• Nenhum resultado encontrado

O sintoma social.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "O sintoma social."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

RES UMO:A noção de sintom a, que Freud extrai do discurso m édico e

a subverte, será várias vezes rem anejada por Lacan para tom ar radi-calm ente um valor fundador para a estrutura do sujeito. Sua articula-ção com o laço social se encontra sem pre rearticulada, assim com o a possibilidade de fazer do sintom a social um a noção psicanalítica.

Palavras - chave : Gozo, laço social, objeto, sintom a.

ABSTRACT: The social sym ptom . The notion of sym ptom , which Freud

extracts from the m edical discourse and then subverts, w ill be often altered by Lacan to be given an intrinsic value to the structure of the subject. Its articulation w ith the social tie is always rearticulated, as well as the possibility of giving the social sym ptom a psychoanalyti-cal notion.

Ke yw ords : Jouissance, social tie, object, sym ptom .

E

xistirá sintom a social do ponto de vista da psicanálise? Em geral, o sintoma é uma marca individual e se manifesta como algo que se afasta em relação a um a norm a de funcionam ento fisiológico ou com portam ental. Bem , o ato fundador de Freud diz respeito a um certo estatuto do sintom a. Desloca-o da tradi-ção hipocrática, m édica, com o signo tom ando lugar no inte-rior da constituição de um quadro clínico, para ser concebido com o dotado de sentido. O sintom a é um entrave do qual se busca m enos livrar o sujeito dele do que tom á-lo com o palavra não dita. Mensagem desconhecida pelo sujeito, pode então pres-tar-se à interpretação. Algum a coisa procura ser dita e não con-segue fazê-lo de outra m aneira. Após Freud, um a concepção Psiquiatra, é

professor de psicopatologia e de psicanálise na Universidade de Paris 7 ( Denis Diderot) . Analista m em bro do Espaço Analítico ( AFPRF) do qual foi presiden te.

O S INTOMA SOCIAL

*

Ala in Va n ie r

* Este texto retom a e avança certos elem entos apresentados por ocasião

(2)

anam nésica prevista para dar conta do conjunto do estilo de um sujeito no inte-rior do qual os sintom as teriam lugar, recobriu a radicalidade do avanço de sua proposta. Por outro lado, a noção de laço social não é óbvia, do ponto de vista da psicanálise. Para pensar a questão do sintom a social convém interrogar não apenas a noção de sintom a com o tam bém nossas concepções do social para tentar encon-trar o lugar em que se entrelaçam .

Lacan retom a a abordagem freudiana do sintom a orientando-a logo para aqui-lo que constituirá o desenvolvim ento ulterior de seu ensinam ento. “Freud [ ...] ateve-se ao que se negligenciava sob o título de ‘conteúdo’ dos sintom as, e que é o m ais concreto da realidade: a saber, ao objeto que provoca um a fobia, ao aparelho ou à função som ática im plicada num a histeria, à representação ou ao afeto que ocupa o sujeito em um a obsessão” ( LACAN, 1938, p. 88) . Assim , o sentido do sintom a é aquilo que convém decifrar no conteúdo. Na história da psicanálise, a origem do sintom a foi sucessivam ente: um a sedução sexual, depois, os efeitos do auto-erotism o, ou ainda a constelação de um certo núm ero de traços que, passan-do passan-do nascim ento de um irm ão ao laço entre a m ãe e o pai, se organizarão em torno desse ponto focal, deste “com plexo nodal das neuroses”, que é o com plexo de Édipo. O sintom a ganha desde então o valor “de um a função de expressão do recalcado”. O tratam ento será um trabalho cujo objetivo é trazer à consciência o elem ento originário, esquecido, recalcado. Mas a experiência de Freud, à m edida que a psicanálise se desenvolve, vai conduzi-lo a um certo núm ero de retificações a esta concepção. Nesse texto de antes da guerra, Lacan salienta que pouco a pouco a noção de resistência, e depois a de transferência, obrigam a repensar o estatuto do sintom a de outro m odo. Ele sublinha, já nesse m om ento, que “o sintom a neu-rótico representa no sujeito um m om ento de sua experiência em que ele não sabe se reconhecer, um a form a de divisão da personalidade”.

O m ovim ento de Freud perm ite que a noção de sintom a evolua: de m odalida-de odalida-de expressão do inconsciente, ele se torna odalida-defesa contra a angústia, concebida com o sinal de um perigo de castração. Esta evolução, para Lacan, “tende a transfor-m ar etransfor-m tertransfor-m os de estrutura a referência do sintotransfor-m a ao sujeito”. O sintotransfor-m a apre-senta desde então valor estrutural e constitui para Lacan a m arca de um a divisão fundam ental na personalidade entre o sujeito e o eu. Não é possível, portanto, referir apenas ao Im aginário, que ainda não era cham ado assim , esta prim eira abor-dagem do sintom a em Lacan. Mas o sintom a já adquiriu um valor fundam ental, não com o traço de um acidente da psicogênese, e sim com o testem unha radical da constituição do sujeito e do eu.

(3)

lei-tura é aquela que Lacan propõe a partir das prim eiras obras freudianas que são A interpretação dos sonhos, A psicopatologia da vida cotidiana ou O chiste e sua relação com o

inconscien-te. Ora, o significante de representar um sujeito para outro significante introduz a divisão deste sujeito ( LACAN, 1964-1965) . Mas, ao m esm o tem po, esta divisão subjetiva é m ascarada, apagada, suturada. É aí que Lacan situa o ser. Portanto, o sintom a é este ser do sujeito enquanto ser de verdade: é o passo fundam ental da psicanálise. Daí advém a “dificuldade de ser do psicanalista”, pois ele deve, para que a análise possa se dar, constituir-se com o o próprio com plem ento do sintom a.

Desde seus prim eiros trabalhos Lacan acentua o ser social do hom em . Freud indi-cava com o “na vida psíquica do indivíduo tom ado isoladam ente, o Outro inter-vém regularm ente com o m odelo, apoio e adversário e, por causa disso, a psicolo-gia individual é tam bém , im ediata e sim ultaneam ente, um a psicolopsicolo-gia social” ( FREUD, 1921) . O Outro está im plicado desde a origem , para o sujeito. Da m esm a m aneira, o estágio do espelho que Lacan tom a em prestado de Wallon e, além deste, a vários outros psicólogos, m anifesta a necessidade de um Outro de quem o sujei-to se possa distinguir para constituir sua unidade na im agem ; este outro é neste m om ento o sem elhante, porém , m ais tarde, ele m ostrará com o é tam bém a m edia-ção do Outro que nom eia que será cham ada para conferir a im agem . Para Henri Wallon, a prem aturidade biológica testem unhava o enraizam ento do ser social do hom em ; para Lacan, ela se torna necessária para conceber essa antecipação que é o estágio do espelho, que dá conta da im portância da captação im aginária na vida do hom em , da qual ele dirá que foi esta constatação a razão de seu trabalho. O social, nesta prim eira abordagem , é antes de tudo im aginário.

Lacan leu Hegel com Kojève, e enfatiza a dialética do m estre e do escravo. Para Hegel,

“inversam ente, nesta m ediação, a relação im ediata se torna para o m estre a pura nega-ção desta m esm a coisa ou o gozo; o que não é executado pelo desejo é executado pelo gozo do m estre; para term inar com a coisa: a satisfação no gozo. Isto não é executado pelo desejo por causa da independência da coisa; m as o m estre, que interpôs o

escra-vo entre a coisa e ele, se liga assim apenas à dependência da coisa, e sim plesm ente goza com ela. Ele abandona o lado da dependência da coisa ao escravo, que a elabora.” ( HEGEL, 1941, p. 162)

(4)

“O Mestre consegue ir ao fundo da coisa e satisfazer-se no Gozo. [ É pois unicam ente graças ao trabalho de um outro ( de seu Escravo) que o Mestre está livre frente à Natureza, e conseqüentem ente, satisfeito consigo m esm o. Mas ele só é Mestre do Escravo porque liberou-se anteriorm ente da ( e da sua) natureza arriscando sua vida

num a luta de puro prestígio que — de tal m aneira — nada tem de ‘natural’.] O Desejo não consegue fazê-lo por causa da autonom ia da coisa. O Mestre, contraria-m ente, que introduziu o Escravo entre a coisa e ele contraria-m escontraria-m o, só se une econtraria-m seguida ao aspecto da dependência da coisa, e goza dela, portanto, de um a-m aneira-pura. Quanto

ao aspecto da autonom ia da coisa, ele a deixa para o Escravo, que transform a-a-coisa-pelo-trabalho.” ( KOJÈVE, 1947, p. 23-24)

Na obra de Lacan, o term o gozo aparece regularm ente quando ele faz referên-cia à dialética do m estre e do escravo. Porém , de form a diferente de Hegel, Lacan situa sem pre o gozo do lado do escravo. Cito, com o exem plo:

“O trabalho”, nos diz Hegel, “ao qual o escravo se subm ete renunciando ao gozo pelo

m edo da m orte, será justam ente o cam inho por onde realizará sua liberdade. Não há engodo m ais m anifesto politicam ente e ao m esm o tem po, psicologicam ente. O gozo é fácil para o escravo e deixará o trabalho servil.” ( LACAN, 1966a, p. 811)1

No entanto, para Lacan, diferentem ente de Marx, estam os em um a sociedade de escravos, todos do m esm o lado da m áquina da produção capitalista. Todos re-nunciam os ao gozo, condição da entrada no laço social; m as som os todos apanha-dos na prom essa, reafirm ada com insistência, de um a possibilidade de recupera-ção desse gozo perdido oferecida pelo consum o que será dem ocraticam ente re-partido entre todos.

Essa leitura pouco ortodoxa da dialética do Mestre e do Escravo feita por Lacan tem conseqüências tanto para sua concepção do sintom a quanto do laço social. Nos dois casos, trata-se do estatuto do gozo. Lacan irá rearticular esta noção com os sucessores de Hegel, em particular com Marx. Ela tinha sido abandonada desde o Sem inário sobre a Ética, e ele a retom a num a vertente econôm ica, no sentido freudiano do term o.

Lacan dá a Marx um lugar decisivo com o intérprete de Hegel, com a invenção do sintom a: Marx inventor do sintom a no sentido freudiano. Com efeito, Lacan

(5)

escreve em 1966, “a crítica de Marx” opera um a “reviravolta [...] a partir de Hegel”. Trata-se do “retorno [ ...] da questão da verdade”. Isto intervém desde antes da psicanálise, pois, assim , introduz-se “um a dim ensão que se poderia dizer do sin-tom a, que se articula com o que ela representa de retorno da verdade enquanto tal, na falha de um saber” ( LACAN, 1966b, p. 234) . Neste m om ento, a referência a Marx se introduz pelo viés da questão da verdade. Seu estatuto com o inventor do sintom a se desdobrará em dois tem pos. Inicialm ente, trata-se do sintom a com o m etáfora da verdade. O sintom a é, desde então, concebido com o sim bólico. É um a fala am ordaçada, um a verdade escondida, enterrada, um a form ação m etafórica que, com o para Freud, perm ite um a satisfação sexual substitutiva, m as esta ver-tente da “satisfação” ainda está deixada de lado. O sintom a está à espera de ser decifrado, de ser lido. Esta concepção do sintom a conduzirá à noção de forclusão, para as psicoses. Nessa perspectiva, o sintom a, assim com o a interpretação, são sem pre ligados, ao m enos para a neurose, à dim ensão edipiana. É isto que deixará, para o tratam ento das psicoses com a noção de forclusão do nom e-do-pai, o gru-po de seus alunos em um a certa confusão, gru-pois isto não significaria que não seria possível fazer nada com os psicóticos? Para poder interpretar, com o intervenção capaz de esclarecer o sintom a, fazendo em ergir a verdade nele escondida, é preciso um a condição, a saber, o Édipo, figura da castração, fundam ento da m etáfora que é o próprio sintom a: se não há Édipo, não há interpretação possível.

Marx é posto com o inventor da noção de sintom a antes de Freud. Lacan era um hom em de seu tem po, parte ativa dos debates de sua época — o que tam bém constitui um ensinam ento para o psicanalista de hoje. Assim tam bém quando ele introduz a dim ensão sim bólica com o saída para o im passe m ortífero do espelho, da relação do sujeito com sua própria im agem , com o sem elhante, referido à m or-te com o m estre absoluta, o que está em jogo é o debaor-te com Sartre e os exisor-tencia- existencia-listas franceses. Da m esm a m aneira, a volta de Marx à cena dos ensinam entos de Lacan coincide com os acontecim entos de 1968.

A crítica de Marx ao ardil da razão é, pois, a m arca deste retorno da verdade. Longe de aposentar a idéia e de pensar a história com o realização da razão, a ideo-logia é o que, para Marx, deve ser criticada. O sintom a, reafirm a então Lacan, é diferente do signo; trata-se aqui de separá-lo efetivam ente do sintom a no sentido da psiquiatria ou da m edicina; o sintom a é significante e só tem sentido na relação a outro significante. É aí, diz, “que reside a verdade do sintom a”. Assim , o sintom a não é representação de um a irrupção da verdade, ele é verdade.

(6)

econo-m ia do gozo. A satisfação eecono-m jogo no sintoecono-m a é abordada. Mas o desvio através de Marx introduz um a questão sobre a distinção entre sintom a social e sintom a indi-vidual. Com efeito, o sintom a neurótico aparece com o um protesto, um a recusa diante do que as forças sociais exigem com o renúncia ao gozo. É o debate freudia-no, que se tornou clássico, sobre o elo entre repressão e recalcam ento. Mas, se estas forças nada m ais são que a form a dada à estrutura, pode-se adm itir que elas não tenham efeito, de volta, sobre o sujeito?

Bem , o que Lacan avança em seguida é a dim ensão real do sintom a. Im ediata-m ente após 1968, introduz a teoria dos discursos, coediata-m o tentativa de forediata-m alização do laço social, do ponto de vista da psicanálise. O discurso é um a organização coletiva de gestão do gozo para nele instaurar um lim ite, para canalizá-lo. Sua ques-tão, em vista dos acontecim entos de 68 e da situação social da época, poder-se-ia dizer de um a m aneira sim ples: com o interpretar o tipo de discurso dom inante no cam po social do capitalism o m oderno da era tecnocientífica? Será que assistim os a um rem anejam ento desse laço? Ele propõe quatro discursos para dar conta das diversas m odalidades do laço social, m as oscilará quanto à m aneira de pensar o que caracteriza o capitalism o e a m odernidade.2 Prim eiram ente, delineiao discur-so do Mestre, m as a figura da m estria não é a m esm a que a da Antiguidade, que serve de m atriz a esta escritura; depois, num segundo tem po, delineia o discurso da Universidade, que ele vê reinar para além da cortina de ferro, e ao qual ele liga, num prim eiro m om ento, o discurso da ciência e, em seguida, aproxim a ao dis-curso da histérica. Mais tarde, proporá um quinto disdis-curso, o disdis-curso do capita-lista, efeito de um a “inversão” do discurso do Mestre.3 O m estre antigo, identifi-cado com a em ergência da filosofia, é aquele que se apropria do savoir- faire do escra-vo para constituir seu saber. Ora, este m estre não trabalha. Hoje em dia, o desejo do m estre é que tudo gire, que funcione, e Lacan não identifica o proprietário m oderno com a figura que aparece no discurso do Mestre.

O discurso do Mestre com pleta a definição do significante, é o m odelo da operação de sim bolização e, com isto, é o discurso do inconsciente. Se este últim o representa o sujeito para um outro significante, esta operação, a sim bolização, tem um resto, com o testem unha a descrição do jogo do fort feita por Freud. Há um resto inassim ilável, não sim bolizável. Este objeto, do qual se aproxim am os traba-lhos de autores anglo-saxões, sobretudo Winnicott, m as tam bém Melanie Klein, passa a ocupar Lacan porque ele se interessa agora, no próprio m ovim ento da obra freudiana, pela questão da fantasia com o um dos fatores em jogo no tratam ento. Esta reviravolta a propósito do sintom a acom panha e segue um a reelaboração do objeto a. Objeto a inicialm ente im aginário, referido ao desejo e encontrado na

(7)

relação com o pequeno outro, do qual o a é a inicial, depois no lugar na dim ensão significante, sim bólica, com a escritura dos discursos.

Ele aparece desde o início com o efeito do im aginário, m as tam bém efeito da História pois, em um m om ento dado, o aspecto inassim ilável do a “esvaziou-se”. Aquilo que estava separado deste m ais-do-gozo em verdade tornou-se “contado, contabilizado” com o m ais-valia e acum ulado com o capital ( LACAN, 1969-1970) . A psicanálise, ao rearticular a m ais-valia com o m ais-do-gozo interpreta o que está junto no discurso contem porâneo e restitui a disjunção entre o m ais-do-gozo e a verdade.

A obra de Marx se presta bem para m arcar a dim ensão real do sintom a, pois não basta denunciar ou sim plesm ente enunciar esta verdade para que seja lá o que for se m ova do discurso que esta verdade m ascarada parecia sustentar. Lacan questio-na, portanto, a m ais-valia ( Mehrwert) em Marx.4 A m ais-valia é a parte do valor da produção que não volta para o trabalhador. Esta dim ensão é tem po, um tem po que não se recupera nunca. O proletário é o trabalhador assalariado que produz e valo-riza o capital e que é jogado fora assim que não é m ais indispensável para as neces-sidades de valorização do “senhor Capital”. Marx acrescenta que o proletário não é o hom em da floresta prim itiva ou o pobre, pois, de certa m aneira, ele é proprietá-rio de sua floresta. Sem entrar nas diferenças entre m ais-valia absoluta, m ais-valia relativa, etc., pode-se notar que, com o capitalism o, o próprio trabalho se tornou um a m ercadoria e, com o toda m ercadoria neste sistem a, não é feita para ser con-sum ida m as sim para ser trocada, para produzir m ais-valia.

Há um a história que pode ser contada a esse respeito:

Dois am igos que não se viam havia um tem po, se reencontram ; um diz ao outro:

— O que você está fazendo agora? — Estou vendendo sardinhas.

— Isto m e interessa! Posso ver suas sardinhas? — Claro.

Ele o conduz a um entreposto e lhe m ostra um as caixas. — Posso pegar um a lata?

— Sim , pode pegar um a lata. — Posso provar?

— Claro que sim , pode provar! O outro prova e grita:

— Mas isso não dá para com er!

— Quem falou em com er? É para com prar, vender, com prar, vender...

(8)
(9)

Em 1974, Lacan retom a essas questões trazendo outra, a de saber se a psicanálise é um sintom a. De fato, qual seria o estatuto da psicanálise na visão dos outros dis-cursos? Naquela em que “o real se cruza” para que as coisas não se voltem com o o discurso do m estre m oderno poderia desejar, ou, contrariam ente, todos esses dis-cursos a acom panhariam e a favoreceriam ?

Será a psicanálise um sintom a? Lacan responde de m odo afirm ativo, m as não diz que ela seja um sintom a social. A psicanálise é um sintom a porque não passa de um tratam ento do sim bólico, porque está presa à questão do real, sua tônica fica do lado do real. Sem esse sintom a, é o real “na m edida que se cruza para im pe-dir que as coisas andem no sentido em que podem dar conta de si m esm as de form a satisfatória — satisfatória pelo m enos para o m estre — , o que não quer dizer que o escravo dela sofra de nenhum a m aneira, longe disto; o escravo, neste negócio, está m uito m ais a salvo dos aborrecim entos do que se pode crer, é ele que goza, contrariam ente ao que diz Hegel” ( LACAN, 1975, p. 186) . Neste sentido, a psicanálise é um sintom a porque se coloca com o entrave ao que funciona no dis-curso capitalista, no disdis-curso do m estre. É por isso que é necessário que a psicaná-lise fracasse para sobreviver, pois se for bem sucedida não será m ais que um sinto-m a esquecido. Lacan faz usinto-m a reviravolta e usinto-m deslocasinto-m ento esinto-m relação à noção clássica do sintom a com o elem ento a reduzir, o que parecia ser tarefa de um a psi-canálise. De fato, se o sintom a tem valor de verdade, sua retirada conduz ao esque-cim ento que seria tam bém o esqueesque-cim ento desta verdade. Ao contrário, é a nor-m alidade que se torna sintonor-m ática, no sentido anterior do ternor-m o.

A psicanálise é, portanto, um novo discurso, um laço social inédito, m as é tam bém o que perm ite escrever os outros. Ela vem , de certa m aneira, no lugar da relação sexual que não existe. A m ais-valia é logo transferida para o registro da contabilidade, a saber, o inconsciente, o que conta do fato do significante. É neces-sário o m ais-do-gozo para que a m áquina gire. Com efeito, “a m ais-valia é a causa do desejo do qual uma economia faz seu princípio: o da produção extensiva, portan-to insaciável, da falta do gozo. Acum ula-se de um a parte para aum entar os m eios desta produção a título de capital. Estende o consum o de outra parte sem o que essa produção seria vã, justam ente pela sua inépcia em procurar um gozo do qual pudesse ser desacelerada” ( LACAN, 1970, p. 87) . Mas logo aparece no discurso de Marx este resto de “entificação hum anista” sob a form a da m issão histórica devota-da ao proletariado ( LACAN, 1971) . Aquilo que Marx abriu, depois de Hegel, volta a se fechar com um a outra solução de fecham ento que aquela avançada por Hegel.

(10)

É isto o m ais-do-gozo, além da m ais-valia. É a descoberta do que Freud cham ou de sexual e que é para Lacan a relação sexual com o algo que não existe. Aquilo que faz objeção à relação sexual é efeito da linguagem .

Para Lacan, só existe um único sintom a social, a ser entendido com o retorno do real no cam po social do m undo contem porâneo: “Cada indivíduo é realm ente um proletário, ou seja, não tem nenhum discurso do qual fazer laço social, dito de outra m aneira, com o im itar” ( LACAN, 1975, p. 187) . A utilização do term o indi-víduo, que quer dizer literalm ente o que não está dividido, indica bem que não se trata do sujeito no sentido do sujeito do inconsciente. Cada indivíduo, cada eu, cada elem ento da m ultidão, do corpo social, é realm ente um proletário, é no nível do real que ele é um proletário. O proletário designava na sociedade rom ana aque-le que só era considerado útil pelos filhos que engendrava (Santo Agostinho), aqueaque-le que estava reduzido à função de puro genitor, aquém de qualquer nom e. O prole-tário é aquele que goza, que não está separado de seu gozo, m as está despojado de sua função de saber, o outro do Mestre, um indivíduo, sem o inconsciente. É um a vertente do que som os todos, objetos a, “tantos abortos”. Ora, este sintom a social se refere a um a certa dim ensão do sintom a no sentido individual, já que o gozo do sintom a isola o sujeito, aquilo que Freud sublinhava insistindo sobre o caráter associal do neurótico. A psicanálise não é, portanto, um sintom a social pois ela é este laço que vem no lugar da falta da relação sexual. “Isto não é absolutam ente suficiente para fazer dela um sintom a social pois um a relação sexual falta em todas as form as de sociedade. É ligada à verdade que estrutura todos os discursos. É jus-tam ente por isso, de resto, que não há verdadeira sociedade fundada sobre o dis-curso analítico” ( Idem ) . O sintom a social viria m arcar o que particulariza um a sociedade. Estam os na via do sintom a com o função particularizante do sujeito. Mas, para Freud, só há sociedade fundada sobre a função paterna. Qual seria então a articulação possível entre o social e o sintom a?

(11)

Em seus últim os sem inários, Lacan se vê com pelido, contra sua vontade — já que sem pre fora seu projeto poder dispensar e ir além das idéias fixas de Freud — a voltar à questão do pai. Para sustentar a estrutura é necessário o Nom e-do-Pai, m as essa função paterna se desdobra em duas vertentes: o Nom edoPai, no plano sim -bólico, e o pai do nom e, quer dizer, o pai que dá o nom e, que faz o ato de nom ear, com o gozo inferido. Ele utiliza Joyce, tanto de sua obra com o de sua vida, para m ostrar que qualquer coisa pode vir no lugar do Nom e-do-Pai.5 Este desdobra-m ento da função do pai e este estatuto particular do Nodesdobra-m e-do-Pai o conduzedesdobra-m a conceber um nó borrom eano de quatro term os, a quarta volta sendo aquela do Nom e-do-Pai com o necessário para nom ear e distinguir os três registros. Esta abor-dagem é coerente com a fórm ula que Lacan havia criado para a m etáfora paterna em que o Nom e-do-Pai já se encontrava em um a posição externa ao parêntese sim bólico, posição do significante que não está no Outro. Para Joyce, a construção de um a ponta de real, sua escritura e em particular a de Finnegans Wake, com a inflação im aginária, sua m egalom ania, a constituição de seu ego com o sinthoma, é o que perm ite sustentar a estrutura. Esses term os provêm do grego sumptôma, que tam bém quer dizer tanto “acontecim ento infeliz” quanto “coincidência” e m ais precisam ente “coincidência de signos”. Este term o, por sua vez, provém do verbo

sunpiptein, “cair junto”, “se encontrar, acontecer ao m esm o tem po”, com posto de

sun “com ” e de piptein, “cair”, “sobrevir”. Cair junto rem ete a essa parte de gozo que

cai com o objeto na sim bolização, esse m ais-de-gozo que não cessa de retornar, esse gozo ligado ao sintom a.

Assim , o sinthoma pode vir no lugar do Nom e-do-Pai e, paradoxalm ente, per-m ite considerar o próprio pai coper-m o uper-m sintoper-m a, o sintoper-m a do neurótico. Isto posto, restam em aberto as questões trazidas pela clínica. Se for verdade que esta nova abordagem abre a possibilidade de um tratam ento das psicoses, que a prece-dente ( que havia perm itido a elaboração do conceito de Nom e-do-Pai) tinha fe-chado, ainda assim , essa equivalência deve ser m anejada com prudência na m edi-da que abre um certo núm ero de questões: haveria um a reversibiliedi-dade edi-da m etáfo-ra paterna, suscetível de explicar certo núm ero de fenôm enos clínicos, questão que não podem os deixar de lado no que diz respeito a um a certa instabilidade do nó sinthomático.

O pai nunca se reduz com pletam ente à sua função sim bólica. A função de pai, poderia dizer Lacan, é a função do sintom a, que é algo diferente do fato de o pai ter ou não sintom as. É preciso acrescentar, aqui, o da perversão paterna, m aneira com o ele põe um a m ulher na posição de causa do desejo. O pai real, agente da

5Esse rem anejam ento tem o efeito nada negligenciável de reabrir a possibilidade de um

(12)

castração, reveza com o pai sim bólico, põe-no em função, m as não apenas o pai da realidade, castrado. É tam bém um a figura do pai real que goza, pois é o que goza com a m ãe, com aquela que, por um tem po, é toda-m ulher para o sujeito. Para o neurótico, seu real é que este pai fala — nom eia. O que é um a espécie de im postu-ra. É isto que Lacan indica quando diz que jam ais se analisa ninguém enquanto pai. Um filho fala e isto tom a para o filho daquele valor de palavra de pai. O pai freudiano não é aquele do patriarcado, ele deve “m anter-se afastado de todos os m agistérios”, ele é apenas a figura im aginária, aquilo que serviria de tela à função. Ao contrário, é o ponto por onde a castração pode ser fechada, castração que Lacan designa com o num eral, referindo-se à num eração das dinastias reais. Pois, “o Pai nada m ais é que um referencial. Nós interpretam os esta ou aquela relação com o Pai [...] O Pai é um term o de interpretação analítica. A ele se refere qualquer coisa”. Pois não é o pai que fala, é a linguagem . Não é o pai enquanto tal que enuncia a interdição do incesto, ele pertence às condições da linguagem e da palavra, e é na linguagem que se encontra depositada essa interdição, é a linguagem que separa, que distingue. A função paterna é um a interpretação do estatuto persistente do religioso, da necessidade da crença que é um traço da estrutura. A psicanálise não deixa lugar para a transcendência m as sim para a função do terceiro, que separa, não pode se reduzir ou se instaurar sobre a base sim ples do consenso, m esm o que este fosse dem ocrático; Freud, por isso, sem pre recorreu ao m ito para articular o que poderíam os considerar com o a articulação da linguagem com a palavra. Esta instauração da função fálica com o função da falta, que separa, é o m odo paradoxal que o neurótico tem de habitar a linguagem . A psicose m ostra que, sem este ponto, nada orienta o sentido ou dá a ele lim ite.

Mas se o pai é um sintom a propriam ente dito, não haveria um a reviravolta operada em relação a Freud? Para Freud, o gozo do neurótico, seu sintom a, torná-lo-ia associal; para Lacan, é o sintom a propriam ente dito que se torna ao m esm o tem po condição do social e o m odo particular de inscrição do sujeito no discurso, ou seja, no laço social.

Tradução de Helena Floresta de Miranda

(13)

REFERÊNCIAS

ARENDT, H. ( 1961) Condition de l’hom m e m oderne, trad. G. Fradier, Par is, Calm ann-Lévy.

FREUD, S. ( 1921) “Massenpsycologir und Ich-Analyse”, G.W, XIII. HEGEL, G.W.F. ( 1941) La Phénoménologie de l’ esprit. Trad. J. Hyppolite, Paris,

Aubier, tom o I.

KOJÈVE, A. ( 1947) Introduction à la lecture de Hegel, Paris, Gallim ard. LACAN, J. ( 1938/ 1984) Les complexes familiaux dans la formation de l’ individu,

Paris, Navarin.

. ( 1953-1978) “Du discours psychanalytique”, in Lacan in Italia 1 9 5 3 - 1 9 7 8, Milão, La Salam andra: 1978, p. 32-55

. ( 1964-1965) Problèmes cruciaux pour la psychanalyse. Sem inário iné-dito.

. ( 1966a) “Subversion du sujet et dialectique du decir dans l’ inconscient freudien”, in Ecrits, Paris, Seuil.

. ( 1966b) “Du sujet enfin em question”, in Ecrits, Par is, Seuil. . ( 1968-1969) , D’un autre à l’Autre, inédito.

. ( 1 9 6 9 -1 9 7 0 / 1 9 8 0 ) L’ envers de la psychanalyse, Le Sém inaire, Livre XVII, texto estabelecido por J.-A. Miller, Paris, Seuil.

. ( 1970) “Radiophonie”, Scilicet, n. 2/ 3, Paris, Seuil.

. ( 1971) D’ um discours qui ne serait pás du semblant, Le Séminaire, Livre XVIII, sessão de 16 de junho, inédito.

. ( 1975) “La Troisièm e”, Lettres de l’Ecole freudienne, n. 16, Paris, nov. . ( 1975-1976) Le sinthom e, Le sem inaire, livre XXIII, inédito. LÉRÈS, G. ( 1999) “Lecture du discours capitaliste selon Lacan. Um outil

pour répondre au Malaise” in Essaim, n. 3, p.89-109, Paris. MARX, K. ( 1993) Le Capital, livro I, trad. J.-P. Lefebvre, Paris, PUF, reedição. VANIER, A. ( 2001) “Som e rem arks on the sym ptom and the social link: Lacan w ith Marx” , JPCS/ Journal for the Psychoanalysis of Culture & Society, v. 6, n. 1, Ohio State University Press.

. ( 2001A) “Questões de sintom as”, L’Évolution Psychiatrique, n. 66, Paris, Elsevier.

Alain Vanier

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer