• Nenhum resultado encontrado

Persistência da anastomose carótido-basilar: a propósito de um caso revelado pela angiografia cerebral.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Persistência da anastomose carótido-basilar: a propósito de um caso revelado pela angiografia cerebral."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PERSISTÊNCIA DA ANASTOMOSE CARÓTIDO-BASILAR. A

PROPÓ-SITO DE UM CASO REVELADO PELA ANGIOGRAFIA CEREBRAL

JOSÉ Z A C L I S *

A primitiva artéria trigeminal, que estabelece a comunicação entre a ca-rótida interna e a artéria basilar, é normal e constante na fase embrionária. Com a maturação do sistema vascular intracraniano, da mesma forma que diversos outros vasos embrionários, a artéria trigeminal é ocluída. Às vezes, entretanto, um desses vasos deixa de sofrer a involução habitual, permane-cendo funcionante mesmo no indivíduo adulto, o que acontece mais freqüen-temente com a artéria trigeminal. A persistência, no indivíduo adulto, da anastomose entre os sistemas carotídeo e vértebro-basilar através da primi-tiva artéria trigeminal determina modificações na hemodinâmica intracrania-na, cuja demonstração constitui o principal motivo da presente publicação.

Foram publicados, até agora, 22 casos de persistência da anastomose rótido-basilar. Os 16 primeiros constituíram achados de autópsia. Os 6 ca-sos mais recentes foram revelados pela angiografia cerebral: o primeiro foi

publicado por Sutton1

em 1950; Harrison e Luttrell2

, em 1952, relataram 3 casos, um dos quais confirmado pela necrópsia; em janeiro de 1955 foram

foram publicados mais dois casos, sendo um de Murtagh e col.3

, no qual, além da anastomose carótido-basilar havia aneurisma da artéria cerebral média do

mesmo lado, e outro de Schaerer 4

, cujo paciente apresentava anastomose ca-rótido-basilar associada a outras anomalias vasculares do encéfalo. Em to-dos os casos publicato-dos, da mesma forma como no caso descrito a seguir, a presença da anastomose carótido-basilar foi achado ocasional; nenhuma sin-tomatologia parece depender diretamente dessa anomalia.

O B S E R V A Ç Ã O — P . D . P., 1 7 anos, b r a n c o , do sexo masculino, admitido no A m b u -latório d a Clínica N e u r o l ó g i c a do H o s p i t a l das Clínicas em 1 9 - 1 0 - 1 9 5 3 ( r e g . 3 4 2 . 2 4 6 ) . Desde a idade de 1 2 anos o paciente v i n h a apresentando crises c o n v u l s i v a s g e n e r a -lizadas com intervalos de u m mês a p r o x i m a d a m e n t e . O e x a m e clínico-neurológico resultou inteiramente n o r m a l , assim como o liqüido c e f a l o r r a q u e a n o e outros e x a m e s subsidiários de rotina. O E E G mostrou discretas a n o r m a l i d a d e s difusas. C o m G a r -denal e H i d a n t o í n a a f r e q ü ê n c i a das crises diminuiu sensivelmente. E m 3 - 1 - 1 9 5 5 novo t r a ç a d o eletrencefalográfico mostrou foco c o n v u l s i v ó g e n o f r o n t a l direito. E m v i r t u d e deste novo d a d o foi solicitado e x a m e a n g i o g r á f i c o . N ã o tendo sido designado o l a d o a ser e x a m i n a d o e por i g n o r a r m o s o resultadesignado designado E E G , iniciamos a a n g i o -g r a f i a , ao acaso, pelo l a d o esquerdo.

(2)

Angiografia cerebral via carótida esquerda (1011955): calibroso vaso a n a s t o m ó

tico entre o segmento intracavernoso d a carótida interna e o terço superior da a r -téria basilar. Esta anastomose arterial, mais visível na incidência lateral (fig . I A ) , é t a m b é m identificável na incidência sagital (fig . I B ) ; do segmento infraclinóideo d a carótida ela se dirige p a r a dentro e p a r a cima, indo confundir-se, sobre o plano médio sagital, com a porção cranial d a a r t é r i a basilar. T a m b é m as duas artérias cerebrais posteriores são visíveis desde sua o r i g e m ( f i g . I B ) .

(3)

A angiografia cerebral via carótida direita (18-1-1955) mostrou, a l é m dos ramos

cerebrais desta artéria, o segmento da cerebral anterior esquerda situados a c i m a da comunicante anterior. Todos esses vasos a p r e s e n t a v a m t r a j e t o e calibre normais (fig. 2 ) .

A angiografia cerebral via artéria vertebral direita (1241955) mostrou, de i m

-portante, ausência de i m a g e m da a r t é r i a cerebral posterior e dos demais ramos do l a d o esquerdo ( f i g . 3 ) .

C O M E N T Á R I O S

Analisando, em conjunto, os dados das três etapas angiográficas do caso em aprêço, resulta que existe indiscutível anastomose carótido-basilar do lado esquerdo, a qual pode ser responsabilizada pelas modificações observadas na hemodinâmica intracraniana.

Já foi demonstrado e brilhantemente documentado em filme cinemato-gráfico 5

que a artéria basilar se comporta, em condições normais, como se fôsse um vaso de dupla luz; o sangue proveniente de cada uma das artérias vertebrais circula na metade ipsilateral da basilar sem que o sangue de uma e de outra metade se misture. Porém, aumentando a pressão arterial em uma das vertebrais, o sangue desta passa também para a metade contrala-teral da artéria basilar, misturando-se ao sangue proveniente da vertebral, cuja pressão é mais baixa. A artéria cerebral posterior dêste lado receberá portanto sangue proveniente de ambas as artérias vertebrais enquanto sua homônima de outro lado receberá sangue proveniente apenas da vertebral na qual a pressão foi aumentada.

(4)
(5)

O fato de não aparecer imagem da anastomose carótido-basilar quando o contraste é injetado na artéria vertebral (fig. 3) demonstra, até certo ponto, que o sentido da corrente sangüínea no interior dessa anastomose é da ca-rótida para a basilar e comprova, também, que a pressão na caca-rótida é su-perior à pressão na basilar.

Quanto ao sentido da corrente circulatória no interior do vaso anasto¬

mótico, Sutton 1

salienta que é da carótida para a basilar. Da mesma forma,

Harrison e Luttrell 2

julgam que, nos 3 casos por êles publicados, as angio¬ grafias demonstram êsse fato. Não conhecemos o artigo original de Sutton e não sabemos, por isso, quais as provas apresentadas em favor dessa afir-mação. Mas, as angiografias publicadas por Harrison e Luttrell não consti-tuem prova suficiente de que o sentido da corrente seja obrigatòriamente aquêle; elas demonstram apenas que, injetada a substância rádio-opaca na ca-rótida, o vaso anastomótico ficou contrastado. Para comprovar que o sen-tido da corrente é invariável, e sempre da carótida para a basilar, seria ne-cessária, a nosso ver, uma contraprova, isto é, que, injetando o contraste em uma das vertebrais, a imagem da artéria anastomótica não aparecesse. A rigor, nem mesmo preenchendo o requisito da contraprova, teremos a certeza, cientificamente aceitável como absoluta, de que a imagem da anastomose deixou de aparecer por não ter o contraste penetrado na sua luz em virtude da resistência oposta à sua progressão pela corrente em sentido contrário.

Finalmente, a presença, na figura 2 (angiografia cerebral via carótida direita), do segmento da artéria cerebral anterior distalmente situado em relação à comunicante anterior não tem qualquer significado como indicando modificação da hemodinâmica; trata-se de ocorrência freqüentíssima em an-giografias normais, relacionadas com a velocidade de injeção do contraste, com o calibre da comunicante anterior e com outros fatores de menor im-portância.

R E S U M O

Publicando êste caso, o autor eleva para 23 o total dos casos registrados de persistência da anastomose carótido-basilar. Trata-se de caso cujo pa-ciente foi submetido a estudo angiográfico injetando o contraste sucessiva-mente em ambas as artérias carótidas e no sistema vértebro-basilar. Êste é o sétimo caso com demonstração angiográfica da persistência da comuni-cação entre a carótida e a basilar. A presença desta anomalia condiciona modificações na hemodinâmica intracraniana demonstradas neste caso.

S U M M A R Y

(6)

tebral artery. Persistence of carotid-basilar anastomosis causes intracranial hemodynamic changes which are discussed by the author based on the angio-graphic findings.

B I B L I O G R A F I A

1 . S U T T O N , D . — C i t . p o r H A R R I S O N e L U T T R E L L2

. 2 . H A R R I S O N , C. R . ; L U T T R E L L , C. — P e r s i s t e n t c a r o t i d b a s i l a r a n a s t o m o s i s . T h r e e a n g i o g r a p h i c a l l y d e -m o n s t r a t e d cases w i t h o n e a n a t o -m i c a l s p e c i -m e n . J. N e u r o s u r g . , 10:205-215 ( -m a i o ) 1953. 3 . M U R T A G H , F . ; S T A U F F E R , H . M . ; H A R L E Y , R . D . — A c a s e o f p e r s i s t e n t c a r o t i d b a s i l a r a n a s t o m o s i s a s s o c i a t e d w i t h a n e u r y s m o f t h e h o m o l a t e r a l m i d d l e c e -r e b -r a l a -r t e -r y m a n i f e s t e d b y o c u l o m o t o -r p a l s i s . J. N e u -r o s u -r g . , 12:46-49 ( j a n e i -r o ) 1955. 4 . S H A E R E R , J. P . — A c a s e o f c a r o t i d - b a s i l a r a n a s t o m o s i s . W i t h m u l t i p l e a s s o c i a t e d c e r e b r o v a s c u l a r a n o m a l i e s . J. N e u r o s u r g . , 12:62-65 ( j a n e i r o ) 1955. 5 . M C D O N A L D e F O T T E R — T h e s t r e a m s in t h e b a s i l a r a r t e r y . F i l m e c i n e m a t o g r á f i c o c o l o r i d o . F i l ¬ m o t e c a da S o c i e d a d e B r a s i l e i r a d e C u l t u r a I n g l ê s a ( Μ . 1 5 ) .

Clínica Neurológica. Hospital das Clínicas da Fac. Med. da Univ. de São Paulo —

Referências

Documentos relacionados

Maiores esforços de pesquisa são necessários para que se ampliem as colheitas de amostras biológicas, assim como as espécies da fauna silvestre brasileira envolvidas na manutenção

Avaliar a influência de um programa de intervenção nutricional e exercício físico, baseado na Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde OMS, sobre a redução de fatores

Neste trabalho foram obtidas equa¸c˜oes de estado para mat´eria nuclear, estrelas de nˆeutrons (temperatura zero) e protonˆeutrons (temperatura finita), al´em de um estudo

posterior; gammagrama cerebral: discreto aumento de captación en zona parietal derecha,.. correspondiente al território de la artéria cerebral media; arteriografia

RESUMO - Apresentamos caso de aneurisma gigante do segmento distal (P3) da artéria cerebral posterior.. aneurisma foi tratado microcirurgicamente pela via combinada proposta por

The decision was made to launch Luso Tea, an ice-tea made with Luso water and with a more natural and healthy positioning when compared to other ice-teas, that would allow the

Promoção de saúde bucal: Atendimento de crianças, adolescentes e adultos Ação Classificada dentro dos limites de recursos orçamentários. 90.57