• Nenhum resultado encontrado

Efeito da cerosidade foliar na reação de variedades de cebola (Allium cepa L.) a herbicidas de pós-emergência.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Efeito da cerosidade foliar na reação de variedades de cebola (Allium cepa L.) a herbicidas de pós-emergência."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EF EI TO DA CE RO SI DA DE FO LI AR NA RE AÇ ÃO

DE VA RI ED AD ES DE CE BO LA

(A ll iu m ce pa

L. )

A HERBICIDAS DE PÓS—EMERGÊNCIA

P.V. FERREIRA* & C.P. COSTA** * Pr of . As si st ente II I — De p. de Ag ro no mi a do

C e n t r o d e C i ê n c i a s A g r á r i a s d a U F A L — 57.700 — Viçosa — AL.

** Prof. Adjun to — Dep. de Genétic a da ESA LQ/ USP — 13.400 — Piracicaba — SP.

RESUMO

Em ensaios experimentais, realizados no De -partamento de Genética da Escola Superior de Ag ri cu lt ur a "L ui z de Qu eiroz " da Un ivers id ade de Sã o Pau lo , Pir acic aba — SP , ve ri fi co u - se o efe it o da ce ro sid ad e fo li ar na re açã o de vari e -dades de cebola a herbicidas de pós -emergência.

Utilizaram se varied ades do grupo não ce ro -so , co mo Gra ne x e Te xas Gra no , e va ri ed ad es do gr up o ce ro so , co mo Ba ia Pe ri fo rm e, Barrei ro SM P - IV, Re d Cre ole e Ro xa Cha ta SM P - IV, no 1.° ensaio ; e varie dades do grupo não ceroso, como Excel Bermudas 986 e Texas Grano, e va -riedade s do grupo ceroso, como Baia Perifor me, Pira Couto, Pira Dura, Pira Ouro A/R , Red Cre ole e Roxa Chata SMP-IV, no 2.° ensaio.

Os herbicidas de pós-emergência e as doses utilizadas foram: bentazon, 0,48 kg i.a./ha e pro -metryne 1,60 kg i.a./ha, no 1.0ensaio; e ácido sul-fúrico (4%), bentazon 0,48 kg i.a./ha, prometryne 1, 60 kg i. a. /h a e di ur on 1, 60 kg i. a. /h a, no 2: ensaio.

Os re su lt ad os ob ti do s mo st ra m qu e a ce ro sida de foli ar é um dos meca nismos de resi stên -cia de cebola àação de herbicidas de pós emer -gência.

PA LA VR AS CH AV ES : Ce ro si da de fo li ar, ce -bola, variedades, herbicidas de pós-emergência.

SUMMARY

EF F EC T O F T H E F O L I A R W A X I N ES S O F O N I O N V A R I E T I E S ( A l l i u m c e p a L . ) I N R E A C T I O N T O P O S T EM E R G EN C E H E R -BICIDES

I n expe rim ental tria ls, car ried ou t in the De pa rt me nt of Ge ne ti c of ES AL Q, Un iv er si ty of Sã o Paulo , P ir acic aba — SP, th e e ff e ct o f th e foliar waxiness in reaction of onion varieties at post -emergence herbicides was studied.

Gl os sy gr ou p va ri et ie s su ch as Gr an ex an d Texas Grano and non-glos sy group varietie s such as Ba ia Pe riforme, Ba rrei ro SMP- IV , Re d Creo le and Roxa-Chata SMP- IV, were tested in 1st. expe-r i m e n t ; a n d g l o s s y g expe-r o u p v a expe-r ie t i e s su c h a s Excel Bermudas 986 and Texas Grano and

non-gl os sy gr ou p va ri eties su ch as Ba ia Pe ri fo rm e, P i r a C o u t o , P i r a D u r a , Pi r a O u r o A / R , R e d C re o le and Rox a C hata SM P- IV, in 2 nd e xpe-riment.

The fo llo win g post- eme rge nce he rb ici des an d do se s we re us ed : be ntaz on 0, 48 kg a. i. /h a and prometryne 1,60 kg a.i./ha, in the last expe -rime nt : and su lp huric ac id (4% ), be ntazon 0,48 kg a.i./ha, prome tryne 1,60 kg a.i./ha and diuron 1,60 kg a.i./ha, in the 2nd experiment.

Th e re sult s obta ine d sho w th a t the fo li a r wa xi ne ss is on e of the me ch an is ms of on ion re-sitance against post-emergence herbicide injury.

KE YWO RD S: Foli ar wa xin es s, oni on, va ri e-ties, post-emergence herbicide.

INTRODUÇÃO

A cebola, Allium cepa L., constitui uma das hortaliças de maior importância eco-nôm ica par a o Bra sil , pel o seu pop ula r uso in natura e desidratado para a indús-tria de alimentos. É uma cultura em ex-pansão no nosso país, mas ainda hoje o grosso da produção brasileira se concentra nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

(2)

30 P. V.

FERREIRA& C. P. COSTA

Entre os métodos disponíveis de con-trole das plantas daninhas, o uso de

her-bicidas é, atualmente, o mais importante na cultura da cebola, por várias razões primeiro, o espaçamento entre plantas é pequeno, tant o na seme adura direta co -mo no sistema de transplante, o que di-ficulta e encarece a capina manual e pra-ticamente impossibilita a mecanizada segundo, o ciclo relativamente longo da cultura exige que sejam feitas várias capin as par a se ev ita r que as pla nt as so -fram concorrência das plantas daninhas ; te rc eiro , a mã o-de -ob ra di sp on ív el no meio rural, na época adequada, está cada vez mais difícil e mais cara.

Fica ev ide nt e que o uso de herbici -das na cultura da cebola é uma prática agrícola bastante vantajosa. Contudo, de-ve-se ressaltar que muitas vezes o

herbi-cida é eficientíssimo no controle de plan-tas daninhas, mas seu uso é limitado na agricultura, porque causa deformações mor fológ icas e reduç ão no rendimento de culturas, devido à sua ação tóxica. Por outro lado, existem diferenças genéticas em resposta a certos herbicidas e que têm sido encontradas em várias espécies cul-tivadas, inclusive em cebola (5 ).

Entr e as cara cterísti cas de resi stên -cia das plantas à ação de herbicidas, a espessura da cutícula foliar é uma das mais importante. Em geral, as cutículas espessas dificultam mais a penetração de herbicidas que as cutículas finas. Entre-tanto, não é apenas pela espessura que a cu tí cu la pr ot eg e a pl an ta , e si m pe la maior quantidade de materiais hidrorre-pelentes (cut ina e ceras) que, em geral, as cutículas mais espessas apresentam. A composição química das ceras, com pre-dominância de triterpenoides, ou de éste-res de hidroxiácidos, também influi na maior ou menor resistência da cutícula à penetração de herbicidas (1).

Não se encontraram na literatura tra bal hos mos trand o o efe ito da cer osi -dade foliar sobre a resis tência de cebol a a herbicidas de pós-emergência. Contudo, as variedadse de cebola que apresentam uma folhagem verde opaco, devido a uma maior quantidade de cera sobre a

super-fície da folha, são, provavelmente, mais resistentes a ação de herbicidas de pós-emergência do que as variedades de fo-lhagem verde brilhante, que apresentam uma quantidade muito pequena de cero-sidade foliar.

O presente trabalho tem por objetivo verificar o efeito da cerosidade foliar na reação de variedades de cebola a herbi-cidas de pós-emergência.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho foi realizado a par tir de da dos obtido s em ex per im en tos conduzidos nas depe ndên cias do Se -tor de Hortaliças do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricul-tura "Luiz de Queiroz" , da Univ ersidade de São Paulo, em Piracicaba, SP, no de-correr do ano de 1982.

O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições, nos dois ensaios, tendo 20 tratamentos, correspondentes a todas as combinações entre herbicidas e variedades, no Experim ento I e 56 tratam en -tos, correspondentes a todas as combi-nações entre herbicidas e variedades, no Experimento II. Cada parcela foi consti-tuíd a por um va so de pol ietile no , com 10 cm de diâmetro, contendo 10 plântu-las, nos dois ensaios.

Os segunites herbicidas foram ava-liados : bentazon (3 — isopropil — 2, 1, 3 — be nz ot hi ad ia zi no na — (4 ) — 2, 2 — dióxido) e prometryne (2 – metiltio – 4,6 — isopropilamina — s — triazina ), no Experi men to I, e áci do sulfúr ico, benta -zon, prometryne e diuron [3 — (3,4 — di-clorofenil) — 1,1 — dimetil — uréia 1, no Exp eri men to II. A dos age m dos her bic i -das usada corresponde àquela recomen-dada para a cultura da cebola, ou seja, sol uçã o de 4% , par a o ácido sul fúrico, 0,48 litro/ha em 400 litros de água, para o ben taz on, 1,6 0 kg/ ha em 100 0 lit ros de águ a, par a o pro met ryn e e 1,60 kg/ ha em 800 litros de água para o diuron.

(3)

Bar-reiro SMP-IV, Red Creole e Roxa Chata SMPIV, do grupo ceroso, no Experimen -to I, e Excel Bermudas 986 e Texas Gra-no, do grupo não ceroso, e Baia Perifor-me , Pi ra Co ut o, Pi ra Du ra , Pi ra Ou ro A/R , Red Cre ole e Rox a Cha ta SMP- IV, do grup o cero so, no Expe rime nto II. Ca-da varieCa-dade do grupo ceroso correspon-derá a dois tratamentos, ou seja, com cerosidade foliar mantida e removida.

As semeaduras foram realizadas nos dias16/04/82 e14/07/82, corresponden-tes aos Experimentos I e II, respectiva-me nt e, em va so s de po li et il en o, co m 10 cm de diâmetro. O substrato usado nos ensaios constituiu-se de uma mistura de 3 :1 de terra roxa e esterco, respectiva-mente. O desbaste foi feito logo após a emergência das plântulas de cebola, dei-xando-se 10 plântulas por parcela.

No Expe rimento I, aos 54 dias após a semeadura, pulv eriz ou -se a fol hagem das plântulas das variedades do grupo ceroso, referentes aos tratamentos com cerosidade foliar removida, com uma so-lução de Tween a 0,1%, com a finalidade de se rem ove r a cam ada de cer a das fo -lhas. Utilizou-se, nesta pulverização, um pulverizador costal, marca JACTO, com capacidade de 20 litros. A seguir, foram

efetuadas as pulverizações com os respec-tivos herbicidas, isoladamente, sobre a folhagem das plântulas das variedades de cebola dos grupos ceroso, com cerosidade foliar mantida e removida, e não ceroso. Estas pulverizações foram feitas com um pulveriza dor manua l com capac idade de 1 litr o. No Exper imento II, aos 62 dia s após a semeadura, fez-se o mesmo proce-dimento do experimento anterior. Porém, na re mo çã o da ca ma da de ce ra da s fo -lhas, utilizou-se uma solução de Nichtion a 0, 1% , em ve z de so lu çã o de Tw een a 0,1 %. Par a evi tar a abs orç ão dos her bi-cidas pelas plântulas, através das raízes, coloc ou-se carv ão ativado nos vasos, an-tes das apli caçõ es dos herbicid as benta-zon e prometryne, no Experimento I, e bentazon, prometryne e diuron, no Expe-rimento II.

A av aliação do ef eito de herbicida s de pós-emergência na reação de varieda-des de cebola dos grupos ceroso, com ce-rosidade foliar mantida e removida, e não ceroso foi efetuada aos seis dias após as aplicações dos respectivos herbicidas, nos dois ens aio s, usando uma esc ala de no-tas, vari ando de zero a cinco, conso ante o cr it ér io ad ot ad o po r Fe rr ei ra & Co s-ta(3).

Os ex pe ri me nt os fo ra m ad ub ad os co m su lf at o de am ôn io em co be rt ur a, uma única vez, aplicando-se 1 g do fertili-zante/parcela.

Nos dois ensaios foram feitos o con-trol e prev enti vo cont ra mela, utiliza ndo-se o Antracol na dosagem de20 g do pro-duto/10 litros de água. 0 mesmo foi feito

em relação às pragas e doenças de folhagem , usando, res pec tiv amente , ins eti ci -das e fungici-das adequados, sem o uso de surfactantes.

(4)

herbici-32 P. V.FERREIRA& C. P. COSTA

das, já que era fei to ape nas uma irr iga -ção antes da aplica-ção dos mesmos.

As análises da variância do esquema fatorial, dos dois ensaios dispostos no de-lineamento inteiramente casualizado, fo-ram feitas com os dados médios de par-cel as, de aco rdo com Stell e Tor rie (9 ). A comparação das médias dos tratamen-tos foi fei ta pel o tes te DMS, ao nív el de 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados das análises da variáncia do efeito da cerosida de foliar na rea -ção de variedades de cebola a herbicidas de pós-emergência estão no Quadro 1. Apenas par a h erb ici das , no Experi men -to I, não houve diferença significativa, detectada pelo teste F, ao nível de 5% de

probabilidade, indicando que o bentazon e o prometryne apresentam o mesmo efei-to na reação de variedades de cebola dos gr up os ce ro so , co m ce ro si da de fo li ar mantida e removida, e não ceroso. Os coe ficientes de variação foram 11, 50 e 9,26% para, respectivamente, o Experi-mento I e II.

A Figura 1 mostra o efeito da cerosi-dade foliar na reação de variecerosi-dades de cebola a herbicidas de pós-emergência, expresso através de um índice de injúrias foliar es. Tant o par a o bent az on, como para o prometryne, houve diferença signific ati va entre var iedade s do gru po cer o -so, com cerosidade foliar mantida, e não ceroso, e entre cerosidade foliar mantida e removida, em todas as variedades, atra-vés do teste de D.M.S., ao nível de 5% d€ probabilidade.

O efe ito da cerosid ade foliar na rea -ção de variedades de cebola a herbicidas de pós -emer gênc ia, expr esso atra vés de um índice de injúrias foliares, também é apresentado pela Figura 2. Tanto para o ácido sulfúrico, como para o prometrine, houve diferença significativa entre varie-dades do grupo ceroso, com cerosidade foliar mantida, e não ceroso, e entre ce-rosidade foliar mantida e removida, em todas as variedades, através do teste de D.M.S., ao nível de 5% de probabilidade. Para o bentazon, houve diferença signi-ficativa entre todas as variedades do gru-po ceroso, com cerosidade foliar

manti-da, e não ceroso, e entre cerosidade foliar mantid a e removida, nas var iedades Roxa Chat a SMPIV, Red Cre ole e Pira Ou -ro A/ R. E, fi na lm en te , pa ra o di ur on , houve difer ença significat iva entre todas as variedades do grupo ceroso ,com cero-sidade foliar mantida, e não ceroso, e entre cerosidade foliar mantida e removida, nas varideade s Baia Perif orme, Pira Couto e Red Creole.

(5)
(6)
(7)

no índice de injúrias foliares de cada va-riedade, conforme o herbicida usado. Por outro lado, as vari edade s do grupo cero-so, com a cerosidade foliar mantida, sem-pre asem-presentaram os menores índices de injúrias nas folhas, independente do herbicida usado, sendo superadas signi-ficativamente pelas variedades do grupo nã o ce ro so . Qu an to às va ri ed ad es do grupo ceroso, todas elas, com a cerosida-de foliar mantida, foram superadas sig-nificativamente por elas mesmo, com a cerosidade foliar removida, com exceção das var ied ade s Pir a Dur a, Bai a Per ifo r-me e Pira Couto, com o bentazon, e Pira Dur a, Roxa Cha ta SMP-IV e Pir a Our o A/R, com o diuron, no 2.° ensaio. Ainda, com rel açã o às var ied ade s do gru po ce-roso, com a cerosidade foliar removida, ve ri fi ca -se qu e el as ap re se nt ar am os maior es ín dic es de in júr ias nas folh as com o ácido sulfúrico e superaram signi-fi ca ti va me nt e as va ri ed ad es do gr up o não ceroso, com os outros herbicidas, nos dois ensaios, a maioria delas são supera-das signific ativ amen te pelas vari edad es do grupo não ceroso.

Vários fatores devem ter contribuído para que ocor ress e essa difer ença entr e o ácido sulf úric o e os outr os herb icidas em relaçã o aos índ ices de inj úria s fol ires. Primeir o, o efeito fi tot óxi co caus a-do pelo s herb icid as bentazon, prom etry-ne e diuron só se tornava evidente 6 dias após a aplicação, pois os mesmos são absorvidos lentamente pelas plântulas de cebola, por via foliar, enquanto que o áci-do sul fúr ico é absorviáci-do rap ida ment e e seu efeito torna-se evidente poucas horas após a aplicação. Segundo, como as plân-tulas foram irrigadas normalmente a par-tir do dia seguinte após a aplicação, isso, provavelment e, contribuiu para elimin ar a por ção her bic ida que ain da não ter ia sido absorvida pelas folhas. Terceiro, as plântulas de cebola repõem a camada de cera foliar que foi removida (3 ), dificul-tando ainda mais a absorção dos herbici-das que não apresentam efeito fitotóxico imediato.

A comparação entre variedades de ce bo la do s gr up os ce ro so , co m ce ro si-dade foliar mantida, e não ceroso, e

en-tre cerosidade foliar mantida e removida, em todas as variedades, mostrou que a ca-mada de cera que reveste a superfície fo-liar é, realmente, um dos mecanismos de resistência de cebola à ação de herbicidas de pós-emergência.

Diversos autores (1, 2, 4, 7) afirmam que a cerosidade foliar é um dos meca-nismos de resistência das plantas à ação de herbicidas de pós-emergência. Os re-sultados obtidos no presente trabalho corroboram as afirmações dos autores citados.

Referências

Documentos relacionados

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

As recomendações classificam-se em níveis de evidência A (maior evidência), B e C (menor evidência), das quais cabe destacar as seguintes: nos doentes com cancro deve realizar-se

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Durante os nove meses de estágio trabalhei maioritariamente no projeto do novo estudo hospitalar, juntamente com a equipa do Project Management Office Hospitalar

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

que sa oU serva a dita complicação nos últimos anos 4 devido a que actualmente sa operam muito mais ulceras am actividade qua anteriormente. Urrutia diz que e por- que se eomeQa

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento