• Nenhum resultado encontrado

Estudo MONISA: características e aspectos metodológicos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Estudo MONISA: características e aspectos metodológicos."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

904 Rev Bras Epidemiol

2012; 15(4): 904-7

Notas e informações

Estudo MONISA: características e

aspectos metodológicos

MONISA study: characteristics and

methodological aspects

Thiago Ferreira de Sousa

I

Silvio Aparecido Fonseca

I,II

Helma Pio Mororó José

III

Markus Vinicius Nahas

IV

I Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Universidade Estadual de

Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

II Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

III Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia. IV Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

Correspondência: Thiago Ferreira de Sousa. Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde. Campus Soane Nazaré de Andra-de, km 16, Rodovia Ilhéus-Itabuna, Ilhéus, BA CEP 45662-900. E-mail: tfsousa_thiago@yahoo.com.br. Fone: +55 (73) 3680-5116

Resumo

O objetivo é apresentar as características e os procedimentos metodológicos adotados no Estudo Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos

(MONISA). Trata-se de um estudo prospec-tivo, do tipo painel, com inquéritos bianuais em amostras representativas de estudantes de uma universidade pública do Estado da Bahia. Este estudo realizará cinco inquéri-tos, perfazendo 10 anos de monitoramento (2010 a 2018). A amostra é estratificada e proporcional aos cursos de graduação presenciais, período de estudo (noturno e diurno) e ano de ingresso na universidade. Por fim, os estudantes universitários são selecionados em cada estrato, por meio da lista de matrícula em ordem alfabética. Para obtenção das informações é utilizado um questionário estruturado, com as seguintes seções: indicadores sociodemográficos; in-dicadores do estilo de vida e saúde; hábitos alimentares e controle do peso corporal; atividades físicas e opções de lazer; com-portamentos preventivos; e, indicadores do ambiente e condições de aprendizagem. Opioneirismo doEstudo MONISA poderá auxiliar no esclarecimento de possíveis ten-dências relacionadas à saúde de estudantes universitários brasileiros e subsidiar infor-mações para propor programas ou projetos de promoção da saúde e qualidade de vida em nível organizacional local.

(2)

905 Rev Bras Epidemiol2012; 15(4): 904-7 Estudo MONISA: características e aspectos metodológicos

Sousa, T.F. et al.

Abstract

The objective is to present the characte-ristics and methodological procedures adopted in the MONISA Study (Surveillance of health and quality of life indicators of college students). This is a prospective, panel type study, with biannual surveys of representative samples of undergraduate students at a public university in the State of Bahia, Brazil. This study carried out five surveys, totaling 10 years of monitoring (2010-2018). The sample is stratified and proportional to the courses, study period (day and night) and year of attending uni-versity. Finally, college students are selected at each stratum, through the registration list in alphabetical order. To obtain the infor-mation is used a structured questionnaire with the following sections: socio-demo-graphic indicators, indicators of lifestyle and health, eating habits and body weight control, physical activity and other leisure options, preventive behaviors, and indica-tors environment and learning conditions. The novel aspects of this study may help in clarifying possible trends related to the health of Brazilian college students and to subsidize policies and programs or projects to promote health and quality of life in local, organizational level.

Keywords: Students. Longitudinal studies. Cross-sectional studies. Random and sys-tematic sampling. Health behavior. Quality of life.

Introdução

O crescimento de mortes relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) tem sido observado em diversos países1 e diferentes fatores de risco, como

a hipertensão arterial, tabagismo, glicemia sanguínea elevada, inatividade física, sobre-peso e obesidade são associados às DCNT1.

Diante dos potenciais malefícios dos fatores de risco à saúde da população e às despesas dos sistemas de saúde, diversos países con-duzem estudos de monitoramento, incluin-do o Brasil a partir incluin-do sistema de vigilância por inquérito telefônico (VIGITEL)2, bem

como outros inquéritos com populações específicas, como trabalhadores de univer-sidades brasileiras (Pró-Saúde e ELSA)3,4.

Tais iniciativas são importantes devido às peculiaridades, determinantes e condi-cionantes da saúde de pessoas que vivem em ambientes específicos, incluindo a crescente população de estudantes no ensino superior. Contudo, estudos de mo-nitoramento para estudantes universitários ainda não parecem acompanhar iniciativas observadas em outros grupos populacio-nais. Em função das lacunas apontadas, este artigo visa apresentar as características e os procedimentos metodológicos adotados no Estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos).

Características e aspectos metodológicos do Estudo MONISA

O Estudo MONISA é caracterizado como prospectivo, do tipo painel, pois serão realizadas coletas bianuais com amostras representativas de estudantes de uma uni-versidade pública da região sul do Estado da Bahia. Este estudo tem como objetivo monitorar e caracterizar os indicadores do estilo de vida e as condições ambientais e de aprendizagem em estudantes por um período de dez anos (2010-2018). O desenho da investigação foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa local (nº 382/10).

(3)

906 Rev Bras Epidemiol

2012; 15(4): 904-7

Estudo MONISA: características e aspectos metodológicos

Sousa, T.F. et al.

matriculados no segundo semestre letivo dos anos de inquérito em todos os cursos de graduação presenciais. São excluídos os estudantes de ensino à distância, portadores de diploma de ensino superior matriculados em disciplinas da instituição e estudantes aprovados para o ingresso no segundo semestre. Para os cálculos amostrais são considerados: população de referência, nível de confiança de 95%, erro tolerável de amostragem de três pontos percentuais e uma prevalência de 50%, acrescidos 20% para possíveis perdas e 15% para estudos de associação. Os sujeitos selecionados devem ser procurados em até três tentativas; caso não encontrados ou não tenham interes-se em participar são considerados como perdas e recusas, respectivamente, não havendo reposição para ambas as situações.

A amostra é estratificada e proporcional aos cursos da instituição, período de estudo (noturno e diurno) e ano de ingresso na universidade (considerando quatro cate-gorias, tendo em vista que a maioria dos cursos é de no mínimo quatro anos para a conclusão). Em cada estrato, os estudantes

são selecionados aleatoriamente por meio da lista de matrícula em ordem alfabética. O fluxograma do Estudo MONISA é apre-sentado na Figura 1.

Nos meses de julho e agosto são rea-lizados os treinamentos com a equipe de coleta de dados e as coletas realizadas nas dependências da instituição, nos meses de setembro a novembro. As informações são obtidas por meio do questionário Isaq-A

(Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida

de Acadêmicos)5 que foi construído com

base as perguntas na forma original ou com pequenas adaptações de instrumentos para adultos e estudantes universitários. O Isaq-A foi previamente testado em relação à vali-dade de face e conteúdo; clareza e pré-tes-tagem; e reprodutibilidade com intervalo de uma semana, apresentando indicadores satisfatórios para a sua aplicação. Sua versão final é composta por 71 perguntas, a ser au-topreenchido em sala de aula, e suas seções são: informações sobre o curso; indicadores sociodemográficos; indicadores do estilo de vida e saúde; hábitos alimentares e controle do peso corporal; atividades físicas e opções

(4)

907 Rev Bras Epidemiol2012; 15(4): 904-7 Estudo MONISA: características e aspectos metodológicos

Sousa, T.F. et al.

de lazer; comportamentos preventivos; e indicadores do ambiente e das condições de aprendizagem.

Considerações inais

O rigor metodológico do Estudo MONISA é um dos seus pontos fortes e sua logística de fácil aplicação foi observada no primeiro inquérito (baseline) de 2010, que obteve taxa de resposta de 88% (n = 1.084). As informações do primeiro inquérito

foram divulgadas em forma de palestra, jornal da instituição e artigos científicos6-9.

A vigilância no prosseguimento do Estudo MONISA poderá esclarecer possíveis ten-dências relacionadas à saúde de estudantes universitários brasileiros e subsidiar infor-mações para propor programas ou projetos de promoção da saúde e qualidade de vida no nível organizacional local. Em caso de implementação de intervenções, potenciais repercussões salutares aos sujeitos em mé-dio e longo prazo são esperadas.

Referências

1. World Health Organization [WHO]. Global health risks: mortality and burden of disease attributable to selected major risks. Geneva: WHO; 2009.

2. Ministério da Saúde do Brasil. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sócio-demográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal em 2008. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

3. Faerstein E, Chor D, Lopes CS, Werneck GL. Estudo Pró-Saúde: características gerais e aspectos metodológicos. Rev Bras Epidemiol 2005; 8(4): 454-66.

4. Departamento de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde. ELSA Brasil: maior estudo epidemiológico da América Latina. Rev Saúde Pública 2009; 43(1): 1-2.

5. Sousa TF, Fonseca SA, José HPM, Nahas MV. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A). Arq Cien Esp 2012 (no prelo).

6. Sousa TF, Nahas MV. Prevalência e fatores associados a menores níveis de prática de atividades físicas no lazer em estudantes de uma universidade pública do Estado da Bahia. Rev Bras Ativ Fis Saúde 2011; 16(4): 322-29.

7. Sousa TF. Atividades físicas praticadas no lazer por universitários de uma instituição pública do Nordeste do Brasil. Rev Bras Ativ Fis Saúde 2012; 17(2): 125-31.

8. Sousa TF, José HPM, Barbosa AR. Condutas negativas à saúde em estudantes universitários brasileiros. Ciênc Saúde Colet 2013 (no prelo).

9. Sousa TF, Virtuoso Junior JS, Barbosa AR. Autovaloración de salud: localización de la pregunta en las encuestas epidemiológicas. Gac Sanit 2013 (no prelo).

Imagem

Figura 1 – Fluxograma dos inquéritos do Estudo MONISA.

Referências

Documentos relacionados

expresso pelo senado e pelo povo de que o cadáver de Cómodo fosse arrastado com um gancho e lançado ao Tibre (17.4), patente na transcrição da expressiva litania de impropérios

The exclusion criteria were the following: 1) studies not involving humans (in vitro or research conducted in animals); 2) case reports, qualitative research studies,

Foram incluídos todos os cuidadores elegíveis que aceitaram participar do estudo, e que, a partir da avaliação realizada pelo Índice de Independência nas

Objective: To investigate the care activities that are most frequently left undone or are postponed by nurses working in medical and surgical inpatient units in Portugal.. Methods:

Appendix 1 – Water Supply, Wastewater Management and Municipal Waste systems. Source: ERSAR

Ainda considerando a procedência dessas crianças, notou-se também que aquelas oriundas de instituição pública e com diagnóstico nutricional de obesidade ou sobrepeso

Os resultados para o campo do vento a sul do Cabo da Roca permitiram estabelecer uma relação de associação entre os valores máximos da intensidade do vento e a variação da TSAM, em

The way the main character, Maggie, and her trainer, Frankie Dunn, are portrayed in Million Dollar Baby corresponds to the fictional building of the victim-