• Nenhum resultado encontrado

Do sagrado ao lúdico: a festa do asno.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Do sagrado ao lúdico: a festa do asno."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

! RESUMO: Este texto trata de certas comemorações de caráter profano dentro do espaço sagrado ou litúrgico. Além do carnaval, enfoca-se a Festa do Asno, notadamente a celebrada na cidade de Rouen, que compreendia uma procissão com grande aparato, acompanhada pelo clero e pelo povo.

! PALAVRAS-CHAVE: Riso; carnaval; Festa do Asno; liturgia; Idade Média.

O tema tratado aqui poderia ter outros subtítulos; poderíamos subdenominar: “Liberdade, libertários e libertinagem” ou “Libertários e libertinos”; mas poderíamos subdenominar também: “Festas, farsas e sáti-ras”. Entretanto, no que concerne à Idade Média, o que mais interessa, em um primeiro momento, quanto à abordagem de certas comemorações que se desdobram então, é exatamente aquele caráter de poderem resultar, seja por elas próprias, seja por alguns desdobramentos, em algo que pode-ria considerar-se uma profanação e assim foram consideradas muitas ve-zes, dado o uso do espaço sagrado ou litúrgico para ações que em geral se consideravam estranhas a esse espaço e mesmo opostas ao espírito cristão. A referência para compreensão da relação com o lúdico é a liturgia. Circunscrita por toda uma série de práticas que vão primeiro se desen-volver no meio monástico, os famosos ofícios canônicos vão resultar numa

DO SAGRADO AO LÚDICO: A FESTA DO ASNO

Francisco Benjamin de SOUZA NETTO1

(2)

figura que, talvez, aqueles que tiveram contato com o catolicismo mais tradicional conheçam e que é a figura do breviário: um livro que contém os ofícios concernentes às horas do dia. Isso vai se desenvolver realmen-te em meio monástico e vai amparar por todos os lados a ação litúrgica sacramental, a qual vai permanecer principal. Pois bem, em torno desta é que vai se desenvolver todo um conjunto de práticas. Assim, se se consultar o Glossarium Mediae et Infimae Latinitatis de Du Cange (1938) – glossário sobre a média e ínfima latinidade, obra muito longa, extensa e pormenorizada, que não explica apenas a etimologia das palavras ou as alterações e significados contrários a essa etimologia, mas descreve as ações por elas significadas, vê-se que a festa é de início definida como festum: Festum é uma celebração do mistério ou dos mistérios e da me-mória dos santos. Só em seguida é que Du Cange vai contemplar o fato de a palavra festum aplicar-se a outras ordens de realidade que não são assim tão santas, mas que se desdobram a partir de algo que se tem em conta de tal. Vamos ter um exemplo disso na famosa Festa do Asno que pode surpreender e mesmo escandalizar, por se passar no espaço litúrgico.

Há outra festa, da qual muitos de nós perdemos a memória de ter sido uma festa de origem litúrgica, que foi associada com as Bacanais, bem como com as Saturnais. Heers (1987) não concorda muito com essas asso-ciações, mas elas não estão de todo excluídas. É a festa do carnaval, pala-vra cuja etimologia parece decorrer de carnevalet, quer dizer vale: é per-mitido comer carne; isto porque a quaresma vai começar na Quarta-Feira de Cinzas e, a partir daí, durante quarenta dias será proibido comer car-ne. É, pois, a festa que se desenvolve em torno da manducação da carne, o que se faz a partir da Igreja com vínculo menor com a liturgia especial do que outras festas como, por exemplo, a dos Inocentes que está ligada à liturgia do Natal. O Cristo nasce menino e a liturgia do Natal celebra-se por uma oitava. Os inocentes, mortos quando, celebra-segundo consta, Herodes teria tentado atingir aquele que ele temia fosse o seu sucessor, tem nela sua comemoração aos 28 de dezembro. Há, por fim, a Festa do Asno da qual vou me permitir um relato que não se encontra no texto de Heers em pormenor.

(3)
(4)

a veste do diácono e não do presbítero. Em seguida, vê-se o que leva o asno. Aparece quem? Dois mensageiros enviados pelo rei Balac (livro de Números, cap.24), que vêm interpelar o profeta Balaão, contratado por Balac para profetizar a desgraça dos hebreus. Balaão ornado, as-sentando-se sobre o asno, donde o nome da festa, é obstado por um jovem que sustenta um gládio (uma espada), que vai impedir Balaão de profetizar. Quer dizer: após Balaão que introduz a figura do asno, este entra na igreja por ele montado. É por intermédio dele que Deus lhe falou, proibindo-o de profetizar a desgraça do povo de Israel. Seguem-se outros profetas. Como Seguem-se disSeguem-se, a ordem é aleatória. Vão até Jonas, Naum, Ageu e por fim Zacarias (filho de Baraquias); de Ezequiel a Malaquias e Zacarias (pai de João Batista), todos eles vestidos de modo a representar e expressar sua missão e sua condição, quer dizer: é toda uma pedagogia pela imagem e encenada. Segue-se o ancião Simeão e por fim o poeta Públio Virgílio, que teria profetizado de forma incônscia o nascimento virginal do Cristo. Por fim, o rei Nabucodonosor aparece. A ordem é espantosa. Com Nabucodonosor, comparecem os jovens que no livro de Daniel foram lançados à fogueira e não foram consumidos e tudo se desenvolve até o fim, sem que se entenda perfeita e totalmen-te, mesmo nos termos da reconstituição de Du Cange, por que tanta ênfase na figura do asno. Isto vai aparecer exatamente na tradição que Du Cange tem em conta de mais problemática. A tradição até aqui descrita é a de Rouen.

Surge, em seguida, a figura de Maria. A crítica que as fontes de Du Cange (1938) fazem é exatamente de que a jovem era bonita demais. Caprichava-se na beleza da jovem; sempre se escolhia uma jovem muito bonita, que trazia uma criança de colo e estava elegantemente ornada. A procissão se desenvolve da igreja catedral até a paróquia de Santo Estê-vão com grande aparato, acompanhada pelo clero e pelo povo. Quando chega à paróquia, esse grupo processional – Compactus ille coetus – entra na igreja com aquela menina e com o asno e se dirige ao lado do evangelho. Aí é que vão introduzir-se as novidades que incomodam Du Cange: o Intróito, Kyrie, Glória e Credo vão ser concluídos por uma mo-dulação estranha: hinam. No fim da missa, o sacerdote, voltado para o povo, em lugar de ite missa est, canta três Hinam e o povo repete. Sem mais explicações da parte de Du Cange.

(5)

Vós tendes feno suficiente e aveia à vontade. Um texto latino segue-se de novo: era lento de pés a não ser que se usasse o báculo para bater no asno para ele andar; a que se seguem várias referências a Siquém, a Rúben, ao Jordão, a Belém. A idéia, portanto, é de que o asno ingressa: ele emerge da liturgia porque ele é o asno da fuga para o Egito e do retorno do Egito. É o asno que serviu de instrumento de salvação para o Messias.

O poema continua a desdobrar-se e Du Cange (1938) vai dizer que em outros lugares não se celebrava com menor pompa, nem de maneira mais decente este culto. Mas a verdade é que às vezes coroavam o asno com uma mitra. Tratavam o asno como eram tratados os bispos e presta-vam ao asno reverências que se prestapresta-vam ao bispo; isso não era feito simplesmente por baderneiros, mas por clérigos menores e até por cléri-gos maiores.

Evidentemente, terminada essa parte que se desenvolvia dentro da igreja, a festa se prolongava do lado de fora e aí é que havia ensejo para tudo, porque este extravasamento, uma vez desbloqueada a regra se-gundo a qual o lugar litúrgico se reserva ao culto, permitia que se desdo-brassem também outras práticas. Regada pelo vinho, a festa levava a orgias e, no interior das orgias, inclusive, à libertinagem, práticas que, infelizmente, para a nossa informação, não sabemos quais eram. A preo-cupação dos autores que se insurgiram contra isso nos revela que se ia até extremos limites, na prática inclusive, da fornicação, distinguindo fornicação de concubinato. Concubinato é a união permanente de pes-soas que não se submetem no seu unir-se à lei da Igreja ou, em casos de povos não-cristãos, a alguma lei. Fornicação é simplesmente a prática sem freios e sem normas da relação sexual, do concúbito carnal.

(6)

ao pensarmos a igreja de ponta a ponta, pensamos segundo o modelo tridentino em que há um centralismo romano que se reflete no centralismo episcopal e o bispo põe e dispõe a seu bel-prazer na sua igreja. Isso começa a se esboçar no século XI com a famosa reforma gregoriana, mas só vai se implantar definitivamente em razão das crises desencadeadas pela Reforma. Vai ser um fato de vultosa importância, um fato que impor-tou em perdas imensas para que isso se desenvolvesse e aí vamos depa-rar com quem? Os cônegos. Alguns sugerem: em vista do clero menor, que era constituído em geral por crianças, em vista da própria popula-ção, mas em vista deles próprios também, para que houvesse um espa-ço, um tempo de lazer; um espaço e um tempo lúdico, durante o qual se suspende o interdito, quanto ao uso do espaço litúrgico, e se reservava um tempo para o riso.

SOUZA NETTO, F. B. de. From the sacred to the playful: the Festum asinorum. Trans/Form/Ação (São Paulo), v.21-22, p.21-26, 1998-1999.

! ABSTRACT: This essay is concerned w ith certain profane commemorations

w ithin the sacred or liturgical space. Besides Carnival, it focuses on the Festum asinorum, particularly the one celebrated in the town of Rouen, which comprised a magnificent procession, congregating the clergy and the people.

! KEYWORDS: Laughter; Carnival; Festum asinorum; liturgy; Middle Ages.

Referências bibliográficas

DU CANGE, D. C. S. Glossarium mediae et infimae latinitatis. Veneza: Nova Impressão. Paris: S. Coleti, 1938. v.1-10.

Referências

Documentos relacionados

Χρήσεις Πάχος Λεπίδας (mm) Για κοπή ατσάλινων Αρ. 5 Για κοπή και ξύσιµο ξυλίας Κάτω απ 30 Για κοπή σωλήνας βινυλοχλωριδίου µικρτερη 2,5 – 15 Αρ. 8 των 105

Aprovar e submeter à Assembleia Municipal para aprovação a proposta de atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Munici- pal à Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual

Ensino Superior enquanto a 8282 corresponde à Reestruturação e Expansão de Instituições Federais de Ensino Superior... b) Para atendimento das Despesas Institucionais da

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica do Departamento de Ciência dos Materiais

Conclusão de avaliação Todos os sites analisados apresentaram falhas que necessitam ser corrigidas para que, de fato, atendam às diretrizes de acessibilidade e às

A colega Nartir Dantas Weber se despediu dos colegas, agradeceu ao Conselheiro Rubens Curado, para participar de outra reunião e reiterou o convite para os

A conectividade funcional de uma paisagem pode referir-se então à ligação funcional entre fragmentos de habitat, bem seja porque esses estão conectados através de uma

Os resultados mostraram que: o tipo de costura influencia na permea- bilidade; e que uma menor repelência pode não ser suficiente para avaliar a eficiência de um EPI, pois esta