ou dois meses após o IAM.

(9)

RECOMENDAÇÕES

Durante a realização de qualquer atividade física, se ocorrer fadiga, mal estar, dor torácica , falta de

ar e palpitação, interrompa a atividade imediatamente e procure um serviço de saúde especializado.

É impotante fazer uso das medicações corretamente. Compareça sempre aos retornos médicos periódicos.

Em caso de urgência, procure o Hospital de Clínicas UNICAMP. Telefone DDD (01 92) 39-8524 ou 39-8506 Campinas SP.

1---·-- '---

--- I

I

I

I

I

I

'--- --- ---

----3 1 2 R. Bras. Enferm. Brasília, v, 47, n.3, p. 304-3 1 3, juJset. 1 994

(10)

ANEXQ - 2

UNIVERSI DADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Questionário para Avaliação do Manual de Orientação para Paciente infatado

1 ) Este manual esclareceu suas dúvidas sobre o (IAM) Infato Agudo do Miocárdio?

2) O que aprendeu sobre I nfarto Agudo Miocárdio?

3) Já sabe identificar os sintomas da doença? Houve algum que ocorreu com o Sr.(a) que não citamos aqui?

4) Entendeu o que são fatores de riscos?

5) Quais os fatores que contribuíram para desenvolvera sua doença?

6) O Sr. (a) é capaz de le'mbrar dos conselhosúteis de que falamos? Assinale-os.

a) ( ) pouco sal .

b) ( ) visitar o médico c) ( ) não beber café d) ( ) tomar remédios e) ( ) não fumar

7) Assinale o que podemos ingerir na dieta : a) ( ) carnes gordas

b) ( ) carnes brancas .

c) ( ) leite e derivados semi-desnatados

d) ( ) gordura de origem animal

e) ( ) cereais e frutas

)

( ) óleos vegetais

g) ( ) manteiga vegetal

8) Assinale o que se deve evitar ou consumir em menor quantidade:

a) ( ) gema de ovo todos os dias b) ( ) manteiga

c) ( ) miúdos de origem animal d) ( ) cereais e frutas

e) ( ) fritu ras

)

( ) bacon e toucinho

9)Qual sua opinião sobre as orientações do manual?

R . Bras. Enferm. Brasília, v , 4 7 , n . 3 , p. 304-3 1 3 , jul.!set. 1 994 313

Imagem

TABELA  1 - EXERCíCIOS FíSICOS APÓS-IAM (DISTÂNCIA, TEMPO E DURAÇÃO)

Referências

Documentos relacionados

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

(...) Uma boa atriz, uma boa mentirosa, mas não, na verdade, uma pessoa muito boa.” (KUSHNER, 1994, p. 35) Provavelmente tão mundana quanto o desejo de um ator de

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

§ 1º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Prestador de serviços – SICAF – para

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,