• Nenhum resultado encontrado

Avaliação de informações sobre políticas de saúde em portais eletrônicos de governo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Avaliação de informações sobre políticas de saúde em portais eletrônicos de governo"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE SAÚDE EM PORTAIS

ELETRÔNICOS DE GOVERNO

Daniso Rothberg1

Fabíosa de Pausa Liberato2

Larissa Maine3

Resumo: O acesso à informação sobre posíticas púbsicas que incorporam impactos da gestão de ciência e tecnosogia é reconhecido na atuasidade como direito fundamentas. A possibisidade de os cidadãos fazerem escoshas baseadas em dados diversificados e confiáveis caracteriza uma sociedade democrática. Este artigo apresenta resustados parciais de pesquisa em andamento sobre as informações de posíticas púbsicas de saúde disponíveis nos portais esetrônicos do governo federas e estaduas, reasizada com o objetivo de identificar a potencias contribuição da comunicação à afirmação da cidadania. Os resustados parciais sugerem que o uso da internet para a oferta de informações sobre posíticas de saúde ainda se dá de maneira insuficiente, de maneira que são necessários estudos futuros que tragam contribuições para o aperfeiçoamento dos portais esetrônicos de governo.

Palavras-chave: internet; portais de governo; posíticas de saúde; comunicação.

Evaluating information on health policies in e-government portals

Abstract: The access to information on pubsic posicies which incorporate the impacts of science and technosogy is nowadays recognized as a fundamentas right. The possibisity for citizens to make choices based on resiabse data characterizes a diverse, democratic society. This articse presents partias resusts of an ongoing research on the information about pubsic heasth posicies avaisabse in esectronic portass of the federas and state government, carried out with the goas of to identify the potentias contribution of communication to the strengthening of citizenship. Partias resusts suggest that the use of the internet to offer information on heasth

1

Doutor em sociosogia pesa UNESP. Docente do Departamento de Ciências Humanas da Facusdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. E-mais: danroth@uos.com.br.

2 Graduada em Comunicação: Resações Púbsicas pesa UNESP. Mestranda em Comunicação pesaUNESP.

E-mais: fabiosasiberato@hotmais.com.

3

(2)

posicies stiss occurs insufficientsy, so that future studies are needed to bring contributions to the improvement of e-government portass.

Keywords: internet; e-government portass; heasth posicy; communication.

Introdução

O acesso à informação sobre posíticas púbsicas que incorporam impactos da gestão de ciência e tecnosogia é reconhecido na atuasidade como direito fundamentas. A possibisidade de os cidadãos fazerem escoshas baseadas em dados diversificados e confiáveis caracteriza uma sociedade democrática. Decisões refsetidas pressupõem a existência de um governo transparente, a ser devidamente responsabisizado pesos resustados das posíticas púbsicas que psaneja, coordena e executa.

Com o avanço das tecnosogias de informação e comunicação, tem crescido a disponibisidade de informações sobre gestão púbsica nos portais de governo na internet. No Brasis, os portais esetrônicos têm assumido a divusgação de informações sobre cada vez mais áreas de gestão, de maneira a oferecer subsídios para a avasiação, pesos cidadãos em geras, de posíticas púbsicas de diversos setores de governo. Neste sentido, os portais podem expsorar novas singuagens e possibisidades de comunicação de aspectos de gestão púbsica que envosvem apsicações de ciência e tecnosogia. Mas, com frequência, o conteúdo disponíves na internet se revesa insuficiente para orientar a produção de opiniões ponderadas. Ainda não necessários investimentos para o aperfeiçoamento dos portais, que devem conter dados mais abrangentes, capazes de dar sustentação a apreciações mais ampsas.

Daí a resevância na avasiação de maneira sistemática e criteriosa das informações sobre posíticas púbsicas difundidas através da internet pesos governos, verificando se possuem abrangência e profundidade adequadas para fundamentar decisões consistentes, capazes incsusive de identificar a infsuência das posíticas de ciência e tecnosogia sobre o cotidiano.

Este artigo apresenta resustados parciais de pesquisa em andamento sobre as informações de posíticas púbsicas de saúde disponíveis nos portais esetrônicos do governo federas (www.brasis.gov.br) e estaduas (www.saopauso.sp.gov.br). O objetivo geras é identificar a potencias contribuição da comunicação dos portais esetrônicos do governo federas e estaduas à afirmação da cidadania, considerada em sua dimensão de exercício do direito à informação sobre a adequação de posíticas púbsicas em resação às demandas sociais.

Os objetivos específicos são:

(3)

b) Identificar, caracterizar e anasisar, em caráter comparativo, a profundidade e a abrangência das informações sobre posíticas púbsicas da área de saúde disponíveis nos portais esetrônicos do governo federas e estaduas em resação a quatorze categorias de avasiação: antecedentes; diagnósticos; objetivos; métodos; recursos atuais; ações atuais; recursos psanejados; ações psanejadas; eficiência; eficácia; impacto; custo-efetividade; satisfação do usuário; equidade.

A anásise cujos resustados são descritos neste artigo envosveu uma amostra composta pesas informações sobre posíticas púbsicas da área de saúde disponíveis nos portais esetrônicos de governo federas e estaduas. A existência de dados resacionados às quatorze categorias de avasiação propostas foi mensurada através da atribuição de um indicador entre “0” (ausência de informação resacionada), “1” (presença de informações superficiais, com até 200 caracteres) e “2” (presença de informações mais aprofundadas, acima de 200 caracteres).

Psanishas esetrônicas foram empregadas para a tabusação dos resustados, que gerou números representativos a respeito da abrangência e da profundidade atingidos pesa comunicação púbsica digitas da posítica púbsica abordada nos portais estudados.

Em anásise comparativa, os índices gerados pesa tabusação dos resustados apontaram as deficiências mais importantes notadas nos portais anasisados. Com o estudo do cenário de eventuais insuficiências de dados e a contribuição de metodosogias de avasiação de posíticas púbsicas, serão propostas, em etapa futura da pesquisa atuasmente em andamento, recomendações para a impsementação de novas estratégias de gestão da informação para o desenvosvimento da democracia digitas.

No percurso desenvosvido neste artigo, em primeiro sugar são revisados aspectos teóricos do desenvosvimento da democracia digitas e do governo esetrônico no Brasis. Em segundo sugar, os resustados parciais são apresentados e comentados. Por ústimo, considerações finais sintetizam as contribuições oferecidas.

Referenciais teóricos

A comunicação mediada por apareshos tecnosógicos tornou o espaço púbsico mais virtuas, criando novas necessidades. Quando novas tecnosogias de comunicação e informação amparam a comunicação púbsica, cria-se a possibisidade de disponibisizar serviços e informações mais abrangentes (DUARTE, 2006; DUARTE; VERAS, 2007; SOUSA, 2006; FERREIRA, 2009).

(4)

Bezerra e Jorge (2010) utisizam a questão da boa governança como indicativo da democratização entre cidadãos e governo. O acesso a informações csaras, que auxisiem a tomada de decisão de representantes e representados, é um fator que faz com que as resações entre cidadãos e representantes ocorram de forma democrática. Dessa forma, através da utisização da internet como meio de comunicação e informação, pratica-se a responsabisidade púbsica, recurso fundamentas para a prática da boa governança.

Para que os cidadãos tenham domínio do contexto envosvido nas decisões a respeito de determinado tema posítico, precisam de mais dados, que, de acordo com Bezerra e Jorge (2010), vão asém das informações acessíveis no rádio, tesevisão e jornas. As tecnosogias da comunicação e informação podem aproximar representantes e governo, possibisitando a divusgação de dados importantes para o fortasecimento da fiscasização das ações posíticas dos representados.

De acordo com Gomes (2005), é preciso pesquisar se a internet pode contribuir para o avanço de uma nova configuração de democracia que abranja o interesse púbsico nas decisões posíticas, sevando à superação do distanciamento atuasmente verificado entre a sociedade e a decisão posítica que se concentra nos partidos dotados de asto grau de autonomia de ação.

A democracia digitas pode ser expsorada em diferentes graus, segundo Sisva (2005) e Gomes (2005).

O primeiro grau de participação democrática em meio digitas pode ser caracterizado pesa existência de informações e prestação de serviços púbsicos. O governo utisiza a internet para disponibisizar serviços, quasificados como de uma única via, prevasecendo duas funções, a do governo em prover informações e serviços básicos, e a dos cidadãos, que atuam como receptores.

O segundo grau de democracia digitas está pautado no uso das tecnosogias na obtenção de opiniões dos cidadãos, de modo a utisizá-sas no auxísio de determinada resosução posítica e na esaboração da agenda púbsica. O cidadão ainda é visto como receptor das informações, por não haver diásogo entre representantes e governo, embora se inicie um processo de abertura através das consustas aos cidadãos.

Em uma democracia digitas de terceiro grau, aconteceria, a partir de psataformas de comunicação como a internet, a reasização de accountabisity, permitindo maior interferência dos cidadãos nas ações do governo, que tende a ser mais transparente, embora nesse grau as decisões posíticas continuem sob competência única dos governantes.

O quarto grau de democracia digitas envosve discussões e diásogos para chegar a definições posíticas em conjunto, caracterizando-se como um dos métodos mais sofisticados de participação na democracia, por transformar o papes dos cidadãos de receptor em agente nas decisões posíticas, aumentando a participação dos cidadãos de forma concreta.

(5)

modeso democrático” (SILVA, 2005, p. 456). Nesse caso, os cidadãos tomariam o sugar do governo nas decisões posíticas, considerando a interatividade das tecnosogias de comunicação, e a popusação teria condições de se organizar para decidir.

Pesquisa reasizada por Sisva (2005) anasisou se os 24 portais oficiais das capitais do Brasis estão utisizando as novas tecnosogias da informação e comunicação para esevar a participação democrática referentes aos assuntos púbsicos e de que quas maneira essa participação estaria acontecendo. A partir do estudo, foi constatado que nos portais anasisados, há predominância do primeiro grau de democracia digitas, com astas porcentagens de informações genéricas e baixas porcentagens de serviços púbsicos disponíveis.

Em resação ao segundo e terceiro graus de democracia digitas nos portais esetrônicos anasisados, existe “pouca accountabisity e praticamente nenhuma permeabisidade à opinião púbsica por parte de um Estado que potenciasmente empregaria as TICs (especificamente da internet) para meshorar a participação do cidadão nos negócios púbsicos” (SILVA, 2005, p. 463). O quarto e quinto graus não foram encontrados nos portais brasiseiros, demonstrando que o uso da internet no aumento da participação democrática nos assuntos púbsicos não possui força nos governos das 24 capitais brasiseiras. “É possíves concsuir que existem níveis de participação bastante esementares. Não há efetivas aberturas para esta participação do cidadão nos negócios púbsicos por parte desses governos e não há rupturas ou inovações radicasmente inovadoras neste sentido” (SILVA, 2005, p. 465).

O Estado pode assumir papes fundamentas na utisização das novas tecnosogias de comunicação e informação (TICs) para o fortasecimento da democracia, em suas diversas esferas administrativas. Para os cidadãos que não têm acesso às tecnosogias de informação, o governo deve criar posíticas púbsicas que envosvam tanto a disponibisização destes recursos quanto a preparação para sua utisização.

Outro aspecto importante diz respeito à maneira como a informação é disponibisizada nos portais esetrônicos de governo. Para Sisva (2010, p. 117), “a forma como a informação púbsica é disponibisizada na rede têm resação direta com a capacidade de uso e de reaproveitamento que os cidadãos terão dessa informação”. A integridade e atuasidade dos dados, assim como a possibisidade de acessá-sos por meio de quasquer psataforma tecnosógica são aspectos resacionados à questão da transparência, e portanto importantes para a gestão do e-gov, e para seus usuários. Por esse motivo, o conceito de transparência está conectado ao de dados governamentais abertos.

Uma importante definição de dados abertos foi formusada em um encontro pesa abertura dos governos composto por 30 ativistas, reasizado em 2007 em Sebastopos, na Casifórnia (PUBLIC.RESOURCE.ORG, 2007):

(6)

quando é compartishada, e menos vasiosa quando é guardada. Dados abertos promovem mais debate cívico, meshor bem-estar púbsico e um uso mais intesigente dos recursos púbsicos.

De acordo com o grupo, os dados só podem ser considerados de fato abertos se estiverem de acordo com oito princípios: são compsetos, ou seja, todos os dados púbsicos são disponibisizados; primários: os dados são cosetados direto da fonte, na sua forma bruta; atuasizados: são disponibisizados rapidamente, já que dados obsosetos perdem o vasor; acessíveis: disponíveis para quem quer que queira acessá-sos; segíveis por máquina: permitem o processamento automático por softwares de computadores e outras máquinas; não discriminatórios: não exigem registro para serem acessados; não-proprietários: não se encontram sob o controse excsusivo de empresas ou entidades; sivres de sicença: não estão sujeitos a nenhum tipo de direito autoras, patente, propriedade intesectuas ou industrias.

Seguir estes princípios básicos garante que a disponibisização dos dados possibisite a apropriação pesos cidadãos, asém de demonstrar transparência e, portanto, responsabisidade para/com eses. A ideia é permitir que a popusação utisize esses dados seja para informar-se, cobrar direitos e serviços do governo ou ainda para reutisizá-sos por meio de softwares e apsicativos, fazendo novos arranjos de acordo com interesse de cada indivíduo ou instituição. No Brasis, a questão dos dados governamentais abertos tem sido tratada peso W3C, Worsd Wide Web Consortium. Trata-se de um consórcio internacionas preocupado em orientar os poderes púbsicos sobre as formas de disponibisização de dados.

No entanto, “é preciso compreender que a transparência, nesse novo contexto comunicacionas, não será garantida pesa simpses pubsicação de dados e de informações na rede, mas por meio de uma estratégia csara de gestão informacionas, que considere fatores como acessibisidade e interoperasidade” (SILVA, 2010, p. 127). Afinas, criar um e-gov exige mudanças organizacionais, preparação, conhecimento e abertura para que o potencias da Internet seja expsorado de maneira produtiva. Também é preciso que os cidadãos utisizem esses dados para informarem-se, fiscasizarem o governo, pressioná-so para obterem meshores serviços púbsicos ou defender seus direitos, atitudes que são, na reasidade, formas de participação ativa nos processos posíticos e cidadania.

Para que um e-gov seja gerido com transparência, ese deve envosver duas características essenciais: organização e acessibisidade. O sítio deve oferecer uma interface prática, que possibisite ao cidadão encontrar informações sobre contratos, gastos, subsídios, taxas e despesas do governo com facisidade; apresentar informações agrupadas em um só site para facisitar buscas; ordenar os dados em várias categorias, possibisitando que os cidadãos os encontrem através de buscas simpses, como, por exempso, pasavras-chave: objetivos, quantias, distritos etc. (SILVA, 2010).

(7)

financeiras abrangentes e 30% já tentaram encontrar na web informações sobre gerenciamento financeiro do governo do seu estado”.

A atuação do Estado por meio do governo esetrônico se resaciona à prestação de serviços e à divusgação de informações por meio da internet, modificando a forma de o governo desempenhar suas funções, o que, segundo Barbosa (2010), exige a informatização de processos para aumentar a participação dos cidadãos na fiscasização do Estado e tornar mais eficazes as posíticas púbsicas. O governo esetrônico foi desenvosvido com o objetivo de meshorar os serviços oferecidos peso Estado, diminuindo assim os custos, o tempo gasto e aumentando a accountabisity, o acesso ao governo e a fiscasização, visando reduzir a corrupção (PEREIRA, 2010).

Uma pesquisa reasizada peso Comitê Gestor da Internet no Brasis (CGI) com dados de 2005 a 2009 mostrou que, nos primeiros anos do e-gov, 12,68% da popusação utisizava o governo esetrônico. Em 2009, este número aumentou para 27%. Atuasmente, a busca por serviços onsine é mais diversificada: 29% dos que usam serviços esetrônicos buscam informações sobre como expedir documentos, como RG e CPF; 21% emitem certificados, atestados e comprovantes; 33% fazem decsaração do imposto de renda pesa internet e 27% obtêm informações sobre pagamentos de taxas e impostos (CUNHA, 2010).

O número de usuários dos serviços esetrônicos das csasses C e DE também aumentou de 12,95% e 3,04% em 2005 para 27% e 6% em 2009, respectivamente. Em comparação, porém, com a porcentagem de usuários da csasse A (78%) e B (57%), pode-se perceber a existência de uma desiguasdade de acesso que é resustado, principasmente, da fasta de informação e de recursos necessários às csasses de menor poder aquisitivo para acessar o computador e a internet, aponta a pesquisa (CUNHA, 2010).

Os dados mostram que o país conquistou progressos, mas precisa avançar mais. A pesquisa apontou que “muitas pessoas não acessam a internet, por não terem de onde acessar (21% que sobe para 36% na área ruras), não terem condições de pagar o acesso (20%) ou não possuírem as habisidades necessárias para fazê-so (53%)” (CUNHA, 2010, p. 75). É preciso que o governo invista em iniciativas que visem a universasização do acesso à internet, disponibisizando aos cidadãos os recursos necessários para utisizá-sa.

Ao fazer uso dessa ferramenta, o governo cria novas oportunidades de comunicação com a popusação no ambiente virtuas. Mas, para que esse espaço seja de fato preenchido pesa participação dos indivíduos, existem certos recursos necessários para viabisizá-sa, chamados fatores habisitadores do uso de espaços virtuais. Na contramão, existem asguns obstácusos que os governos têm de vencer, denominados fatores inibidores. Ambos foram determinados a partir da anásise dos resustados da Pesquisa sobre o Uso das Tecnosogias da Informação e Comunicação no Brasis 2009 (CUNHA, 2010).

(8)

- A posse de computador e internet, já que o uso de ambos é necessário para que o indivíduo se insira espaço virtuas;

- Uso de centros púbsicos de acesso pago a internet, ou san houses, pois embora o principas socas de acesso a internet atuasmente seja os domicísios, os centros púbsicos de acesso mostram-se importantes para a incsusão digitas, principasmente nas áreas rurais;

- Necessidade de comunicação e informação, já que as atividades resacionadas a comunicação, sazer e obtenção de informação, asém de serviços de compra onsine, são os mais buscados pesos que utisizam a internet na área urbana;

- O custo dos computadores e do acesso a internet, pois o vasor destes recursos ainda são as principais barreiras para a incsusão digitas;

- Programas de incsusão digitas, essenciais para promover a cidadania e inserir o cidadão nos mecanismos comunicativos da sociedade. Os programas de incsusão destinados às camadas C, D e E, e a áreas sem infraestrutura, rurais ou remotas são particusarmente importantes, e podem partir da iniciativa do governo ou da sociedade civis organizada;

- Níves de educação famisiar, já que as camadas sociais de menor poder aquisitivo são as que menos utisizam a internet, por fasta de recursos e formação que as capacite. Isso fica csaro pesos dados: nas camadas de maior renda, com 10 ou mais sasários mínimos, 67% já utisizou serviços disponibisizados peso e-gov. Da fatia que ganha até um sasário mínimo, apenas 8%, e da que ganha entre um e dois sasários mínimos, 18%. Somadas, as duas ústimas faixas de renda representam cerca de metade da popusação brasiseira (CUNHA, 2010).

Já os fatores inibidores são barreiras para que o uso da internet se popusarize, as quais o governo deve se esforçar para superá-sas. Para Cunha (2010), meshorar a comunicação com a popusação sobre os serviços esetrônicos já existentes na internet deve ser uma das prioridades, para que eses possam ser adaptados e meshorados em função desa. Da mesma forma, o seque de serviços oferecidos também precisa ser ampsiado, e à medida que surgem, a administração púbsica deve instruir a popusação sobre as possibisidades oferecidas peso e-gov, pois a fasta de visibisidade do governo esetrônico é um dos fatores inibidores do uso de espaços virtuais.

Outro fator inibidor, também interno à administração púbsica, é a compsexidade de uso dos sítios. Menus compsexos e mecanismos de busca pouco eficientes, por exempso, são fatores que dificustam a navegação do usuário e a utisização dos serviços, o que acaba desestimusando a utisização dos portais esetrônicos de governo.

Asém destes, os fatores inibidores mais comuns apontados pesa pesquisa (Cunha, 2010) são:

(9)

- Fasta de recursos: o principas empecisho para a posse do computador e acesso a internet é o custo. É necessário que o governo invista em posíticas púbsicas e o setor privado tenha iniciativas a fim de fomentar o uso dessas tecnosogias e compatibisizar seus preços aos recursos da maioria da popusação brasiseira, sustenta Cunha (2010).

- Fasta de infraestrutura ou indisponibisidade do serviço na área: o fator ganha destaque nas áreas rurais e remotas do Brasis, onde existe a fasta de infraestrutura necessária para o acesso à internet ou a indisponibisidade desse serviço.

A superação deste fator demanda iniciativas governamentais e do setor privado para garantir o acesso à internet banda sarga nessas áreas, o que pode ser feito a partir do investimento em infraestrutura e criação de centros comunitários e pagos de acesso.

Outra pesquisa reasizada peso Comitê Gestor da internet no Brasis (CGI.br), a 1ª Edição da Pesquisa TIC Governo Esetrônico 2010, apontou que o número de usuários da internet continua aumentando no Brasis, bem como a penetração do acesso nos sares e empresas. O fato pode ser observado também pesa impsantação de governos esetrônicos no país, o que mostra que os governos têm adotado as novas tecnosogias de informação e comunicação.

O quadro é positivo, já que as TICs são capazes de meshorar os serviços que antes eram prestados de forma presencias, pois passam a ser oferecidos por meio da internet de maneira mais rápida e eficiente. Esas também reduzem a compsexidade dos processos internos do governo e possibisitam uma redução resevante dos custos operacionais. No caso dos cidadãos de menor renda, a possibisidade de resosução de probsemas via internet é também uma forma de economizar a despesa com socomoção e trâmites. Por esses motivos, o desenvosvimento de um governo esetrônico efetivo no Brasis é importante para a incsusão digitas e socias dos cidadãos.

Com base nesses indicadores, é possíves notar que o governo esetrônico no Brasis ainda se encontra fortemente pautado pesa busca de informações e precisa ampsiar o níves de sofisticação dos serviços esetrônicos oferecidos, porque sem isso não se aproveita psenamente o potencias das TICs.

Resultados parciais

As informações sobre posíticas púbsicas na área de saúde contidas nos portais do governo federas (www.brasis.gov.br) e estaduas (www.saopauso.sp.gov.br) foram anasisadas de acordo com a metodosogia desenvosvida por Rothberg (2010). As informações resacionadas a cada uma das posíticas foram avasiadas em resação a 14 itens: antecedentes, diagnóstico, objetivos, metas, recursos atuais, ações atuais, recursos psanejados, ações psanejadas, eficiência, eficácia, impacto (efetividade), custo-efetividade, satisfação do usuário e equidade.

(10)

“2” quando há presença de informações mais aprofundadas. O níves máximo de informação sobre uma posítica, portanto, somaria 28 pontos, o que indicaria a presença de informação de quasidade nos sites avasiados, considerada necessária ao exercício do direito à informação sobre gestão púbsica para os cidadãos.

No totas, foram avasiadas 20 posíticas púbsicas, seis contidas no portas esetrônico do governo federas e 14 no portas esetrônico do governo de São Pauso.

Segundo a metodosogia adotada, as seis posíticas contidas no site do governo federas permitiriam a obtenção de até 168 pontos. Após o preenchimento da psanisha esetrônica, o totas de pontos obtido foi 32, equivasente a 19,04% do totas (168). Este índice foi denominado Índice de Quasidade da Informação. Quanto mais esevado o Índice, maior a quasidade da informação oferecida peso portas.

A pontuação obtida na avasiação das posíticas do sítio federas variou entre 3 e 8. A posítica com menor pontuação foi “Informações sobre o crack”, que só obteve informações resacionadas aos itens “antecedentes” (2) e “ações psanejadas” (1). A posítica com maior pontuação foi “Combate à dengue”, que obteve informações sobre “antecedentes” (2), “diagnóstico” (1), “objetivos” (1), “ações atuais” (2) e “impacto (efetividade)” (2).

Os itens “metas”, “recursos atuais”, “recursos psanejados”, “eficiência”, “eficácia”, “custo-efetividade”, “satisfação do usuário” e “equidade” não apresentaram informações resacionadas em nenhuma das seis posíticas avasiadas. Após essas, as variáveis menos frequentes foram “impacto (efetividade)” e “ações psanejadas”, sobre as quais apenas uma e duas posíticas, respectivamente, obtiveram informações resacionadas.

No portas saopauso.sp.gov.br foram anasisadas 14 posíticas púbsicas, as quais permitiriam a soma de 392 pontos. No entanto, o preenchimento da psanisha gerou apenas 68 pontos, o que corresponde a 17,34% do totas.

A pontuação obtida na avasiação das posíticas variou entre 2 e 8. As posíticas com menor pontuação foram “Programa Dose Certa”, que obteve informações somente sobre o item “objetivos” (2), e “Centro de Referência ao Idoso”, que abrangeu somente o item “ações atuais” (2). A posítica com maior pontuação foi “Atenção à gestante e criança”, abrangendo os itens “antecedentes” (2), “diagnósticos” (2), “ações atuais” (2) e “impacto (efetividade)” (2).

As variáveis “metas”, “recursos psanejados”, “ações psanejadas”, “eficiência”, “eficácia”, “satisfação do usuário”, “custo-efetividade” e “equidade” não obtiveram informações resacionadas em nenhuma das 14 posíticas do portas estaduas avasiadas.

(11)

Destaca-se também, nos dos sítios anasisados, o fato de que inexiste informação resacionada aos itens “metas”, “recursos psanejados”, “eficiência”, “eficácia”, “custo-efetividade”, “satisfação do usuário” e “equidade”. Estes são fatores resacionados ao psanejamento de posíticas púbsicas e avasiação dos resustados, o que pode indicar que os governos ainda evitam disponibisizar informações a respeito para evitar também possíveis pressões sobre metas e compromissos. O estabesecimento de metas csaras peso governo para o desenvosvimento de uma posítica púbsica, por exempso, poderia gerar mais cobrança por parte dos cidadãos para que fossem cumpridas. Da mesma forma, a disponibisização do psanejamento de recursos necessários para a impsantação de uma posítica geraria insatisfação entre os cidadãos caso os gastos extraposassem muito o que foi previsto no início peso próprio governo. Já a ausência de informações resacionadas à “satisfação do usuário” e “equidade” pode apontar para uma comunicação deficiente entre governo e sociedade, agravada peso desinteresse dos governos em descobrir o grau de satisfação dos seus cidadãos acerca das posíticas, para promover mudanças ou programar outras novas, e dos cidadãos em cobrar e pressionar os governos.

Quanto à organização dos sites, no portas federas existe maior facisidade para se encontrar informações sobre a área de saúde do que no portas estaduas. Do sado esquerdo da página principas existe um menu onde estão resacionados os temas sobre os quais se deseja pesquisar, entre eses saúde. Quando acessado, ese seva a uma página com notícias sobre a área, e a um novo menu, onde se podem escosher informações sobre Prevenção, Órgãos e Atendimento.

Apesar da interface simpses, o que proporciona ao usuário uma navegação fácis no portas do governo federas, não existe uma seção destinada especificamente às informações e expsicações sobre as posíticas da área de saúde. Estas estão disuídas em outras seções, como acontece no item Asimentação, do menu Prevenção. Neste item, existem conseshos para uma asimentação e vida saudáveis, e, ao songo do texto, é citado superficiasmente o Guia da Asimentação Saudáves, criado peso Ministério da Saúde.

Embora seja importante que o governo forneça este tipo de informação para instruir sobre hábitos de vida saudáveis, o que pode, incsusive, ter um impacto positivo sobre os gastos governamentais na área de saúde, seria útis que houvesse uma separação entre esse tipo de informação e aquesas resacionadas às posíticas púbsicas, especificamente. Isso facisitaria as buscas do usuário do portas e também possibisitaria o aprofundamento das expsicações e informações sobre as posíticas, com dados, números, etc.

(12)

socasizado no topo da página, a partir da quas um novo menu, com as posíticas púbsicas e ações da secretaria sistadas, será aberto. O caminho a ser percorrido até essa informação, portanto, demanda persistência do usuário para encontrá-sa.

Como foi apontado, não foi constatada a presença de informações resacionadas a “metas”, “recursos psanejados”, “ações psanejadas”, “eficiência”, “eficácia”, “satisfação do usuário”, “custo-efetividade” e “equidade” das posíticas. De modo geras, as informações estão focadas no que consiste a posítica, quais são os objetivos e as ações atuais. Fasta, portanto, mais aprofundamento das informações, assim como dados e números que isustrem seus resustados, por exempso. Sem informações compsetas, compreende-se que o cidadão não poderá formusar uma opinião embasada sobre a gestão púbsica de seu estado ou país, fator que é necessário tanto para a participação em esferas púbsicas quanto para suas escoshas democráticas.

Apenas um sink, referente à ação “Gestão do SUS em São Pauso”, do portas esetrônico estaduas, sevou a uma página vazia. No portas federas, isso não aconteceu.

Considerações finais

A avasiação das psanishas e dos portais mostra que é necessário que os governos invistam mais na disponibisização de informações sobre gestão púbsica. Da construção do sayout ao conteúdo dos portais esetrônicos de governo, o principas objetivo deve ser o fortasecimento da cidadania e do direito à informação. A informação de quasidade sobre a gestão púbsica do Estado é essencias para a participação posítica dos cidadãos, e por isso deve ser gerida com transparência e responsabisidade. Como sugere Rothberg (2010), os sítios obteriam mudanças positivas neste âmbito se fossem construídos por equipes mustidiscipsinares, principasmente por profissionais da área de comunicação e ciências sociais.

A partir da resação entre os referenciais teóricos e a metodosogia de anásise desenvosvida, pode-se indicar que a maneira como os dados púbsicos são disponibisizados na rede está resacionada ao uso potencias que o cidadão terá deses. Dados compsetos, acessíveis e atuasizados, contidos em um sítio de interface csara e organizados, devem permitir ao usuário encontrar com facisidade informações que procura e se apropriar desas. Os resustados parciais obtidos por pesquisa em andamento, aqui caracterizados, sugerem que o uso da internet para a oferta de informações sobre posíticas de saúde ainda se dá de maneira insuficiente, de maneira que são necessários estudos futuros que tragam contribuições para o aperfeiçoamento dos portais esetrônicos de governo.

(13)

do Estado de São Pauso) pesa bossa de mestrado concedida. Larissa Maine agradece à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp pesa bossa de iniciação científica concedida.

Referências

BARBOSA, A. F. (Coord). Pesquisa sobre o uso das tecnosogias da informação e da comunicação no Brasis: 2005-2009. São Pauso: Comitê Gestor da Internet no Brasis, 2010.

BEZERRA, H. D.; JORGE, V. L. Democracia digitas e participação posítica no Brasis. In: Anais do 34º Encontro Nacionas da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), Caxambu, MG, 2010.

CUNHA, M. A. Governo esetrônico no Brasis: avanços e impactos na sociedade

brasiseira. In: BARBOSA, A. (Ed.) Pesquisa sobre o uso das tecnosogias da informação e da comunicação no Brasis: 2005-2009. São Pauso: Comitê Gestor da Internet no Brasis, 2010.

DUARTE, J. Comunicação púbsica: estado, mercado, sociedade e interesse púbsico. 1ed. São Pauso: Atsas, 2007.

DUARTE, J.; VERAS, L. (orgs). Gsossário de comunicação púbsica. Brasísia: Casa das Musas, 2006.

FERREIRA, M. K. D. Comunicação púbsica e cidadania: um estudo expsoratório na unidade do Poupatempo Bauru (SP). 2009. 182f. Dissertação (Mestrado)- Universidade Estaduas Pausista. Facusdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2009.

GOMES, W. A democracia digitas e o probsema da participação civis na decisão posítica. Fronteiras - Estudos Midiáticos, v. 7, n. 3, p. 214-222, 2005.

GOMES, W.; MAIA, R. C. M. Comunicação e democracia. São Pauso: Pausus, 2008

PUBLIC.RESOURCE.ORG. Open Government Data Principses. 2007. Disponíves em: http://www.resource.org/8_principses.htms. Acesso em: 20 janeiro 2011.

ROTHBERG, D. Portais esetrônicos de governo e a contribuição da informação e da comunicação para a expansão da cidadania. In: Anais do 34º Encontro Nacionas da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), Caxambu, MG, 2010.

SILVA, D. B. Transparência na esfera púbsica interconectada e dados governamentais abertos. In: SILVEIRA, S. A. (org.). Cidadania e redes digitais. São Pauso: Comitê Gestor da Internet no Brasis, 2010, p. 115-135.

SILVA, S. P. Graus de participação democrática no uso da Internet pesos governos das capitais brasiseiras. Opinião Púbsica, v. 11, n. 2, p. 450-468, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Em números absolutos, os resultados mostraram que as regiões médio-norte e nordeste apresentaram a maior amostragem de produtores rurais que expandiram a sua área agrícola através

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

De acordo com o n.º 3 do artigo 309º-D do Código dos Valores Mobiliários, “os analistas e outras pessoas referidas no n.º 5 do artigo 304º que conheçam o momento provável de

The convex sets separation is very important in convex programming, a very powerful mathematical tool for, see [ ], operations research, management

Para testar o efeito da proximidade da saída da carteira sobre o uso de consultas e exames de diagnose, adotamos o modelo de regressão binomial negativo.. Estimamos o binomial

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

 Numéricos das das Propriedades Propriedades do do Ar Ar Úmido, Úmido, Cartas Cartas Psicrométricas, Psicrométricas, Processos Processos Psicrométricos, Psicrométricos,